sexta-feira, 20 de abril de 2012

ALGO DA INTERNET (57)

UM PÉ PARA TRÁS, UM PARA FRENTE: MARCHA CONTRA A CORRUPÇÃO EM BAURU
Circulando pela internet uma movimentação morna de uma tal de “Marcha da União contra a Corrupção – SP – Bauru”. Começou incipiente e deu uma crescida nos últimos dias, com data de realização marcada para amanhã, sábado, 21/04, Parque Vitória Régia, 14h. Fiquei com um pé mais do que atrás, pois não vi nada de muito envolvente entre os organizadores. Num certo momento pesquei que estariam até renegando o apoio de partidos políticos, entidades sindicais, órgãos legalmente estabelecidos, essas coisas. Nada contra ocorrer um ato dessa natureza, sem a participação deles (muitos nada confiáveis, é verdade), mas queria pescar também os motivos reais do evento, quem estaria por trás, quais bandeiras estariam levantando e pouca coisa consegui de concreto.

Contra a corrupção todos somos, mas vou além sou contra o corrupto e o corruptor, sou contra o ato ilícito do alto e do baixo escalão, do graduado e do sem nenhuma graduação, do dito esquerdista e do dito direitoso, do PT e também do PSDB, do DEM, PPS, PMDB e todos os outros. Odeio distinção nessa hora, como ocorreu escrachadamente com aquela passeata do “Cansei” e movimentos nesse sentido como as promovidas pela revista “veja” (minúscula mesma), que caçam corruptos de um lado e o são de outro. Quero falar de corrupção e propor já uma mudança no regime político, o grande causador da corrupção. A corrupção não terá fim com o atual regime capitalista (ele é foco agregador de corrupção, aliás, não vive sem ela e dela), um vive do outro. Topariam isso? Se não, prefiro ficar de fora, pois faltará liga.

Essa moçada, a maioria cheia de boas intenções não pode se deixar levar por gente aproveitadora. Muitos irão se aproximar e propor ajuda, bancar gastos, abrir portas e se deixarem até mostrar caminhos. Entender dos motivos de estarem ali é primordial antes de lhe passarem o microfone. No Jornal da Cidade de hoje, um trecho da matéria reproduzo aqui: “Tudo começou com trocas de ideias em redes sociais, que se consolidaram em um grupo de, pelo menos, dez jovens. Estes iniciaram uma mobilização através do Facebook que ganhou o nome de “Marcha da União Contra a Corrupção”, e decidiram que Bauru também poderia fazer parte do evento nacional de combate à corrupção. Mais de 10.000 pessoas foram convidadas em Bauru e região”.

Sou daqueles que participo de tudo o que me convidam, desde que consiga entender o que está por trás do convite. Não como mais gato por lebre. Tenho predileção por esses movimentos políticos, povo nas ruas, mas enquanto não entender tudo, não me movo mais. Ou melhor, até me movo, mas preciso ter plena liberdade para expor tudo o que sinto. Aqui em Bauru não faz sentido uma manifestação desse porte sem tocar no caso da AHB – Associação Hospitalar de Bauru, no que estão querendo fazer com o DAE – Depto de Água e Esgoto, com o problema ferroviário (troca do modal férreo pelo rodoviário), com o lucro absurdo das empresas a administrar o transporte coletivo, Obras Inacabadas, etc e etc. Falar da corrupção do Demóstenes, da Veja, do Sarney, do Mensalão, do Metrô paulistano é sempre muito fácil. Quero ver bandeiras e faixas contra os desmandos dos daqui, com nome e sobrenome. Aqui tem tanto corrupto como em qualquer outro lugar. Seria bom ver seus nomes nas faixas e cartazes.

UM SÉRIO COMBATE: Ontem na seção da OAB Bauru, 20h, dentro da II Jornada Direitos Humanos de Bauru, um sério debate sobre a participação da MULHER na época da Ditadura Militar e o seu papel no Brasil e no mundo nos dias atuais. Gravei um pequeno trecho, emocionado grito de alerta da professora e militante política da Saúde, bauruense e hoje radicada em Curitiba PR, LIGIA CARDIERI. Instigadora de um não esmorecimento na eterna luta que devemos continuar travando.

10 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia a todos.
Estou já lembrando a todos da reunião da SOS Cerrado para o dia 28 deste mês às 14:00 horas, no mesmo local à Rua Ory Pinheiro Brisola 10-40 - Pque São João. Um dos assuntos será sobre o manifesto público sobre o problema do tratamento de esgoto. Na reunião anterior discutimos o assunto e estou pensando no dia 3 de junho às 15:00 horas que cairá em um domingo e o local seria na Avendia Nuno de Assis em frente à SEMMA. A idéia baseada naquele texto biblico do Antigo Testamento de jogar sal na água. O pensamento é em reunir todos os pensamentos religiosos para esse ato. Portanto, católicos, evangélicos, judeus, espiritas kardecistas e umbandista, budistas, Seicho-no-ie, Daime, enfim todos os pensamentos religisos em um ato ecumênico. O local porque em frente a SEMMA traz a idéia de meio ambiente, o rio porque representa bem o problema, e é ali que ficam os esmolantes lembrando também o problema financeiro e social da cidade. A idéia original era na nascente do rio, mas a nascente deve estar limpa, mas estamos abertos a discussões. Gostaria da presença se possivel de todos pois o assunto é importante, e também haverá a necessidade de divisão de tarefas. Tem a necessidade da autorização, da veiculação, não seria nada agradável comparecer como se diz popularmente "meia duzia de gatos pingados". Tem que ser importante
Até a reunião.
Amilton Sobreira - SOS Cerrado

Anônimo disse...

Henrique

O Brasil mudou muito dos tempos da resistência até agora. Os ideais não são os mesmos de antanho. Hoje luta-se pelo sucesso individual e não pelo coletivo. Gostei quando pede a essa rapaziada para falarem tambén dos corruptos daqui de Bauru. Quero ver até onde vai a coragem deles todos. Vou aguardar para ver.

Alvarenga

Mafuá do HPA disse...

Caro Henrique:


Amanhã seria uma ótima oportunidade para você e todos os demais politizados e engajados de Bauru conhecerem"quem está por trás" do evento e questionar suas lideranças. Eu também quero conhecer melhor do que se trata e quem faz parte do movimento.
Acho que não deveríamos perder a oportunidade de presenciar tais forças misteriosas e ocultas.
Garanto-lhe que se eu tiver o direito de usar o microfone, lhe faço um aparte para que você dê o seu recado... afinal, pelo que entendi, o debate estará aberto a todos, independente da bandeira ou corrente ideológica.
Aliás, como a manifestação não tem a cor de nenhum partido, creio não haver qualquer empecilho em você também levar suas faixas e cartazes de protesto abordando todos os temas que você mencionou no blog e que, concordamos, são bastante sérios e graves...


Aliás, por sinal, amanhã também seria ótima oportunidade para que as demais forças políticas ativas de nossa cidade se fizessem conhecer e dessem o seu recado, já que o evento é aberto. O evento não é anti-político, nem anti-política, mas contrário a um tipo de política bem usual entre partidos de esquerda e de direita. Por isso, também acho conveniente que as bandeiras partidárias fiquem fora desse contexto.
No seu artigo, você demonstra preocupação com uma possível manipulação dos jovens envolvidos... Para deduzir isso, provavelmente você tomou como referência a manipulação e traição de todos nós eleitores, promovidas pelos partidos de esquerda (TODOS) e de direita (TODOS) de nosso país.
Não é por nada que os jovens estão escaldados, não é mesmo? se partidos, sindicatos e "órgãos legalmente estabelecidos" tivessem honrado a confiança depositada pelo povo em suas legendas e representantes, não estaríamos hoje fazendo "marchas apartidárias".
Como você também disse: criticar a corrupção é fácil... difícil é propor soluções políticas viáveis, pela via democrática, não ingênuas e nem utópicas. Eis o grande desafio, que é de todos, não só da esquerda, não só dos bauruenses, não só das lideranças comunitárias ou político-partidárias.
Tomo a liberdade de sugerir que compareça, ainda que seja para criticar ou identificar "quem está por trás" do evento; todos ganhariam com uma postura investigativa séria de nossa parte, independente de nossas correntes ideológicas.
De qualquer modo, sua opinião sobre a marcha certamente será comentada amanhã durante o evento. Então, acho interessante que você, se possível, estivesse presente para sanar suas dúvidas...


forte abraço!




Silvio M. Max.

Recebi por email e repico aqui - HPA

Mafuá do HPA disse...

silvio

é isso mesmo, critico tanto os de direita, como os de esquerda e mais ainda os que só enxergam erros e a culpabilidade de tudo somente num dos lados.

precisamos todos estar atentos para que os jovens não se deixem levar por esses.

quanto ao microfone, silvio, teria prazer em usá-lo junto a ti.

nem sabia que iria fazer uso do mesmo, mas tenha certeza não fiz o texto pensando na batra.

adoraria fazer uso dele, mas não poderia usá-lo em nenhum nome, de ong, instituição, partido, empresa jornalística ou qualquer outro órgão, por um simples motivo: não estarei em bauru.

viajo amanhã cedo e farei a minha primeira viagem à europa, num passeio, que irei transformar em trabalho jornalístico entre barcelona e madri, onde principalmente estarei acompanhando o desenrolar da tal da crise européia e todas suas nunances.

quero me ater a conhecer de perto alguns detalhes daquilo tudo que ainda não se encaixam no meu entendimento.

e é claro farei turismo entre as duas cidades.

volto somente dia 01/05 e assim sendo, perco também a próxima reunião do sos.

silvio, tenho por ti uma admiração e sei de suas boas intenções, mas vc bem sabe que como já estive num dos lados, o da esquerda (militando num partido político, hoje, continuo, mas sem filiação e sem ter criado nenhuma ong), que acredito com todos os seus erros fez nos oito anos de lula muito mais do os períodos do pós ditadura, inclusive os de fhc, onde o brasil estava de pires na mão e hoje está altaneiro.

a minha crítica não é para as ong, institutos em si e sim que em toda essa cobrança de tentarem correr atrás dos corruptos, não vejo quase ninguém levantando a bandeira de que o grande culpado por essa mal não são as pessoas em si, mas o sistema político em que vivemos.

a corrupção é inerente ao sistema capitalista, um não vive sem o outro.

para mim não existe conserto, remendo, costura que dê jeito.
eu sei que é um tapa forte pedir para essa moçada nova lutar contra o sistema, se foram criados dentro dele, a educação os direciona para serem competitivos, disputarem vagas, brigarem por vagas, etc.
como enfiar de uma hora para outra que nada disso é bom, que a corrupção reside nessa entranha e que uma outra coisa, um sistema diferente, que ele aprendeu a repudiar é que é o certo.

tarefa ingrata, inglória e cruel.
tentar é possível, faço a minha parte, instigo, cutuco a onça com vara curta e brigo as vezes com quem não devia brigar, mas de uma coisa não podem reclamar de mim, eu não fico quieto, não esmoreço, nem entrego os pontos.

desculpe qualquer coisa, mas é que vc bem sabe como foi montado aquelas manifestações do "cansei" e repudio algo onde a elite, a mais cruel que conheço, quer o fim da corrupção, sendo ela a grande propagadora de todos nossos males, inclusive sendo a instituição que mais propicia corrupção.

um abracito e quando voltar conversamos mais, vou para sampa amnhã 8h e de lá viajo, ficando uma semana longe de nossos problemas e vou conhecer in loco outros.

ser puder e achar conveniente justifique minha ausência, pedindo para os que quiserem se posicionar favoráveis ou contrários ao que escrevi, podem deixar seus comentários lá no espaço reservado a isso no blog.

vou tentar ir respondendo de onde estiver.

repasso o texto do blog ainda hoje no facebook da marcha, para que ninguém possa alegar desconhecer o que escrevi.

Henrique - www.mafuadohpa.blogspot.com

Anônimo disse...

ONTEM NA OAB E NA ITE, PRESENÇA DE PERSONALIDADES DOS DIREITOS HUMANOS NA SEGUNDA JORNADA: LIGIA, MARIA AUXILIADORA, DARCY GASPARINI, MAURICE POLITI, CARAVANA DA ANISTIA E DOS BAURUENSES, PEDROSO, GILBERTO TRUIJO, DRA. YEDA, ORLENE DARÉ, PROFESSOR CLODOALDO, LUIZ GIANINI FREITAS, DR. JOAQUIM DE MENDONÇA, IRMÃO DO ZICO O NANDO E MUITOS OUTROS CAMPANHEIROS. PARABENS AO PROFESSOR CLODOALDO. ABRAÇO DE TODOS OS COMPONENTES DO GRUPO DIREITOS HUMANOS.
GILBERTO TRUIJO

Anônimo disse...

HENRIQUE

O QUE VEM A SER ESSA BATRA?
É UMA ONG?
QUEM DELA PARTICIPA?

PAULO LIMA

Mafuá do HPA disse...

A BATRA é uma ONG. Seu slogan diz ser uma "Organização que fiscaliza a utilização do Dinheiro público na cidade de Bauru e região. Trabalhamos para combater a corrupção e envolver a sociedade nos ...". Isso tudo e mais os interessados encontram lá no site deles. Fico sempre esperando tomadas de decisão deles em relação a denúncia sobre as reais causas da corrupção e elas não ocorrem. Ficam nas medidas paliativas, que curam agora, mas renasce logo adiante. Do capitalismo em si, os maleficios causados pelo mesmo, pouco falam, pois parecem estarem inseridos no mesmo e a propor uma refoma, um tal capitalismo moderado, que para mim não existe. São todos cruéis e insanos.

Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

olá, querido Henrique!

por aqui desandou a chover, desde a madrugada e não pára mais!! agora já são 10h30. Vejo nisso uma conspiração armada por S. Pedro contra os interesses dos cidadãos brasileiros.....kkkkkkkkkk!!!!!!

falando sério agora, agradeço pelas suas considerações que são bastante oportunas. Lamento não poder contar com a sua presença, mas desejo-lhe uma boa viagem, bons passeios e bons trabalhos!
conhecer outras culturas é sempre bom e faz bem à mente e à alma... com certeza, você retornará enriquecido e poderá brindar-nos com suas experiências...




Silvio M. Max.






Cidadania: visite ONG BATRA - Bauru Transparente: http://www.batra.org.br

Meio ambiente: visite ONG SOS Cerrado: http://www.soscerradobauru.com/

meu blog: http://oficina-de-filosofia.blogspot.com/

Anônimo disse...

Eu sabia que essa "Marcha contra a Corrupção" era partidária, vejam as fotos publicadas pela Foia. E pensem duas vezes antes de participar desse golpe da burguesia viúva da ditadura militar.
http://www1.folha.uol.com.br/poder/1079666-manifestantes-e-pms-entram-em-confronto-em-ato-contra-a-corrupcao-na-paulista.shtml






Manifestantes e PMs entram em confronto em ato contra a corrupção na Paulista


www1.folha.uol.com.br


Manifestantes que participam da marcha contra a corrupção na avenida Paulista, na região central de ...


VICTOR STORIAN

Anônimo disse...

Só para esclarecer

O grupo que organiza o ato contra corrupção em bauru resolveu fazer a sensibilização diferente das marchas nas outras cidades.

Afim de reunir pessoas de diferentes idades e gostos, criar um espaço de troca de idéias, o ato em bauru será fixo e conta com a participação de oficineiros, grupos de teatro e dança, bateria do ouro verde, praticas de yoga, corte de cabelo e outras atividades que estão entrando no evento.
A chuva impossibilitou a criação desse espaço de cidadania comum onde o discurso politico se funde com os interesses de lazer e cultura da população.

Nas reuniões da organização foi discutido como algumas pautas que são levadas pelo grupo nacional devem ser revistas e analisadas com mais cuidado, embora os objetivos gerais sejam comuns, como:

* Corrupção para crime hediondo
* Fim do voto secreto parlamentar

Na cidade de São Paulo especificamente e na globo, a marcha foi vista como marcha contra o mensalão, o que é uma manipulação contra o PT. Não defendo de forma alguma esse partido, acontece que o foco do projeto de lei e dos protestos são TODOS os partidos. É criar uma lei para restringir a pratica de roubar dinheiro público e sair impunemente.

Todos somos contra a Corrupção, inclusive os corruptos maiores e menores, mas apenas bradar isso não estimula a participação popular, que é fundamental para que o protesto surta efeito.

Se algumas pessoas foram até o vitória régia protestar nesse domingo, essas pessoas estão ligadas ao movimento nacional ou a consciência delas mesmas e não a organização do ato de Bauru, por mais que levassem cartazes que foram escritos pelo grupo organizador.

Serviço:
O Ato contra a corrupção foi remarcado para o dia 05/05 das 14h às 18h
Dia 02/05 às 14h haverá uma reunião na praça das cerejeiras (em frente a prefeitura) para as pessoas que querem participar do evento com palestra, oficinas, exposições ou ajudar a organizar.
Toda a população está convidada a participar.
LUCAS EZIAS