terça-feira, 24 de abril de 2012

PERGUNTAR NÃO OFENDE ou QUE SAUDADE DE ERNESTO VARELA (63)

O TREM DE BOTUCATU E O DE BAURU, O QUE ANDA E O PARADO
Uma notícia curta e grossa na edição do JC de 17/04, página 15, Caderno Regional, chama minha atenção. “Locomotiva é mostrada durante o desfile de aniversário de Botucatu” é o título, tendo logo a seguir uma foto da máquina restaurada e com a legenda “Maria-Fumaça foi reformada para passeios turísticos entre Botucatu e Rubião Junior”. Recuperaram a locomotiva e um carro de passageiros e lá está: “A recuperação da locomotiva e a reforma completa de um carro de passageiros com capacidade para transportar 40 pessoas possui um investimento de R$ 600 mil”.

Não preciso ler mais nada, quero somente fazer umas constatações e deixar no ar algumas perguntas:
Temos em funcionamento em Bauru o “Projeto Ferrovia para Todos” que há anos tenta fazer circular uma composição inteira férrea, toda restaurada, nos trechos da Cia Paulista, estação Central até Tibiriçá, mas tudo para encruado e não sai do diminuto percurso. O pessoal envolvido no projeto é aguerrido, batalhador, sua a camisa, o da SMC idem, mas isolados não fazem gol nenhum. Falta algo para vingar esse projeto de viabilização do aumento do trajeto e recolocar a nossa Maria Fumaça de fato para funcionar.

Lá recuperaram em Botucatu tudo em alguns meses, investimento divulgado e idem para o trecho onde o trem turístico irá percorrer. E aqui, o que falta mesmo para fazermos o mesmo? Lá a Prefeitura é do PSDB e a liberação do trecho já foi conseguida junto ao Governo Federal, que é do PT. Em Bauru, nossa vice-prefeita é do PT e viaja constantemente para Brasília, sempre com o intuito de fechar contratos de verbas para Bauru. Por que uma Prefeitura do PSDB consegue e aqui que é do PT não e junto a um governo que é do PT?

Fecho o texto com algumas conclusões. Em nenhum momento critico os que atuam na área e tão pouco dos da Cultura Municipal. Lutam e fazem muito. O buraco é mais em cima, no alto da pirâmide, onde ali falta um direcionamento do que se deve, se pode e se faz. Falta direcionamento, falta empenho, faltam projetos viáveis, faltam quem os façam, falta vontade de resolver, falta acender esse pavio. Mas agora me parece ser tarde, pois caminhamos para os últimos meses dessa administração e enquanto o trem de Botucatu vai estrear no trecho até Rubião Jr, o nosso continuará entre a Estação Central e a da Cia Paulista, meros 700 metros. Isso não é uma crítica, trata-se de uma constatação.

4 comentários:

Anônimo disse...

Henricão

Essa é fácil. É que nossa vive prefeita nem sabe que tem trem em Bauru. Digam a ela, que talvez ela possa se dignar a tentar numa de suas milhares de visitas a Brasilia, dar uma verificada sobre possibilidades.

Rosana

Anônimo disse...

HENRIQUE
Bauru precisa de gente que goste de produzir projetos viáveis, que vá atrás, que lute, esbreveje e não pare de encher o saco do prefeito sobre o Ferrovia para Todos, que um dia já restaurou uma locomotiva, dois vagões de passageiros, um dormitório e mais uma está a espera, hoje apodrecendo lá no Bosque da Comunidade. Bauru vai inaugurar um shopping na beira dos trilhos, eles queriam colocar lá uma estação de parada da locomotiva, ajudar no restauro de outros carros, mas ninguém nem lhes deram pelota. E tudo continjua parado, aguardando gente briguenta.

Torres

Anônimo disse...

Bela pergunta a sua: POR QUE EM BAURU ALGUMAS COISAS EMPACAM, COMO BURROS ATOLADOS NO LODAÇAL E NOUTRAS TUDO CAMINHA...

Alguém aí pode me responder isso...

ALVARENGA - amante de trens e ferrovias

Anônimo disse...

Sr Henrique

E o que fazer para conseguir incutir a importäncia que o trem possui na mente de pessoas que mal observam o mesmo.

Me explique, por favor

Fàtima, Pirajui