quarta-feira, 25 de abril de 2012

ALGO DA INTERNET (58)
PERFIL LITERÁRIO,  AS TROMBADAS DESSA VIDA E COMO CONHECI O D'AMBROSIO
Dia desses me deparo totalmente por acaso com uma conhecida voz radiofônica, OSCAR D’AMBROSIO. O acaso eu conto aqui. Abertura da II Jornada de Direitos Humanos de Bauru, sábado à noite, 20h, 14/04, um rapaz franzino de terno preto assiste a todo o evento calado, com diálogos com os poucos conhecidos. Chama minha atenção. Na saída, está um tanto perdido e no ponto do ônibus. Ao ver meu grupo passar pergunta: “Passa algum ônibus aqui até a rodoviária?”. Eram quase 23h e ele querendo ir para Sampa. O deixamos por lá e a voz eu reconheci, mas ainda não sabia de onde. Pergunto se fazia algum programa de rádio. Na afirmação, confirmamos ser na Unesp FM, mas ainda não o identifico. Fico com seu cartão e pouco depois de sua partida a ficha cai. Esse tal de D’Ambrosio é o apresentador do PERFIL LITERÁRIO, um programa de segunda a sexta da Unesp FM, das 0h00 às 0h30.

Ainda nada sabia dele pessoalmente. Mas fui procurar na internet e lá numa rápida varredura, a descoberta da possibilidade de assistir a todas suas entrevistas, bastando clicar no http://www.cronopios.com.br/perfil_literario/. Ali aproximadamente 1400 programas, com escritores inimagináveis de serem encontrados por aí, mas reunidos em curtas entrevistas de 30 minutos cada. Algo sobre o programa pode ser lido aqui, num texto do próprio Oscar: “A literatura e a vida têm dois elementos em comum: o mistério e o sonho. Cada um de nós talvez nasça com um sonho imenso, que vai sendo podado pouco a pouco pela família, escola e trabalho. Não se trata de ações intencionais ou de uma teoria da conspiração, mas simplesmente da maneira como cada um reage a tudo aquilo que foge ao cotidiano estabelecido. No Programa Perfil literário, divulgado pela Rádio Unesp FM, cada entrevistado dá ao seu
sonho uma forma e revela assim parte de seu mistério, pois conhecer aquilo que uma pessoa imagina permite atingir uma vereda em que a riqueza das questões supera as certezas das respostas. O maior sonho está em manter a capacidade de perguntar, impedindo o conformismo e a acomodação. Ao perscrutar sonhos artísticos, é possível se conhecer melhor, pois se aprende a compreender e respeitar o sonho do outro. Por isso, esta jornada poética pelo mundo dos sonhos apresenta diversidade de soluções e de temas. As entrevistas do programa estimulam, portanto, a ver o sonho do outro como espelho do nosso. E conhecer sonhos alheios gera um adensamento do nosso sonho, talvez recôndito, talvez evidente, mas portador do poderoso fluir da seiva da vida". Mais desse Doutorando em Educação, Arte e História da Cultura, mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp e jornalista, integrante da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA- Seção Brasil), cliquem em www.artcanal.com.br/oscardambrosio, pois ele é responsável pelo conteúdo da página ou contatem direto pelo E-mail: odambros@reitoria.unesp.br. E, é claro, ouçam seu belo programa.

Nenhum comentário: