segunda-feira, 30 de abril de 2012

PALANQUE – USE SEU MEGAFONE (22)
O QUE ESTAMOS DEIXANDO FAZEREM COM A SAÚDE ESTADUAL
Retorno à Bauru hoje na parte da manhã, e uma distração foi a de folhear a ambos os jornais dos dias em que permaneci fora. Elucubrações sobre pouca coisa de novidade. Dentre tudo o que li e vi, algo me chama a atenção, a SITUAÇÃO DOS DESEMPREGADOS DA MATERNIDADE. “A transição da administração da Maternidade Santa Izabel pode deixar 150 pessoas sem emprego a partir do dia 1º de Maio”, estampa uma manchete do BOM DIA. Algo mais do que previsto, a de que a FAMESP (Fundação para o Desenvolvimento Médico Hospitalar), famigerado órgão que responderá junto ao Governo do Estado por tudo o que acontecer nos hospitais de Bauru. Tudo começou com o Hospital Estadual, depois o Manoel de Abreu, depois a Associação Hospitalar de Bauru, onde estão o Hospital de Base e a Maternidade Santa Isabel. Perdeu-se toda e qualquer autonomia na questão hospitalar na cidade (isso ocorre em todo o estado). Bauru está toda nas mãos da FAMESP, que num resumo muito simples é o Estado repassando uma dinheirama de elevada monta para alguém gerir em seu nome, o que antes era sua obrigação. O funcionalismo não é mais público e a gerência do negócio não é mais estatal. Concurso novo, 150 sendo admitidos com a nova roupagem e dos velhos, todos os que não foram aprovados, rua. A indenização ninguém quer pagar, nem quem chega, a Famesp, nem a administração anterior, a AHB - Associação Hospitalar de Bauru. Pior que tudo isso é o derrame de grana, sem controle absoluto, para uma empresa gerir o negócio hospitalar. Com a engrenagem funcionando, uma elevada facilidade de manipulação e desvios variados. Fonte de desvios contínuos, tudo fazendo parte do negócio. É essa máquina que está administrando a Saúde estadual. Esse é o grande negócio, o que impera sob a orientação e total controle de gente do PSDB. Estamos todos num MATO SEM CACHORRO, sem tirar nem por. Se o motivo da mudança de gerência foi a falência de um modelo por causa, principalmente de corrupção, quem me diz que tudo não continuará ocorrendo no novo modelo?
Ainda dos jornais, o que mais me chamou a atenção foi a tomada de posição da Comissão de Direitos Humanos da OAB/Bauru, numa matéria paga publicada no Jornal da Cidade em 29/04/2012, com o título: “Carta aberta à população de Bauru”. Trechos da preocupação deles, expressadas no que havia resumido no parágrafo acima. Leia na íntegra o documento assinado pelo advogado Gilberto Truijo clicando a seguir: http://www.baurunapolitica.com/2012/04/carta-aberta-populacao-bauruense.html

3 comentários:

Anônimo disse...

Na Saúde Estadual tudo parece estar caminhando para ser um grande esquema, ao estilo Cachoeira.

Um impressionante esquema onde os que estão de fora querem entrar, mas os que estão dentro não deixam ninguém novo adentrar a festa.

Adeus funcionalismo público. A licenciosidade venceu.

Voce esta certo, não dá para confiar em algo que não mostra suas cifras de forma confiável. Tem gato nessa tuba.

Alvarenga

Anônimo disse...

Só pra lembra-los: Amanhã começa o presentinho do Prefeito Rodrigo, aumento da passagem! Estou suuuper feliz! =/

WESLEY MACHADSO FUCCIOLO

Anônimo disse...

Camaradas,
O Partido Comunista Brasileiro na Cidade do Rio de Janeiro reforçará e contribuirá na construção do ato dos trabalhadores no dia 2 de Maio. O ato é organizado pela Plenária dos Movimentos Sociais do Rio de Janeiro, e contando com a presença e o apoio de diversas organizações, movimentos e entidades, tais como a Intersindical RJ.

O PCB se soma nas mobilizações, apoio e organização do ato, e convoca todos os seus militantes, amigos e simpatizantes no Rio de Janeiro a fortalecerem o ato de 2 de Maio. O ato terá concentração às 14 Horas no largo da Carioca, centro do Rio de Janeiro com uma feira dos trabalhadores, onde diversas organizações, fóruns e movimentos organizarão barracas para dialogar com os trabalhadores.

Depois, às 17 Horas, teremos um ato no BNDES.

Saudações Comunistas

Secretariado Nacional do PCB

obs.: sei que estão longe, mas deixo a dica para mostrar que não podemos ficar só na festa desse dia. E o dia seguinte? Estamos aí. Pela transcrição - Pasqual - RJ