quinta-feira, 5 de abril de 2012

CHARGE ESCOLHIDA A DEDO (54)

UM REAJUSTE IRREAL, MANIFESTAÇÕES, O TOMA LÁ-DÁ-CÁ E LATUFF
Num almoço hoje com um casal de amigos, Paulinho e Roseli, mais minha sogra, ele nos falava dos seus tempos de ativa na Embratur, funcionário graduado no setor de Planejamento Estratégico, viajando Brasil afora e dos convites mil que ia recebendo por onde passasse, desde hotéis previamente pagos, almoços nos melhores lugares e até convites mais ousados, para comprar o que quisesse, ou seja, presentinhos sem ônus nenhum. Ou melhor, como me disse, “com todos os ônus, pois aceitando algum desses, certamente estaria nas mãos deles todos, desde o dono do restaurante, que se sentiria no direito de me pedir algo em troca, ao dos hotéis por onde passei, etc. Nunca aceitei nada e nunca puderam me pedir nada em troca, pois não dei chance. Hoje, aposentado, vivo tranquilo comigo mesmo só com os rendimentos de minha aposentadoria, sem esbanjamentos e como sempre fiz, sem elevar o dinheiro a uma importância maior do que a que deve ter em nossas vidas”.

Oportuna sua fala, pois faço uma alusão muito clara com tudo o que está acontecendo nesse momento com a questão dos reajustes das passagens do transporte urbano. Por onde está ocorrendo alguns dos reajustes meios que injustificáveis, levanta-se a dúvida se o que estaria ocorrendo não seria a paga por algo que foi dado aos políticos anteriormente e a conta sendo apresentada nesse momento. Sou mais claro: a ajuda dada a maioria deles na forma de contribuição não declarada (ou até declarada) nas campanhas que elegeram alguns dos atuais prefeitos, necessariamente estaria sendo paga nesse momento com o reajuste e o consequente aumento do lucro do empresário. Ajudaram quando solicitados e recebem a paga dessa exata forma.

Esse o fato mais deslavado da política brasileira e de como se processam campanhas políticas e depois, como se dão algumas das ações dos políticos para quitar a ajuda recebida. Junto aqui nesse texto algumas das muitas ilustrações que estão sendo distribuídas via internet sobre a questão e uma delas me chama muito a atenção, a feita pelo cartunista CARLOS LATUFF, meu amigo carioca, que empresta sua pena, sem cobrar nenhum tostão, quando percebe que a causa é boa e justa. Vejo circulando aqui em Bauru uma charge sua, com a carinha do prefeito Rodrigo e o desenho é o mesmo que está espalhado Brasil afora, mudando somente a imagem do prefeito (vi vários, inclusive um igual em Curitiba). Escolhi esse e com a sua reprodução impressa sairei nas manifestações marcadas para os protestos nas ruas de Bauru. A causa é mais do que justa e entender cada detalhe de tudo o que está ocorrendo nos bastidores nesse momento é crucial para não ninguém fazer papel de bobo. Quem sou eu para afirmar que em Bauru ocorre algo igual ao comentado. O que ocorre é o rejuste, algo por sinal, acima da média e se Rodrigo quer ficar bem na fita e demonstrar que aqui em Bauru não existe esse atrelamento, esse é o momento de revogá-lo e ficar de bem com a população.

4 comentários:

Anônimo disse...

Caro Henrique.Segue o link do Artigo Publicado na Edição de Hoje do Jornal Bom Dia Bauru

Por uma nova política de Transporte Público

http://www.roquevereador.com.br/noticias.php?id=375

Abraço, Roque.

Anônimo disse...

Ato em repúdio ao aumento das tarifas de ônibus
sábado, 14 de Abril às 10:00 em Rua Batista de Carvalho (quadra 5)

TALES FREITAS

Anônimo disse...

Henrique

O vereador Roque foi o único que falou desse assunto na tribuna da Câmara, mas nenhum citou sequer o assunto, o que demonstra o envolvimento de cada um com os donos das empresas ou o descaso pelo preço que os pobres pagam nas viagens de circulares. Vejo no facebook o menino lá do protesto Jovem fazendo de tudo para marcar reuniões, tentando reunir gente para protestar. Seu nome, Tales e depois li seus dois textos aqui sobre4 o assunto. Algumas notinhas curtas e escondidas nos jornais e quase nada nas rádios. Seré que os caras das empresas são tão poderosos assim e de tantas influências. Quero ir amanhã lá no calçadão e ver quem tem a coragem de por a cara para bater.

André Ramos

Anônimo disse...

O Rodrigo, meu caro Henrique, está diante de uma ótima chance de voltar a se pocisionar ao lado do povo. A escolha será dele. Ou desata esse nó, reverte esse aumento e diz que tudo continuará com o mesmo preço e cai definitivamente nos braços do povão ou estará perdendo mais um ponto e se igualando aos que o criticam. Ainda não quero crer que ele age igual ao pessoal do PSDB, do DEM, do PTB, do PPS, mas está bem encaminhado para tornar-se igualzinho a eles. A escolha será só dele. Veremos...

Daniel