sexta-feira, 18 de maio de 2012


DICA (93)

MINHA VIRAÇÃO NOS DIAS DE “VIRADA” EM BAURU
Bauru depois de um ano alijada da VIRADA CULTURAL, volta nesse a fazer parte do rol das cidades agraciadas com shows e eventos gratuitos. Discordo da maneira autoritária como são escolhidas as cidades, mas isso é a exata forma como age quem detém o poder de mando no projeto, o Governo do Estado de SP. Na maioria dos casos as cidades são todas governadas por prefeitos do PSDB ou aliados a esses. Bauru fugiu a regra por causa da insistência, em primeiro lugar do atual secretário de Cultura, Elson Reis, que não ficou com a “bunda cravada na cadeira” após ouvir a primeira negativa, foi à luta e na sequência, com o envolvimento do prefeito e políticos outros, tivemos a vaga garantida. Um tapa de luva de pelica em quem não foi persistente no passado (olha essa frase de Oscar Wilde: “Um homem deve ser muito cuidadoso na escolha de seus inimigos”). Isso prova que não basta somente enviar ofícios e na negativa, contentar-se com a resposta. Resignação é demonstração de... (de que mesmo?). Mas isso é
outra história e a nossa, felizmente, teve final feliz. Palmas para o Elson e sua trupe. Eu posso ser contra o projeto em si, mas não seria louco de deixar de participar por causa disso. Vou, como sempre fiz, pois adoro ver o “bloco na rua” e muitos do que aqui estarão se apresentando.
Fiz minhas escolhas dentre tudo o que ocorrerá e está sendo amplamente divulgado no site oficial do evento: www.viradaculturalpaulista.sp.gov.br . A relação é extensa e tem muita coisa local e regional, o que é ótimo. Dentre tudo o que vi relacionado tentarei comparecer nesses:
Dia 19/05 no SESC, 20h, show com LÉO MAIA, “Tributo a Tim Maia”, pai do cantor.
Dia 19/05 no Vitória Régia, 21h, show com o grupo bauruense CLUBE DO JAZZ, dentre eles Ralinho Gomaia e Denise Amaral.
Dia 19/05 no Teatro Municipal, 22h30 show com o violonista EMILIANO CASTRO no show do CD “Kanimambo”, numa mistura brasileira, africana, espanhola e latino-americana.
Dia 20/05 uma espiada de longe no VITÓRIA Regia, 0h, show do “RACIONAIS MC’s” e a possibilidade de rever Mano Brow.
Dia 20/05 no Teatro Municipal, 0h30, show com BIA GOES, numa homenagem aos 100 Anos de Nelson Cavaquinho.
Dia 20/05 no SESC, 11h30, show com o trombonista e trompetista ZÉ DA VELHA E SILVÉRIO PONTES, mestres na arte da Gafieira, com choros e maxixes, todos ótimos para exercitar passos dançantes.
Dia 20/05 no Teatro Municipal, 13h30, BALLET STAGIUM, com o espetáculo da dança “Adoniran”.
Dia 20/05 no Vitória Régia, 15h, show do melhor da mistura afro-brasileira com o afro-americano, com o “GROVERIA” e no mesmo horário no Teatro Municipal o show com uma revelação do samba, ALINE CALIXTO
Dia 20/05, 16h30 no SESC, show com ZÉ RENATO, no lançamento do CD “Breves minutos” (para mim o que de melhor a Virada traz para Bauru).
Dia 20/05, 18h no Vitória Régia o show com o FUNK COMO LE GUSTA.
Fora esse circuito, onde excluo por força de horários a trombar, de rever o amigo LEVI RAMIRO (dia 20, 16h, Teatro Municipal), pela primeira vez nada ocorreria na Estação da Noroeste, lá na praça Machado de Mello, mas os intrépidos do Enxame Coletivo e do Cine Clube Aldire Pereira Guedes vão fazer fuzuê por lá com uma VIRADA ALTERNATIVA. O CinePET - Mostra Universitária exibe amanhã das 22h as 0h na Virada Audiovisual, os seguintes curtas: TRIBULAÇÕES de Shelsea Husch, UNESP, ABUSO de Vitor Romera, UFSCAR, A PROCURA DE UMA DIGNIDADE de Paula Costa e Raquel Feldman, UNESP, POR NÓS, GENI de Rafaela Bortoletto, UNESP, A VISITA de Marianna Shigekiyo, UNESP e SERVIÇO DE PROFISSIONAL de Felippe Lima, UNESP. Além disso, a ONG Periferia Legal, do amigo Vanderlei estará apresentando o Projeto Virada Cultural na PERIFERIA, com muito Hip Hop e Microfone Livre lá pelas bandas do Mary Dota e Beija Flor.
E para que ninguém alegue desconhecimento, dia 23/05, quarta, 21h, no SESC, show com LENINE. As fotos das cinco capinhas dos CDs aqui utilizadas como ilustração são as de alguns dos que possuo aqui no mafuá e estão na ordem de minha preferência. 

Um comentário:

Anônimo disse...

HENRIQUE

Vi que vc classificou pela ordem de sua preferência algumas das apresentações da Virada Cultural em Bauru e colocou em último lugar o Léo Maia, filho do velho e bom Tim. Eu também esperava mais dele e ao comprar um dos seus discos me decepcionei. Esperava mais e já não me entusiasmo em querer vê-lo num show. Ele deixa a desejar.

Vitória