sábado, 1 de setembro de 2012

DICAS (98)

SÃO TANTAS EMOÇÕES E A MAIOR, A CIA ESTÁVEL DE DANÇA FAZ SUA ESTRÉIA
Hoje é um dia mais do que especial. Cito só alguns dos motivos. O primeiro é pelos 102 anos do time que escolhi torcer, o de minha aldeia, o ESPORTE CLUBE NOROESTE, que na grande maioria desse tempo viveu uma história recheada de “sangue, suor e lágrimas” (cito sempre isso, título de um livro do Doc Comparato). Tenho algo mais sobre o Noroeste e repassei para o amigo Reynaldo Grillo publicar no seu blog, o www.blogdonorusca.blogspot.com. O faço aqui após sair por lá. Reproduzo aqui duas ilustrações espalhadas via internet pelo Wander Valente, o do blog Botequim do Valente, intrépido guerreiro da periferia bauruense. Ele, eu, Reynaldo e uma legião de descontentes com a atual situação queríamos muito estar vivendo outro momento. Como isso não é possível, resta-nos comemorar a sobrevivência desse time (que já foi um belo clube no passado) a nos embalar e juntar. Sou “vermelhinho” até nas cores do meu time. Hoje o time joga contra o América de SJRP, 19h, transmissão pela TV Rede Vida, sem técnico e seria ótimo se o fizesse buscando o ataque, coisa que pouco fez até agora.

Algo acalentado por décadas tem hoje, no palco do Teatro Municipal o seu pontapé inicial. 21h, ocorre a estréia da CIA ESTÁVEL DE DANÇA DE BAURU. O sonho, que hoje vira realidade só foi possibilitado porque o atual prefeito comprou a idéia, acreditou nas pessoas envolvidas e daí tudo vingou, também com muito “sangue, suor e lágrimas”. Sei que é ruim personificar um acontecimento dessa magnitude no nome de uma pessoa, mas não tenho como dissociar a concretude do que vislumbro hoje sem citar SIVALDO CAMARGO. Acredito que, fazendo-o estarei prestando uma justa homenagem a quem tanto batalhou para que esse dia chegasse, nosso homem das sapatilhas douradas. Siva, como o chamo, hoje um gran vizir, um mestre no quesito dança é o menestrel desse corpo de dançarinas e dançarinos, que certamente encantará essa cidade. O princípio de tudo é fazer as coisas gostando muito delas, Siva e sua equipe fazem tudo isso com amor. Daí só pode nascer coisa boa e duradoura. Aqui, tenho que externar meu parabéns ao prefeito Rodrigo, que comprou a idéia de cara. Hoje na propaganda de Tv, vejo algo tacanho de um candidato, sobre o que deve e o que não deve ser priorizado. Para ele e tantos outros, digo que a cultura é tão importante como a saúde, a questão da água, do transporte, etc. Ainda da festa, antes dela começar uma justa homenagem a RUTH NAHAM, a primeira mestra a ministrar aulas de dança na Prefeitura. Hoje, aos 86 anos, saúde debilitada é lembrada com um troféu e um vídeo, revendo sua trajetória. Feito após uma entrevista com a mestra e com fotos cedidas por ela, aqui vai um parabéns para SUSAN LOPES, atriz e hoje servidora municipal, pela produção artesanal e de muito bom gosto (é dela a foto atual da velha mestra). Quero estar lá para conferir isso tudo, ao vivo e a cores.

Nesse final de semana outro evento tem sua estréia anual, pelo quarto ano consecutivo, o projeto musical do Jardim Botânico, UM CANTO NO BOTÂNICO. Quem dá o pontapé inicial é o BITENCA, às 10h desse domingo, 02/09 e lá, além do seu repertório, podem pedir, pois apresentará quase em primeira mão uma nova música sobre os desmandos desse país, baseada na “Caminhando” do Geraldo Vandré. Quando penso nesse projeto, a primeira pessoa que me vêm na mente é AUDREN VICTORIO, uma das mais lindas vozes de Bauru, pois é dela todo o arcabouço desse projeto. É a carinha dela, sem tirar nem por. Citando ela, deixo exposto como gosto desse projeto a envolver a natureza e a boa música. Essa intrépida cantante e também funcionária pública, atuando na Assessoria de Imprensa da Prefeitura, faz tudo com tanto carinho, que é impossível não dar certo algo onde toque as mãos. É nossa Midas cultural. Dela, que também atua prestando solidariedade a algumas entidades assistenciais da cidade, quando cozinha e revende quitutes de sabor pra lá de bons, tudo sendo revertido como caixa para facilitar-lhes a sobrevivência, acabou mais conhecida com um nome dos mais sugestivos quando se traveste com avental e saleiro, “SABOR DA NEGA”. Essa nega é da pá virada e mora no coração de quem a conhece. Pena já ser comprometido, e de outra nega, explico. No vídeo lá embaixo, Audren cantando no lançamento do livro de Décio Bassan, Casa Ponce Paz, semana passada.

Acontecendo durante toda a semana algo agitando, principalmente o meio universitário de Bauru, mais uma edição do FESTIVAL CANJA, iniciativa com a chancela do Enxame Coletivo, tendo como um dos próceres o espevitado ARTUR FALEIROS NEVES. São iniciativas joviais, cheias de balança e algo modernoso, moderno e também cult (e como faz falta isso por aqui). A programação é (foi a semana toda) extensa e para consultar nada melhor do que procurar algo mais pelas redes sociais. Tá tudo lá e o povão na rua, fazendo acontecer com muita música, filmes, debates, espetáculos gratuitos e a envolver algo diferenciado, ou seja, cultura independente e de qualidade.

Confesso aqui ter feito uma brincadeirinha com meu candidato a vereança. Roque Ferreira me entrega um adesivo desses grandões. Ocuparia todo a parte traseira do vidro do carro. Pensei melhor, colei lá no alto um pequeno com seu nome e retalhei o que me deu. No grandão estava escrito "ROQUE". Cortei ao meio, colei de trás para frente virando um "QUERO". Tinha uma frase, "Nas ruas e nas lutas", cortei, misturei as palavras e colei só um "LUTA NAS RUAS". É meu jeito de fazer campanha para ele, "ROQUE - QUERO LUTA NAS RUAS". Acredito que ficou melhor. Que acham? Fiz isso inspirado num velha campanha onde combatíamos o COVAS para governador e como protesto segui uma idéia em jocoso tom, recortando seu nome ao meio e colando da seguinte forma: "VASCO". Brinquemos com isso tudo, esculachando com uns e valorizando outros.

Posso encerrar com algo meu? Pero si pelo no, lá vai. O livro “REGINÓPOLIS, SUA HISTÓRIA”, escrito por mim e desenhado pelo FAUSTO BERGOCCE continua nas paradas, ou melhor, nas bancas. Duas delas, a da HILDA, do Aeroporto e a do VALDIR e VERA TAMIÃO, do terminal Rodoviário tem exemplares para vender (para dar ainda não tem, acabaram esses). São R$ 30 reais cada. O livro ficou bom e tenho que confessar algo, meu caixa anda baixo...

6 comentários:

Anônimo disse...

Olá amigos, como vão?



Convido-os a visitar a exposição “Pares Ímpares”, que apresenta o Estúdio, novo espaço para atividades culturais.

A mostra “aproxima” obras de artistas bauruenses e obras de artistas de fora e fica em cartaz até o fim de Setembro.

Programem uma visita e divulguem entre os seus, por favor.



O catálogo virtual pode ser acessado em www.paresimpares.etocoelho.com.br.



Obrigado e abraços.





14 9712-7612

etocoelho.com.br

Anônimo disse...





foi lindo, maravilhoso, parabéns ao Sivaldo, equipe da Secretaria, aos bailarinos e coreógrafos! saí de lá babando!!!!sucesso a todos!Elson, parabéns!
Rosangela Maria Barrenha

audren disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
audren disse...

Ô amigo, não mereço tudo isso não. O ~...Canto...", so da certo, porque conta com um publico formado por Gente do Bem, como vc e a sua `nega`.Obrigada pelo carinho!

Anônimo disse...

Henrique,hoje seu blog só deu bola dentro. O balé foi maravilhoso, e falar da Audren é redundância...
Tive que voltar a escrever.
ROSE bARRENHA

Anônimo disse...





ME EMOCIONEI COM A GRANDE APRESENTAÇÃO QUE ACONTECEU POR OCASIÃO DA ESTRÉIA DA CIA. ESTÁVEL DE DANÇA DE BAURU E NA LINDA HOMENAGEM QUE PRESTARAM A MINHA MÃE RUTH NHAM, ONTEM 1º DE SETEMBRO, DIA DO BAILARINO!
PARABÉNS Sivaldo Camargo, Elson Reis, Rodrigo Agostinho, Roberto Marçal, Jair Marangoni, Susan Lopes, Suzana, Minae, Beto, Sérgio Bruno, Arilton Assunção e toda a equipe de bailarinos convidados, a Cia Estável de Bauru como tbm de todos dos bastidores. Será que esqueci de alguém... me perdoem! rsrs
PARABÉNS BAURU!!!!!!!!
MUITO OBRIGADA


Doris Nham Marino