sexta-feira, 14 de setembro de 2012

PERGUNTAR NÃO OFENDE ou QUE SAUDADE DE ERNESTO VARELA (68)

TRÊS IMBRÓGLIOS, PERGUNTINHAS SEM RESPOSTAS E UM PREFEITO ROBIN HOOD 
Voltemos ao caso do DAE. Ontem, li pelos jornais, todos os prefeitáveis assinaram compromisso de que não irão privatizar a água na cidade. Precisaria assinar? Não, bastaria promover o que todos esperam e ainda ninguém teve peito de fazê-lo. Não sou contra atos terroristas, alguns históricos promoveram mudanças só possíveis após sua concretude, porém os que vejo repetirem-se na autarquia, já eram para terem sido devidamente esclarecidos no passado. Juntar os pauzinhos é preciso. O ano é eleitoral, tem gente que sempre apostou no quanto pior melhor, tem outros que conhecedores de todos os meandros agueiros da cidade, jogam suas peças conforme o cerco aperta. Investigar com seriedade, com a polícia na parada e não deixando hipótese nenhuma sem investigação. Querem escutar histórias mirabolantes sobre isso tudo? Circulem pelos portões do DAE, ouçam velhos funcionários, sintam o clima reinante no lugar. A investigação poderia começar por aí, depois é só seguir o fio da meada.
A questão da greve inesperada do coletivo (três empresas e um só dono) hoje de madrugada. Insatisfação dos trabalhadores com a empresa, algo mais do que latente sobre como ocorrem as relações de trabalho entre as partes e também com o próprio sindicato. O que acham de um legítimo movimento acontecer sem que o sindicato da categoria ousasse saber? Por que fizeram isso à revelia do mesmo? Isso é confiança ou falta dela? Nós, os usuários do sistema, temos que antes de criticar, verificar se as reivindicações são justas. Talvez o clima de insatisfação tenha chegado ao seu limite. O que de mais interessante ouvi nessa manhã foi de que com tudo o que arrecadam os empresários, não ocorreu o devido repasse em percentual de reajustes para o salário do trabalhador e mais, jornadas duplas de trabalho, cada vez menos cobradores e mais motoristas dirigindo e cobrando. Trabalhador de verdade não critica sem tomar conhecimento das causas de um ato desses. Aliás, você quer ficar de que lado, de quem recebe muito ou quem recebe pouco, de quem lucra muito ou de quem é espoliado no dia a dia? Questão de princípios.

Na Saúde, mais um morto e até no Sindicato da categoria o buraco é mais embaixo (gente afastada hoje por motivos ainda não explicados). É tudo muito simples. O Estado de São Paulo, garantidor da AHB indicaram os diretores e esses lesaram a instituição e a cidade. Não foram punidos e querem agora repassar o que sobrou do Base para algo muito parecido com a antiga administração da AHB. Na outra ponte uma Fundação de Saúde sem controle, sem contestação, recebendo toda a grana do setor e sem ter que prestar muitas contas deverá administrar tudo. E o município entrando de gaiato novamente. Por que ao invés da proposta dessa Fundação, não é proposto algo mais sério, duradouro, com ampla participação, com ligação umbilical com entidades sérias, participativas e atuantes, todas da cidade, para formatar e constituir-se no núcleo gerenciador de quem administrará nossa Saúde? Tem gente propondo algo, mas querendo de antemão tomar conta de tudo por debaixo do pano e assim até o mais leléu desconfia que coisa boa não sairá desse imbróglio.

Junto esses três casos e após assistir muitos dos debates entre os quatro candidatos a prefeito de Bauru, gostaria que tivéssemos um igual ao sr JUAN MANUEL SÁNCHEZ, prefeito de Marinaleda, na Andaluzia, Espanha, digno representante da Esquerda Unida daquele país, transformando-se em herói municipal e nacional após comandar o povo de sua cidade em algo inusitado, a invasão e saque de alguns supermercados, distribuindo comida aos pobres (sabiam que a Constituição protege quem faz isso por motivo famélico?). Estamos precisando, na falta da organização popular, de alguém assim, com essa disposição para resolver de vez os problemas no DAE, Transporte Urbano e Saúde. Algum dos na disputa teriam esse perfil? Como devo proceder para baixar o espírito do barbudo (esses sempre mais arrojados que os despelados) Sánchez num deles?
Obs.: Todas as fotos são do barbudo prefeito Sánzhez e foram gileteadas pelos internéticos meios disponíveis. Cliquem o nome dele nos sites de busca e ficarão maravilhados com o arrojo de sua saga em pról dos munípipes de sua cidade.

17 comentários:

Anônimo disse...

GREVE DOS MOTORISTA DE ÔNIBUS
SEGUNDO VÁRIOS MOTORISTAS ESTA GREVE É A BATALHA POR UMA TABELA MELHOR, SEM EXPLORAÇÃO, VÁRIOS MOTORISTAS RECLAMAM DA MÁ REMUNERAÇÃO DO SERVIÇO.SERÁ FEITA UMA REUNIÃO MAS A GREVE SÓ ACABARÁ QUANDO OS DESEJOS DO MOTORISTA FOREM ACEITOS.
NOSSA TARIFA É DE 2,60 MUITO CARO EM RELAÇÃO AO SERVIÇO QUE RECEBEMOS,QUE NÃO É CULPA DO MOTORISTA MAS SIM DOS SEUS PATROES QUE FICAM COM TODO LUCRO E NÃO COMPRAM MAIS ÔNIBUS QUE NÃO MELHORAM AO SALARIO DO SEU EMPREGADO

DIEGO WILLIAM

Anônimo disse...

MAS SOBRE A GREVE DOS MOTORISTA
SERÁ FEITA UMA REUNIÃO AGORA AS 15:00 NA EMDURB
PARA NEGOCIAÇÕES,NA REUNIÃO CONTARÁ COM AUTORIDADES MUNICPAIS E O DIRETOR DA EMPRESA
CASO OS DESEJOS DOS MOTORISTAS NÃO SEJAM ACEITOS SERÁ MARCADA MAS UMA GREVE
OS GREVISTAS PEDEM DESCULPAS Á TODAS AS PESSOAS QUE USAM O SISTEMA MAS ESSE É O UNICA MANEIRA

DIEGO WILLIAM

Anônimo disse...

nao existe nada mais ruim que o serviço de onibus urbano de bauru
todo apoio á greve.
lazaro carneiro

Anônimo disse...

Um prefeito nesse estilo estaria ontem ao lado dos trabalhadores, dos motoristas de onibus nas suas justas reivindicações. Quando se percebe que nem o próprio sindicato não mais os representam, não resta outra alternativa, eles mesmos se unirem e promoverem a paralisão. Atos iguais a esse provam que nem tudo está perdido. Essa revolta popular, pelo jeito como aconteceu é um alerta, para se os sindicatos atuais ainda representam dignamente os trabalhadores. Alguns sim, a maioria não. E o prefeito do seu texto estaria nas ruas, com certeza.
Arthur

Anônimo disse...

O problema é o como as coisas são feitas, seja por parte de sindicatos ou outros. O papel nesses casos principalmente dos sindicatos que seria de organizar trabalhadores das diversas categorias e massificar a conscientização do problema central de sociedade em que vivemos, não o fazem.

Andamos em círculos, e se existir nesse meio alguma direção, é a do buraco.

Faltam verdades serem ditas as pessoas, se todo ano se discute a mesma coisa, é porque algo parte de errado na forma como é colocado na base. Focar sempre na questão economicista com a força que se coloca é enrolar os trabalhadores, porque no sistema econômico do capitalismo, sempre o salário do trabalhador vai estar defasado.

No caso dos ônibus, alguém pensou em fazer como uma greve na Argentina no metrô?? Catraca livre, trabalhadores dos coletivos protestando, os demais trabalhadores da população não seriam prejudicados e ainda com certeza a adesão seria massificada, a discussão chegaria na cabeça de todos os usuários, e aí sim poderíamos falar em começo de uma consciência de todos, e uma pressão enorme por melhorias na condição de trabalho nos coletivos e serviços aos usuários.

Por favor, que não me venham dizer que o poder público poderia intervir com a lei para atacar um movimento assim, pois eles sempre enfiam no rabo do trabalhador, e lutas são feitas para enfrentar e destruir leis.

Infelizmente a política e o movimento sindical não pensam assim, e não querem, as pessoas precisam parar de serem ingênuas e conhecer o que realmente se passa nesses bastidores e nos interesses, se soubessem, nem sairiam de casa para votar ou dariam ouvidos a sindicatos, onde ali virou profissão e interesses políticos, tem cara aí em sindicato e que também faz parte de outras associações onde diz claramente que tem projeto para candidatura nas próximas eleições municipais.

Saber em primeiro lugar o que realmente ocorre, é o passo para a desmistificação desse sistema, e saber que ser verdadeiramente de esquerda, não é credencial para burrice.

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

Anônimo disse...

Manchete do JC amanha: JACOMELI descumpre a lei, explora os trabalhadores que cansados decidem dar um basta e entram em greve.
Tatiana Calmon, retiradoi do facebook

Anônimo disse...

NINGUEM CRITICA AS EMPRESAS DE ONIBUS DA CIDADE DE UM DONO SÓ, CARO, PRECÁRIO E DESUMANO A POPULAÇÃO E AOS MOTORISTAS(SAUDADES DOS COBRADORES). SÓ CRITICAM OS TRABALHADORES, SINDICATO, CUT E OUTRAS LIDERANÇAS. QUEREMOS UM TRANSPORTE COLETIVO PUBLICO E UMA TARIFA JUSTA E BARATA AO TRABALHADOR. OBS. UM MOTORISTA MUDA 5000 VEZES DE MARCHA DURANTE O SEU TURNO, ALEM DA DUPLA FUNÇÃO, ISSO É TOTALMENTE DESUMANO.
GILBERTO TRUIJO

Anônimo disse...

Gilberto, é óbvio para todos que o serviço de transportes assim como outros são uma bosta, que é interesse de empresa, capital e tudo o mais.

Só que o problema está na resistência onde não existe subversão nenhuma, e sim oportunismos onde o resultado final se faz canalha assim como os criticados exploradores que mostram sempre os dentes.

O lado direito sempre esteve aí, o problema são os oportunistas de uma pseudo esquerda, os intelectualóides, que não querem subverter essa ordem, vivem desse expediente de pregação política como bons pastores.

O Chicão mesmo num outro post aqui publicou em nome da central sindical que estão com o candidato a reeleição pois este projeto se alinha com os interesses dos trabalhadores, isso é piada ou o que???

Pode ter certeza que se fizermos no caso dos transportes o catraca livre, a resposta da população será enorme e é uma forma de fazer as pessoas realmente prestarem atenção e questionar as regras do sistema.

Para esse tipo de ação contem comigo, aliás estou tentando falar com algum profissional da categoria para ventilar essa ideia se tiver algum contato e quiser fazer subversão ao invés de pregação, vamos para o pau.

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

Anônimo disse...

Sr Marcos:

Respeito sua posição e me envolvo no debate por um único motivo, o lado do trabalhador.

Essa questão da liberação da catraca é uma excelente idéia. Te digo porque não é implantada nesse caso. O trabalhador, como sabe é o lado mais frágil da questão. Se nesse caso nem o sindicato está ao seu lado (pelegos, como disse), eles sózinhos estariam mais suscetíveis a uma resposta imediata do patrão: a perseguição um por um, demissão e incriminações outras.

Se no minímo o sindicato estivesse ao lado deles e viesse com essa proposta acharia ótimo, pois avisaria a população que se até tal data nada fosse resolvido a decisão seria a de colocar os onibus nas ruas e de catraca livre. Sózinhos como fizeram estariam se suicidando. E ninguém quer que eles percam seus empregos.

Vamos todos juntos instigar para que os órgãos que os representam tomem essa atitude da catraca, que repito, achei ótima. Sabe o que aconteceria numa greve desse tipo, os trabalhadores iriam querer colocar os onibus nas ruas, noi estado de greve e seriam impedidos pelos patrões, que pensando nos seus bolsos fariam barricadas para que os mesmos não fossem para as ruas.

Que acha disso?

Francisco Moreira - do grupo grevista

Anônimo disse...

Caro Francisco, acho boa sua pergunta, pois isso ao longo da minha vida foi muito abordado.

Vou dizer algo que sempre passo aos amigos, passamos a vida toda discutindo as mesmas coisas, nada muda, nada sai do lugar, sinal que algo está muito errado no como se faz, e claro, nos interesses.

Numa luta, há sacrifícios, há perdas, mas quando a vitória vem, é para transformar, repressão os trabalhadores já tem diariamente, o Gilberto mesmo coloca como é desumano o trabalho dos motoristas acumulando funções, se houver barricadas por parte dos patrões, derrubamos, e ganhando o apoio da população, já que irá doer no bolso do Jacomeli e aliviar no bolso do trabalhador, a pressão da população será imensa.

Posso te dizer com toda certeza e tranquilamente que conheço todos esses tais sindicalistas de "esquerda" e conheço os bastidores da política, não perco tempo com esses caras, é impensável para eles que o trabalhador pense, questione e realmente tenha consciência de classe para lutar e transformar, vão se foder todos, claro.

Façamos o seguinte, se você é do grupo grevista entre em contato comigo, reúna seus camaradas de trabalho para conversarmos, te garanto que sairá muito mais produtividade do que com os pelegos, porque não viso ganhar dinheiro com causa, não viso cargos políticos, quero sim uma nação de oportunidades e tenha a certeza que nenhum desses figurões de sindicato irão propor algo igual. Assumo toda a responsabilidade se isso nós conseguirmos fazer em Bauru, não tenho imunidade parlamentar, nem grana para processos, mas foda-se, vou pro pau com vocês.

Abraços camarada

Marcos Paulo
Comunismo em Ação
sercomunista@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Sr Marcos

Sua resposta enobrece nossa luta, pois são tão poucos os que verdadeiramente se predispõe a estarem ao nosso lado. Temos gente sim, mas só de citá-los sabemos que os colocamos em risco. Em tudo se aproveitam para desmerecer e prejudicar os que se colocam ao lado das lutas dos trabalhadores. Continuamos organizados, mas cada dia mais temerosos, pois os tentáculos tentam a todo custo se aproximar do núcleo gerador do movimento. Corremos riscos, poiscomo sabes, desprotegidos, inclusive pela ausência do sindicato em nossa luta. Vou dar um jeito de fazer chegar até o sr os próximos passos, mas desde já agradecemos sua vontade de estar ao nosso lado. A pior coisa que temos é ter um sindicato que não nos representa dignamente, não é de luta, de embate, de combate, de enfrentamento ao patrão. Querem acordo em tudo e tem momentos que ele não é mais possível, pois estamos sendo humilhados rotineiramente.

Francisco Moreira

Anônimo disse...

Caro camarada Francisco, fico grato pelas palavras e por levar adiante essa ideia.

Riscos sempre estarão a nossa frente, eu estarei arriscando também nessa luta com vocês, não podemos ter medo, ousadia, saber que não é uma luta de uma categoria, não é algo egoísta, e sim uma luta para despertar uma nova consciência socio-cultural nas pessoas, esqueça sindicatos e políticos, a luta é nossa, a luta é para os que tem honra seja na vitória ou na queda, como Che.

Veja que todo ano que passa é a mesma coisa, e vocês no caso dos transportes continuam a viver essa merda de sistema e trocando 5000 vezes de marcha por turno como disseram, o buraco é mais embaixo.

Muitos irão chamar isso de radicalismo, extremismo, mas na verdade é ser realista, não há extremos, ou se é de direita ou de esquerda, o centro é o cu e não leva pra nenhum lugar.

Abraços e fico no aguardo camarada

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

Anônimo disse...

Companheiros e companheiras,

Acessem o link e confiram nota da CUT em apoio à luta dos condutores de Bauru. O documento foi aprovada na Plenária de ontem. Favor ajudar na divulgação.

http://www.cutbauru.blogspot.com.br/2012/09/cut-apoia-luta-dos-condutores-por.html

Um forte abraço,

João Carlos de Andrade

Anônimo disse...


A questão no caso é que a greve é um ato legal, reconhecido. Abrir as catracas pode configurar crime, assim como vender alguma coisa em uma loja e não cobrar só pra pressionar o patrão a lhe pagar mais...

RODRIGO SANTOS, DO FACEBOOK

Anônimo disse...

É de espantar essas mentes de "einstein" que pululam pelos facebooks da vida.

Primeiro pela comparação de um serviço de utilidade pública com uma loja. Segundo, já deixei claro em outros comentários que não faço discussão de greve em cima de ponto economicista, leia um livro para entender como funciona o sistema financeiro do capital e verá como andam em círculos com essa questão.

E quem disse que quero ser legal ao sistema?? Quero subversão, aliás fora do ponto de vista do sistema, acha que é legal o que as pessoas passam diariamente em suas vidas??

O sistema legaliza isso, eu quero a ilegalidade disso tudo, se querem agir dentro da lei, é conformismo, então não encham o saco todo o ano, toda a vida reclamando das mesmas coisas se acham tudo isso uma legalidade e todos vão votar nas eleições feitos cordeiros achando que é assim que funciona as mudanças da vida.

No texto desse post mesmo, está o exemplo do prefeito da cidade na Espanha, acha que o sistema vê isso como legal ou crime??

Tenho inveja desses povos, de argentinos, cubanos etc, esses provocam aqui a bundamolice parece que venceu, discursos manjados e bonitinhos fazendo a alegria na ejaculação precoce de uma militância de punhetas.

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

Anônimo disse...

Sr. Marcos

Sua justificativa é boa, mais do que válida. Perceba isso: o sr não tem nada a perder, mas nós talvez tenhamos mais. Família e o tacão da lei sob os ombros. Seriam implacáveis conosco, não acha? E o sindicato ñem por sonho estaria ao nosso lado em algo assim. O problema é a vulnerabilidade. Hoje o prefeito está sentado com a empresa e tenta fazer eles entenderem que nossas reivindicações são justas e precisam ser atendidas. Se o for, nãop haverá mais motivo para se continuar no estado de pré greve. Veremos o que sai da reuni~çao de hoje.

Francisco Moreira

Anônimo disse...

Meu caro e novo camarada Francisco que espero poder ter o prazer em conhece-lo pessoalmente, vou lhe dizer algo, mas não gosto de prolongar muito nisso para não ficar pedante.

Quando você fala em perdas, tenha a certeza absoluta, que perdi uma vida para ter uma bem complicada e nada fácil nesse sistema, mas que me apresentou um vasto universo, coisas infelizmente invisíveis aos olhos da maioria, cegos pelo sistema, me apresentou dignidade e honra de uma luta.

Dito isso, numa situação dessa que proponho do transporte, eu estaria também a mercê de processos, ser detido, responder criminalmente, mas leis desse sistema são para serem quebradas pelos verdadeiros revolucionários e pensadores de uma nação, você já pensou o quanto difícil foi para Copérnico, Kepler, Galileu, Newton, Darwin e etc enfrentar uma mão tão forte como a que convivemos diariamente???

E os guerrilheiros heroicos??? Já pensou se tivessem essa visão individual de cada um com seus problemas, esse padrão prisional familiar do capitalismo, se teriam feito alguma coisa?? Se vivessem de repetir meros clichês e não pensassem com atitudes ousadas como fazem esses bananas de hoje que se dizem "operários e socialistas" mas na hora de dar o passo adiante são covardes num grande teatro populista que não questiona, não inflama e peidam na farofa.

Quero que perceba que, não penso numa greve com a visão limitada e oportunista que é praticada, e sim vendo nisso uma forma de acender o pavio da luta, uma dimensão bem maior, além das marchas dos ônibus, que vocês assim como todos possam fazer com que ao menos futuras gerações possam imaginar em ter a oportunidade de adentrar esse vasto universo que falei.

Verás que no momento serão poucos que realmente querem lutar, mas é uma forma de massificar o ideal, trazer a população ao nosso lado, e com certeza isso correria o país nos mais variados meios de comunicação e o pontapé exemplar para tantos outros que só estão a espera de que algum lugar comece, aí sim poderemos modificar algo.

Não se deixe levar por papos derrotistas e pessoas tentando convencer a ser bunda mole, que é assim e pronto, cumpra-se a lei, esses são os que fazem esse país estar morto.

Não confie no prefeito, não se deixe levar por essa imagem de amiguinho, de banana de pijama, que isso é uma canalha como os outros, e sei do que estou falando, e ele aceita e gosta de fazer parte desse jogo e não tem problema e nem vergonha de permanecer ao lado da corrupção, como é período eleitoral e greves são ruins, pode ter certeza que vai tentar maquiar, enrolar, passar sua lábia esperta, se cair nessa de novo, ano que vem estaremos com as mesmas discussões e falando em greve como tem sido todos os anos.

Essa vida é uma mentira no capitalismo, mais do que transporte, eu penso muito além disso para toda nossa sociedade.

Você sabe como me encontrar, se quiser iniciar algo de verdade, pode deixar que conversarei com seus amigos tentando ser o mais claro possível e levando-os a questionar esses pontos, é um sacrifício de todos nós, mas é o que dá alguma chance a um bom futuro.

Che morreu para a luta viver ao longo de séculos, não deixe que pelegos e bundões enterrem para sempre o verdadeiro homem que morreu por todos nós.

Pátria ou morte!!!

Marcos Paulo
Comunismo em Ação