segunda-feira, 24 de setembro de 2012

INTERVENÇÕES DO SUPER-HERÓI BAURUENSE (44)
A POESIA CAMINHA NO SENTIDO OPOSTO AO DA ATUAL POLÍTICA
Reta final de eleição é quando os ânimos mais se acirram. Exaltação à flor da pele e diante disso o GUARDIÃO, super-herói bauruense, desses que não age conforme as conveniências pré-estabelecidas pela forma como é feita a política nos tempos atuais, vem a público sugerir uma redescoberta nas carcomidas relações humanas. Seria de bom alvitre se todos os envolvidos com o tema dessem um breque na insanidade, voltando seus olhos para a poesia. “A insanidade é esse endeusamento irrestrito ao deus dinheiro, às conveniências do mercado, ao conchavo de coligações espúrias, boicotes das leis usando-a conforme sua conveniência, aos verdadeiros atentados à lei da razão e do bom senso, e principalmente, à falácia perniciosa de se acharem os únicos salvadores da pátria, quando se usa muito o ‘eu’ resolvo e cada vez menos o ‘nós’. Está todo mundo no desvio e se achando o máximo”, começa sua explanação, o sempre ponderado Guardião.
A proposta do super-herói é a de que falta POESIA nas relações atuais. Aliás, falta poesia e sobra insanidade. “Deixaram a simplicidade de lado, a ordem natural das coisas foi deixada de lado, o ordenamento contemplativo de nossas belezas, preservando-o para que gerações futuras não padeçam é impensável nos discursos e ações, enfim perdeu-se a capacidade de enxergar o lado poético das coisas. Tudo continua no mesmo lugar de sempre, mas cada vez a simplicidade das coisas é ignorada, rejeitada, sendo colocado em seu lugar uma besta praticidade, um discurso onde em nome de um tal de PROGRESSO são cometidas as maiores barbaridades e ninguém mais reage. As pessoas parecem estar acuadas pelo discurso desse irrefreável progresso como a única solução, a única via possível e daí tudo é permitido. Observe sempre, em todas as ocasiões onde alguém desfere a palavra PROGRESSO, que algo está sendo destruído, alguém está ganhando muito (poucos, aliás), a maioria sendo enganada e a cidade ficando mais feia. Na boca desses não existe mais possibilidade de conciliação, pois o bolso cheio, os negócios são os impulsionadores de suas vidas”, essa uma parte do desabafo do quase desiludido super-herói, que vê Bauru no meio desse tiroteio, algo que poderia ser de forma simplista resumido na eterna luta do bem contra o mal, muito comum das estórias de HQ, que ele conhece muito bem.

A solução, segundo Guardião está na poesia, não numa simples letra colocada no papel, mas na existente nas mais insignificantes coisas. Tudo pode ser materializado em poesia e, segundo ele, isso é o que se perdeu. Voando pela cidade, acabou baixando sua capa na exposição da unidade local do SESC, a “Olhos de Barros – A poesia de Manoel”. No livrinho explicando o maravilhamento ali exposto algo de singular: “Manoel de Barros é um poeta que vive, em sua poesia, o hiato entre o homem culto e o homem primitivo que é. Ao mesmo tempo em que bebeu da fonte do erudito, também se entregou a uma força a que muitos resistem: a abstração, capaz de levar uma pessoa a lugares muito além do censo comum. A obra de Manuel nasce (...) embolada com as coisas da terra, os musgos, muros de pedra, passarinhos e sapos”.

Quem não entendeu nada precisa ir lá e conferir o que seria isso e como o deslumbre pode contribuir nos enfrentamentos aos ‘dragões da maldade’ existentes no dia-a-dia. “As pessoas precisam aprender a viver mais desapegadas das coisas materiais. Dar outro sentido às suas vidas, mudar de rumo, acordar para a necessidade da preservação, da não destruição, da não acumulação excessiva, deixando dessa forma de serem doentes. É a busca pela cura. Esse amontoado de gente se achando uma melhor e mais preparada que a outra, vendo só os erros dos outros e não os seus próprios, essa ganância pelo poder a qualquer custo é uma doença. Manoel de Barros propõe a todos um tratamento intensivo e para sacarem isso seria bom nossos candidatos, não só os do Executivo, mas também do Legislativo irem lá e saírem do prumo. Eles estão aprumados pelo lado errado da vida e precisam de toques, algo transformador em suas vidas. Não peço para que sejam bobões, ficando com a cabeça no mundo da lua, não, não é nada disso. A luta por dias melhores é contínua, mas sem ganância, sem essa tola superioridade, esse ar de maldade explícita, inerente do neoliberalismo acumulativo e predatório. Quem for lá e não for tocado, pode esquecer, não serve como nosso representante. Queria vê-los debatendo sua visão de mundo diante de tudo aquilo, após uma viagem pelos ensinamentos desse Manoel, o poeta pantaneiro, bugre e cheio de sabedoria, bem diferente da encontrada nos discursos dos políticos e candidatos. Será que algum deles já passou por lá? É necessário desparafusar o queixo empinado e desatarraxar a arrogância existente dentro de cada um. A poesia tem esse poder”, encerra a questão e deixa a sugestão no ar.

Obs.: Esse guardião é criação do desenhista Leandro Gonçalez (www.desenhogoncalez.blogspot.com), com pitacos desse mafuento escrevinhador, o HPA, ambos inspirados na poesia de Manoel de Barros. Uma alvissareira notícia para o Guardião: Gonçalez foi contatado pelo CATALOGADOR BRASIL, cujo endereço no facebook é http://www.facebook.com/catalogador e lá a reunião de todos os super-heróis brasileiros. Guardião está sendo incluído no catálogo dos Heróis do HQ Nacional e em breve tudo será explicado de forma mais detalhada por aqui. É um luxo só!!!

7 comentários:

Anônimo disse...


HENRIQUE,leveza e bom humor sempre cai bem numa segundona.
Verdadeiras perolas poetico/filosoficas, aproveito e mando algumas minhas: cidade é igual tacho de melado ferve e joga a espuma pras beradas.
tonto é igual tiririca raleia mas não acaba.
um abraço Lazaro Carneiro

Anônimo disse...

HENRIQUE

Ri muito com esse seu relato. Como seria tudo tão maravilhoso seguindo os ensinamentos poéticos.

Assim como Lázaro, acabo de ler um do Eduardo Galeano: "Quero ajudar a recuperar o brilho do arco-íris humano, que é mais belo do que o arcoíris do céu, e nisso ando há muito tempo e cada vez mais entusiasmado por tal desafio. Os cientistas dizem que os humanos são feitos de átomos, mas a mim um passarinho me contou que somos feitos de histórias".

Vou lá no SESC ver a exposição e depois de conto se ainda tenho salvação.

Aurora

Anônimo disse...

"Pois é, Henrique, ontem fui lá no SESC ver a exposição e a poesia de Manoel de Barros e não vi nenhum dos candidatos por lá. Também não vi, na agenda de nenhum, um horário para ir lá. Felizmente, não tenho mais obrigação de votar. Só voto se creio em algum candidato. Está difícil..."

ELZA CAPUTO

Anônimo disse...

Mané de barros, Fernando pessoa, Décio Bassan, tudo gente da mesma laia, kkkkk. Fui ver sim, não poderia jamais perder isto...e chorei pra burro. Você sabe muito bem porque! Pena que ELES jamais passarão por lá.

Anônimo disse...

Eles, os poetas, mais que nunguém entendem de povo e de futuro, né? Abraços. Rose Barrenha.

Anônimo disse...

Eles, os poetas, mais que nunguém entendem de povo e de futuro, né? Abraços. Rose Barrenha.

Anônimo disse...

HENRIQUE

É AQUI QUE O GUARDIÃO VAI ESTAR EM BREVE:

UMA REUNIÃO DE TODOS OS SUPER-HERÓIS DO HQ NACIONAL.

http://www.facebook.com/l/9AQEn2e-3AQFX3EDh9Iic5-1-9miAz6ysu-d9Q4T1POoeag/hqquadrinhos.blogspot.com.br/

LEANDRO GONÇALEZ