segunda-feira, 24 de novembro de 2014

INTERVENÇÕES DO SUPER-HERÓI BAURUENSE (78)


UMA FOGUEIRA QUE SÓ CRESCE E POUCOS QUEREM COLOCAR A MÃO
O que mais se fala hoje país afora é sobre os escabrosos casos de corrupção, um na seqüência do outro. O triste de tudo o que é visto e divulgado é o procedimento da mídia nativa, uma que investe na demonização de um dos lados da questão, no caso atual, o envolvendo petistas e a Petrobras, fazendo pouco caso e até contribuindo para que outros, de igual ou até maior teor não tenham prosseguimento. Esse o mal atual do país. A corrupção não acabará com a prisão somente de petistas, pois todos os outros continuarão a agir descaradamente e por todos os lados e lugares. Pensando nisso estamos vendo arder em plena praça pública bauruense uma imensa fogueira e ao seu lado o intrépido Guardião, o super-herói bauruense. A equipe de reportagem desse mafuento espaço foi conferir do que se tratava.

“Cansei desse negócio de instigar só um dos lados da questão. Basta disso, de tudo e todos ficarem revoltados e buscar justiça demonizando uns e inocentando outros. Eu quero ver a corrupção se findar de uma vez por todas e não dar fim a um grupo que a pratica e deixando tudo livre para outro continuar agindo. Veja essa fogueira bauruense, nela ardem vários escândalos mal resolvidos, mal explicados e até então não elucidados a contento. Esses nossos escândalos parecem não revoltar as pessoas, como as vejo opinando e querendo resolver no tapa os do dito Petrolão. Por que essa diferenciação?”, começa sua fala e escondendo as mãos por detrás do corpo, não deixando-a se queimar pelos casos bauruenses.

Guardião faz questão de lembrar de alguns. “O mais gritante é o da AHB – Associação Hospitalar de Bauru, quando mês a mês, pessoas indicados pelo deputado estadual eleito por Bauru desviaram alta grana aqui enviada para resolver o problema da Saúde Municipal. Isso sim é um verdadeiro mensalão, mais do que comprovado. Outro é o desse valor estratosférico da hoje dívida da COHAB, algo impagável e inadministrável. Ninguém consegue explicar a contento como foi possível deixar uma dívida chegar a valores tão absurdos. E o caso do Viaduto inacabado, que hoje está quase pronto e somente uma de suas alças será aberta para utilização da população. Dizem que muita grana entrou pelo ralo nessa obra. Temos o Hospital do Centrinho no centro da cidade, obra de décadas, dinheirama contínua entrando lá em seu caixa e o hospital nunca fica pronto. Tem mais e mais. São lotes urbanos, condomínios lacrados, marcas divisórias incorretas, obrinhas e obronas. Diante de tudo o que ocorre em escala nacional, impossível não ter o mesmo receio e medo com as obras ocorrendo aqui na nossa aldeia”, conclui o super-herói.

Daí, tudo estar ardendo numa imensa fogueira, dessas que deveria estar mais do que acesa em todas as cidades, lugares e até nos confins. “Quem não se lembra do pecuarista que disse em alto e bom som de como diz ser o procedimento dentro de um setor de liberação de obras públicas na cidade? Que foi feito? Não se fala mais nada disso. E os Ficha mais que Sujas, todos condenados nos tribunais, mas continuando sendo votados, eleitos e assumindo cargos? Temos vários exemplos na região. No caso do Petrolão é feito o mais escarcéu, mas nas questões locais tudo vai se dissipando ao sabor do vento e em pouco tempo cai no esquecimento”, faz questão de ainda dizer antes de encerrar o assunto. Essa fogueira não pode ser apagada, pois existe muita lenha sendo ainda jogada nela, mas não existe ainda uma revolta popular, manifestações contínuas para desbaratar algo sobre esses conteúdos. Quando a reportagem sai da praça, deixando lá a fogueira ocupando quase todo seu espaço, ainda dá para ouvir Guardião se lamentando: “É mesmo muito fácil falar do corrupto lá de longe do que desvendar o que ocorreu aqui na nossa aldeia e ainda por cima, porque aqui é tudo gente conhecida, muitas vezes colegas de chopp, piscina, café nos bares, escola e estamos trombando vez ou outra pelas esquinas da vida”.

Obs.: Como todos sabem, Guardião é cria do artista LEANDRO GONÇALEZ e aqui no face e no blog com pitacos desse HPA. A novidade da semana é que Gonçalez está lançando cria nova na praça e tudo sendo revendido lá na Banco do Orlando, a mais famosa de Bauru, ali na rua 1º de Agosto. Agora ele funde dois heróis, duas cidades e na defesa de inimigos comuns. Veja no anexo mais detalhes do lançamento e passe por lá buscar o seu. Não mais que R$ 5 pratas cada exemplar.

2 comentários:

Anônimo disse...

HENRIQUE

Ouvi hoje na hora do jantar, por volta das dezoito horas, no Plantão das Seis, da Auri-Verde, hoje apresentado pelo Alexandre Pitolli algo que vem de encontro a isso que escreve. Ele disse comentando sobre a corrupção da Petrobras e de outras, algo assim: "Quem como eu conhece um pouco só de como se dá as coisas nas Prefeituras por aí, sabe muito bem que nada mais se recebe no prazo combinado se não ocorrer uma grana por fora. Os caras te dizem que irá receber em 180 dias e ninguém aguenta esperar isso e acabam dando algo por fora e em tres dias o dinheiro está na conta". Isso virou praxe, meu caro e não é exclusividade do PT, como bem disse. é algo de todos, todos praticam isso, uma vergonha institucionalizada. Gostei do escreveu, pois bate bem com tudo isso que sabemos muito bem está a ocorrer por tudo lugar. E como acabar com isso?

André Ramos

Unknown disse...

Excelente texto/reportagem, meu amigo Henrique!

Realmente esses escândalos aí ocorridos precisam AINDA de explicação dos políticos, administradores, empresários e da justiça.
O Deputado Pedro Tobias (reeleito) e seus eleitores precisam dar satisfação à população sobre o episódio AHB.

Só tenho visto este Mafuá, o Guardião de Bauru Gonzales, o Pedro Valentim e alguns outros leitores cobrando isso tudo - o que tem feito não cair no esquecimento geral.

Agora, é preciso cobrar da Justiça - e é isto que faço aqui: porque tanta demora?

Aliás, já passou da hora de a Magistratura e o Poder Judiciário no todo serem desmitificados. Tem que haver controle desse "Poder". O Judiciário não pode estar acima do bem e do mal!

Há muitos "MENSALÕES" também na Polícia e no Judiciário, envolvendo desde Delegados corruptos e corruptores a Magistrados corruptos e corruptores.

Eu tenho vergonha dos que comandam a Política brasileira (em todas as esferas). Tenho vergonha dos que comandam a Justiça brasileira (em todas as esferas, com exceção do MP que ainda se salva). E eu tenho vergonha daquele que foi a força viva da sociedade em tempo idos - o Movimento Sindical - hoje tão leniente ou corrompido. Assim também o PT, que não me representa mais por causa da sua cúpula dirigente que há anos se encastelou no poder a todo custo e preço, abandonando a sua militância.

Essa fogueira é grande, meu amigo Henrique porque é alimentada com "pau-brasil" que vai se ajeitando, se acomodando ou se escondendo.
Ela só se apagará através de duas ações:
- com o som dos tambores nas ruas e nas portas dos palácios. Ou:
- com o som das rajadas de fuzis disparadas pelo povo, numa guerra de guerrilha, ação essa, última, ainda utópica!

PARABÉNS GONZALES, GUARDIÃO, HERÓI DA RESISTÊNCIA E TODOS OS MAFUENTOS HENRIQUEANOS!

duilio duka de souza zanni