quinta-feira, 27 de novembro de 2014

AMIGO DO PEITO (97)


A PREMIAÇÃO DO MAHIN, ALGO MAIS DE PREMIAÇÕES E MAIS AINDA DE ALGUNS AMIGOS
Bauru e o mundo todo fervilham de premiações variadas e múltiplas. Elas acontecem de todo o jeito e maneira. Hoje, o que mais viceja por aí são os prêmios JABÁS. Sabe o que venha a ser isso? O cara paga para ser premiado. De vez em quando saem listas e listas de premiados e com fotinhos deles recebendo a láurea. Firmas especializadas nisso vão até sua empresa e oferecem o prêmio, daí se você aceita, paga o combinado e sai na foto. Flashes pipocam e sua foto sai publicada em tudo quando é coluna social. Qual a validade disso? Nenhuma. Outro dia estava com o vereador Roque Ferreira lá em Tibiriçá quando recebemos uma premiação, a Medalha Zumbi dos Palmares, após escolha de pessoas da família Queté para umas vinte pessoas que contribuem para diminuir esse evidente preconceito pairando no ar. Roque me sussurrou num certo momento: “Essa premiação vale muito. Vindo de onde vem, pela simplicidade e honestidade da escolha, valçe muito mais do que aquelas cheias de pompa”. É exatamente isso.

Hoje, quarta, 19h, salão junto ao Teatro Municipal mais uma premiação e ao mesmo estilo da ocorrida com o Zumbi dos Palmares. Dessa vez é o Conselho da Comunidade Negra quem realiza cerimônia de entrega do Prêmio “Luisa Mahin”, dentro da programação de atividades do “Mês da Consciência Negra”. “O “Prêmio “Luisa Mahin” é concedido a 18 pessoas da sociedade que em seu ramo de atividade tenham prestado relevantes serviços à comunidade e contribuído para a redução do preconceito, racismo e discriminação contra a população negra. Os premiados deste ano são: Dalva Martins Costa, Pedro Miguel de Camargo Júnior, Geraldo Martins Francisco, Nanci Massinatori Oliveira, Silvio Durante, Nádia Barnes, Júlio Cesar Ribeiro Barbosa, Audren Ruth Victorio, Leandro Ferreira, Eunice Barbosa, Adílio Nascimento, Márcio Beltrani dos Santos, Diogo Alves, Sidnéia da Silva, Rogério de Melo Gantus, Francisco Maia e João Carlos Andrade”

Tutti buena gente, cada um com uma bela justificativa para ser agraciado, assim sendo queria escrever de todos, mas o faço de uns poucos, talvez mais próximos de mim. Nãop me seguro nas calças quando vejo amigos sendo agraciados com o reconhecimento do que estão aprontando cidade afora. Um chamego a mais para:
SILVIO DURANTE – Um meninão na acepção da palavra, com um engajamento nas ruas e lutas não por questões funcionais (vejo muitos na luta só por causa do cargo que ocupam), mas por acreditar de verdade nas transformações tão necessárias a essa cidade, estado e país. É desses que, pela idade, tem muita garra, fibra e disposição, para dar e vender.
NÁDIA BARNES – A vida nos apronta inesperados e reveladores esbarrões, safanões e encontrões, uma espécie de provas de fogo para conosco mesmo. Quem supera tudo, finge estar tudo maravilhosamente bem e não abandona a cancha de luta por nada desse mundo, merece mesmo um abraço mais apertadinho, um acarinhamento mais pessoal. Essa está a merecer isso e muito mais.
AUDREN RUTH – Que dizer de uma pessoa com uma voz divinal, dessas abençoadas por algo supremo? Isso por si só já a consagra, mas junto da voz a pessoa, daí ela bate recordes. Simples, singela, dedicada e eficiente, um maravilhamento, que ainda é mal aproveitada. Tantos projetos com sua chancela dão certo quando a vejo junto deles, pois essa luz interior, mesmo a gente se esforçando, não é para todos. Ela é especialíssima.
CHICO MAIA – Um cara que sabe o que faz, como faz e trilha o bom caminho, aquele que sabe ser mais do que necessário para esse país ir se tornando pouco a pouco mais palatável e onde as contradições e diferenças possam ir diminuindo. Pessoa muito sensível, sabe como tratar o semelhante mais simples, com uma altivez e sapiência de cair o queixo. Como é gostoso elogiar gente desse naipe.
JOÃO CARLOS ANDRADE – Conheci quando o vi chegando em Bauru, um meninão cheio de sonhos e pouco a pouco vi ele conseguindo realizar alguns. Hoje, pode ser considerado um vencedor. Vive no meio de um mundo em plena transformação, o sindical e sabe que o seu papel, além de tudo é não deixar que essa luta de décadas não caia na vala comum, pois o sindicato é sempre mais forte quando está ao lado, de fato e de direito do trabalhador e na ode siglas partidárias. Ele pode ser um divisor de águas disso tudo.

Queria (e vou) escrever de tantos outros, mas para tanto quero conhecê-los melhor. Para tanto, estarei lá logo mais a noite na premiação. Para bens a todos os agraciados.

A ENTREGA DO PRÊMIO LUIZ MAHIM - Ontem postei algo aqui sobre alguns amigos recebendo a honraria do diploma. Fui lá conferior e o que vi foi algo inebriante. Voltei com uma só certeza, a de que a entrega desses prêmios de caráter popular são, além de os mais honestos, os mais vibrantes, os cheios de calor humano. Daí me pus a imaginar como seria os bastidores dessas festas onde o cara paga para ser homenageado, como se dá as conversas nos momentos daquele informal encontro para saborear do buffet. O presenciado ontem é indescritível. Uma alegria que irradiava por todos os poros e além dos reencontros mil, muitas novas amizades. Não existe nada igual.

AINDA ONTEM DIPLOMADOS COM O LUIZ MAHIM - A HISTÓRIA DO TURBANTE - Essa merece um escrito especial. Vai pintar por esses dias um curso de Turbante patrocinado pela Nina Simone, ops, desculpe, Nina Barbosa, especialista no quesito. Eu, Tatiana Calmon e Silvio Selva já estamos inscritos por antecipação. Por enquanto imaginem o que ocorreu vendo as fotos.......

2 comentários:

Mafuá do HPA disse...

Alguns comentários via facebook:

Agnaldo Lulinha Silva Obrigado meu irmão por divulgar os nomes dos nossos companheiros
26 de novembro às 15:19 · Curtir · 2

Nádia Barnes Obrigada querido Henrique Perazzi de Aquino, gde bj espero vc !
26 de novembro às 15:25 · Curtir · 2

Oscar Fernandes da Cunha Eu tive a honra de receber o Prêmio Luiza Mahin em 2005.
26 de novembro às 15:34 · Editado · Curtir · 3

Gilberto Truijo ESTAREMOS LÁ ACOMPANHANDO OS COMPANHEIROS.
26 de novembro às 15:36 · Curtir · 2

Valdir Ferreira de Souza Estaremos, lá, está noite.
26 de novembro às 15:43 · Curtir · 2

Ademir Elias Muito legal meu caro Henrique este destaque que dá para as pessoas de nossa comunidade, através de textos muito bem elaborados.
26 de novembro às 23:29 · Curtir · 1

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS DO FACEBOOK E SOBRE O TURBANTE:

Rosana Zani Parabéns aos homenageados!!Abraços!!
Ontem às 10:09 · Curtir · 2

Alberto Pereira Parabéns!!
Ontem às 11:31 · Curtir · 2

Nádia Barnes Obrigada Henrique Perazzi Aquino, vc sempre carinhoso!bjs e adorei te ver!
Tatiana Calmon A NIna e tudo de bom
Ontem às 09:44 · Descurtir · 4

Helena Aquino Lindas fotos .... Parabéns
Ontem às 09:48 · Curtir · 2

Henrique Perazzi de Aquino Te convidei para ir Helena Aquino, vc e Ana Bia Andrade e ambas não foram. Perderam, essas coisas não acontecem duas vezes assim num vapt vupt, agora só na Festa Bolivariana.
Ontem às 09:50 · Curtir · 4

Henrique Perazzi de Aquino Sabe que nem sei se o Silvio Selva conseguiu pegar de volta oseu turbante. Deu Silvio? Emprestei dele e depois andou da minha cabeça para a da Tatiana Calmon. Mas se não reclamou, deve ter voltado ao proprietário. Valeu o empréstimo.
Ontem às 09:57 · Curtir · 4

Tatiana Calmon ta insunuando que eu poderia ter "bifado" o pano do Silvio?????? Nossa Henrique Perazzi de Aquino, pq eu não pensei nisso ontem rs
Ontem às 09:58 · Curtir · 3

Rosangela Maria Barrenha Kkkk
Ontem às 09:59 · Curtir · 2

Silvio Selva pois eu pensei, e não desgrudei dele. A Tati sempre teve costume de socializar algumas coisas bacanas minhas
Ontem às 10:00 · Descurtir · 5

Tatiana Calmon nossa....to bege
Ontem às 10:03 · Descurtir · 5

Tatiana Calmon affff
Foto de Tatiana Calmon.
Ontem às 10:05 · Curtir · 3

Rosana Zani Henrique Perazzi de Aquino ficou parecendo árabe...kk
Ontem às 10:07 · Curtir · 3

Cida Conca Eu queroooo
Ontem às 10:49 · Curtir · 2

Rosangela Maria Barrenha Sumemu, Silvio Selva
Ontem às 11:17 · Curtir · 2

Denise Amaral Eu tbem querooo
Ontem às 12:11 · Curtir · 3

Henrique Perazzi de Aquino Eu vou ser o AGENCIADOR do tal curso e vou ganhar as burras em cima de vocês, além de fazer o meu de graça. Que acham? Justo né?
Ontem às 13:04 · Curtir · 1

Tatiana Calmon ja estou agenciando a oficina Henrique Perazzi de Aquino, so vou fechar a data com a Nina Barbosa
Ontem às 13:05 · Curtir · 2

Henrique Perazzi de Aquino Sua intrometida e incherida... Gostei não, viu!
Ontem às 13:06 · Curtir · 2

Tatiana Calmon kakakkaa, mas ja combinei isso ontem com ela, uma oficina aberta, bem bacana
Ontem às 13:07 · Curtir · 1

Henrique Perazzi de Aquino qUERO PARTICIPAR, PELO MENOS ISSO...
Ontem às 13:08 · Curtir · 2

Tatiana Calmon vamos deixar voce fazer a cabeça kakakaka
Ontem às 13:12 · Editado · Curtir · 2

Henrique Perazzi de Aquino Silvio, se não imagina a alegria de te ver novamente atuando nas hostes da Cultura Municipal. Vc conhece muito daí e tem muita lenha para queimar junto dos daí. Quero te parabenizar pela nova etapa.
Ontem às 13:11 · Curtir · 3

Nina Barbosa Vai ter oficina para todo mundo kkkkkkkkkkkk Henrique Perazzi de Aquino Tatiana Calmon e quem vier só estou esperando o Roque Ferreira liberar o local e a data kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Ontem às 17:16 · Descurtir · 3

Roberta Porcino eu querooo \o/