sexta-feira, 20 de novembro de 2015

ALGO DA INTERNET (110)


COMO É ENCARADA A CAPITULAÇÃO DO GOVERNO ALCKMIN QUANTO AO FECHAMENTO ESCOLAS ESTADUAIS
Opiniões de gente envolvida com a questão e o que acham do tal recuo de Alckmin. Terá sido consciência do erro cometido ou mera tática para ganhar tempo e engambelar os estudantes lá na frente? Vejam as opiniões e tirem todos suas próprias conclusões:

1.) “MESMO COM MANOBRA TUCANA A VITÓRIA DOS ALUNOS É INQUESTIONÁVEL: Embora Alckmin tente claramente uma manobra diversionista - primeiro os estudantes desocupam as escolas, depois abrem-se negociações - não há dúvida: o governo recuou. É preciso reconhecer esse movimento como vitorioso! Mesmo que estejamos no meio da luta. Não ver isso é não perceber o quanto se avançou não apenas na disputa pelo espaço público, como no essencial: os corações e mentes da população do estado de São Paulo. Na opinião pública - ou na batalha de comunicação - Alckmin está perdendo feio”, Gilberto Maringoni, professor e chargista.

2.) “Movimento é isso... o resto é desfile de moda verde-oliva”, professor Reginaldo Tech.

3.) “Depois de tantos argumentos colocados pelos estudantes, pais e professores, no debate público organizado na escola Stela Machado essa noite, dizendo sobre a necessidade de um plano pedagógico de aproximação e não de afastamento, sobre a superlotação das escolas, sobre o fechamento das salas noturnas, sobre a importância para a comunidade que a escola tem, sobre a falta de diálogo do estado e tentativa de imposição da reorganização na vida da sociedade envolvida, sobre o sinismo da diretoria regional de ensino dizendo pras mídias que os estudantes não tentaram diálogo formal, quando que ao contrário disso, eles já fizeram 2 manifestações exigindo diálogo da mesma, só me restou dialogar sobre o programa classista do nosso governador Geraldo Alckmin do PSDB, que tem objetivos claros e prioridades claras, prioridades estas onde a população pobre passa bem longe. Ocupação Stela Machado vocês me inspiram a cada hora, e acada momento que passamos juntos, a cada vez que me chamam de professor, mesmo eu sendo apenas um aspirante a isso, me orgulha e só reafirma que fiz a escolha certa quando escolhi mudar minha vida pra ser professor, obrigado pelo carinho e pelas 65 horas de ocupação, que na verdade são de aula de vocês e com vocês! Ocupar ainda mais, resistir sempre!”, líder estudantil Igor Fernandes.

4.) “Lembrando que toda essas questões de fechar as escolas é só a ponta do iceberg. Professores desestimulados, péssima qualidade de ensino....etc... REFLEXO DE ANOS DE UMA POLÍTICA "EMBURRACIONAL" DO ESTADO DE SÃO PAULO”, professor Markinho Oliveira.

5.) “... lógico que é manobra pra desmobilizar ... o medo é da experiência crescer, o saldo em organização e consciência e principalmente o prazer libertário da ocupação ... comemorar sim, sempre, DESOCUPAR JAMÁS!!!”, professor Tauam, o Narciso do Tempo.

6.) “Eu penso que foi uma vitória e tanto dos estudantes. Considero, sem medo de errar, que esta é a maior derrota sofrida pelo tucanato, desde que chegaram ao poder no Estado, em 1994. Isto porque aquele lance de 2013, do cancelamento do aumento da tarifa do Metrô, foi um desgaste compartilhado com a prefeitura e o governo federal - que, aliás, ficou com a maior fatia do desgaste. A questão semântica para mim é de menos. Não se pode esperar que, numa mesa de negociação, qualquer um dos lados arreganhe as pernas. Busca-se um consenso que seja menos pior para as partes em conflito. Se ele tivesse usado o termo "cancelar" no lugar de "suspender", o que isso o impede de voltar atrás, daqui a uns meses? Por ora, o fato é que ele teve de desistir da decisão, que era vital para seu ajuste fiscal. Não só para o ajuste fiscal, mas para acabar com o último foco de resistência que ainda restava à política deles: os trabalhadores da educação e os estudantes. Embora não sejam todos de oposição, há organizações ainda fortes nessa área, que seriam feridas de morte, quando ele concretizasse o plano de entregar todo o ensino fundamental nas mãos das prefeituras falidas. (...) Olhando de fora, eu acho que é preciso ser extremamente cuidadoso no modo de se posicionar frente a esta nova realidade. Nem muito ao céu, nem muito ao chão. Porque, de fato, o excesso de alegria pode desmobilizar a garotada. Por outro lado, uma vitória aumenta o ânimo de quem luta. Quando a primeira escola foi ocupada, quem imaginava quem pudessem chegar tão longe. Aliás, não digo nem quando a escola foi ocupada. Quando os primeiros estudantes foram às ruas protestar contra a proposta, que ninguém sabia ao certo como seria, alguém podia imaginar que a coisa pudesse crescer tanto? Eu acho que só avançaram tanto porque acreditaram no impossível”, jornalista Rodrigo Ferrari.

7.) “NÃO SE PODE ACREDITAR NESTE GOVERNO. É MANTER A MOBILIZAÇÃO, OCUPAÇÃO PARA BARRAR A REORGANIZAÇÃO”, vereador Roque Ferreira.

8.) “Enquanto o Geraldo bagunça, os alunos organizam a educação - A dirigente de ensino Gina Sanches permanece em seu Castelo e ignorou o convite dos pais, alunos e comunidade p audiência no Stella Machado. Ela foi novamente convidada p hj, sábado ou qualquer dia. Uma mãe de aluno fez um relato preciso do q é a proposta do Geraldo: "tentaram enganar os pais." Acrescentou q ninguém da diretoria de ensino soube esclarecer suas dúvidas. Foi à escola p qual seu filho seria transferido e constatou q o prédio ñ tinha salas p receber mais estudantes. Os alunos do Stella comentaram q estão aprendendo muito com a convivência, as atividades pedagógicas e os afazeres, num nível excepcional de organização; numa lição de mobilização q a gestão do governo do partido do Geraldo ignora, apesar dos mais de 20 anos de PSDB governando SP”, jornalista e representante do Sindicato dos Jornalistas SP Ricardo Santana.

9.) “Não tenho dúvidas que é para ganhar tempo, tentar salvar o SARESP e contar com a desmobilização no final do ano letivo. Não é a toa que condicionou as discussões a serem realizadas ainda este ano. De qualquer forma, é uma vitória. Parcial mas que mostra a força do movimento. Seria importante uma coordenação entre as escolas ocupadas capaz de avaliar o ânimo e as condições para dar continuidade à luta”, professor Almir Ribeiro.

OBS.: Nas fotos tiradas na EE Stela Machado Bauru SP, nenhuma minha e todas de efetivos participantes da ocupação ainda em curso e sem data para término.

Nenhum comentário: