quinta-feira, 5 de novembro de 2015

BAURU POR AÍ (120)


BAURU É A SPRINGFIELD QUE DEU... DEU O QUE? CERTO OU ERRADO?

Quando o humor está muito próximo da verdade dos fatos, das duas uma. Um perigo, pois tudo pode estar de pernas mais do que para o ar. Pode também ser um sinal de que tudo caminha bem, pois quando olho para os lados e vejo que o errado está predominando no mundo atual, nada melhor do que andar na contramão. Daí a eterna dúvida, estamos bem ou mal? Depende do ponto de vista de quem observa e coisa e tal.

Abro meu facebook hoje e um amigo, o paulistano aqui radicado, o Paul Sampaio Chediak, achou algo interessante sobre Bauru nas redes sociais. Um site denominado Buzzfeed e nele uma lista de 35 Motivos ou Provas de que Bauru é mesmo a Springfield brasileira. Trabalheira danada de pesquisa e lá algumas citações que, numa rápida pesquisa também as fiz tempos atrás no blog do Mafuá.

Na principal delas a que deu mais pano para manga, a da Estátua da Liberdade da Havan lá na Nações, como se fosse uma espécie de portal de entrada da cidade. Bota grotesco nisso. Como hoje ando com a coisa meia corrida aqui pelos lados mafuentos, abdico de escrevinhações de minha lavra e responsabilidade e deixo para os que ainda possuem saco para me lerem por aqui, o link para tal matéria.

A lista é interessante. Eis a seguir: http://www.buzzfeed.com/…/bauru-springfield-brasileira-njmk…

Eu sempre achei isso mesmo, somos assumidamente uma versão tupiniquim Springtizada dos Simpsons e eu, nada mais do que o próprio Homer. Se não se enquadrar em nenhuma das hipóteses das 35, não se dê por vencido, poderíamos num rápido esforço mental listar mais umas 35 e daí, com certeza, estaria contemplado.

UM SONHO ACALANTADO, NÃO ESQUECIDO - QUEM SABE UM DIA
Esses estão conseguindo realizar o sonho de uma vida inteira. Eu ainda não, talvez lá na frente, mais alguns anos, junto de Ana Bia não façamos algo parecido. Não sei se daríamos o mesmo nome, Valentina, mas outro mais latino, desbravador, estradeiro... Juntando tudo, desde energias a caraminguás. Cliquem a seguir e vejam do que vos falo: http://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2015/08/casal-adapta-kombi-e-inicia-viagem-por-varios-paises-da-america-do-sul.html

OS PERRENGUES DA VIDA, O SE APROXIMAR DOS PERIFÉRICOS, O SER REVOLUCIONÁRIO DE FATO... TANTA COISA E TUDO PARA SER COLOCADO EM PRÁTICA EM CADA ATO, ATITUDE, PENSAMENTO, ESCRITA...
Quando me deparei com esse texto do Eduardo Marinho do Grupo Libertários, pirei, parei, assuntei e agora estou passando a coisa para frente, para assim como fui tocado, ir tocando mais e mais pessoas. Cliquem a seguir e me digam se não sentirão nada depois da escutação: https://www.facebook.com/GrupoLibertarios/videos/vb.285118824952925/719901451474658/?type=2&theater

FAZIA TEMPO, VOLTEI E AINDA FIQUEI JUNTO DA TORCIDA ADVERSÁRIA...

Foi na abertura do Basquete Nacional sendo agora iniciando e partida inaugural aqui, Bauru 77 x 73 Flamengo RJ. Segunda, feriado nacional, chuva quase o dia todo e Ana Bia Andrade me avisa da vontade ir rever seu time do coração. Ingressos só na bilheteria e depois das 17h. Vou lá, enfrento fila, revejo pessoas amigas por lá e às 19h, lá estamos, ela paramentada com as roupas cariocas do Fla e eu com a camiseta do Bloco Bauru Sem Tomate é Mixto. Como estava com as cores do adversário foi para o local designado para eles, atrás de uma das cestas, fundinho, lá no alto. Nada diferente do que fazem com a gente por aí. Lá fiquei, poucos devem ter entendido dos motivos de lá estar, mas são mais do que evidentes. Ninguém abandona sua querida numasituação dessas. Encontro outro bauruense flamenguista, o fisioterapeuta Adriano Alves Queiroz e falamos de tudo, até de basquete. Ao nosso lado, gente que veio de longe, uma família de Jaú, alguns do Rio, viagem de onibus via onibus direto da reunidas e voltando via São Paulo. Não passavam de doze, mas fizeram um bom barulho. Valeu pelo que vi, um bom jogo, início de campeonato, equipes no preparo e muita coisa pela frente. Abracei noroestinos, bati papo com o amigo Uau-Uau, o da lanchonete e com o Duval da Batata. Impossível estar lá na Panela e não dar uma mera espeida para o alto durante o jogo e ver aquela maravilha feita pelos ferroviários, o teto todo em armação de madeira, entrelaçado, algo que desde sua instalação pouco sofreu de manutenção. Resistente como aroeira. Lindas todas as fotos tendo esse teto ao fundo. Isso precisa ser preservado para todo o sempre. Pode-se até pensar em algo novo ali do lado, como li na entrevista do Paschoalotto, mas sem derrubar esse. Espaço existe para o novo, talvez onde eram as piscinas, mas sem tocar nesse belo patrimônio. E, eu e Ana de vermelho e preto, diante daquele mar de azul. Deu tudo certo, sem nenhum tipo de problemas. Ela voltou triste para casa, eu nem tanto e vida que segue. Viva a Panela de Pressão!

ESSES TRÊS PRESIDENTES ENTERRARAM A ALCA POR AQUI, MAS ELA PODE VOLTAR...
Sendo lançado na Argentina um livro dos mais interessantes sobre quando, numa reunião das mais instigantes, três mandatários de governos sulamericanos (Lula, Kirchner e Chávez) enterraram a possibilidade da cruel ALCA ser instalada e surrupiar tudo o que nos restava. O tempo passou, dois da foto já morreram, um deles ameaça voltar, mas a cruel e insana ALCA paira no ar com a possibilidade de mudança de governos, retorno de uns mais direitosos do que os hoje em funcionamento. Algo sempre presente e daí o uso da máxima: Se está ruim, pode piorar. Lembrar como se deram as tratativas do acordo a vergar os interesses norte-americanos de Bush no cone sul é algo mais do que histórico. São as pequenas coisas que nos movem para algo mais salutar. Vida vivida, vida que segue, embates eternos e constantes. Hoje, além do fantasma da ALCA, dos fundos abutres, algo mais, Obama investe num tal de Tratado Transpacífico, onde as corporações do Grande Irmão do Norte estariam acima do próprio direito de cada país. A danação piora para o nosso lado. 

Entender isso tudo é primordial para saber o lado a se posicionar.
http://www.pagina12.com.ar/…/elpais/1-285456-2015-11-05.html

HPA - elocubrações quintanistas

Nenhum comentário: