quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

COMENTÁRIO QUALQUER (146)


NOTÍCIA MAIS QUE TRISTE - MORREU O AROEIRA

A alegria do centro da cidade de Bauru está mais do que comprometida com a notícia do falecimento do CHICO AROEIRA, um batalhador, professor aposentado de judô e atuante sitiante da região de Águas Virtuosas. Diariamente alegrava a região com seu tradicional caminhãozinho e coletando lavagem em vários restaurantes da cidade para seu criadouro de porcos. Escrevi dele tempos atrás dois textos publicados no blog e aqui reproduzidos, bastando uma clicada a seguir:

http://mafuadohpa.blogspot.com.br/search?q=Francisco+Aroeira

Mês retrasado um último reencontro, quando o o revi na rua Primeiro de Agosto junto de dois também resistentes, Oswaldo Malini e Waldo Ciro Geraldi e ele relembrava dos textos aqui publicados e da repercussão que obteve, do reconhecimento nas ruas, o que me encheu de orgulho. Aroeira era a própria aroeira, mas vergado por um problema de saúde, feneceu após alguns dias de hospital e a partir de agora, um vazio a mais no centro da cidade. Merece placa num desses locais, tal o vazio que sua ausência vai provocar.

Um personagem e tanto...

UM OUTRO FALECIMENTO E UMA SAUDOSA FOTO

Final de novembro um vizinho aqui de casa, CARLOS PATRIZI, ferroviário da Cia Paulista e cujo depoimento está constando do livro escrito sobre a história da ferrovia em Bauru, editado pelo Losnak e publicado sob as espensas da Prefeitura e encaixotado há uns dez anos, pois bem esse senhor, aos 89 anos, andarilho contumaz, pois andava a cidade toda, com folego de gato, ao cair numa cama de hospítal, com poucos dias se vai rapidamente como passarinho. Nessa foto tirada em outubro, ele e sua esposa, dona Hilda andando pelas ruas, voltando de compras na Casa do Arroz, aqui na Araujo Leite. Esses vazios urbanos vão se consumando, aqui e ali, demonstrando o inexorável da vida, uns vão, outros nascem, outros despontam e tudo segue, nem sempre muito para a frente, mas segue, no caso bauruense e brasileiro dos tempos atuais, meio que aos trancos e barrancos. Brinco no velório com a esposa sobre a ausência dos amigos no velório e ela com seu meigo jeito me responde com a maior simplicidade desse mundo: "Meu filho, seu Carlos não tinha mais amigos, todos eles já morreram e nós mesmos já não estamos muito bem". Fiz tempos atrás um perfil dele aqui no Personagens de Bauru, mas sem tempo para reproduzir o texto nesse momento, deixo aqui a foto como lembrança dos que se vão, lembranças se acumulando umas sobre as outras. Ainda outro dia por aqui, hoje não mais e daí, nós aqui na continuidade da contenda que é essa vida.

E POR FALAR EM MORTES, ONTEM 35 ANOS ATRÁS:
Lembrado na tira do diário argentino Página 12, por Miguel Rep.


NAS VÉSPERAS DA POSSE DO NEOLIBERAL MACRI NA ARGENTINA O DIÁRIO DE OPOSIÇÃO A ELE, PÁGINA 12 SOFRE ATAQUE DE HACKERS E SAI DO AR:

Algo de muito estranho está a ocorrer na Argentina nesse exato momento. Num violento ataque de hackers o diário Página 12 (www.pagina12.com.ar) é sacado do ar misteriosamente e por mais que tente, está encontrando muita dificuldade para conseguir voltar a ter sua página publicada na internet. A denúncia é grave e esbarra na postura da atuação que o novo presidente, Maurício Macri pretende dar ao país. Enquanto, tanto na Argentina o reconhecimento da derrota da situação ocorreu quase simultaneamente ao resultado, o mesmo se dá na Venezuela. Na Venezuela, uma raivosa oposição que, até então apregoava de suposta falta de democracia no país, dizia que não aceitaria outro resultado que não a vitória e Maduro aceitou a derrota de imediato. Cadê o ditador? Cadê a ditadura? Na Argentina algo muito parecido, Macri já anunciava medidas contestando o resultado, mas ganhou e Scioli e Cristina foram rápidos em reconhecer a derrota. E agora isso com o Página 12. Vejam algo da denúncia estampado na edição impressa de hoje. Os prenúncios de falta de liberdade que, até então eram anunciados como medidas praticadas por Cristina Kirchner e por Maduro é o que parece irá acontecer a partir de agora com neoliberais predatórios no comando das ações. Na Venezuela, comandando o parlamento e encurralando o presidente e na Argentina, com algo no ar "muito mais estranho do que os aviões de carreira".

Observem e confirmem isso nos próximos capítulos... Leiam algo mais clicando a seguir: http://adnrionegro.com.ar/…/pagina-12-denuncio-un-ataque-v…/

Nenhum comentário: