terça-feira, 22 de dezembro de 2015

OS QUE FAZEM FALTA e OS QUE SOBRARAM (81)


A AGRESSÃO VERBAL A CHICO BUARQUE E ALGO SOBRE UMA PROFESSORA DAQUI DA ALDEIA BAURUENSE
Chico Buarque foi abordado de forma grosseira no bairro onde mora na Zona Sul Carioca e saiu-se com essa: “Guardemos a nossa energia para discutir com quem possa, ainda que minimamente, nos agregar algo". O caso eu conto, mas melhor mesmo é ler como tudo se deu clicando no link a seguir: http://www.diariodocentrodomundo.com.br/a-licao-de-chico-na-discussao-no-leblon-por-nathali-macedo/.

Pensando nisso produzi esse texto de alguém aqui de Bauru, belas recordações de pessoas que sabem dar a exata resposta quando diante de abordagens similares.

PROFESSORA MARIA CECÍLIA NÃO SE CANSA DE QUERER ENSINAR
Acabo de ver pelas redes sociais uns boçais abordarem Chico Buarque com aquela ladainha de doer os ouvidos, cobrando dos motivos dele continuar sendo o que sempre foi e defendendo o que fez uma vida inteira. Misturam alhos com bugalhos e acham que só eles, os que pensam de um determinado jeito e maneira estão corretos. Não aceitam a pluralidade de opiniões e na fala de argumentos, quando se veem num beco sem mais respostas, a saída é a agressão. Agridem que é um beleza e assim demonstram o irracionalismo desses tempos sem diálogo, o do convencimento pela força, enfim, “não acredito que você possa pensar e agir diferente de mim”. Pensando nisso lembrei-me de uma mestra e aqui conto sua história.

MARIA CECÍLIA MARTHA CAMPOS é professora, hoje na UNIP, socióloga por formação, coordenadora do Curso de Comunicação Social naquela instituição. Da militância no movimento estudantil, lendo gente do quilate de Celso Furtado e Caio Prado Junior, caiu de boca na dureza do período militar. Participou da Libelu - Liberdade e Luta e da criação do PT. Uma cabeça pensante, pulsante e contagiante, não só pelo que pensa, mas pela forma como age. Viúva do também sociólogo José Ralph de Oliveira Campos, avó, aos 68 anos, essa não tão velha mestra é baluarte na defesa das liberdades democráticas, entendida de semiótica e sempre pronta para o bom debate, não o irracional, mas aquele em que consiga e possa acrescentar, somar, construir, sem essas altercações com os que chegam com uma ideia preconcebida e não aceitam muda-la nem um centímetro sequer. Em 2008 deu um bela entrevista para o JC, podendo ser lida clicando a seguir: http://www.jcnet.com.br/editorias_noticias.php…. Li uma resposta dada por ela sobre a falta de verde-amarelo nas manifestações contra o golpe e o impedimento da presidenta e de tão lindo aqui transcrevo: “No meu entendimento, a nossa bandeira verde e amarelo figura junto às demais, de todas as cores e feitios, na base de um fundo vermelho que as une num só fundamento de classe social, pelo mundo inteiro”. Pelo simples fato de agir assim, não concordar com a linha vigente do pensamento único chegou a ser taxada de comunista, como se isso fosse a pior das coisas. Pessoas como Maria Cecília dão belas lições de como proceder no debate nesses inóspitos tempos. Isso tudo ela aprendeu de uma longa convivência com intermináveis leituras e muita prática de vida, o que falta na maioria dos fechadores de questão de hoje. Por ser o que é, merece hoje o abraço de fé dos que acreditam que algo ainda pode ser feito para modificar e abrir a mente de tantos com ela quase fechada.

Um comentário:

Henrique disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK:

Maria Cecilia Martha Campos Querido Henrique Perazzi de Aquino! Que surpresa! Recebi sua homenagem com minha maior emoção. Me faltou chão aqui no sofá. Que imensa honra ser uma personagem do seu lado B de Bauru, que admiro e sigo. Cara, me pegou. Nem sei como agradecer seu olhar ...Ver mais

Ana Maria De Carvalho Guedes Essa homenagem que Henrique Perazzi de Aquino faz a você é justíssima. Só não considero que sua trajetória foi uma trajetória comum das mulheres da nossa geração. Se grande parte tivesse vivido plenamente as questões daquele tempo, nossa realidade atual estaria substantivamente mais humanizada.
Parabéns, Tutu, por ser essa MULHER.

Maria Cecilia Martha Campos Por sermos essas mulheres, Ana! Obrigada!


Roque Ferreira Pessoa fantástica.

Julia Martha Campos · 22 amigos em comum
Linda homenagem!!


Luiz Nicola Minha Professora e Coordenadora. Essa jovem senhora nos conduziu pela semiótica da comunicação aqui na terrinha. Hoje, eu e todos meus colegas Comunicadores, agradecemos e admiramos a força e a luta da senhora. Parabéns ao Henrique pela justa homenagem.

Rodrigo Ferrari Por acaso, tive o privilégio de fazer a entrevista citada. Experiência fantástica.

Maria Cecilia Martha Campos Rodrigo Ferrari, fantástica foi a oportunidade de ficar conversando com você um bom tempo aquela tarde. Gostei você ter me chamado de 'metamorfose ambulante'. Assim prestei meu tributo ao Raul. Abraços