sexta-feira, 25 de março de 2016

OS QUE FAZEM FALTA e OS QUE SOBRARAM (84)


ALGUMAS HISTORINHAS SOBRE ESSA TAL DE REDE GLOBO – E UMA MANIFESTAÇÃO GIGANTE CONTRA O MONSTRO DO PÉSSIMO JORNALISMO

Impossível não constatar a qualidade de algumas de suas produções. Assisti muitas delas e não me arrependo, mas vejo cada vez menos. Tudo o que lá ainda é feito sob o prisma da qualidade se perde diante da vestustice de um jornalismo rasteiro, feito para enganar a população, baseado nos ideais de um dos tais “donos do poder” nesse país. O que fazem agora já o fizeram em 64, apoiaram desbragadamente o Golpe Militar e décadas depois, numa simples nota de rodapé pediram “desculpas a nação” e tudo bem, vida que segue, como se nada tivesse ocorrido além disso. Nunca deixaram de ser o que sempre foram, instrumento de poder, cada vez mais cruel com todos os que insistem em tentar fazer algo fora da cartilha ditada pelos que se acham donos do país. Lula ousou, mesmo fazendo pouco (o que já foi uma imensidão, pois podia ter feito muito mais) e Dilma idem. Hoje. Fazem de tudo e mais um pouco para devolver o país totalmente nas mãos de gente de sua confiança, os que fazem tudo e não merecem sequer uma linha de admoestação. Enfim, corrupção é a dos outros, nunca a deles. E são tão nefastos. Vejam a situação famélica de nosso futebol, tem a mão da Globo, a da falência das instituições e do fortalecimento do fascismo, tudo tendo a mão da Globo.

Em 2007, atuava como Diretor do Patrimônio Cultural na Secretaria Municipal de Cultura de Bauru e tive o prazer de intermediar a vinda do jornalista Mino Carta para a abertura do OLA – Observatório Latino Americano. O levamos para variados lugares e ele riu quando soube que havíamos sugerido uma entrevista para a Globo local. “Eles não me entrevistam de jeito nenhum, morrem de medo, pois sabem que não perderia a oportunidade para dizer ao vivo tudo o que penso deles”. É a mais pura verdade. Existem os que não aparecem de jeito nenhum na telinha global, Mino um deles. Imagino o estrago produzido por ele tendo o microfone numa entrevista ao vivo. Eles sabem o que fazem e fogem disso como diabo da cruz, pois sabem dos seus erros e da crueldade do que defendem. Mas não o deixam de fazê-lo. Aliás, nunca deixaram, algumas vezes se fizeram de bonzinhos, mas santos do pau oco.

Daí adoro algo feito para quebrar o protocolo de grandões. Um bicudinho bem dado no calcanhar do Aquiles lá deles é uma delícia sem fim. Lembro de meu amigo advogado, o carioca Eduardo Goldenberg, que num dos antigos Festivais da Globo, num intervalo, quando entrevistavam ao vivo os presentes sobre os concorrentes. Ele não perdeu a oportunidade e tascou isso ao vivo e a cores:https://www.youtube.com/watch?v=uRadXwe5lDU. Eles se borram de momentos como esse. LINDO DEMAIS VER Brizola num raro Jô:https://www.youtube.com/watch?v=Bk0S_Q-EiG0. Brizola foi um dos que obrigaram a Globo a fazer uma retratação em pleno Jornal Nacional, num Direito de Resposta que fez história: https://www.youtube.com/watch?v=ObW0kYAXh-8. Os de hoje em especial, pois sabem o papel que cumprem e daí, as reações são inevitáveis. Daí, quando vejo um barbudinho divinal lá de Brasília, que por duas vezes já conseguiu entrar em aparições ao vivo, dessas impossíveis de serem cortadas, eu quero imitá-lo, mas confesso, não tenho a mesma disposição, perspicácia e picardia. Vejam ele em ação:https://www.facebook.com/leaodaesquerda/videos/1069868126388300/.

Estive por duas vezes no PROJAC e não me arrependo das visitas. Nada como ver ao vivo o que ocorre num lugar onde não existe a concordância. Seria um oásis televisivo dentro da América Latina? Poderia ser, mas assumiu ares de mando, irreconciliável para uma concessão pública de TV, onde o verdadeiro proprietário é o Estado. Esse o perigo. Quando lá cheguei lembrei de cara de artigo de Marcelo Rubens Paiva, acredito que no Estadão quando diz de sua também visita. Escreveu com ironia ter visto um anão representado nos jardins de entrada da emissora. Era uma estátua de Roberto Marinho, um pequeno senhor. O mais irônico de tudo foi o que constatei algum tempo depois do tal texto. O anão já não era mais tão anão assim, pois o levantaram. Ou seja, tiraram a estátua do nível do chão e a colocaram em cima de uma grande pedra, para parecer maior do que sempre foi. É o que mais me traz recordações na sede da TV Globo.

Por fim escrevo sobre o jornalismo da emissora. Já fui entrevistado várias vezes para a TV Tem. Tenho alguns considerados lá atuando até hoje, alguns não mais. Esses se distanciaram diante de alguns posicionamentos meus a respeito da baixaria proporcionada pelo baixo nível do jornalismo da emissora e nem mais conversam comigo, cortam volta. Ligavam para saber das questões do patrimônio cultural da cidade. Hoje, mesmo que o fizessem teria a mesma atitude de alguns procurados para entrevistas por esses dias. Primeiro recusaria e justificaria o fato: não falo com uma TV com tão baixo nível jornalístico, depois imagino uma cena ao vivo e o estrago que poderia proporcionar. Eles hoje escolhem a dedo seus entrevistados e devem passar mal bocados tentando limpar a cena de suas gravações, pois como diz o ditado: “Quem tem __, tem medo”. Eles não são bobos, mas estamos aí justamente para ir quebrando o protocolo, furando fila, derrubando barreiras e fazendo chegar a quem de direito, algo que já é do conhecimento geral da nação, mas não custa reforçar: A Globo mente e precisa ser desmascarada. Essas faixas que a torcida do Corinthians espalha pelos estádios e em alguns casos são impossíveis de serem apagadas são o must do que pode ser feito contra a bestialidade de quem tenta enganar uma nação inteira.

Dia 1º de Abril, dia da mentira, 52 anos do Golpe Militar de 1964, das 17h em diante vai ocorrer uma grande manifestação nacional contra a TV Globo e, como não podia deixar de ser, Bauru estará dizendo PRESENTE. Lá estarei na Praça dos Expedicionários, jardim Bela Vista, defronte a TV Tem e junto de outros tantos, demonstrando a insatisfação dos ainda conscientes desse país, não contra a Liberdade de Expressão e de Imprensa, como querem que incautos entendam o que ocorre, mas contra o poder absolutista de um jornalismo de Quinta Categoria vigorar na emissora e estar levando o país para o caos. Eu vou estar lá e vocês onde estarão daqui exatamente uma semana?


AMIGAS E AMIGOS, VERMELHOS E DAS CORES DO ARCO ÍRIS: ALGUÉM AÍ TERIA, POR ACASO, UM MEGAFONE?
É amanhã cedo, 26/03, sábado, das 10 às 12h, no Calçadão da Batista, na já brilhantemente ocupada Esquina da Resistência, dentre atividades outras, uma dessas o nosso varonil grito, NÃO VAI TER GOLPE.

A idéia é juntar mundos e fundos e todos irmos pra rua, sem eira nem beira, mas todos muito bem cientes dos reais motivos de lá estarmos, unidos e coesos contra a bestialidade do fascismo que tenta se avizinhar, ocupar espaços e calar nossas vozes.

Custa você dar uma passadinha? Pois bem, Convite Convocação feito e com pedidos de multiplicação. Espalhem a boa nova com o vento. Levem cartazes, papéis, pincéis, varal, prendedores e vamos não só falar alto, mas juntar tudo em escritos variados e múltiplos deixando-os fixados bem à vista de tudo e todos.

Se faltar, será uma pena, pois o negócio feio está a ganhar proporção e é nossa chance de demonstrar não termos medo, nem receio e sim, termos muito o que falar, dizer para os interessados todos. Vamos?

O convite sai aqui feito em meu nome, mas vale por um outro tanto de pessoas pensando e agindo igual a mim.
EM TEMPO: Alguém aí não teria por acaso, um providencial MEGAFONE? Seria de imensa utilidade...

FRENTE BRASIL POPULAR, versão bauruense (HENRIQUE PERAZZI DE AQUINO)

3 comentários:

Anônimo disse...

Olha amigo era uma emissora que tinha muita admiração, talvez por ingenuidade ou não ter conhecimento de como certas mídias trabalham. Hoje consigo separar o joio do trigo e procurar programas que agregam meu conhecimento e que posso usar como recurso de trabalho em minhas aulas. É uma pena que a referida emissora hoje coloca o interesse acima da qualidade, digo isso na questão jornalistica. É uma pena mesmo.
Renata Santin

Anônimo disse...

TRISTE - Pra quem gosta e sabe a importância da TV aberta num país continental q a emissora de concessão pública desrespeite a inteligência do brasileiro; como se todos fôssemos idiotas servindo a uma visão única e autoritária por essência - emissora surge no regime Militar.
RICARDO SANTANA - JORNALISTA

Mafuá do HPA disse...

Não assisto nem o jogo do Corinthians nessa desgraça e a muitos anos. Não tenho ideia das novelas muito menos dos atores que delas participam. Boio total nas piadas que rolam e viralizam na net com citações dos atores principais e o melhor, sinto orgulho de mim mesma pela vacina natural - EU ESCOLHO VIVER SEM GLOBO, SEM DATENA, SEM SONIA ABRAO, SEM RATINHO, SEM SÍLVIO SANTOS e afins.
Kátia Sampaio