quinta-feira, 19 de maio de 2016

O PRIMEIRO A RIR DAS ÚLTIMAS (22)


O MAFUÁ AGORA É TEMA DE PESQUISA ACADÊMICA, QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO E ESTOU QUE NÃO ME AGUENTO – PRONTO, CONTEI!!!

Desde a criação deste Mafuá, onde reúno meus desorganizados escritos, exponho minha linha de pensamento e ação, proponho um debate sobre temas locais e nacionais, divago sobre minhas preferências e mostro uma Bauru segundo meus olhos, muita coisa já me aconteceu. Pudera, escrevinho e publico textos diariamente nesse mesmo bat local desde agosto de 2007, exatos nove anos. Nessa semana mais uma surpresa, dentre as tantas ao longo dessa caminhada: o blog é tema de uma pesquisa de qualificação, trabalho final para mestrado na Unesp Bauru. Nem sei se mereço, mas que é gratificante ser reconhecido e positivamente, isso é, estou que não me aguento. Vejam o texto do jornalista e quase mestre em Comunicação, GIOVANI VIEIRA MIRANDA, o mesmo que até bem pouco tempo atrás manteve com outras parcerias na cidade o Portal de Notícias PARTICIPI. E, na sequência do texto do Resumo do Trab alho, uma entrevista dele comigo, feita por e-mail e aqui reproduzida:

“Para ficar um pouco mais claro, encaminho aqui o resumo de minha pesquisa, já em fase de qualificação:

Um Mafuá na Comunicação ‘Glocal’: a análise das mídias hiperlocais cidadãs como arena pública. 2016. Trabalho de Qualificação (Mestrado em Comunicação). FAAC/Unesp, sob a orientação do Prof. Dr. Juliano Maurício de Carvalho.

RESUMO - A partir do conceito de Habermas (1997) de que a Esfera Pública propicia a formação de estruturas comunicativas a partir da ideia de microesferas públicas, a pesquisa busca discutir a estrutura comunicativa em nível hiperlocal e a possibilidade de consolidação de uma mídia hiperlocal que apresente condições de inclusividade, não-coerção e reciprocidade que lhe dão potencial para promover um espaço de debate entre múltiplas vozes da sociedade, sobre os mais diferentes assuntos, considerando um fluxo de informação que propicie a consolidação das opiniões públicas e o incentivo ao debate público. Nesse sentido, o objetivo central da pesquisa é o de sistematizar os conceitos de mídia hiperlocal, utilizando daqueles com interesse jornalístico, e Microesfera Pública, e sugerir parâmetros que possibilitem a análise acerca da atuação desses meios como microesferas públicas. Para a elaboração da dissertação, serão utilizados os métodos descritivos e dialéticos para a caracterização de uma comunicação hiperlocal e seus objetivos em sociedades democráticas, bem como a mídia dela oriunda, de modo a associar tal estrutura à ideia de uma Microesfera Pública, considerando, para efeito de contraponto, que a Esfera Pública é estruturada pelos meios de comunicação de massa com interesses comerciais. Para tanto, em um primeiro momento, será feito o uso da pesquisa bibliográfica e documental para rever tópicos associados à ideia de democracia, Esfera Pública, a importância da comunicação como elemento capaz de fortalecer uma sociedade mais participativa, internet e suas relações para o desenvolvimento de um jornalismo hiperlocal cidadão. Para representar a mídia hiperlocal como microesfera Pública, será realizado um estudo, por meio das leituras de postagens e criação de categorias de análises pré-estabelecidas, além de entrevista semi-estruturada com o cidadão responsável, foi escolhido o blogue Mafuá do HPA (http://mafuadohpa.blogspot.com.br) da cidade de Bauru, interior de São Paulo."

ENTREVISTA:

1. Como você avalia a posição do Mafuá do HPA no contexto da mídia local bauruense?
Resposta: Mantenho o mafuá desde 2007 e a intenção desde o início era escrever de tudo, um texto por dia, mostrando meu jeito de encarar as coisas todas á minha volta. Na ânsia de escrever e ciente de quem nem tudo pode ser publicado pela aí, criei o mafuá. Nesses anos todos acredito ter conquistado algo de bom, ajudei muitos e a maior alegria que tenho é quando cruzo com alguém e esse me diz: Te sigo. Nunca olhei esses gráficos para ver se sou bem visto, quantos me espiam diariamente. Não tenho tempo para essas coisas, minha vida sempre foi muito corrida. Mas te confesso, pelo que ouço nas contínuas andanças percebo que alguma penetração (ui) o danado conseguiu atingir e isso muito me envaidece. Mas não passa disso.

2. Você considera o blogue Mafuá do HPA como um formador de opinião e de interferência na opinião publica no contexto de inserção na comunidade bauruense?
Resposta: Será que sou tudo isso. Talvez sim, talvez não, depende do ponto de vista. Sou um senhor, mas não com esse enquadramento formal que a maioria possui. Desbocado, quase descompromissado e procurando se antenar mais e mais, sem preconceitos e fuçador, como tatu. Se consegui alguma coisa nesse tempo todo isso se deve por ter sempre trilhado o bom caminho, o acertado. Isso não quer dizer que não piso em falso, nem ando em erradas, pois isso é algo normal para mim, o que digo é que por escrever de tudo, me meter em cada assunto que muitos nem ousam tocar, acredito ter conseguido algo de bom. Numa porcentagem bem pequena, vejo que me respeitam e nem por causa disso me tornei um cidadão mais sério. Estou fora dos enquadramentos ditos normais, ou pelo menos assim me vejo.

3. Como são definidos os assuntos de aspecto local para publicação no Mafuá do HPA sendo que há um público leitor na internet que não necessariamente pertence ao espaço geográfico relatado?
Resposta: Tudo vai pela quantas anda minha cabeça naquele determinado dia. Gosto muito de cutucar poderosos, os tais donos do poder, os mandarins dessa cidade e fazer isso não tem preço, ou seja, pago um preço. Já fui processado duas vezes e tudo por algo escrito aqui, mas em ambas me safei bem. Eu, assim como todos, tenho um lado e dele não me afasto. Meus assuntos são na defesa desse lado, o que considero correto. Meus temas são versando sobre isso, sobre o mundinho daqui, mas com uma conotação mais global. O cara l~e do cara daqui, mas percebe que foi sacado para algo muito maior. E os temas vão pintando de acordo com o dia a dia. Privilegio temas mais simples e adora escrever das pessoas ditas do Lado B daqui e do mundo.

4. Como o Mafuá do HPA se utiliza das características próprias da internet, tais como a utilização de links, de comentários dos internautas, vídeos, compartilhamentos, entre outros?
Resposta: Vou utilizando o que tenho nas mãos no momento. Nunca fui um bom desbravador de tecnologia internética, apanho muito, mas me aproprio do que consigo alcançar. Se leio algo interessante ali e acho que posso aproveitar, publico e dou meu pitaco final, uma apimentada a mais. Sou um dos únicos que até hoje continua permitindo a publicação de comentários anônimos. Recebo muita provocação, ofensas e até ameaças, mas ainda vale a pena, pois junto vem muita denúncia de gente que para escrever não pode se identificar. E de vez em quando perco também a boa com os inconsequentes, mas tento levar tudo numa boa. A rede é algo para ser utilizado em conjunto, eu gileteio algo daqui, outros colam algo meu e vida que segue. Faço muito isso, mas cito sempre a fonte.

5. Qual é a porcentagem de publicação própria diante de tudo que é reproduzido no Mafuá? Como tem sido a audiência desses conteúdos?
Resposta: Escrever todo santo dia dói, mas vira vicio. E quem escreve muito, acaba padecendo de em alguns dias escrever besteira. Nem todo dia a inspiração está afiada. Tem dias que tenho um monte de assunto e tenho que escolher e noutros é a maior dificuldade para encontrar um. Aproveito muita coisa de outros, mas acredito que mais de 70% do que sai publicado é de minha própria verve.

6. Como o Mafuá considera a participação do seu leitor na construção de conteúdos?
Resposta: Ajuda e muito. Ninguém faz nada sozinho. Quando recebo sugestões procuro sempre atender. Em algumas publico e depois me arrependo, pois vejo que o assunto não era pertinente para estar no mafuá, mas não podia deixar de atender um pedido de dileto amigo. Elogio muito pessoas, os que valem a pena, mas não elogio ninguém que não goste e nem recebo para escrever de ninguém. Tudo sai de parto natural e as cesarianas só acontecem de vez em quando. Por incrível que parece, sou muito parado na rua e isso é algo pelo qual me derreto todo.

7. Mesmo com ampla inserção na comunidade, o blogue se mantém com sua estrutura tradicional, simples diante da complexidade de muitos sites, e isento de patrocínio. Essa é uma tendência no modelo ou há previsão de monetização e profissionalização dos processos?
Resposta: Nunca imaginei ganhar grana com o que faço e nem acho que alguém iria investir no modelo que pratico, com cutucões a torto e a direito. Perceba que mantenho a mesma página de abertura desde o começo e não mudei por não saber como alterar. Podia até mudar, mas se está bom assim, penso sempre duas vezes e tudo continua como dantes. A simplicidade é o que me move. Não sou um cara de salamaleques e rococós. Blog para mim é isso, pelo menos o meu eu quero que ele tenha a minha cara e acredito que o mafuá tenha. Muitos me chamam na rua de “Mafuá” e não vejo demérito nisso. Para mim é até uma forma legal de reconhecimento. Não sei até quando vai perdurar esse modelo de blog livres e com custo livre na internet. Vou tocando o barco ao meu modo e jeito, sem grandes compromissos. Nem salvar tudo o que já publiquei eu ainda fiz e sei que tudo pode se perder de uma hora para outra. Se alguém me ajudasse ficaria muito contente. Já tive imensas alegrias com alguns textos do blog, assim como algumas tristezas, mas no frigir dos ovos, não sei mais como parar. E assim, toco o barco, piso no acelerador e a coisa continua, sem grandes arroubos e quase nada de modernidade. Prometo que um dia aprendo algo novo e incremento o blog, mas me falta tempo, pois minha vida é bater escanteio e correr para fazer gol. Você percebeu isso nos dias em que demorei para te responder essas poucas perguntas.

3 comentários:

Anônimo disse...

Henrique, sobre sua última resposta. Eu investiria pesado sim numa mídia do Mafua com certeza, talento nato você tem e eu gostaria muito que você estivesse junto conosco no grande projeto de mídia mundial que estamos desenvolvendo com uma ajuda maior voltada para a África.
Como sempre faço questão de cutucar aqui porque procuro provocar sempre o talento, desafiar, jamais no sentido de diminuir, colocar o idealismo nas linhas sempre, mas jamais uma ferramenta politiqueira, porque aí perdemos a mão.
Apareça qualquer dia para ver se interessa o projeto e pegar a caravana daqui um tempo, tudo está sendo planejado dia a dia.

Camarada Insurgente Marcos

Mafuá do HPA disse...

caro Marcão
Passo sim. Sinto falta da boa e sempre necessária conversa contigo.
Henrique - direto do mafuá

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK:

Sonia Mazzi - PARABÉNS

Décio de Souza Simplicidade é a magnitude do bom senso, eficiencia, a palavra a que se destina: o bem comum.
salve salve!

Juliana Soares Parabéns, Henrique! Você merece!

Kizahy Baracat Desde a nossa juventude rebelde prévia que o HPA era um livre pensador com o rabo solto (no bom sentido) porque comunicador de rabo preso tem um monte por aí.
D
Gonçalez Leandro QUE LEGAL !!

Cristina Zanin Sant'Anna Eu gosto do seu jeito simples de ser e escrever. Vc é uma pessoa sensível, muito bom , parabéns.

Maria Cecilia Martha Campos Veja só que na sua simplicidade você resguarda sua liberdade de expressão, certo de que isso não tem preço. O que promove é o reconhecimento público, agora merecidamente acadêmico, por sua obra diferenciada, original, comprometida com sua interpretação sensível do mundo. Parabéns! !!!

Beto Grandini Parabéns!!! Eu sempre te disse que vc deveria transformar todo esse material num livro ... Quem sabe agora?

Cristina Zanin Sant'Anna Gostei da ideia do livro- O lado B de Bauru- olha só o título que já dei....

Tatiana Calmon Karnaval Que bacana...

Adilson Talon Reconhecimento, tem conteúdo....parabéns HPA

Fatima Brasilia Faria Parabéns! O Mafuá está importante, adorei a notícia.

Valquiria Correa Parabéns uhuuuu

Antonio De Aguilhar Filho Parabéns Henrique !!

Agnaldo Lulinha Silva Parabéns Henrique você merece meu amigo que Ogum o proteja

Geraldo Bergamo Dá-lhe Henrique! Vai na sua luta pra confundir o inimigo.

Helena Aquino Muito legal mano ..... Parabéns

Cezao Grandini Parabéns! Muito legal!

Luiza Carvalho - PARABÉNS

Aparecido Ribeiro Estufa HPA!

Mauricio Passos BOA HENRIQUE H P A