segunda-feira, 23 de maio de 2016

RETRATOS DE BAURU (187)


CHICO MAIA E ALGO DOS ÚLTIMOS ACONTECIMENTOS ENVOLVENDO SEU NOME E PROVÁVEL AFASTAMENTO DO PT*
*Escrevo na qualidade de petista que sou, pois fui recentemente refiliado, mesmo nunca tendo deixado de o ser na prática. Entendam esse texto como o de um petista escrevendo de outro, tentando entender o que fato está acontecendo nas hostes municipais do partido.

ANTONIO FRANCISCO MAIA DE OLIVEIRA cresceu lá pelas bandas de Foz do Iguaçu PR (nasceu em 1971), com pai baiano, trabalhando na usina de Itaipu no período de 77 a 82. Com sete anos sentou pela primeira vez num banco escolar e desde então foi tomando consciência da luta do trabalhador. Cresceu na lida e acompanhando a vida dura dos seus. Tudo o que faz, desde então, está de certa forma relacionado com a questão dessa luta, também a sua. Para cair no colo do Partido dos Trabalhadores foi algo mais do que natural. Ali se fez, vicejou e por fim, após andanças mil e uma formação feita com os pés no chão, galgou degrau por degrau, até chegar aos dias de hoje, quando está Secretário Municipal da Agricultura. Lembranças boas tem dessa formação, quando nos tempos da PUC Campinas, um professor, Juliano Maurício de Carvalho (hoje docente na Unesp Bauru), após muitas tentativas escolhe um nome que o seguirá vida afora, CHICO MAIA. Nem por Chico era conhecido, mas a partir daí, esse nome não mais o abandonou. Cravou em si e hoje são mais que unha e carne.

Chico aprendeu desde então algo que, também o acompanha vida afora, o ofício de saber construir um projeto e mais que isso, saber como encaminhar, o passo seguinte, o de sua viabilização. Virou catedrático na coisa. Tanto que o PT de Bauru o convida para participar do Governo de Rodrigo Agostinho PMDB, onde a vice petista Estela Almagro foi eleita. Nem é preciso falar muito para demonstrar ser ele um dos mais atuantes e desses que realmente cumprem as tais 40 horas semanais ali no toco. O danado faz e acontece e foi dia após dia se aperfeiçoando mais e mais. Hoje é referência no quesito Projetos, seus desdobramentos e encaminhamentos. Trabalha na Prefeitura de Bauru, cumpre sua carga horária e vai muito além dela, o que sempre fez com afinco, dedicação e disposição. Fora isso, dá aulas sobre o que entende em três faculdades locais, ministra palestras país afora e presta consultoria, muitas gratuitas, mas a maioria remunerada e sob contrato os mais variados.

“Uma coisa é o profissional trabalhando e outra é o militante”, diz quando inquerido sobre essa intensa e movimentada vida. Como profissional consultor, não escolhe clientes, mas os recusa quando o algo proposto não bate com sua forma de encarar o mundo, mas também não tem receio de trabalhar com gente fora de sua linha ideológica. “O arquiteto Oscar Niemeyer fez isso a vida toda e sem problemas. Faço a minha parte. Certa vez a Oficina Cultural, ligada ao PSDB me contratou para ministrar um curso sobre Estratégias de Captação e Elaboração de Projetos em 40 cidades diferentes. Fui e fiz bem feito o meu serviço, ensinei o que sabia a todos eles, a fazer bem feito”, diz. “Não tenho problemas com isso. O Ranieri da FIB já me contratou para resolver um projeto deles, algo pessoal, contratado. Fui lá e executei, com um resultado satisfatório, pois se tratava de algo bom para eles e para a cidade. Não misturo as coisas e não deixo de militar por causa disso. Vivo em acampamentos, em projetos sociais, nas feiras livres, nas ruas e nos bairros,envolvidos em projetos que a maioria desconhece”, conclui.

Essa sua forma de agir, sem medo de citar muitas outras experiências, tanto públicas como particulares. “Participei também de uma envolvendo o rio Batalha. Nenhuma secretaria municipal estava envolvida e por fim, foram obtidos 3 milhões para a recuperação do rio, algo que toda a comunidade vai ser beneficiada. Tenho orgulho de estar envolvido em algo dessa natureza. Nunca neguei, sou convidado por muitos administradores de outras cidades e sempre que posso tenho meu nome envolvido em muitas políticas públicas pelos mais diferentes lugares. Muita gente de variados partidos me chamam, o PC do B um deles. Um que recordo agora, o PRB, contratado para uma consultoria sobre como eles poderiam mostrar ao eleitor sobre conseguir recursos para viabilizar obras. Aqui em Bauru muitos pensam que o projeto da Arena esportiva, o Ginásio de Esportes está inviabilizado. Não, não está e pode vingar, por uma forma ou por outra, pública ou privada. Se for privada, existe uma porcentagem para quem o viabilizou, isso é regra, se for pública, já ganho para isso”, conta algo mais sobre sua atuação.

Falaria muito mais, mas fui até ele para saber sobre o processo de afastamento que o PT lhe impinge, por causa de uma decisão da Executiva provisória do partido na cidade, optando pela saída dos petistas do Governo. Deram-lhe 72 horas para sair do cargo, o que não foi feito e segundo soube por publicações nas redes sociais, o afastamento foi oficializado. “Não posso concordar com a forma como o processo foi encaminhado. Em nenhum momento fui comunicado por escrito, não existe notificação nenhuma a respeito, tudo verbal. Como posso ter ciência de algo que não existe de fato? De repente pode ser um fake e daí como ficamos? O que sei te relato, no domingo retrasado, 15/5, uma semana após o falecimento de minha mãe, a Estela Almagro me liga e convida para um almoço comunitário em sua casa. Não estava em condições, ainda em estado de choque, declinei do convite, algo natural. Jesus Garcia, presidente da Comissão provisória do partido liga na terça e me convida para café da manhã às 7h30 do dia seguinte, quarta, 18/05, onde diz algo do rompimento do PT com o Governo Municipal. Não tinha como ir, pois ministraria um curso de capacitação interna com mais de 40 profissionais me aguardando. Numa coletiva à imprensa, o PT local comunica o desligamento e pede exoneração imediata de todos os petistas nos quadros municipais. Sou pego de surpresa. Como podia fazê-lo limpando minhas gavetas em tão pouco tempo e com tantos projetos em andamento? Impossível, seria até irresponsabilidade de minha parte. Ligo para o prefeito, ele em Brasília, ouço depois uma nota na rádio Auri Verde sobre o prazo dado e decido escrever a nota repassada via redes sociais. Contesto o rito adotado, ou seja, não houve rito legal, nada por escrito. Não posso aceitar nada dessa forma, sem darem ouvidos para minhas justificativas, meu direito de defesa, os meus, do Alexandre e do Arnaldo, os dois outros na mesma situação”, conta em forma de desabafo, sem mágoas, mas querendo entender e esperando algo mais plausível, dentro das normas legalmente estabelecidas pelo partido, o qual milita desde sempre, o único em sua vida política.

Pergunto sobre quem já o procurou e ele me diz sem querer esconder nada. “Henrique, desses candidatos aí já conhecidos a prefeito, o Raul, Gazzetta, Darlene, Purini, Henrique e Clemente já conversaram comigo, vieram até mim. Sou uma pessoa pública e eles sabem o que faço e como faço. Vieram me dizer que precisam de mim, do meu trabalho, sem nenhum tipo de compromisso. No mínimo ouço, mas não existe nada mais além disso. Não encaminho pessoas, nem prováveis candidatos para serem atendidos por conhecidos locados em entidades. Acho normal ser procurado, todos sabem o que faço e se reconhecem isso, isso me enaltece, não me desmerece. Sou petista, todos o sabem e em todos os contatos isso sempre ficou bem claro e me procuram por causa do meu lado profissional. Semana passada o Xaides, ex-secretário municipal, professor da Unesp me convidou para dar um aval num projeto sobre patrimônio ferroviário, algo em andamento. Faço o que posso, quero ajudar, não me nego a isso, penso muito em Bauru”.

Chico aguarda ser comunicado, ao mesmo oficialmente, de forma escrita, regular, legal, para poder se defender numa instância onde possa minimamente ser ouvido, ter suas justificativas levadas em consideração. “Aqui na secretária já me questionaram disso, se sair, o que será feito dos projetos em andamento, dos ainda sendo viabilizados, todos eles em prol não do prefeito e da administração, mas da cidade de Bauru. São tantas coisas rolando por aí que, saindo de uma hora para outra e sem nada formal existindo, somente algo verbal, sinto-me no direito de reagir e buscar, primeiro entender o que de fato se passa, dos motivos disso tudo ocorrer e depois de inteirado, poder resolver tudo com a devida calma e sapiência”, conclui.

4 comentários:

Anônimo disse...

Tudo isso só demonstra porque o PT se tornou uma mentira (na minha opinião sempre foi). O Chico Maia com certeza é uma pessoa honrada e que trabalha muito.
É bom essas coisas acontecerem para que agora, o Chico Maia possa se afastar desse partido horrendo e ficar sem partido nenhum. Partidos políticos só servem para benefício de poucos e quem quer fazer o bem para a maioria deveria ser sem partido.
Essa é a cara do Brasil! Quem faz a coisa certa é punido e quem anda do lado errado consegue benefícios.
Siga em frente Chico e deixe pra trás esse bando de oportunistas. Boa sorte!

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK 1:

Renato Magú Grande Chico Maia, tem meu respeito e admiração...

Gilberto Truijo CONTAMOS COM VOCE NA SECRETARIA Chico Maia, ATÉ O FINAL DO MANDATO. ABRAÇO AMIGO.

Alexandre Criscione Muito bom, Henrique! Chico Maia com sua lucidez de sempre, explicando às claras tudo que está acontecendo. Não há ninguém mais preparado que ele pra tocar esta cidade ou colaborar com qualquer governo que se avizinhe. O choro é livre.

Patricia Karst Caminha Você também terá, mais uma vez, meu apoio.


Gilberto Truijo NOTA 10 Henrique Perazzi de Aquino. QUANTO AO CHICO, ELE NÃO DE SAIR. É UM DOS MELHORES SECRETÁRIOS.

Jorge Antonio Soriano Moura Gde Chico, companheiro valoroso! espero cautela, cabeça fria e coerência, nesta hora de tomada de decisões! abs

Pallu Roberto Pode contar comigo Chico.

Guilherme Reis Muito bom Henrique, o Chico tem meu respeito!

Rosangela Maria Barrenha Lamentável

Silvio Durante Se tivessem ocorrido as tradicionais prévias no PT para os militantes de base escolher os candidatos a prefeito, acho que o Chico levaria Emoticon kiki

Patricia Karst Caminha Mas, né... Somoscwm maior número e mesmo assim a fofa manda e desmanda. Ê curral.

Eric Schmitt Faltam pessoas assim e uma reforma profunda da constituição e do processo eleitoral para sanar de vez a politica nesse pais !!

Renan Biazotti Chico, simplesmente O Mestre dos projetos. Uma das únicas aulas que presenciei com real interesse durante o curso de Jornalismo na Unesp. E olha que nem era da minha grade. Continue atuando no que você é bom e toda a cidade só poderá lhe agradecer!

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK 2:

Maria Cecilia Martha Campos Apoio e me solidarizo com o posicionamento do Chico Maia indicado no texto acima. Discordo de decisões abruptas que não levam em conta o parecer dos envolvidos diretamente. Devem ser ouvidos e considero que o PT deva garantir aos secretários municipais o direito de justificarem suas opções, avaliar os motivos alegados e a importância dos militantes no seu quadro. Não estamos em tempo de rever comportamentos?

Patricia Karst Caminha Arre, amiga, rever comportamentos, diretoria e tal. Uma vergonha isso aí. Mas diz MUITO sobre a atual provisória.

Aparecido Ribeiro Precisa haver diálogo para satisfazer o desejo de ambos(decisão do partido e posicionamento do secretário), com bom senso e sem radicalismo.

Silvia Campos · 33 amigos em comum
Secretário Xico Maia, nem preciso dizer que você é o melhor secretário dessa administração municipal. A minha querida sagra foi contemplada, com sua honestidade e sua enorme competência na área de abastecimento alimentar. Portanto fique e lute por tudo que já foi conquistado nesses anos todos . Conte comigo companheiro!!!!!!

Silvia Gonçalves da Silva Uma humildade sem tamanho tanto sempre junto do povo pessoa maravilhosa Deus continue abençoando muita luz e sucesso.

Duilio Duka HENRIQUE Henrique Perazzi de Aquino

ACHO QUE JÁ É TARDE DEMAIS PARA A MINHA MANIFESTAÇÃO SOBRE ESTE CASO. MAS QUERO, MESMO ASSIM, MANIFESTAR-ME.
PRIMEIRAMENTE PARABÉNS MEU AMIGO, POR MAIS UMA BELA E IMPORTANTÍSSIMA MATÉRIA!

QUERO ACREDITAR QUE ESTELA ALMAGRO Estela Almagro, JESUS GARCIA Jesus Francisco Garcia E OUTROS DE ESTEJAM NA DIREÇÃO DO PT NA CIDADE, NÃO IRÃO DECEPCIONAR NEM A MIM, PELA NOSSA AMIZADE, NEM AOS MILITANTES E MUITO MENOS A POPULAÇÃO DE BAURU.

QUERO ACREDITAR QUE A DIREÇÃO DO PT NA CIDADE NÃO CAIRÁ NO ERRO FATAL DE TOMADA DE DECISÃO SEM CONSULTA À BASE DA POPULAÇÃO QUE ESPERA DO PT UMA ATUAÇÃO MAIS IDÔNEA, TRANSPARENTE E HONESTA.

QUERO ACREDITAR QUE A DIREÇÃO DO PT NA CIDADE TENHA A GRANDEZA DE RECONHECER QUE MAIS DO QUE UM MERO FILIADO CHICO MAIA Chico Maia É UM SERVIDOR PÚBLICO NO SEU MAIS AMPLO SIGNIFICADO DE SERVIDOR PÚBLICO, POIS A POPULAÇÃO OS PARTIDOS E OS POLÍTICOS DA CIDADE O RECONHECEM. OS MILITANTES, OS MOVIMENTOS SOCIAIS E A POPULAÇÃO O RECONHECEM. E MAIS: OUTROS GOVERNOS DE OUTRAS CIDADES E ESTADOS O RECONHECEM!!!

ENTENDO QUE NÃO SE PODE ENGAVETAR PROJETOS SOCIAIS QUE TRANSFORMAM REALIDADES PENOSAS, TRANCAFIANDO SEU AUTOR NUMA PRISÃO, OU SEJA, PROIBINDO-O DE AGIR NO SEU ESPAÇO DE TRABALHO, QUE NO CASO DO Chico Maia, É NA PREFEITURA DE BAURU.

SE A DIREÇÃO DO PT NA CIDADE DECIDIU ROMPER COM O GOVERNO DO PMDB-BAURU, É UM DIREITO, PORÉM, ATÉ ONDE SEI, NÃO É UMA IMPOSIÇÃO DA DIREÇÃO NACIONAL. PORTANTO, HÁ QUE SE AGIR DE FORMA INTELIGENTE DIANTE DE UMA SITUAÇÃO DESSA, COM UM QUADRO DA ESTIRPE DO CHICO Chico Maia.

ASSIM, DIANTE DESSAS MINHAS CONSIDERAÇÕES, SOLICITO À QUERIDA AMIGA ESTELA ALMAGRO Estela Almagro E AO QUERIDO AMIGO JESUS GARCIA Jesus Francisco Garcia, PRUDÊNCIA E SABEDORIA; MANTENDO NOSSO AMIGO CHICO MAIA Chico Maia, NOS QUADROS DO PARTIDO, E AINDA BUSCAR A RECONSTRUÇÃO DE UM PT AGREGADOR DE PESSOAS, DE PROPOSTAS E DE VALORES, PARA ENFRENTAR OS GRANDES E DIFÍCEIS DESAFIOS NESSE FUTURO PRÓXIMO.

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK 3:

Eric Schmitt Falou TUDO !!!

Henrique Perazzi de Aquino Jesus Francisco Garcia, meu caro, leve muito em consideração o escrito pelo Duka e tudo o que passamos lá atrás pro algo que quase também te expulsou do partido. Vamos agir com muita sensatez e bom senso.

Vera Lucia Lamento que tudo isso esteja sendo discutido num post. e não internamente, isso só dá munição e nos fragiliza mais uma vez..... como recém filiada me sinto numa posição desconfortante..... o projeto do Chico Maia, acredito de suma importância para Baur...Ver mais

Henrique Perazzi de Aquino E muitos deles continuaram, como Kátia Abreu, lembra-se? Para começo, se tudo tivesse começado de outra forma, nada disso teria ocorrido.

Vera Lucia Henrique Perazzi de Aquino Porque algo começou errado, vamos continuar errando????? E Kátia Abreu não é do PT.......

Gilberto Truijo FICA CHICO MAIA. BAURU PRECISA DE VOCE.

Cristina Zanin Sant'Anna Olha pessoal, todos vocês são meus amigos, concordo que esse tipo de debate no facebook é absurdo, me desculpem, não sou filiada ao PT, mas isso não é producente, ainda mais com toda a situação que estamos enfrentando no país, concordo com a Vera Lucia.

Toka Miguel Garcia Chico Maia: sugestão .... siga sua vida, você sempre foi e sempre será Chico Maia, independente do seu partido. Tenho certeza absoluta que prima pela honestidade pessoal e profissional. Penso também que quando cumprir seu trabalho como secretario da Ag...Ver mais

Ailton Pereira Aguiar Parabens Vera e Cristina !!!Pela a intervençao !!!!! Boa tarde eu nao gostaria desta intervençao ,mas com tantas falas eu vou deixar aqui o que eu vejo certo !!!Ninguem e qualquer momento falou da conduta ou do profissional do Chico!!!!! agora fica claro a dinamica de tudo ,a cada açao uma reaçao !!!Como...Ver mais

Daniel Pestana Mota Tem gente que não aprende!

João Benicio · Amigo de Silvio Selva e outras 25 pessoas
Caro Chico Maia,

Já me expressei pessoalmente; da mesma forma dei ciência aos que, comigo, trabalharam fortemente para apoiar uma gestão comprometida com o Desenvolvimento Regional tendo como eixo o rural e volto a afirmar que considero injusta e desr...Ver mais

Greice Luiz Professor você tem a minha admiração! Força sempre!!!

Tatiana Rodrigues · 38 amigos em comum
ele sempre foi muito prestativo e cordial com todos nós servidores
um exemplo de pessoa

Carlão Barbosa · 49 amigos em comum
Chico Maia, na verdade, seu partido é Bauru, e isso ninguém tira. Abraços Meu Querido... Certamente tirará muita experiência (projetos) boa deste conflito.

Flaviah Motta Chico Maia sua competencia brilla e nenhum partido pode apagar sua trajetoria e o q voce faz.

Duilio Duka E O QUE A DIREÇÃO NACIONAL DO PARTIDO DIZ DISSO TUDO?