quinta-feira, 30 de junho de 2016

O QUE FAZER EM BAURU E NAS REDONDEZAS (78)


“DIFÍCIL EU ESCREVER, MANDA EU CANTAR”, PEDE DENISE AMARAL SOBRE O SHOW REVERENCIANDO IVONE LARA

No próximo domingo, 3/7, um show desses imperdíveis para quem gosta do verdadeiro e original samba, o DENISE AMARAL CANTA IVONE LARA, com participação especialíssima dos SAMBADORES, uma união do que de melhor existe na cidade de bons sambistas. Falar e tecer loas a Dona Ivone Lara é chover no molhado, mas temos que reconhecer, o repertório da renomanda sambista não é dos mais conhecidos. Muitos clássicos, mas no meio de tudo algo valoroso, mas um tanto desconhecido do grande público. Uma de nossas melhores cantantes (e também encantante) se preparou com o devido afinco para melhor demonstrar a grandiosidade da velha senhora e sua importância para a música brasileira. Será um domingo inesquecível nessa nova casa de shows, a WINS, ali na Nações Unidas nº 20-10, esquina ao lado do Obeid Hotel. O samba em Bauru vive um dos seus melhores momentos com muita gente mais do que bem preparada, na ponta dos cascos para explodir e ganhar o mundo. E quando a gente vê uma casa explorando esse filão, quase obrigatório a divulgação. Só para apimentar a discussão vejam quem são os tais do SAMBADORES: Leandro Miguel, o Borracha; Anderson de Paula, o Lemão; Anderson Silveira, o Gordo e o Anderson Vianna. Nesse domingo com participação especial de Eliel Firmino e Valter Nabeiro. Olha ela num vídeo anunciando o samba:https://www.facebook.com/baladawins/posts/813846618716461, depois o Lemão também faz o seu convite:https://www.facebook.com/denise.amaral.3914/posts/1112005815502457.

Falando um pouco sobre isso tudo e mais um pouco, fiz um entrevista por escrito com DENISE AMARAL, onde ela desabafou na frase que dá título a esse texto, pois me diz que canta melhor do que escreve. Conferindo a seguir, a certeza de que ela bate um bolão nas duas canchas de jogo.


1) Como você vê Bauru hoje dentro do cenário do samba? Estamos bem situados?
Resposta: Ai, Henrique essa primeira pergunta me deixa meio assim, assim. Temos excelentes músicos voltados para o samba na cidade e já estou visualizar um movimento forte o suficiente para ultrapassar os limites da nossa sem limites. Temos exemplos de batalhadores como a galera do "Coletivo Samba"..."Kananga"..."Grupo Elite"...”Sambadores”... "galera do Chorinho" são pessoas que eu tenho contato e vejo que insistem no bom samba. Ele e eu no meio disso tudo, estamos nos aprimorando cada vez mais, crescendo em todos os sentidos. Ótimo para nós e para a cidade.

2) Tanto aqui em Bauru como no país todo, esse samba sendo executado de variadas formas e jeitos. Você escolheu o clássico, o original, o que homenageia grandes nomes do passado e segue adiante com uma batida diferente da do pagodinho? Um atrapalha o outro...
Resposta: Sempre pauto minha trajetória primando por canções de qualidade e nas pesquisas sempre me deparo com riquezas do passado e sinto muito vontade de mostrar essas canções para as novas gerações e brindar a galera da minha geração com essas belezas, fico encantada e entusiasmada...acho que sou artista mesmo ...rs.

3) Faltam lugares na cidade para se reverenciar o samba como ele merece?
Resposta: Sim, na verdade a cena cultural Bauruense é pouco incentivada, em todos os setores artísticos, no caso da música que é minha área vejo que a galera não consegue manter um trabalho a longo prazo pois não dá pra se dedicar somente à música e pra sobreviver. A música fica em segundo plano, é claro que temos exceções.

4) Quando se toca esse samba no estilo que vai tocar, existe público para ele? O bauruense paga para ver samba ou só vai em show gratuito?
Resposta: Acho que o público na verdade ainda não entendeu quão valioso é o nosso samba.

5) Fale de dona Ivone Lara e do seu repertório. Como é desvendar o samba através do que ela cantava?
Resposta: D. Ivone Lara é a nossa grande dama do samba. Reverenciada pelos grandes. Quando vou pesquisando sobre ela tento me colocar em seu lugar. Neta de Angolana, primeira mulher aceita em uma ala de compositores de uma escola de samba. O primeiro samba enredo que uma mulher fez foi o dela e em uma época machista demais, tanto que usava o nome de um amigo em suas composições. Dançava o "Jongo", uma dança meio que camuflada na época por associarem à religião. Compõe com sensibilidade única, sua figura no palco é poderosa mesmo, de uma rainha, uma mulher à frente do seu tempo e uma mulher dona de casa, feminina entre outros talentos E sua obra tem que ser revisitada sempre e sempre, pois só nos engrandece... Eu estou completamente apaixonada.

6) Cite alguns dos bambas do samba em Bauru...
Resposta: Temos tantos bambas...fico com medo de não lembrar de todos, então vou citar os que apresentaram o samba em minha vida. Meu irmão Beto, meus amigos da família Araújo (Zé Luiz ...Serginho...), minha escola de samba Mocidade Unida da Vila Falcão. Mas existem tantos outros e todos levando essa onda sempre para a frente.

Diante de tudo isso, nada como marcar presença no próximo domingo, 3/7, a partir das 18h, lá na Wins, uma das novas caras do samba na cidade. Tudo com a chancela do COLETIVO SAMBA, do bambambã do Ivo Fernandes. Para convites antecipados, R$ 10,00, liguem, para 14.988003674.

E VIVA O SAMBA E ESSES SAMBISTAS MARAVILHOSOS.

Nenhum comentário: