sexta-feira, 1 de julho de 2016

DROPS - HISTÓRIAS REALMENTE ACONTECIDAS (132)


RÁPIDOS APONTAMENTOS E ALGO GILETEADO DE UM AMIGO
1.) No programa esportivo que a rádio Auri-Verde tem à noite, das 20 às 22h, terça passada, logo na abertura, um dos participantes ao se apresentar comete uma gafe e tem que voltar atrás no que havia dito. Foi o bastante para que, Rafael Antonio, o manager do programa soltasse essa de bate pronto: “Ei, que é isso, tá parecendo o Artemio Caetano?”. Risos foram ouvidos de todos.

2.) “Na boca do povo – Diálogo ocorrido às 16h20, no dia 20 de junho, entre a atendente e um casal de idosos numa farmácia da rua Visconde de Pirajá, no bairro de Ipanema, no Rio de Janeiro:
- Acho melhor o senhor comprar agora, alertou a atendente.
- Por quê?, perguntou a cliente.
- Em agosto vão acabar com a Drogaria Popular, respondeu a funcionária”, reproduzido de texto do jornalista Maurício Dias publicado em uma revista semanal.

3.) Essa ocorreu comigo e também numa farmácia, Quarta passada, cruzamento da Primeiro de Agosto com Rio Branco, 20h40, frio, adentro a mesma envergando uma blusa inteira vermelha. O atendente ao me reconhecer, velhos conhecidos, vem em minha direção quando no caixa e com mordacidade me diz:
- E aí, saudades do PT, muito vermelho, hem?
- Saudade e muita, pois esses golpistas hoje no poder em menos de trinta dias já mexeram na aposentadoria, não existe mais direito adquiro, estão prestes a abolir com o vale do idoso nos coletivos e vão acabar também com o remédio barato para quem precisa. Quer mais?, lhe digo
Quando vai balbuciar uma resposta, o senhor atrás de mim, aposentado e com uma cesta cheia de medicamentos, responde por mim e encerra o papo:
- Se arrependimento matasse, não teria falado tanta besteira dos vermelhos. Os verde-amarelos vieram só para ferrar a gente, fomos enganados.

4.) Meus amigos músicos de Bauru recebem convites mil para comparecimento em festas variadas e múltiplas. Diante de uma chique, num dos condomínios da cidade, um músico local me conta ter aceito tocar sem cobrar umas para agradar os convivas. Isso me faz lembrar algo lido recentemente sobre o pianista russo Vladimir Ashkenary. Ele fez um concerto numa determina cidade e uma nobre dama do local decide organizar um jantar em sua homenagem. Aceita envaidecido, mas estranha o fato dela ter incluído junto ao convite outro mais, o de que tocasse para os seus convivas algumas peças clássicas. Sim, aceitou, mas nesse caso informa, cobraria. Indignada ela aceita, mas diz que nesse caso ele jantaria com a criadagem. Ashkenazy deu a resposta certa, abrindo um enorme sorriso e servindo para outros tantos momentos: “Se soubesse que iria jantar com os criados tocaria de graça”.

5.) “AUTORIZO qualquer instituição, agência ou estrutura governamental, incluindo o FBI, a CIA, a Rússia, o Partido Comunista Chinês e o Vaticano, a fazerem qualquer coisa que tenham vontade com os posts que publico e colo em meu mural/página, pois sei que minha privacidade já foi violada, rasgada, julgada, criticada, amaldiçoada e jogada no lixo no mesmo dia em que decidi ter uma conta no Facebook. Quero aproveitar e mandar um abraço para os meus amigos que estão me vendo, principalmente aqueles que ESPIAM tudo e não curtem nada, ainda aqueles que adoram dar prints em fotos e compartilhar, a minha vizinha fofoqueira, ao prêmio Nobel da Paz Obama e ao agente da CIA que examina as contas do twitter, do Gmail e do android. Autorizo paranormais e seres de outras galáxias a materializarem as minhas postagens. Mesmo porque, também já fiz sei lá quantos exames de próstata depois dos 40 anos e olha que já tenho 54. COPIE E COLE isso no seu mural, senão vem um duende na Nave do ET de Varginha e te deleta do Facebook e, se você não existir aqui, deixa de existir no mundo.”, SILVIO SELVA, no texto mais inteligente hoje encontrado nas redes sociais. Respondi dessa forma e jeito tentando manter o clima: “É isso, entramos aqui cientes de que estamos sendo devassados, de cabo a rabo, sem dó e piedade, estupro consentido. Daí, relaxo e aproveito para cutucar os que me vigiam, exatamente como você faz. Rir na cara do algoz, essa a saída.”.

6.) MEUS OLHOS... - Eu nunca enxerguei no neoliberalismo, muito menos no capitalismo, a solução para os problemas do mundo. Escancaram a incapacidade de entregar o que promete aos cidadãos. Só atendem aos clamores impostos a fórceps de uma ínfima minoria, a dos ricos e poderosos e excluem todos os demais de meras fatias do bolo, antes não negadas aos pobres mortais. De tristeza em tristeza, de sonhos sendo reprimidos e negados, vejo o mundo mais opaco, triste e isso também se mostra nas ruas das grandes cidades. Perdemos até a cor nas pinturas de nossos automóveis. Eu não quero viver num país e mundo de uma só cor, onde já não existam saídas e alternativas. Quero muitas cores, possibilidades e ter a opção de sair pela vicinal e desviar do pedágio se isso me aprouver. Até na hora de escolher a cor do meu automóvel, tenho que optar por aqueles que o mercado dita, pois do contrário, me dizem, terei problemas de comércio, não os passarei para a frente com facilidade. Terei prejuízos (sic). É por isso que luto e não entrego os pontos, preciso continuar tendo esperanças e sonhar nesse tal de mundo não utópico, mas possível, onde a convivência humana seja entendida, respeitada e vivida de foma harmônica. Isso é utopia? Pra começar devolvam o colorido de nossas ruas...
HPA - desabafando numa sexta fria, insonsa, inodora, insipida e no meio de um golpe de estado a assolar o país onde vivo.

7.) NEUZA PADEIRA, OS PÃES NA CASTELO BRANCO E UMA HISTÓRIA PERIFÉRICA
A cada ida pra rua trago na volta uma história nova e, se possível, a conto aqui. Essa pode, daí, o encanto de contá-la em verso e prosa. Já escrevi por aqui outras vezes a história de Neuza, uma que começou vendendo pães na beirada da avenida Castelo Branco, caminho de Piratininga e nunca mais parou. Acabou achando uma casa e se mudou para a beirada da avenida, onde sua banca já viceja há mais de dez anos. Namorou, colocou pra dentro de casa um que com ela se engraçou, mas ciumento ela o pôs para andar. O negócio dos pães feitos em casa, forno bem cuidado, farinha preparada com cuidado especial e mãos de fada, com receitas que vêm na família desde muito tempo. Lindo demais ver a fama dela só crescer. A cada nova passada lá pelos altos da Castelo, percebo a banca florescendo e agora, com duas partners, ou seja, ajudantes. Ela, Neuza, a que hoje acrescentou Padeira ao nome (consta assim num cartão que mandou confeccionar), continua trabalhando a noite como cuidadora de idosos e durante o dia dá conta de fazer pães, mais de uma centena todo dia. Ela é a simpatia em pessoa, sorri muito, agrada a todos e no meu caso, impossível não levar uma daquelas guloseimas para casa a cada nova passada (a diabates me entende).

Passei hoje e ouvi uma história que preciso relatar. Ela tirou uns dias de férias e foi visitar uns parentes no Paraná. Deixou o negócio fechado e avisou as meninas para informar à clientela que voltaria tal dia. Foi preocupada e ao voltar a surpresa, sua casa havia sido assaltada, levaram botijões de gás e até a cama onde dorme. No mesmo dia batem à sua porta e ao atender outra surpresa. O pessoal lá de baixo, da favela do outro lado da rua, algumas quadras abaixo estavam vindo lhe devolver tudo. Seus amigos, pois vez ou outra dá e vende pães para eles todos, na política de boa vizinhança. Estava recebendo o troco. Disseram-lhe que, apareceu um lá vendendo botijões, eles desconfiaram e compraram. Quando trouxeram a cama, apertaram o cara e souberam serem dela. Deram uma coça danada no sujeito, o obrigaram a se mudar do lugar (era vizinho ali perto) e tudo lhe foi devidamente restituído. E, dessa forma, ela segue com seu comércio de pães, fazendo a alegria de fiéis clientes, como eu, que passam ali e param para levar pão caseiro e recheado, ximango, rosca doce, sonhos, bolo de fubá, tapioca doce e salgada e pão de torresmo. Hoje tirei fotos e espalho para que também possam desfrutar das maravilhas oferecidas na beirada da sarjeta, na Castelo nº 34-003, jardim Ouro Verde, Bauru SP.

OBS.: Faço publicidade de pessoas como ela de bom grado e pago todos os pães que levo. Hoje aceitei de mimo um pedacinho pequeno de bolo, desses que se não como, a lombriga que crio em minha barriga me incomodaria por dias seguidos.

7 comentários:

Anônimo disse...

Depois tem gente que não gosta de levar lambadas. Escrevo sempre com tristeza, não é fácil ver o nível de debate que chegou o antigo parceiro de viagens. Parece que nada mais importa o país, as pessoas, tudo tem que passar por defender o PT, mesmo que isso signifique utilizar das mesmas ferramentas alienantes, hipócritas e mentirosas que os outros sempre usaram contra nós.

Sou abordado quase que todos os dias por causa das minhas camisetas, mas não minto para as pessoas, procuro pacientemente explicar que o PT em nada tem a ver mais com a ideologia e busco argumentar o porque o impeachment precisa ser barrado, um argumento bem diferente do de vocês aliás. Procuro mostrar quais as causas das mazelas da vida cotidiana e quais caminhos por ora poderíamos tomar, falando um pouco de economia e tudo o mais num jeito popular que as pessoas absorvem bem, esse é o debate conscientizador que precisa ser feito com as pessoas cada vez mais perdidas.

Na eleição quando eu questionei sobre acusarem apenas o Aécio de neoliberal quando além do governo ser um continuísmo do neoliberalismo, eu citei o canalha do Temer e vocês passaram o tempo todo justificando o Temer, ou seja, não tem moral nenhuma para reclamar agora, provocaram tudo isso, quem tem que continuar batendo são os que já denunciavam tudo isso antes.

O corte no orçamento da Farmácia Popular foi feito em setembro do ano passado, caso você não saiba, o orçamento do ano seguinte é votado no ano anterior, e o antigo ministro da saúde deu esfarrapadas desculpas para explicar o corte do orçamento da farmácia para esse ano, quer que eu envie no email para refrescar a memória?? Até o momento, as mexidas na aposentadoria e direitos trabalhistas continuam sendo os do governo deposto e esse interino deseja continuar com a mesma lapidação. Como pode um cara tão inteligente, tão poético, chegar nesse ponto.

Pela legalidade, espero que a Dilma termine o governo e que os poucos conscientes continuem levando ideias para as pessoas cobrarem melhorias, e em 2018, que seja o fim dessa polarização e que enfim possamos ter um presidente casca grossa e inteligente, com ideias sólidas dos problemas da nação.

Em SP a Erundina está em terceira nas intenções de voto, mas graças a lei que o seu partido ajudou a aprovar, ela não pe obrigada a ser convidada para os debates.

Viva a "bela" democracia.

Camarada Insurgente Marcos

Mafuá do HPA disse...

MARCOS
Não erro nos comentários que faço na rua. Tenho somente sensatez nas respostas e não dou vazão a uma incontida raiva. Impossível não enxergar os malefício dos golpistas e isso não deixarei de fazer. O PT, como até as pedras do reino mineral o sabem, errou e muito, mas deve ter algo de bom no currículo, pois do contrário não estaria sendo perseguido da forma como é. Explique isso? Se ele é tão algoz como tudo o mais, como pode um juiz, mídia e uma Lava Jato inteira querer só perseguir a esse partido é Justiça para ti? Apóia isso? Não tenho a menor dúvida que, mesmo com todas as pisadas de bola, prefiro o PT no Governo do que Temer & Cia, daí prego sem constrangimento a volta de dona Dilma para completar seu Governo. Meu antigo companheiro de viagem, quando não enxerga um mínimo diante de tanta atrocidade, favorece a permanência do que está sendo instalado no país. Uma pena...
Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

Henrique
Até hoje só comprei carros vermelhos. E à exceção do terceiro, que foi roubado, e do quarto, o atual, vendi os outros numa boa. Inclusive o primeiro foi comprado por meu tio, que detesta vermelho... Não estou nem aí, a felicidade de ver o sol batendo num capô rubro e fazendo-o brilhar "paaaaaaaaah" compensa qualquer eventual dificuldade de venda...
Porque vermelho é a cor do sangue, da vida, do amor, da paixão e do pecado!
Juliana Guido

Anônimo disse...

Dilma diz que com Cunha não tem negócio. Não é o que seu passado sujo diz.

A certa altura da entrevista para o SBT, a presidente afastada declara que com Eduardo Cunha não tem negócio, que ele é um problema maior do que o próprio Michel Temer. Mas no passado não era assim, como mostra uma matéria da Folha de São Paulo publicada em 2010. O acordo era simples: Cunha tinha a missão de pacificar o eleitorado evangélico, que rejeitava Dilma Rousseff por conta de suas posições progressistas. Dilma, a que já comparou o aborto à extração de um dente podre, assumiria posições públicas mais neutras com relação a temas como aborto e casamento gay.

Notem a natureza podre do arranjo: Dilma sabia quem Cunha era, já que o deputado é conhecido por seu transito no submundo desde os tempos da Telerj. Cunha também é outro farsante, já que sabia de antemão que iria defender uma mentira dentro dos templos religiosos. Qualquer um que conhecesse o mínimo de Dilma sabia que ela é ateísta, progressista e de extrema-esquerda. A imagem que Cunha pintou de Dilma nos templos foi reforçada publicamente por João Santana, que transformou a ex-guerrilheira marxista em uma católica quase devota.

Dilma tenta bancar a puritana, como se Cunha houvesse simplesmente se materializado na presidência da Câmara sem que ela e seu partido não tivessem nada com isso. Dilma não é só uma fingida, é uma farsante praticando estelionato.

A aliança deles sempre foi forte. Quem não se lembra de Cunha indo votar para o governo de boina após ter feito um transplante capilar. Normalmente as pessoas evitam aparições públicas dessa forma, mas Cunha na qualidade de líder do PMDB, queria garantir o sucesso do governo. A coluna Poder assinada pela jornalista Vera Magalhães na Folha mostra um desses encontros amistosos entre Dilma e Cunha. Fica claro a natureza da relação.

É claro, hoje sabemos que o combustível da relação entre Dilma e Cunha era o Petrolão. Enquanto a corrupção abastecia o plano criminoso de poder do Partido dos Trabalhadores, havia uma sólida amizade entre os dois. Mercenário, Cunha garantia vitórias para o governo na Câmara com sua tropa particular. O PT agradecido, permitia que Cunha recebesse algumas migalhas da corrupção. Foi só a justiça se virar contra o bando para que a união fosse desfeita. Dilma é a própria encarnação do cinismo, da miséria e da perfídia. Autoritária, truculenta e suja, a presidente criminosa conspirou contra a democracia e contra o povo em diversos momentos. Se há alguma diferença entre Cunha e Dilma, a diferença reside no fato de Cunha não ser inimigo da democracia como Dilma. Ele é só um político corrupto e habilidoso, que usou sua desmedida sagacidade para se perpetuar na vida pública. Dilma é pior sem sombra de dúvidas, já que odeia a liberdade. Nesse contexto cabe lembrar das palavras de Roberto Jefferson: o ódio que Lula e o PT sentem de Eduardo Cunha se explica pelo fato de que ninguém naquela organização criminosa esperava que um dia enfrentariam um antagonista que fosse igualmente astuto e imoral. Esse homem é Cunha. É por isso que a presidente e seus lacaios tem essa obsessão tão grande com o presidente afastado da Câmara. Talvez seja até uma admiração intima e incontida por parte daqueles que imaginavam que Cunha seria um excelente exemplar de cidadão caso estivesse usando uma camiseta vermelha no peito. Ainda que cometendo os mesmos crimes, Eduardo poderia muito bem se servir da militância para ser chamado de “Guerreiro do Povo Brasileiro”.

Anônimo disse...

Henrique, já escrevi aqui N vezes sobre lava-jato e etc. Você sai pela tangente, evita debater, eu questiono, coloco uma argumentação com os fatos praticados pelo governo e tudo que recebo é um clichê de que o governo é perseguido por ter feito "grandes" conquistas sociais.
O fato é que tudo continua como sempre na vida das pessoas, com o agravante de uma alienação para todos os lados, não vejo nenhum projeto nacional, apenas gente se enforcando com as próprias palavras como você. Temer e cia já estavam no governo, e sinto muito se você acha justificável cortes para beneficiar as cerca de 10 mil pessoas que fazem fortuna com a dívida pública, porque é exatamente isso que os governos vem fazendo desde FHC, nada mudou, com a exceção da ignorância que tomou conta dos que eram para defender a nação em suas críticas. Nunca vi uma linha escrita aqui quando o governo promoveu cortes, mexeu na aposentadoria e nos direitos trabalhistas, fale tudo isso para um cidadão que vejo diariamente levanto currículos para todos os lados porque perdeu o emprego e não tem direito ao seguro desemprego pelas novas regras.

Meu lado é o de sempre, que as pessoas possam ter oportunidades para tudo na vida, e por isso sou livre para criticar esse status quo. Esse discurso fragmentário de vocês está os afastando da realidade das pessoas e indo em direção a um gueto.

Pior é que te conheço e sei que no fundo você sabe que está errado, mas mergulhou tando no fundamentalismo partidário que perdeu a liberdade e a consciência para crítica.

Camarada Insurgente Marcos

Mafuá do HPA disse...

marcos
não precisa se alongar tanto, tudo entendidinho.
agora entenda algo, simples assim.

Claro que dona Dilma fez tudo, mas leve em consideração que seu mandato não existiu de fato, não a deixaram governar. Tudo o que fez, pressionada por todos os lados , cedeu nessa bosta chamada governabilidade e se atolou mais e mais. Tudo o que diz estar sendo implantado o foi por mera e absoluta pressão e, no fundo você sabe disso muito bem, até melhor do que eu, mas mergulhou tanto em buscar um caminho puro, que já não consegue mais enxergar outro senão o traçado por ti, quase impossível de acontecer com o regime onde vivemos. Eu, com os pés no chão, tenho certeza de que sem precisar estar metido em fundamentalismo nenhum estarei acertando em propor a volta dela, o fim do Golpe e talvez até um Plebiscito pela frente. Degrau por degrau, do contrário, vc bem, sabe, nada acontecerá.

Bai abracito do Henrique, direto do mafuá

Anônimo disse...

Acho que você confundiu o comentário. O que fala sobre a "dona" Dilma não é meu, é anônimo.

Camarada Insurgente Marcos