quinta-feira, 25 de agosto de 2016

CENA BAURUENSE (151)


UM INCÊNDIO, FAMÍLIA DESABRIGADA, FOTOS E A HISTÓRIA DO CARROCEIRO...

Um relato de algo vivenciado por mim no dia de ontem. Primeiro vi uma postagem no facebook de um baita fotógrafo, Alex Mita e diante do que vi escrevo e publico isso:

FOTOS PARA DILACERAR A GENTE POR DENTRO...

Nessa sequência de fotos do profissional do Jornal da Cidade, Alex Mita, algo dessas coisas que nos fazem lacrimejar os olhos. A dor humana do semelhante quando estampada de uma forma nua e crua, num registro como se fosse um cenário de guerra, deixa bem evidente como somos pequenos diante de algumas adversidades que nos transformam a vida toda de um momento para outro. Um incêndio na morada desse senhor e como resultado a perda de tudo o que tinha como seu porto seguro, o canto onde todos precisam se escorar, recarregar energias. Na matéria do JC uma hipótese, a de que o incêndio possa ter ocorrido por causa de maritacas terem roído os fios do forro da antiga casa e provocado um curto circuito.
Leiam mais clicando a seguir: http://www.jcnet.com.br/…/maritaca-pode-ter-gerado-incendio…. Isso pouco importa, pois ele agora não tem mais nada. Quando algo assim, uma situação dessa envergadura cai nas mãos de um baita profissional, ele torna o fato ainda mais doloroso, pois ressalta todos os detalhes nas imagens. Se o trabalho do chipriota Alex, ainda radicado em Bauru é excelente, também a dor de quem o observa nos mínimos detalhes. São flashes feitos para chorar, dura realidade sendo retratada em todos os seus ângulos.

ESTIVE LÁ E POSTEI ISSO: Ele e sua família já recebeu um provisório abrigo, adivinhem de quem? Um grupo espírita. O dono do imóvel (agora quase só terreno) quer a devolução quase imediata do que sobrou e quem o amparou de imediato, sem nenhum tipo de divulgação foi o Lar Chico Xavier, aqui perto do mafuá, junto ao CIPs, Provisoriamente estão recebendo doações no local, rua Maria Rosa 2-62 Jd Noroeste (vila Independência), próximo a escola Henrique Bertolucci. Contato através da neta Daniela 998563731.

HORAS DEPOIS FUI ALERTADO POR ISSO: Fátima Schroeder me escreveu: “Henrique, este senhor é carroceiro e foi acusado de ter cometido crime de maus tratos em relação ao seu cavalo (em julho de 2.014) e em setembro de 2.015, também acusado de ter matado seu cachorro a chutes!!!!!!!. Veja meu post: https://www.facebook.com/fatima.schroeder.96/posts/1034084500021127?pnref=story”.

COMENTEI DESSA FORMA: Verdade? Nossa. Veja como são as coisas. Não aceito que o ocorrido agora tenha vindo como punição. Longe disso, foi uma fatalidade. Mas serve sempre também como lição, para ver como em ações humanitárias, a vida pode transcorrer mais amena, singela e boa. Ele vai refletir sobre tudo isso diante de sua horrorosa tragédia atual. Eu e tantos outros que lá estivemos para prestar-lhe ajuda não pensamos no passado (enfim, não o conhecíamos), mas no presente. Tudo serve de reflexão...

LUCIANA FRANZOLIN, ESPOSA DO ALEX, TAMBÉM FOTÓGRAFA, COMENTA ISSO: “Diante dos fatos levantados pela Fátima Schroeder, ontem também fiquei a pensar sobre a responsabilidade do fotojornalista e sobre como fotografias são um poderosíssimo meio de comunicação. As fotos de Alex Mita registram sem julgamento prévio. Sem filtros imagéticos ou ideológicos. Uma qualidade rara no jornalismo hoje em dia. Também não aceito que a fatalidade seja interpretada como punição e não aceito maus tratos com animais. Não vamos esquecer que uma família inteira, incluindo a criança que ele abraça, vivia na casa.”.

TENTO ENCERRAR A QUESTÃO COM ISSO: Exato e o que fiz está feito, fiz a minha parte. E credito que foi ótimo que a tenha feito antes de tomar conhecimento desse outro lado, pois o fiz de todo coração. Vida que segue...

Um comentário:

Anônimo disse...

Just a clarification, regarding the photos. Aparently this man has a history of violence towards animals. He has, in the past, kicked a dog to death, and beaten his horse. In my opinion, although his actions are despicable, the rest of his family had nothing to do with it, but they too are now homeless.. My job is to tell the story as I see it through my lens. When I photographed him, I did not know about his past, but even if I did, my photos would be the same. My personal opinion on the matter has nothing to do with what has happened. Whether this man's family should suffer because of his mistakes I will leave to your conscience.

Alex Mita