quinta-feira, 11 de agosto de 2016

PRECONCEITO AO SAPO BARBUDO (105)


A BOLA DE CRISTAL DO HISTORIADOR*

*Título copiado da apresentação de um livrinho maravilhoso com entrevista do historiador inglês Eric Hobsbawm, o “O Novo Século – Entrevista a Antonio Polito” (Cia de Bolso, 2013).


O famoso historiador inglês certa vez escreveu sobre a “função prognóstica” do historiador em prever o futuro, ou seja, “dentro de certos limites, é desejável, possível e até necessário prever o futuro”. Parafraseando Augusto Comte, ele repetiu que as previsões são parte do nosso conhecimento. E a previsão do futuro, como sabemos, quando não feita na base do mero e equivocado “chute”, ela pode se revelar bastante útil. Ele mesmo, no livro citado esclarece: “a previsão do futuro deve necessariamente basear-se no conhecimento do passado”. Sem nenhum pretensão de ser “bidu” ou mesmo aquela chatice dos a se dizer acima do bem e do mal. Não sou arrogante e sim, mero observador, um tanto cansado, diria e sem desistir dos embates da vida, posto algo pelo qual estou prevendo dessa cidade, estado e país.

Cansei. Isso não quer dizer que vá desistir de lutar. Longe disso. Lutarei enquanto viver, mas confesso, a iniquidade tomando conta do mundo atual, estou naquele momento prestes a chutar o pau da barraca. Olho a campanha para prefeito em minha aldeia, Bauru SP e ao me deparar que a maioria dos candidatos pensam e agem do mesmo jeito e maneira, todos a defender esse atual estado golpista, as leis do mercado, privatizações e essa nhaca do “estado mínimo”, que nada mais é do que se ver livre de tudo, repassando tudo para a iniciativa privada e seguindo “livre, leve e solto”, como se isso fosse possível, sem algum complexo de culpa. Daí, Gazzetta, Raul, Renato, Emirates e seus vices são todos uma só pessoa, proposta e não resolverão os reais problemas de Bauru. Todos esses, indistintamente estão à serviço das “forças vivas” de Bauru e isso representa a minoria detentora do poder na cidade, os tais “donos do poder”, que com esses continuarão dando as cartas. Estou cheio de Governos para poucos. Isso tudo uma triste constatação. Comento mais dela no último parágrafo.

O Brasil piorou demais da conta com os golpistas no poder. Estão a danar com tudo, leis, direitos, garantias pessoais e o retrocesso está aí, exposto a olhos vistos, mas poucos querem enxergá-lo, pois estão comprometidos com o que está despontando na curva da esquina. Quando vejo o silêncio obsequioso de muitos percebo o comprometimento desses com o conservadorismo, retrocesso e atraso. Não ligam para a entrega de nossas riquezas para empresas privadas e nações poderosas. Tudo isso é normal para esses. Não adianta virem tentar me explicar, pois já entendi tudo. Queriam eliminar o PT, só o PT, nunca a corrupção e o que ela representa. Quando vejo todos caladinhos da silva com o baú de maldades promovido por Alckmin em São Paulo e Temer no país, percebo nitidamente algo bem simples. São tão corruptos quanto tudo o que diziam combater. Escolheram um bode expiatório, um a atravancar o caminho para continuarem fazendo o que sempre fizeram, o livre manuseio desse país. Estão a conseguir com o impedimento em definitivo de Dilma. Não estão nemum pouco interessados no fim da corrupção, disso tenho cada vez mais certeza.

Agora vamos aos finalmentes desse curto texto e da ligação com a previsão do futuro, algo compreendido por Hobsbawm como plausível. Bauru piorou, consequentemente o país idem. Um interligado com o outro, algo umbilical. Se existe poucas esperanças de reverter o quadro em Bauru, a nível nacional a mesma coisa. Prevejo tempos nebulosos para a aldeia e o país onde moro. Rodrigo, o atual prefeito tem mil motivos para criticá-lo, mas pode estar pintando na área alguém muito pior que ele. Lula e Dilma, erraram feito, mas muito fizeram pelos menos assistidos no país, algo que Temer & Cia não farão nada em nenhum momento. Diante desses momentos nada alvissareiros, tomo uma decisão. Estarei engajado em todas as lutas, possíveis e impossíveis, de denúncia e combate ao que está em curso, mas como não vejo nada de tão significativo para alteração do em curso, com uma indiferença e conformismo cada vez maior, não me peçam para me posicionar ao lado disso tudo. Não me resta outra alternativa a não ser tornar-se um eterno PROVOCADOR. Não vou conseguir mudar Bauru e nem o Brasil, daí tentarei, ao meu modo e jeito ser daqui por diante uma pedrinha, algo a incomodar esses todos. Insignificante pedrinha, mas aquela coisinha chata dentro do sapato, dificultando o andar desses todos. O futuro, prevejo, reserva dias complicados para quem luta pela transformação social. É assim que vejo o que vem por aí e daí, a constatação de que meu filho, nossos filhos viverão num mundo pior do que o vivido até aqui por todos nós. Desiludido disso tudo, estou chutando o pau da barraca. Chega!

2 comentários:

Anônimo disse...

Pior é pior, não existe o menos, o Brasil nunca foi terra de oportunidades e justiça social, você pinta um cenário o qual não foi o PT que criou, claro, mas que nos últimos 14 anos é responsável por tudo isso, se nada muda, é porque os diferentes se mostraram iguais e você não está fora desse barco, aviso para pular não faltou. O futuro ficou óbvio.

Camarada Insurgente Marcos

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK:

Helena Aquino Infelizmente a coisa tá feia mano. Se correr o bicho pega, se ficar ele abocanha.

Renata Santin Em uma análise geral , sabemos que o câncer de todos os países têm nome. Estados Unidos , um país que não tem nada e que aos poucos vem ganhando graças a vários golpes e mentiras de ajuda humanitária. Já tiraram Mujica(Uruguai), Dilma (Brasil) e a Cristina(Argentina). As pedras no caminho agora são: Evo(Bolívia), Raúl(Cuba), Michele Bachelet (Chile) e Maduro( Venezuela). Na Venezuela querem Petróleo, Cuba é o único ponto do mundo que não recebe investimentos e é uma mina de dinheiro para o capital privado, no Chile querem o minério e na Bolívia o Gás Natural. E por fim essa bagunça armada. Infelizmente não vejo o Brasil melhorar , iremos passar uma fase muito difícil. Hoje esse silêncio estarrecedor da esquerda e direita , faz me acreditar que ambas partes foram privilegiada. A nossa cidade , misericórdia, acreditamos em um menino , sangue novo , que já nos primeiros dias , levou o secretariado para ver a real situação dos bauruenses , traçando sonhos infantis e claro contando com o papo de sua vice. Que por sinal estava mais preocupada com os comes e bebes, reuniões disso e daquilo.. Foram épocas de ouro , Lula e Dilma , fizeram o que? , nada. Aí está chegando a pior época , uns candidatos tão sérios, fazendo dobradinhas com moleques, outros misturando a igreja com a politica e a lama misturando se ao caos .. Não tenho um prefeito e um vice que dá pra dizer este vai. Devido essas dobradinhas sinistra. Alguns vereadores conhecido pela luta, sabemos quais foram. O restante vão cair de asa delta. Prometendo o que será impossível cumprir devido a crise. Usaram de suas falácias e uns com suas oratórias de dar inveja. A população carente que nunca viu um desses vereadores em sua residência, receberam muitos. Alguns pagarão contas de luz e água atrasada, cestas básicas caíram do céu , porque o senhor é poderoso. E por fim as churrascadas de carne de boi velho. Sinceramente estou vivendo uma série de horrores, desde o golpe planejado , até a nossa querida cidade. Um filme de terror passa longe do que estamos vivendo e veremos. Você será a pedra no sapato e eu continuarei na rua e na luta solitária ou não. Mas jamais cega e tenho dito

Ana Maria De Carvalho Guedes Estou completamente SEM ESPERANÇA. NÃO POR MIM, MAS PELOS DESCENDENTES E POPULAÇÃO BRASILEIRA. RETROCESSO VEM AÍ.