terça-feira, 6 de setembro de 2016

CARTAS (163)


PMDB, ONTEM, HOJE E O AMANHÃ*

* Texto de minha lavra enviado para publicação na Tribuna do Leitor do Jornal da Cidade - Bauru e como não saiu publicada lá, sai aqui e no mafuá.

A presidenta Dilma foi questionada no Senado sobre isso e sua resposta foi precisa. Límpida, clara e objetiva. O PMDB que se coligou com a Lula e depois a ela não é o mesmo PMDB de hoje. O senador Roberto Requião que o diga, hoje o Último dos Moicanos dentro de uma hoje estrutura, completamente alterada, reviravolta total e absoluta.

PMDB, quem te viu e quem te vê. Tenho homéricas lembranças de muitos dos seus em momentos históricos desse país. O período militar foi algo percorrido, tendo alguns próceres desse partido, como bons timoneiros. Fizeram história. Depois disso, pouco a pouco, uma profunda transformação. E para pior, muito pior. Tidei de Lima, nosso penúltimo deputado federal percebeu isso muito bem e não resistiu, caiu fora. Hoje, tenho certeza, estaria ao lado da defesa da democracia e contrário ao cruel golpe. Fez parte de um antológico grupo arejado em suas instâncias.

O encontro dias atrás. O cumprimentei pela última entrevista dada a Duda Trevisani na TV Preve, quando contrariando a condução pretendida pelo entrevistador, deixou claro ser contrário ao impedimento da presidenta. Viro para ele e lhe digo que, se lá estivesse, com certeza, estaria tendo posições como a de Requião. Sim, pois são as mínimas possíveis diante de toda sua trajetória.

Hoje, inegável, o PT não é mais nem sombra do que o foi um dia, assim como o PMDB. Perderam-se os princípios. Alguns tentam resgatá-los, luta inglória, quando outro tanto já desistiram de fazê-lo. Em Bauru, ambos enveredaram por tortuosos caminhos. O PT errou e erra muito, porém, fez algo nunca dantes feito. Reconhecer isso não é demérito para ninguém, aliás, puro exercício de sensatez. E quando Michel Temer foi convidado para ser vice de Dilma, o partido ainda guardava alguns poucos traços de seu passado, o PT idem. Como é sabido por todos, ninguém governa de forma isolada dentro do sistema político vigente. Impossível isso. O PT sempre soube disso e daí as alianças. Todos as fazem. Estiveram unidos e possibilitaram algo de palatável diante de outro lado, muito ruim, tudo cometido dentro da parceria.

Venho disso tudo para o momento atual. Dilma teve um primeiro Governo razoável. Nele manteve e até ampliou os projetos sociais iniciados com Lula, o que vale disso tudo. No segundo não mais. Não se trata de incompetência da mandatária, pois não a deixaram governar um dia sequer. O PSDB, único partido social democrata que conheço em todo planeta que é de direita, conservador e entreguista é um dos culpados por esse triste momento histórico. Não soube perder a eleição e escolheu o pior caminho, o de não dar nenhuma trégua para o Governo de Dilma.

Ela foi sangrada todos os dias do seu segundo mandato. E o velho PMDB aliou-se ao PSDB, quando teve contrariado os interesses de seu atual comandante, o inescrupuloso e todo poderoso Eduardo Cunha. A debandada ocorre com o abandono do campo até então democrático para transformarem-se no que de pior temos no espectro partidário. Não foi com esse PMDB que o PT se aliou doze anos atrás e nem Michel temer possuía os posicionamentos hoje adotados. Pioraram e muito, todos. Daí, o até então coadjuvante Temer é insuflado e alçado como alternativa golpista ao poder.

Dessa forma, sem nenhum esforço mental, a constatação da deterioração do sistema político num todo. Prazo de validade mais do que vencido. Não passaremos bons momentos com os atuais atores no comando do cenário político. Esses últimos meses são o melhor exemplo disso. Pioramos, retroagimos no tempo e no espaço e, infelizmente, o padecimento será o de todos, mesmo que muitos ainda não o tenham percebido.

14 comentários:

Anônimo disse...

Não foi esse PMDB??? Depois você não gosta de levar uns puxões, o PMDB que o PT se aliou é o mesmo que o PSDB abraçou durante sua gestão, o Temer era presidente da câmara aliado ao FHC que arquivou o processo de impeachment protocolado pelo PT, depois no governo Lula este fechou a aliança e entregou Furnas ao Cunha que jamais teria esse poderio e influência no Congresso hoje se não fossem os milhões desviados com Furnas e o FGTS quando o PT também lhe entregou a vice presidência da Caixa.

Sobre a afirmação que o PSDB é o único partido social democrata que conhece ser de direita, é fato que foram para direita, assim como o PT é o único partido dos trabalhadores de...DIREITA

Se você acha que o PT fez algo de muito bom, então os outros também fizeram, porque "melhorias" são vendas de ilusões onde governos entreguistas tem que manter o povo na base da alienação e a mercê da oferta e procura como uma manada de bois.

Olho para o Brasil e vejo os mesmos problemas e jeito de governar de sempre, se os partidos citados mudaram, é triste e mais ainda é ver que um professor mudou junto, porque antes o que importava era o Brasil, agora é uma guerra entre xiitas onde ninguém apresenta nada para o país e nenhuma razão.

Camarada Insurgente Marcos

Anônimo disse...

Só um detalhe sobre o PMDB que na correria para escrever não citei, mas já tinha escrito aqui em outra oportunidade, Ulisses Guimarães o qual para os mais jovens é passada a imagem de um grande democrata, se vivo estivesse e eu conhecendo o seu perfil histórico, votaria por essa farsa de impeachment em bloco com o PMDB, o mesmo Ulisses que endossou em 64 a Marcha da Família e depois disse ter se enganado, o mesmo Ulisses que em 89 estava agarrado num fisiologismo ferrenho em sua campanha presidencial. O Tancredo era uma figura para se respeitar pois no Jango votou contra si mesmo contra a farsa que estava sendo armada para o golpe e depois endossou os caminhos para as diretas já contra as difusas ideias do Ulisses.

Em 1992 nas eleições municipais em Bauru, PT e PSDB que ainda não tinham se sujado e chegavam com princípios éticos e democráticos, embora com divergências pontuais, tinham um bom relacionamento e estavam coligados na chapa que tinha o Carrijo com toda a dita esquerda bauruense e com o apoio do então deputado federal Tuga Angerami contra a chapa que era chamada na época de candidatura dos ricos de Bauru, quem era a chapa?? PMDB do sr. Tidei de Lima com todo o fisiologismo tradicional do PMDB com Robertão Purini, Moussa Tobias e toda a turma. O governo vimos a herança deixada na cidade.

Incrível como nada muda, a não ser a amnésia política na cabeça de alguns que esquecem a história.

Camarada Insurgente Marcos

Mafuá do HPA disse...

marcos
sem tempo para lhe responder a contento.
estou ocupado nesse momento com algo nas ruas.
falamos depois
ando mais nas ruas que só meditando
a prática desenferruja tudo
venha...
hpa - direto do mafuá, por pouco tempo

Anônimo disse...

Olha Henrique, quando escrevo me proponho a debater mas não vou tolerar mais essas indiretas rasas sem nenhuma argumentação.

Embora mais novo tenho muito mais histórias de militância para contar e não defendo democracia em abstrato, jamais nas dificuldades agi como um canalha para com os meus ideais e mesmo com minha avó internada há mais de um mês, tenho saído nas ruas para fazer campanha para o Roque e nenhum momento vi você fazer isso, medo de desagradar algum candidato petista??

Grandes sonhos e projetos estão se realizando e muita gente dentro do possível terá oportunidade de sofrer menos na vida, afinal aqui ninguém é bon vivant e sonhos existem para lutar.

Fácil defender democracia enquanto um povo desiludido perde empregos, sofre com violência, passa fome. Tenho honra com meus ideais e não fico pulando em galhos escondendo opiniões e por tudo que tenho ouvido de gente ainda de bem e coerente com a esquerda, vejo que o errado e com descrédito não sou eu.

Olhe um pouco para o espelho e tenta refletir um mínimo possível de suas posições e porque perde a admiração de certos antigos amigos, cuidado para não chegar na velhice sozinho e com arrependimentos ao olhar para atrás. Quando éramos amigos, nossos sonhos eram grandes e eu daria um mundo para realizá-los, e hoje, ao caminhar tudo isso, triste ver que os caminhos se bifurcaram.

Sabe muito bem como sempre foi minha vida e nunca cedi, é nesses momentos que o caráter se mostra, até tentar assumir filho que não era meu você sabe que me propus e se eu fosse um individualista já teria sumido daqui esse ano, mas como tem muita gente que precisa de ajuda, irei quando todos forem beneficiados com os projetos de mídia e social que estamos desenvolvendo.

Por tudo isso, não aceito mais essa indiretinhas rasas, vou lutar sempre na vida, mas não ao lado de gente a gritar no abstrato.

Encerro aqui meus comentários nesse blog, impossível ter ânimo para continuar a debater por aqui quando não há debate, melhor deixar para os vazios anônimos que surgem aqui só para escrever bobeiras.

Camarada Insurgente Marcos

Mafuá do HPA disse...

marcos
não são indiretas rasas, meu caro, são diretas cheias.
venha pras ruas e pare de filosofar só de dentro do seu quarto.
isso é confabulação de amigo pra amigo.
só isso, nada mais
chato isso de querer ser sempre acima do bem e do mal e não vir ver o que se passa do lado de fora de sua janela.
baita abracito e te aguardo por aqui
henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

Procuro buscar a razão, é fim do poço ver um historiador desfazer de quem estuda e sai das superficialidades das redes sociais.

Militar acima de tudo é ter caráter com a vida, sentido ético, tudo o que procuro honrar a cada dia e compartilhar mesmo quando a vida se apresenta dura, sem jamais às comodidades.

Aparecer pra festas é uma coisa, mas não o vi mais nas ruas nas quais gasto sola todos os dias e nem nesse momento que a eleição mais pede, mas melhor assim, porque hoje prefiro encontrar com os que me dão prazer.

Tchau.

Camarada Insurgente Marcos

Mafuá do HPA disse...

MARCOS
Nada de fundo de poço. Triste ver um pensador, sonhador ficar cada vez entrevado entre quatro paredes, julgando tudo e a todos, mas fazendo pouco, sujando quase nada os pés com a transformação que diz necessitamos. me acusar de não ter caráter com a vida é demais da conta. Fique com suas certezas até o momento em que abrir os olhos e ver que o possível acontece de degrau em degrau e não só de leituras e trancafiado. Precisa sair da utopia, que também adoro e cair na real.Comparara ações é algo que não faço. Eu estou nelas e as demonstro, publico, exponho. Cadê os lugares onde está? Não precisa mostrar, nem exemplificar, precisa vir pro lado de cá da vida. Venha e saberá onde me encontro e me situo. te aguardo com o mesmo carinho de sempre. Esse texto não tem por intuito te desagravar, nada disso, talvez um toque para que isolado nada conseguirá. Não pense em ser dono da verdade. Já passei dessa fase e vejo que construções não ocorreram dessa forma isolada. Tem momentos que se faz necessário alguma união, para se chegar mais rápido do idealizado. Baita abracito e apareça para os papos. Saia do casulo.
henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

Quem esta isolado? Vc e meu biografo pra saber o que passo e faço? Na sua incapacidade de debater tenta desmerecer quem procura entender o mundo e buscar grandes açoes, nem sabe o que esta ocorrendo de projetos, espere e vera o que muitos aqui aprontarao pelo mundo, nem sabe da grande midia latina que estamos para inaugurar em sp e e so o começo de muita coisa que vira para de fato chegar nas pessoas, nao estarei jamais nessas canoas furadas que se coloca. Critico tudo que vejo necessario e buscando base para nao falar besteiras, mas e sempre assim, na falta de argumentos pra debater, desqualifique a pessoa. Aqui nao debaterei mais nada pq nao ha debate, falo sobre o texto e sempre vem respostas nao para contestar mas para tentar desclassificar, leio muito sim e isso e que da base para andar pelas ruas, e Marx? Militava nas ruas? O fato de ter sido apenas um teorico o desqualifica? Claro que nao, e nem e meu caso como vc tenta acusar.

Tchau e bom carnaval

Camarada Insurgente Marcos

Mafuá do HPA disse...

MARCOS
Posso te responder da mesma forma. Você por acaso é meu biógrafo para tirar tantas conclusões a meu respeito. Menos. Isso de querer ser dono da verdade em tudo é algo que deve ser de um sofrimento imenso. projeto utópicos, sonhos de gaveta todos os temos. Torço para que consiga realmente realizá-los, mas acho pouco provável, infelizmente e te digo isso como amigo fiel, desses que as vezes necessita dizer e restabelecer a verdade sobre sonhos que vagueiam em nossas mentes. Eu faço as coisas com os pés no chão e mesmo assim viajo além do possível. Eu quando comento algo em cima dos seus posts não o desqualifico nem o taxo de menor, mas você faz isso constantemente e isso não me fere, pois já te conheço, somos chapas de longa data. lembra de uma vez que me disse que o povo não sabe o que precisa ser feito por ele, mas você sabe e se um dia chegasse lá faria, mesmo que tivesse que... Entendo onde quer chegar, mas é um caminho doloroso a gente sempre ter certeza em tudo e não aceitar nem ao menos o contraditório. Precisamos sentar qualquer dia e, por que não, num Carnaval, o que nos resta de festa popular?
Não desista de comparecer por aqui, você sabe o quanto gosto de ti e de seus escritos, mesmo não concordando com tudo o que escreve, mas isso é a coisa mais normal desse mundo.
Baita abracito do
Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

Veja a diferença, nunca cheguei aqui para fazer alguma desqualificação pessoal, sempre coloquei minha críticas em cima dos seus posts fosse para elogiar ou contestar, mesmo quando eu chamava a atenção por estar errando a mão em muitos posts repetindo chavões sempre dizia que a crítica era por saber do talento que sempre teve e junto a isso colocava argumentações para questionar o post assim como fiz nesse do PMDB e ainda citando pontos da história brasileira. Só que ao invés de você contestar e debater com contra argumentos ou rever a posição, você fez igual o cristão anônimo, além de não responder, tentou sim me desqualificar como se fosse um cara que não fizesse nada e pouco buscava ajudar ativamente as pessoas, a sociedade e isso é algo que não vou aceitar, porque primeiro você sabe muito bem que jamais aceitei amarrar o rabo e viver aos aceites da sombra de um familiar, essa honra ideológica me dá moral para contestar o que quiser, já ele não pode dizer o mesmo.

Não sou desses demagogos que querem aparecer fazendo "ajuda social" quando surge alguma câmera da globo. Posso listar aqui inúmeras vezes que fui realmente na hora que a briga chamava, momentos marcantes como o fora Izzo onde eu estava na esquina o dia que o Duka levou a porretada do policial, na greve dos ferroviários a meia-noite para impedir o trem de sair da estação junto ao Roque, esses dias mesmo escapando nos horários em que não tenho que ficar com minha avó no hospital indo com a turma panfletar no calçadão e na Rodrigues, e logo vamos começar a fazer as portas das fábricas de madrugada, poderia fazer pra ti a pergunta que eles me fazem, e o Henrique?? Se ouvisse as críticas que eles também fazem por certas posturas políticas e artigos, verá que não sou só eu, problema é que as pessoas precisam ser mais sinceras, eu chego aqui e exponho, não gosto de falar por trás uma coisa e pela frente outra e você sabe muito bem isso a meu respeito.

Outra diferença é quanto a perseguir grandes sonhos, não sou nada utópico, se vejo que algo é realmente impossível, procuro outra coisa, mas não paro, só que te digo algo, hoje estou começando coisas que jamais imaginava realizar, sonhar grande, buscar e não ser conformista é que tornam pessoas especiais na história. Se não tivesse saído deste caminho e fosse presente com a amizade saberia e desfrutaria de tudo o que está acontecendo, não fico expondo publicamente agora porque além de estarmos montando projeto a projeto, também por segurança, já que envolve como sempre grana. Já estou com CNPJ aberto no Canadá, uma produtora que atuará no desenvolvimento de vídeos com conteúdo para o youtube e também artísticos desde música, teatro, tour cultural e outros. Uma mídia latina com base em sp onde tenho ido quase todos os finais de semana para isso, em novembro será a inauguração lá, também ano que vem iniciará uma série de reportagens pela américa do sul com conteúdos profissionais bem produzidos para mídia visual.

Fora uma família que levarei daqui, algo que está exigindo muito trabalho, pois aqui eles são mais uns que não tiveram oportunidades e sempre viveram a margem de tudo, e tinha prometido que não sairia daqui sem levar junto um pedaço sofrido do Brasil e dar a chance de uma nova vida que jamais sonharam. Tive a cabeça para saber investir e fazer uma excelente grana e jamais poderia deixar de ser altruísta, sempre a viver com o suficiente e deixar a maior parte para ajudar e fazer coisas que realmente tenham grande alcance, triste ver que você acha tudo irrealizável, sem grandes e boas ambições, a tia do John Lennon dizia o mesmo para ele, ainda bem que nunca deu ouvidos.

Se isso é não fazer nada, louvarei sempre o nada. Acho que tudo já foi falado e os caminhos já não são os mesmos, melhor coisa é eu debater em outros lugares e estar com as pessoas que estão querendo tremer o mundo lá na frente.

Camarada Insurgente Marcos

Mafuá do HPA disse...

ARCOS
Quanta coisa desnecessária por aqui.
Todos os que hoje vc apóia já os vi voce criticando e feio e não tenho pretensão de expor nada por aqui. Assim como os que vc apoiou lá atrás, hoje critica. O mundo dá voltas, assim como a cabeça da gente. Já ouvi horrores de ti e nem por isso vou ficar publicando aqui e instigando fuxicos. Pra que? Tomara que tudo isso que vc tem na cabeça consiga se realizar e não passe de mais um sonho, uma utopía dessas que a gente invenciona, faz que existe e depois tudo acaba ficando por aqui mesmo nesse nosso triste mundinho. Torço muito por ti e para que alce mesmo esse vôo. Que essas asas verdadeiramente um dia batam e te façam voar bem alto e consiga saire do casulo. Vou estar vibrando do lado de cá, vc sabe disso. Eu vou estar enquanto viver tentando mudar o mundo, e sempre para melhor e em alguns casdos tendo que suportar esses merdas, tudo para não retroceder ainda mais. Vc mesmo me criticando sabe que para avançar, tem momentos onde é necessário recuar, se aliar com gente pela qual não concoprdamos, mas isso faz parte do jogo da vida. Baita abracito sempre
Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

Errei apenas com o PT Henrique, uma cegueira da juventude que tratei de curar e não cometer mais essas incoerências pois a idade não permite. Os que apoio nestas eleições sempre tive e tenho críticas pontuais, muitas aliás, continuo debatendo demais com eles, mas apoio porque é o certo a ser feito e porque são gente decente, nunca fiz ataques rasos e ofendi nenhum deles, agora eu jamais iria me aliar e ser fotografado com gentinha canalha como alguns foram em oba-oba com uma certa dona de partido, dessas ainda bem, estou livre. Não sou e nem instigo fuxicos, sempre fui bem transparente em tudo o que penso e falo e sabe bem disso, o que eu disse é que não sou apenas eu que tenho feito essas críticas, e novamente, sempre que vim ao blog foi para escrever em cima do seu post, sendo ácido ou não, mas sempre para debater firme o tópico, nunca fui covarde como algumas pessoas que vieram te ofender anonimamente pelo blog, nunca fiz um ataque a sua pessoa e sua honra aqui, bato forte quando preciso, mas sempre para discutir o tópico.

Uma pena você achar que todos esses projetos podem ser apenas frutos da minha imaginação, pena porque quando comecei criar as condições para isso ano passado, você era o primeiro que vinha a minha cabeça para participar e compartilhar tudo isso.

Fico por aqui. Boas festas.

Camarada Insurgente Marcos

Mafuá do HPA disse...

Marcos
Quero crer que tudo possa ser mesmo realidade e você bem sabe o quanto sua expansão mundo afora me alegraria, pois te ver trancado aqui nessa cidade, é mais do que triste. Gosto de suas críticas e as aceito, mas quando as rebato quem não aceita os argumentos és tu. Nem sempre temos a razão em tudo. Deve ser horrível ter a razão sempre e em tudo. Prefiro continuar errando e insistindo. Da foto que falas, sabe que nunca me aliaria com aquilo e se lá fui, foi por ainda acreditar que esse partido pudesse ter salvação, mas sei que não o será com ela. Ela deve ter rasgado minha ficha de filiação e depois veio a se aliar ao golpista PRB. Aliar ou vender, tudo a mesma coisa. Não me deseje boas festas, volte sempre que quiser, até porque pelo que pressinto, talvez a coisa não dure muito. Sinais já me são dados e como não os atendo, talvez não me tenhas por aqui em curto espaço de tempo. Vamos nos falando, pelo menos enquanto estamos vivos.
Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

Razão se persegue, mas como diz o velho ditado do tempo dos avós, "diga-me com quem andas e lhe direi quem és", depois do post do Cavinato não preciso responder mais nada.

Fim.

Camarada Insurgente Marcos