segunda-feira, 29 de novembro de 2021

FRASES DE LIVRO LIDO (171)

AH, O QUE SERIA DO MUNDO SE A MAIORIA VIVESSE COMO O FEZ LEILA DINIZ!

Que o mundo encaretou, disto não tenho a menor dúvida. Estava até dias atrás com um livro empacado no criado mudo ao lado de minha cama e o lia bocadinho por dia, em drops. É desses que não queria terminasse nunca. Peguei gosto, mas viajei e o levei comigo com uma missão, a de devorá-lo. E o fiz logo nos primeiros dias. Trata-se do "Perfis Brasileiros - LEILA DINIZ - Uma revolução na praia", Joaquim Ferreira dos Santos, editôra Cia das Letras, 2008, 288 páginas. Fui juntando frases lidas, dela e de gente falando dela e aqui compartilho algumas, pois quero muito passar adiante algo avindo dessa pessoa que admiro demais da conta, Leila Roque Diniz nasceu no dia 25 de março de 1945 em Icaraí, Niterói RJ e faleceu na tarde de14 de junho de 1972, num vôo quando partia da Índia para retornar ao Brasil:

- "...aquela menina que falava palavrões sem qualquer agressividade, numa época em que aquilo saía apenas da boca das putas".

- "Quero ser como a Cleópatra. Transo com os homens, depois pego uma faca e pá, mato todos pelas costas".

- "Sem liberdade não se criavam pessoas felizes. Uma educação que não levasse em consideração as emoções da vida nã otinha valor, indicava apenas o caminho mais rápido para o divã dos analistas".

- "Acho chato fazer toda a noite a mesma coisa. (...) A grande revolução é ser feliz. E a síntese disso tudo vinha no rosto de Leila Diniz".

- "Toda mulher começava a querer ser Leila Diniz, mas os homens continuavam os mesmos. Conquistadores baratos. (...) Parece que homens e mulheres se juntam apenas para a construção de um sanatório geral a ser imediatamente implodido".

- "E se vivo assim é porque para mim é essencial esse tipo de busca, de vida. Não posso sair, nem me proteger erradamente, nem me acomodar, não me importa também o fim, aonde que eu vou chegar. Importa ir. Sei que me arrisco à solidão, se é isso que me perguntam, mas eu sei viver assim".

- "Se muito esforço custa ter com a vida um compromisso, também custa muito esforço nada ter a ver com isso. (...) Quando a mulher dá o plá, o homem só tem que aceitar porque ela está facilitando as coisas".

- "Leila tem o jeito de um garoto levado da breca a ponto de a gente perguntar se ela está ou não com a bolsa cheia de bolinhas de gude. (...) Se o chique era a fossa, ela não estava nem aí. Continuava solar".

- "Quebro a cara a toda hora, mas só me arrependo das coisas que não fiz, do que deixei de fazer por preconceito ou neurose. (...) Eu até posso dar para todos, mas não dou pra qualquer um (diante de um fazendeiro no seu camarim)".

- "Sou uma pessoa livre e em paz com o mundo. Conquistei a minha liberdade a duras penas, rompendo com as convenções que tolhiam os meus passos. Por isso, fui mitas vezes censurada, mas nunca vacilei, sempre fui em frente. Tudo que fiz me garantiu a paz e a tranquilidade que tenho hoje. Sou Leila Diniz".

- "Quarenta anos depois, mulheres grávidas aos montes em biquínis diminutos, os umbigos estourando em todas as direções, a glorificação da cena de Leila pode parecer bobagem. Na época, provocou sofrimento a quem ousou o gesto pela primeira vez".

- "Ela tinha essa capacidade de criar intimidade, de ficar igual às pessoas, uma sintonia incrível com o ser humano de qualquer classe. (...) Eu tenho muito pena de homem não poder ficar grávido. (...) Quando o negócio é verdade dentro de você, as pessoas percebem".


- "Tô chegando à conclusão que a pior peste da humanidade é o medo. Puta que pariu, como a gente tem medo. Do futuro, do presente, do passado. De gente, se sofrer, de amar, de perder, de viver. Porra!".

- "Sua ousadia chocou, mas ajudou a mudar a mulher brasileira. (...) Desabusada, alegre, ela teve coragemde assumir de  sua independência de mulher e sua qualidade de mãe solteira. (...) A partir dela cada uma teria direito a buscar a felicidade como lhe fosse ao gosto" (...) ...no inconsciente nacional a certeza de que fora da alegria, do amor e da liberdade não há salvação". 

Mais do que nunca, se faz muito necessário entender e valorizar tudo o que representou - e continua representando - Leila para este país. Viva LEILA!

Nenhum comentário: