domingo, 14 de novembro de 2021

RELATOS PORTENHOS / LATINOS (97)


ELEIÇÕES NA NICARÁGUA E ARGENTINA - SEM JAMAIS ESQUECER QUE A DIREITA É INIMIGA DA DEMOCRACIA
Se o resultado da próxima eleição presidencial é o fato mais aguardado no Brasil, outras pela América Latina são tão ou mais importantes. Dias atrás ocorreu uma na Nicaraguá e ainda estou entendendo o que de fato está a ocorrer por lá, pois não será pelas informações vindas dessa pérfida mídia massiva que irie me informar e posicionar. Que já torci muito por Daniel Ortega no passado, não tenham a menor dúvida, assim como fazia votos para perpetuação da Revolução Sandinista, uma que defenestrou Somoza do poder e alavancou algo pelo qual aquele país nunca havia visto. Os primeiros anos foram auspiciosos, mas depois, como tudo o mais nessa América, quintal do Grande Irmão do Norte, os boicotes e contra-informações vicejam por todos os meios e poros, daí para se entender de fato o que ocorre num país, se faz necessário ter informações de fontes mais confiáveis. Hoje, pelo que se lê o país é dominado por um tirânico casal, Ortega e esposa, sufocando tudo o mais. Mas o que seria esse tudo o mais? Pelo que sabemos daqui, o jogo sempre foi bruto, lá e cá. Ortega não é flor que se cheire, mas do outro lado, a oligarquia joga mais que pesado para voltar ao poder e fazer pior do que tudo o que já foi feito. Conhecemos esse filme, morremos no final.

Hoje o que me arrebanha a atenção é a eleição na Argentina, quando o governo de Alberto Fernández e cristina Kirchner tem dificuldades para manter a maioria dentro das casas legislativas. A eleição deles é um tanto diferente da nossa e mês passado foi feito uma prévia, onde os resultados demonstraram que o partido do neoliberal, bandido comprovado com grana em paraísos fiscais e até envio de armas para o golpe na Bolívia. Falo de Maurício Macri, um cara tão algoz de um apís, quanto Bolsonaro, só que mais perfumado e queridinho das elites platinas. Alberto tentou de tudo para reconquistar a confiança do argentino, mas tanto lá como cá - quiçá mundo inteiro -, existe uma divisão muito be mestabelecida entre os lados, o tal do Fla x Flu. O Judiciário de lá é tão lavajista como o nosso, só mudando a nomenclatura, mas ação ocorrendo meio que da mesma forma e jeito, dando e entender existir algo maior por detrás de tanta coisa em comum.

Eu, como não poderia deixar de ser, torço por Alberto e Cristina. Alberto não é Dilma, nem corre riscos, pois por lá ainda não existe nenhuma possibilidade de "conluio golpista", mas o jogo sujo ocorre com intensidade muito parecida. Como não temos mais como imaginar o Brasil reelegendo Bolsonaro para um segundo mandato, por lá, depois de toda falcatrua descoberta - e ainda não punida -, se Macri voltar no próximo pleito, o país terá o mesm odestino que o Brasil. Alberto pode não conseguir fazer um governo tão transformador, mas de algo não podemos acusá-lo, ele é imensamente melhor que o antecessor e tenta em tempos difíceis fazer com que o país reaga. Retroceder jamais, pois já conhecemos esse filme, tanto lá como cá. Faltam novas lideranças nos campos democráticos, tanto lá como cá, mas Alberto ainda tem dois anos pela frente e algo mais de bom ainda deve pintar por lá e isso é perceptível, diante de como ele é recebido mundo afora. Tenta neste momento desafiar o FMI e do resultado de hoje, serão eleitos 127 novos deputados e 24 novos senadores. Torço para que os peronistas continuem à frente da maioria parlamentar, pois só assim, algo real para retirar a Argentina do fundo do poço. Com neoliberais, por onde esteja, só destruição e dilapidação de reservas e riquezas.

DISCUTIR BANHEIROS, SEM ÁGUA PRA PUXAR DESCARGA
A Bauru da incomPrefeita Suéllen Rosim é mesmo surreal, recheada de histórias da carochinha, algo para boi dormir e ela ir empurrando seu desGoverno com a barriga, engambelando sua turba de adeptos pelas redes sociais só com trivialidades, mas com pouco ação concreta. A novidade da vez é a questão dos banheiros da lanchonete McDonald's, que implanta em suas lojas de Bauru um banheiro de uso coletivo, ora masculino, ora feminino. Para a imensa maioria dos ditos ainda normais, nada de surpreendente, mas para cabeças em desalinho, ao estilo da ministra Damares, a que enxerga luzes misteriosas num pé de goiabeira, nada como a alcaide enxergar anormalidades e até indecência em algo tão trivial.

Já estamos em pleno século XXI, quando avanços tecnológicos pululam pela aí, mas pode reparar, por onde exista algum governo de cunho fundamentalista, no caso brasileiro, os de evangeélicos neopentescostais, tudo é desvirtuado e tratado como doença, desvio, anomalia e perversão. Isso cansa, mas infelizmente viceja. Na pegada da alcaide, o mais fundamentalista vereador do atual mandato, o antes carnavalesco Eduardo Borgo, se aproveita do tema é crava mais uma tentando abiscoitar adeptos de cabeça fora da casinha, com "o que sou contra é que grupos minoritários tentem empurrar goela abaixo pautas sobre sexualidade em nossas crianças".

A polêmica rende publicações irônicas pelas redes sociais, todas entendendo como mais que bestial a prefeita se importando com algo dessa natureza, quando a cidade está sem água para uma mera descarga em seus banheiros. Melhor que tudo foi a resposta do PC do B, em Nota Oficial, também publicada na Tribuna do Leitor do Jornal da Cidade: "NOTA COMUNISTA DE ESCLARECIMENTO - Tendo em vista as últimas notícias de que o McDonald's seria um lugar comunista, o PC do B de Bauru esclarece que apoiamos a iniciativa de oferta de banheiros sem a separação de gênero. Entretanto, o sr McDonald's não integra os quadros de filiados o nosso partido e nem seriabem vindo, em razão da ausência de afinidade com os nossos valores partidários. Desejamos uma sociedade em que o capital não se sobreponha à dignidade da pessoa humana e uma remuneração digna aos trabalhadores. Atenciosamente. PC do B Bauru".

Para passar vergonha, basta qualquer um dessa ignóbel administração abrir a boca, pois sem tirar nem por, representam tudo de contrário no mínimo necessário de bom senso nas relações humanas. Estão totalmente fora da casinha e depois de mais essa, uma só certeza, são mais fundamentalistas do que se imaginava. Não temos mais onde enfiar a cara diante de tanta coisa fora de qualquer ajuste.

REENCONTROS POSSÍVEIS
Depois de mais de ano e meio sem se ver presencialmente, um sentir o bafo do outro frente a frente, eis que, ontem, sábado, 13/11, se deu o reencontro. Meu filho HA e sua cara metade, a bela Gabi vieram dar com os costados em Bauru. Eu não fui lá onde moram, Araraquara e nem eles vinham pra cá, separados por essa necessidade de isolamento, questão de sobrevivência destes tempos. A conversa continuou rolando livre, leve e solta, mas só pelos meios virtuais. Faltava o entrelaçamento, o abraço, o olho no olho. Indescritível reencontro. Consegui tirar poucas fotos registrando isso de um distanciamento entendível, porém nos fazendo sofrer. Eu e este danado nos entendemos pelo olhar. Tenho o maior orgulho por ter conseguido em vida, eu e Cleonice, a mãe, construir ao longo de quase 30 anos, um filho desses que a gente sabe é diferenciado. Ele lê muito mais que eu, saca tudo de longe, fala línguas, não se deixa enganar, está angajado nas boas causas, devora filmes, conhece algo do processo em curso e quando juntos, juntamos pauzinhos e hablamos por horas. Ele, lá na cidade comandada pelo PT, vive meio que num oásis, curtindo seu momento família, construindo algo para o futuro, cada vez mais o filhão que imaginava ter. Sou um sortudo, pois o gajo é mais que ótimo. Não podia ter tido presente melhor. Estar com ele é para mim, mesmo que por pouco tempo, é a confirmação do quanto valeu a pena tê-lo. Ele é um ser que entende e saca tudo o que precisa e não precisa ser feito, sofre muito por isso, mas me enche de orgulho, enfim, tristeza mesmo é ter filhos e depois de soltá-los no mundo, descobrir que os mesmos se desgarraram e se tornaram pessoas pérfidas. Não deve existir desgosto maior. Disso não reclamo, pois acertamos na mosca, eu e sua mãe. Felicidade maior não pode existir, este o alento que temos diante de um mundo virado de cabeça para baixo. Pelos menos colocamos no mundo alguém com os pinos no lugar. Eu amo de paixão este eterno moleque, meu filhão. Eu e Ana Bia estávamos mais do que alegres no dia de ontem, felicíssimos da vida. E no final da tarde ele volta para seu canto e voltamos a nos falar só pelos meios internéticos. É a vida.

Nenhum comentário: