terça-feira, 16 de novembro de 2021

CARTAS (234)


HOJE É DIA DE PRESSIONAR A CÂMARA DE VEREADORES DE BAURU PARA DAR INÍCIO PROCESSANTE QUE PODERÁ CASSAR A ALCAIDE FUNDAMENTALISTA DE BAURU, SUÉLLEN ROSIM
Creio se fazer necessário, ao menos uma ligação para seu vereador conhecido e solicitar que ele toma providências para alterar o rumo do que vemos com a atual administração. Basta de bolsonarismo na administração, algo emburrecedor demais para com tudo o que Bauru já representou no cenário paulista e nacional. Basta de conchavos espúrios, como os demonstrados na CEI, tendo encerramento na última semana e cujos trabalhos já são do conhecimento de tudo, todas e todos.Ou Bauru prossegue a passos largos para o fundo do poço, com uma adminstração totalmente despreparada e a levando ao caos, ou algo é feito. O momento é agora, amanhã será tarde demais. PRECESSANTE JÁ. Bauru não precisa e muito menos merece alguém com nenhuma postura de mínimo preparo para o exercício de função pública como a atual incomPrefeita. Se nada fizermos, ela continuará e se em menos de uma ano, o caos já está instalado na cidade, imagina o que teremos pela frente.

PROCESSANTE
Eis o pedido de processante hoje contra a incomPrefeita de Bauru - O documento é bem consistente. Falta só os vereadores enquadrarem a dita cuja, a que não administra Bauru, e sim, suas lives e seu gado: PROCESSANTE DA CEI FERSB INTELIGENTE PÕE VEREADORES NUMA "SINUCA DE BICO" - E N T E N D A - O PEDIDO DA PROCESSANTE DO CIDADÃO, SR ALCIDES MENDONÇA É NO MÍNIMO UMA "SINUCA DE BICO" AOS VEREADORES, POIS SUA PRINCIPAL ATIVIDADE É A FISCALIZAÇÃO DO EXECUTIVO, E DURANTE 90 DIAS FORAM SOLICITADOS Á SECRETARIA DE SAÚDE AS DOCUMENTAÇÕES, E PELAS NEGATIVAS, FOI NECESSÁRIO REALIZAR DILIGÊNCIA POR VEREADORES E OAB, QUE "ESTRANHAMENTE" FORAM HOSTILIZADOS PELO DR ORLANDO, ATUAL SECRETÁRIO DA SAÚDE, PROFERINDO A PALAVRA "PALHAÇADA" E DEIXANDO DE ENTREGAR ALGUNS DOS IMPORTANTES DOCUMENTOS.
"SINUCA DE BICO" PORQUE OS VEREADORES QUE VOTAREM CONTRA A PROCESSANTE ESTARÃO VOTANDO CONTRA O SEU MAIOR INSTRUMENTO, OU SEJA, O DIREITO DO PODER LEGISLATIVO EXIGIR DO EXECUTIVO DOCUMENTAÇÕES, MOTIVOS E EXPLICAÇÕES ATRAVÉS DO ARTIGO 18 PARA AS DEVIDAS ELUCIDAÇÕES, PODENDO ATÉ SER CONSIDERADO "PREVARICAÇÃO"", Rafael Santana de Lima.

DO BANHEIRO PARA A MARMITEX NO ASSENTAMENTO
Temos um país ignorante, que não conhece sua própria história, não sabe lidar com sua sexualidade e possibilidades de livre arbítrio, devido à opressão psicológica da religião e vai buscar na urna a proteção contra isso. O brasileiro precisa entender se isso vai ser permitido, pois pela forma como tentam uma Terceira Via, não acredito numa transição fácil do fascista Bolsonaro para o democrático Lula sem traumas. Delbolsonarizar o país é mais do que difícil, pois o capiroto não é a causa, mas a consequência deste país despirocado e com mentes totalmente desajustadas, malucas e clamando por serem estocadas nos costados. Ele apenas personifica o caráter de boa parte da população brasileira. Fácil enxergar isso. Basta sair pelas ruas, ler os comentários feitos em cima dos assuntos mais triviais pelas redes sociais. Essa questão do banheiro do McDonald's é bem a cara deste Brasil emburrecido e doente, demente. Enquanto isso, o povo já na situação famélica pega tudo o que encontra pela frente nos lixões. Hortaliças, mortadela, pão vencido, restos de marmitex, frutas e tudo o mais. Uma cena de cortar o coração. Esse o país que nos deixará Bolsonaro, o pior presidente que tivemos - ou melhor, ainda temos. Bestiais se incomodam até com o que come o cineasta Wagner Moura, o do filme Marighella, quando em visita num assentamento de reforma agrária, mas não se importa nem um pouco com as seguidas falcatruas do presidente capiroto e miliciano.

UMA CARTA, O HOTEL PULITZER EM AMSTERDAM E A NOSSA REALIDADE, NUA E CRUA
"Caríssimo HPA,
Você é um guerreiro admirável que encara todas.
Vi que você andou pela Câmara, e como ex-presidente do CODEPAC, insiste, corajosamente, apesar da "desertificação do setor", como você escreveu, em defender o patrimônio histórico, cultural e arquitetônico do Centro de Bauru. Parabéns! Mesmo na atual conjuntura, negacionista e bolsonária, resistiremos!
Apesar desse ceticismo cego e demolidor da indústria da especulação imobiliária bauruense que vota pela derrubada imediata de tudo o que documenta urbanisticamente a nossa cidade, há propostas espalhadas no mundo inteiro para mostrar soluções interessantes, inteligentes e economicamente viáveis.
Em 1986, quando de minha viagem de intercâmbio cultural à URSS, ocorreu uma escala de três dias em Amsterdam, capital da Holanda. Ficamos hospedados no Hotel Pulitzer. Esta, a fachada:
Isso aí era uma velharia de casas condenadas à beira do canal, onde não morava ninguém, e o risco de desabamento era iminente!
Um projeto do "CODEPAC holandês" resolveu a questão, mantendo a fachada dos prédios que datavam dos séculos XVII e XVIII, mas, modernizando com grande requinte, todo o interior.
Essa jóia que está lá, no centro de Amsterdam, saiu de um projeto bem feito.
O Hotel Pulitzer-Amsterdam atual consiste de 25 casas de canal históricas dos séculos 17 e 18, convertidas em uma propriedade com 230 quartos.
Casa Antiga Aliança Francesa, exemplo.
É aquele famoso, porém desconhecido em Bauru, projeto do ganha/ganha: a fachada é preservada, o patrimônio histórico é mantido e perenizado, além da cidade passar a contar com um excelente equipamento turístico.
Toda a arruinada memória arquitetônica do centro de Bauru poderia um dia olhar para a Holanda e ver como Amsterdam resolveu a questão.
Ou, não?
Abraço
Garoeiro - Natal RN".

Resposta do mafuento HPA: Tentamos isso durante o tempo todo. Na Beneficência vigora isso, o tombamento somente da fachada. Na Casa Luzitana, ali na esquina da Batista com Gustavo, numa das reuniões, todas complicadas, pois não queriam o tombamento de jeito nenhum, nem mesmo a fachada, ouvimos da herdeira: "Viajo, conheço a preservação européia. Lá é lindo, mas aqui não vai dar". Ou seja, ela queria liberdade total para fazer o que quisesse do seu imóvel. Deve ter feito, assim como outros. Passo na rua Bandeirantes e ao ver a Casa do Mauro Rasi abandonada à própria sorte, não me esqueço de tudo o que já foi proposto para o local. Nada aceito. Daí, lacraram e a deixam apodrecer. Quer um exemplo ao contrário, na rua Araujo Leite, a antiga Casa da Aliança Francesa, onde antes funcionou essa escola e hoje, totalmente recuperada, um escritório, bem conservada e impecável. Existe muito de má vontade, falta de informação e por aqui, como se sabe, os interesses imobiliários se sobrepõe a tudo, enfim, estamos na cidade "Sem Limites". Quem conhece Curitiba, sua rua mais conhecida, a do comércio, Rua XV, calçadão, muitos imóveis tomabados desta forma e jeito, só a fachada, tudo lindo e com um visual pra lá de encantador. Aqui, falta tudo...

A VERDADE SOBRE SERGIO MORO - Artigo publicado hoje edição jornalão Folha SP:

Nenhum comentário: