terça-feira, 20 de abril de 2010

ALGO DA INTERNET (30)

BLOG DA DILMA, BICENTENÁRIO INDEPENDÊNCIA DA VENEZUELA E TIRADENTES
Dois fatos ocorridos ontem a merecer registro efusivos por parte deste blogueiro de plantão e um outro sobre o dia de feriado comemorado amanhã:

1. Dilma Roussef, a candidata a Presidente da República que merecerá meu voto lançou ontem um blog pessoal, o www.dilmanaweb.com.br . Estou ao seu lado desde o primeiro momento e pronto para fazer a defesa intransigente de sua candidatura, proposta de governo e principalmente, abrindo arestas diante de um mar preconceituoso a invadir nossas cabeças. Num momento em que voltam a incitar os incautos sobre um medo coletivo, afirmo em alto e bom som: Não existe motivo para medo algum, desde que Dilma venha a ser eleita. O contrário ocorrendo, aí sim tenho receio e ele não é fruto de imaturidade, inconseqüência, etc. Estar com Dilma é o natural, para mim, que luto por um país mais justo, mais voltado para o social, com menos injustiças e cada vez mais integrado aos movimentos libertários mundo afora. É aqui que sempre estarei.

2. Aconteceu ontem em Caracas, Venezuela um grande evento latino-americano, o Bicentenário da Independência da Venezuela. Chávez, ao lado de vários presidentes latino-americanos (uma pena, Lula acabou não comparecendo) proferiu palavras proféticas sobre nosso destino: “O século XXI nos encontrará unidos ou dominados” e “nossos povos buscam sua segunda independência”. Estou cada vez mais integrado aos movimentos libertários espalhados pela América e cada vez mais preocupado com esse Brasil, ainda dominado por uma cruel elite predatória e uma PIG – Partido da Imprensa Golpista, que só pensam no próprio umbigo. Quero cada vez mais estar vivenciando o que sente, pulsa e pratica esses novos ventos sob nosso continente, seguindo junto deles. Para se atualizarem: www.telesurtv.net . Continuo lendo diariamente um dos únicos jornais latinos com temática verdadeiramente de esquerda, o argentino Página 12 ( www.pagina12.com.ar ), um deleite para quem não consegue mais suportar a falácia de um PIG, sempre pronto a mentir deslavadamente em busca de seus interesses (que não são os nossos).

3. Semana passada fui convidado a falar a um grupo de professores e interessados, convite feito por Bordini, na sala do www.odeh.unesp.br (Sala dos Direitos Humanos), coordenada pelo professor Clodoaldo Meneguello Cardoso. Declinei em cima da hora por estar viajando para Ibitinga e Itápolis, só retornando muito depois da realização do encontro. Foi uma pena. O falatório seria sobre o tema, "Novos estudos históricos apresentam uma Inconfidência Mineira diferente daquela que narram os livros didáticos". Seriam feitas análises em cima de texto do historiador inglês Kenneth Maxwell, autor de "A devassa da devassa" (RJ, Terra e Paz, 2ª ed., 1978), que entre outras coisas diz que "a conspiração dos mineiros era, basicamente, um movimento de oligarquias, no interesse da oligarquia, sendo o nome do povo invocado apenas como justificativa", e que objetivava, não a independência do Brasil, mas a de Minas Gerais. Leio muito sobre a grande suspeita de que Tiradentes não morreu enforcado, sendo substituído por um ladrão condenado, que em troca de ajuda financeira à sua família, oferecida pela maçonaria, feneceu em seu lugar. Amanhã, no dia dele, feriado nacional, a famosa frase, "se dez vidas eu tivesse, dez vidas eu daria pelo Brasil", deve ser cada vez mais questionada, pois como só tinha uma, talvez tenha preferido ficar com ela. (Item escrito com a contribuição de texto repassado pelo mago Bordini).

5 comentários:

Anônimo disse...

Agora estão pegando no pé do Tiradentes. Que é isso, meu!!!

Soares

Mafuá do HPA disse...

caro Soares

Quem seria esse tal Soares? nem imagino...
Mas lá vai sua resposta:

Acabo de ler uma entrevista da pesquisadora e historiadora Lilian Moritz Schwarcz ela confirma o que disse, em algo mais ou menos assim: "Sempre termino uma pesquisa com mais dúvidas do que certezas".

No caso Tiradentes, todos os historiadores que estão a vasculhar a história estão chegando a conclusão de que Tiradentes não foi nada disso que aprendemos na nossa época escolar. Primeiro representava uma oligarquia, isso é fato. O que queriam é trocar uma oligarquia pela outra. Uma troca de poder entre os de cima, sem povo. Por fim, o fato meno importante na parte histórica, mas também relevante: Documentos já assinalam que Tiradentes assinou documentos bem após a data do seu enforcamento. A pesquisa continua e se preciso for, ocorrerá uma desconstrução do mito criado e reverenciado durante séculos.

Por fim, algo ainda da entrevista da Lilian, quando disse alfo assim (estou reproduzindo de memória): "Todo pesquisador tem uma lado fofoqueiro e outro de Sherlock Holmes". Sacou? Me enquadre onde achar melhor...

Henrique - direto do mafuá

Cassio disse...

Sim, coerente a tese de que Tiradentes não morreu por nós, pela Independência do povo brasileiro pois os indicios levantados em diversas pesquisas no levam a isto.
No mais, a semelhança com as informações veiculadas e como são veiculadas nos principais orgãos da chamada "grande imprensa" não ficam longe disto!
Abraços
Cassio

Anônimo disse...

EM SÃO PAULO A DILMA NÃO GANHA DE JEITO NENHUM.

Mafuá do HPA disse...

Não gosto muito de responder a indagações feitas por anônimos, mas nesse caso vou fazê-lo:

É simples sua indagação. O Nordeste brasileiro foi acusado (acertadamente) de votar de cabresto por décadas. Seguiam religiosamente o que lhes indicava um coronel. Por lá a situação se reverteu, mas enxergo isso hoje aqui no estado mais rico da federação, São Paulo. Os paulistas votam numa espécie de cabresto no mesmo partido há 20 anos no poder no estado. E olha que esse partido faz e acontece, mas cegamente vota-se neles. Cabresto puro. Sendo assim, até acho que em São Paulo possa ocorrer uma vantagem contra Dilma, mas no restante da federação, veremos...

Henrique - direto do mafuá