terça-feira, 27 de abril de 2010

CENA BAURUENSE (58)

UM SÁBADO MAIS DO QUE MUSICAL COM A FAMÍLIA VIDAL
Célia Vidal é filha de minha madrinha, a querida Santa, portanto a considero mais do que família. Ela vive me convidando para ir até a escola de música dela e do seu marido, o maestro GEORGE VIDAL, a "CLAVE DE SOL". Fico adiando, mas neste último sábado, 24/04, fui e presenciei algo indescritível. Do local, uma observação, trata-se de um oásis encravado dentro da cidade de Bauru, com produção de música da melhor qualidade. Disso eu já sabia, mas conferir isso pessoalmente foi outra coisa.

No convite não estava explicitado muito bem o que
seria presenciado e ele me foi feito pelo ORKUT (enfim, uma qualidade e uma virtude desse tal de Iogurte). Fui junto de Ana Bia e além de rever Célia, minha madrinha Santa, o que vi por lá foi um encontro da família Vidal, com a apresentação do seu irmão ROGÉRIO VIDAL, um cantor e compositor de mão cheia, hoje radicado em Piracicaba e lá exercendo a função de Secretário Municipal do Meio Ambiente. Nessa família todos cantam (e encantam) e conhecer um pouco do trabalho deste seu irmão foi verdadeiro privilégio. O show recebeu o título de "DIA E NOITE" e nada mais foi do que um apanhado de toda sua obra poética, com acompanhamento de gente da casa e gente da família.

Algumas letras versavam sobre o meio ambiente, principalmente sobre a situação de Piracicaba. Numa das músicas Rogério fala sobre o fumacê sobre aquela cidade e encerra com uma frase profética: "E ainda fazem piui piui para anunciar o fim do dia". Noutra, "Saideira", um samba ao estilo botequim fez todo rirem com a frase: "Seu garçom eu não vou lhe pagar, pois a cerveja que eu bebi ficou lá no seu banheiro. Se quiser vá lá buscar" (mais ou menos isso). Além de tudo revi uma pessoa que não via tocar há uns vinte anos, o percussionista Medinho, o Archimedes, que atacou com seu inseparável pandeiro em algumas canções.

Foi uma noite onde a casa estava cheia (só os parentes já lotavam o pequeno espaço), bebi, conversei, revi pessoas queridas e comprovei que existem locais diferenciados em Bauru e esse um deles. Na saída, tentei aplicar o golpe da frase ouvida momentos atrás no refrão da "Saideira", mas fui alcançado na calçada... No vídeo abaixo, publicado sem autorização da Família Vidal, todos eles cantando "Serpente de Prata" (sobre o Rio Piracicaba na sua época de maior poluição), assistam antes deles pedirem minha prisão, uma pequena amostra do que esse pessoal é capaz:

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi Henrique , aqui é o George lhe respondendo e junto agradecendo, em primeiro lugar, a sua presença e , em segundo lugar, o seu parecer sobre o show do Rogério Vidal. É a segunda vez que eu tenho o privilégio de ser tema de sua avaliação crítica e posso garantir, que todos sairiam ganhando, se pessoas como você, tivessem mais espaço para ajudar a clarear as idéias e o espírito crítico, nesses tempos de autenticidade tão rarefeita... Muito obrigado!

George Vidal

Anônimo disse...

ESSA FAMÍLIA VIDAL É DE UMA PRECIOSIDADE INIGUALÁVEL.
TOCAM DE TUDO E SEMPRE MUITO BEM.
NÃO SEI SE VOCÊ SABE, MAS O GEORGE É O MAESTRO DA BANDA DO LUÍS FERNANDO VERÍSSIMO? ELE E SUA IRMÃ, A VOLUZI VIDAL, QUE É VOCAL DO GRUPO.
O IRMÃO QUE COMPÕE MUITO BEM.
E O FILHO SEGUE NO MESMO CAMINHO.
NÃO ESCAPA NINGUÉM.

MARTA

ROCK AND ROLL FOREVER disse...

Excelente o show, o espaço, vou sempre!
George e Célia sempre receptivos, e eu, um amante da boa música, agradeço!
abraços
GUTO GUEDES