quinta-feira, 15 de abril de 2010

BAURU POR AÍ (37)

VINAGRE NAS PARADAS, PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO PAULISTA DE CINECLUBES
José Augusto Ribeiro Vinagre é meu Amigo do Peito, ex-Secretário Municipal de Cultura de Bauru, pessoa das mais atuantes nos meios culturais da cidade. Hoje, sem sombras de dúvidas, dos mais entendidos em Leis Culturais e de Incentivo, não só em Bauru, como no interior paulista. Um referência, tanto que nesse momento está envolvido com a montagem de uma pá de projetos junto a entidades que almejam serem transformadas em Pontos de Cultura. Esse atiçado cidadão não fica quieto um momento sequer e após ser eleito aqui por Bauru, Vice-Presidente do Cine Clube Aldire Pereira Guedes, deu um salto maior neste último domingo, quando em São Paulo, lá no Teatro Denoy de Oliveira (sede também da gravadora CPC UMES), numa Assembléia da Federação Paulista de Cine-Clubes, tornou-se o novo presidente da entidade. É isso, Vinagre é o mais novo Presidente da Federação de CineClubistas de São Paulo e a composição da diretoria ficou assim constituída: Presidente - JAPV Bauru; 1o. Vice - presidente - Tio Pac - da Cidade Tiradentes em São Paulo; 2o. Vice - Presidente - Diaulas - de Diadema; 1o. tesoureiro - Deise, de Campinas; 2o. tesoureiro - Fernando Tobgayal do ECAC de Jaú; 1o. secretário - Robson de São Caetano do Sul e
2o. secretário - Caio Plassman - do cineclube da UMES e da ABD (Associação Bras. de Documentaristas). "A principal missão é reorganizar os cineclubes do estado, inserindo-os no contexto da organização nacional do movimento e influenciar discussões, como as do direito do público, da alteração da legislação dos direitos autorais e na condução das políticas públicas para a área do audiovisual", disse o eleito.

Para aqueles desta cidade que insistem de criticar a Cultura Municipal no mandato passado (a grande maioria está é com saudades da gestão cultural passada), deixo algo peculiar, para que notem como o nosso VINAGRE possui mais qualidades do que supõe nossa vã filosofia. Num e-mail recebido mês passado por Cesar Savi, algo sobre outras qualidades do dito cujo:

Os efeitos benéficos do vinagre no organismo
ANEMIA:Utilize vinagre de maçã nas saladas e nas refeições em geral.
ARTRITE: Misture uma colher (café) de mel e uma colher (café) de vinagre de maçã em um copo com água. Beba a mistura pela manhã e à noite.
ASMA: Aplique gaze umedecida com vinagre no lado interno dos pulsos, prendendo-as com a ajuda de um elástico.
CABELOS: Ficam mais macios, abundantes e vistosos, se aplicar neles, depois de lavados e enxaguados, uma mistura de água e vinagre.
CÃIBRAS: Tomar, durante as refeições, um copo de água misturado com uma colher (sobremesa) de vinagre de maçã, diariamente, combate as cãibras noturnas.
CALOS: Aplique compressas de vinagre de maçã, utilizando para isso meia fatia de pão dormido embebido em vinagre.
CASPA: Após lavar a cabeça normalmente, enxágüe os cabelos com uma água contendo 1/2 copo de vinagre de maçã misturado com três copos de água morna.
CATARATA: para prevenir-se da catarata consuma, demasiadamente, alimentos que contenham betacaroteno, sem esquecer de ingerir doses diárias do vinagre de maçã.
COCEIRA NA PELE: Podem ser aliviadas se passar na pele um chumaço de algodão umede com vinagre de maçã.
COCEIRA NOS OLHOS: Você pode aliviá-las passando no local um chumaço de algodão embebido em vinagre de maçã.
COLESTEROL: O vinagre contém uma fibra, a pectina, que percorre lenta e suavemente o organismo se aglutinando ao colesterol.
CRAVOS E ESPINHAS: À noite, quando for deitar-se, passe no rosto uma pomada feita com morangos e vinagre de maçã.
DIGESTÃO DIFÍCIL: O vinagre de maçã contém substâncias bastantes semelhantes às que são naturalmente secretadas pelo estômago para digerir os alimentos, por isso ele leva a fama de facilitador digestivo.
DOR DE GARGANTA: Misture 1/4 de copo de mel e 1/4 de copo de vinagre de maçã e beba 1
colher (sopa) a cada 2 horas.

A lista segue até a letra Z e só para terem uma idéia VINAGRE é bom até para varizes. Quem estiver interessado na lista completa e com mais detalhes, peça pelo e-mail que envio prontamente, custo zero. Faça uso do Vinagre (sic).
Em tempo: As três últimas fotos foram tiradas pelo pessoal lá presente. Estava em São Paulo, iria passar por lá, mas me atrasei e quando o fiz, a reunião já tinha terminado e o teatro estava fechado.

4 comentários:

Anônimo disse...

Henrique

Lembra quando eu te falava brincando que o Vinagre era balsâmico. Agora vem a compreensão dos motivos.

Só rindo mesmo.

Lígia Maria

Anônimo disse...

Gosto de textos assim, com informação e um leve toque de ironia.
Me informe e dei risada

C[elia Maria

Helena Aquino disse...

Amei esse texto .....
Fiquei surpresa com as qualidades do Vinagre (...o líquido ...rs...), pois a pessoa sou ciente disso ... Uma gde figura humana, culto, inteligente, sorridente e de bem com a vida ...
Um gde amigo seu meu irmão, daqueles que se guarda no lado esquerdo do peito ....
Parabéns à ele por mais essa vitória ...

Helena Aquino

Unknown disse...

Vinagre é um bom remédio para muitos males, mas creio que o único Vinagre doce é o nosso Zé. Aquele tamanhão todo até assusta, mas é só primeira impressão, confesso que me faz um pouco de falta olhar a telinha do meu celular avisando "chefe" nas horas mais estranhas e esquisitas, poucas vezes aceitando um não como resposta e muitas vezes sabendo que apesar de ser contra várias de suas posturas, "me tolerava" pois sabia que eu iria cumprir as ordens. Ainda me ecoa na cabeça minha frase: "Operacional não pensa, apenas segue ordens". Henrique, vc escreve bem pra cacete!!!