domingo, 18 de dezembro de 2011

AMIGOS DO PEITO (61)

AMIGOS LANÇANDO LIVROS, HOMENAGENS NO ROLO E UM LIVRO ESGOTADO
O tempo urge. Domingo que se esvai. O Santos levou pela manhã uma piaba de dar dó do melhor time do planeta Terra, o Barcelona, um ainda a praticar algo semelhante com o futebol-arte, tão em falta. Mas volto hoje para meu segundo post no dia só para enaltecer algo ocorrido com alguns diletos amigos. Coisinha rápida que não vai tomar muito o tempo de ninguém.

Primeiro o lançamento do livro de poemas do professor e ator/diretor teatral CALEB PATRÍCIO DE BARROS, o “SOBRE VIDAS”. Estive na sexta passada, 15/12, 20h, na livraria Nobel e beberiquei um vinho, saboreando um trecho de uma poesia que me encantou logo de cara e a reproduzo aqui ao lado (cliquem nela para vê-la grande). É sobre um amor mais do em comum, o pela Estação da NOB, de uma saudosa época onde saiam e entravam trens de passageiros daquela famosa gare. Mais que isso, por lá trabalhavam nossos país, o do Caleb, que não sei o nome e o meu, seu Heleno.

Nem bem descansei desse lançamento, volto na manhã de sábado no mesmo local para o lançamento do livro a quatro mãos, o “PARA O SOL DIA DE CHUVA É FERIADO”, dos amigos, o poeta VITOR MARTINELLO e o jornalista/radialista e também desenhista WELLINGTON LEITE. Levei meu pai junto comigo e por lá reencontrei muitos amigos. Manhã gostosa, gente sorridente e uma áurea de coisa bem feita no ar. Saio de lá e agendo um retorno para a próxima terça, 20/12, lançamento do CD da bauruense NEUSA MARIA, o “ACONTECEU”, que num folder diz ter sido “feito com a paixão de quem ama profundamente a música e acredita na beleza da alma humana”. Acredito, pois quem grava Rosinha de Valença, Gordurinha, Noel, Caymmi, Taiguara e outros, só pode ser coisa da melhor qualidade.

Na manhã desse domingo sou agraciado com uma entrevista em plena Feira do Rolo, onde dei minhas opiniões sobre a história de um dos locais mais democráticos da cidade de Bauru, essa babilônia a endoidecer gente sã. O repórter Alexandre, no comando de um programa na TV Unesp, recém inaugurada, estará repassando a matéria também para o Canal Futura. Não me canso de defender essa feira, tão ultrajada e pouco entendida por nossas autoridades. Trago comigo o DVD do já amigo Diego, que fez por lá um belo Documentário contando a história da feira e também fui um dos entrevistados. Seus trabalho mereceu menção honrosa na Unesp, TCC de conclusão de curso e vou verificar com ele das possibilidades de reproduzir aqui o vídeo final ou alguns dos outros documentos anexos.

Para completar minha alegria dominical, Ana Bia chega no aeroporto local por volta das 13h e traz consigo o que lhavia lhe solicitado, um exemplar do bombástico livro “A PRIVATARIA TUCANA”, do jornalista mineiro (e corajoso) AMAURY RIBEIRO JR. Aqui e agora um bocadinho da falsidade tucana e das coisas escabrosas que eles costumam fazer nos bastidores políticos. Como a mídia não quer falar do livro (só Carta Capital e a Record o fizeram), a internet cumpriu seu papel e o livro esgotou nas livrarias. No relatado, uma sujeira muito maior do que o dito mensalão, que alguns tentam esconder da nação. No Rio ela não o encontrou e só o conseguiu no aeroporto de Congonhas, num lance de pura sorte. Conto mais dos lances desse livro num outro post, pois escancarar a falsidade tucana é uma das missões que estou imbuído.
Amanhã tem mais...

6 comentários:

Anônimo disse...

Henrique peço licença para uma comparação do futebol deste domingo que você citou e a nossa política, o dia a dia desta nação.

O Barcelona não é algo semelhante ao futebol-arte, ele é a ARTE manifestada em tempos tão medíocres. Confesso que sorri nesta manhã de domingo como há tempos não sorria, pois parecia um filme da Nouvelle Vague o time catalão, foi a maior humilhação da história do futebol brasileiro, perder é normal, mas ser humilhado da forma que foi, quase sem ver a bola, foi para mostrar o quanto medíocres ficamos não só no futebol, em tudo.

Falou-se muita besteira na semana, vindo dos "experts" que mal tinham visto o Barça jogar, até o bom Muricy caiu a falar bobagens e entrar num ufanismo cretino. Hoje ficou evidente o que venho falando a amigos há muito tempo, fico longe do futebol brasileiro assim como distante de toda essa inocuidade de ativismo estático desta nação.

O Barcelona mostrou que o comprometimento, disposição, ousadia, entrega e acima de tudo a ARTE verdadeira, inspirada é possível fazer vencer, e não apenas no esporte, em tudo, é possível afrontar o sistema.

O Brasil na sua ansia de ser submisso ao que tem de pior no mundo, destruiu sua identidade em todos os segmentos, aquele Brasil de brasileiros fantásticos, de Villa Lobos, Lupicínio, Arrigo, de um Zico, de Mané, de Lamarca, morreu junto ao Sócrates Brasileiro(de verdade), hoje parece que ser brocha é ser brasileiro, tem que ser meio brejeiro, blasé, uma caricatura do american way of life, tenho visto "cientistas Sociais" brasileiros em debates levarem uma sova para os cientitas sociais de fora, parece que hoje só querem saber de estudar corrupção, discursando receitinhas prontas e falas bonitinhas, é o Brasil de petistas e tucanos e outros Ps de porra disputando a fila da corrupção. Somos tão enganados no dia a dia com clichezinhos repetidos a exaustão da soberba, em que somos demais no futebol, que na política estamos com tudo aqui e lá fora e a sova a la Barça serve para refletir em todos esses setores.

É o Brasil do engana que eu gosto, de cagões de merda, dos críticos de fala mansa e cu sempre com algum nozinho no sistema, que fazem das críticas apenas um tom cômico a la casseta e planeta, mas não críticos sociais a la George Carlin, são os que atacam os fantoches mas nunca os donos do capital porque sempre há a espera de um menor favorzinho que seja, uma cadeirinha no sistema.

Não acredito que esse choque de hoje do Barcelona mude algum conceito seja no futebol ou na forma de pensar o país, mas deveríamos, o exemplo não vem da ingenuidade de Wall Street, mas sim de uma arte, um propósito firme e ousado de uma Sierra Maestra, uma montanha da Colombia, mas seria pedir demais diante de tanta bestialidade, covardia e submissão a que foram colocados os que poderiam pensar esse país de forma diferente.

Pra fechar, continuando analogia com o futebol, este, cheio dos tais "professores" por aqui, assim como no ambito social, professor não é o que caga padrões pré estabelecidos aos alunos e sim o que ensina a questionar, entender e desafiar o ambiente social no qual vivemos.

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

Mafuá do HPA disse...

Meu caro Marcos...
Muito do que escreveu sobre o futebol praticado pelo Barça senti na manhã dominical. Vc continua sendo um dos mais lúcidos interpretes disso tudo. Parabéns. Sinto-me feliz por ser seu amigo e poder compartilhar disso tudo. Levar umas porradas de vez em quando faz parte da trejetória de qualquer ser sensato e preciso disso para continuar me posicionando. Seus toques me ajudam muito e peço que continue a fazê-los, pelo bem do virei a escrever e refletir,

Amanheço nessa manhã de segunda com a cabeça fervilhando de temas que gostaria de escrever e ao ler o que deixou postado aqui, um novo caminho, um rumo diferente do que havia pensado. Não posso e não devo cair na vala comum.

Obrigado por trudo

Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

Henrique

Não se iluda.

Tucanos juntos dos jornalões impediram que saisse quelauer notícia sobre o livro a denunciar os tucanos.

E como o livro também denuncia algo podre dentro do seio petista, quando uns grandões jogaram contra Dilma na sua campanha, muitos petistas também não estão afazendo questão nenhuma da divulgação do livro.

São tudo farinha do mesmo saco. Seu amigo, o Marcos é que está com a razão. Está tudo podre no reino da Dinamarca. Existe salvação para tanta podridão?

E viva o Barcelona, um time que joga o verdadeiro futebol. O Brasil poderia aprender com eles. Ainda dá tempo, a Copa está longe, mas com Ricardo Teixeira no comando e Romário fazendo as pazes com Ronaldo e dizendo que tudo por lá caminha bem, não acredito. O sonho de Sócrates foi enterrado com ele e desse jeito nunca mais seremos os mesmos no futebol. A burocracia e o banditismo venceram.

André Ramos

Anônimo disse...

NÃO MERECÍAMOS VENCER
O jogo de ontem entre Santos 0x4 Barcelona deu a lógica.
Politicamente o povo brasileiro não teria nada o que comemorar
pois a inflação voltou com tudo novamente, e continuamos deitados
em "berço" esplendido como sempre. Eles já estão de férias antecipadas
e o povão trabalhando bastantão para sustentá-los. Continuamos sendo um país de
terceiro mundo onde nada fazemos para mudar esta geografia. A academia
do Barcelona nos mostrou que temos que ter "conjunto & união" para sairmos
deste mundinho enjaulados dentro de várias coleiras, politicas & religiosas.
Quem sabe daqui a mil anos o brasileiro acorda. (Aldo Wellichan)

Josie disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Josie disse...

esse carioca que vende livros e discos na feira do rolo é um batalhador...e tem um coração imenso, que DEUS o proteja sempre!!!!