terça-feira, 27 de dezembro de 2011

PERGUNTAR NÃO OFENDE ou QUE SAUDADE DE ERNESTO VARELA (58)

ONDE ESTÁ WALLY? OU MELHOR, ONDE ESTARÁ O DEPUTADO PEDRO TOBIAS?
Meu filho quando meninote gostava muito de um personagem dos quadrinhos, um boboca de nome Wally que viajava mundo afora e adorava se esconder no meio da multidão. A distração do filho era encontrá-lo e com isso ficava entretido horas e horas. Tenho a coleção dessas revistas guardadas até hoje. Quando ele as descartou e perdeu o gosto pela coisa fiquei com a massa falida.

Hoje fui ver a quantas andava a GREVE dos funcionários da AHB – Associação Hospitalar de Bauru, que administra dois hospitais, o Hospital de Base e a Maternidade Santa Izabel e Wally me veio à mente. Tudo parado (respeitando os 30% exigidos de manutenção em lei) e uma vergonha em cima de outra. A promessa dos interventores era de o pagamento do 13º salário seria paga até 24/12, antes do Natal e até hoje, 27/12, nada na conta corrente dos funcionários. Esses fixaram na parede o documento com a promessa não cumprida. Perguntas do mesmo teor foram feitas para dois personagens a ilustrar o vergonhoso desfecho para essa história, o papel do deputado estadual Pedro Tobias – PSDB, cujos correligionários administravam o AHB até ser descoberto um rombo do tamanho de um vulcão por lá e todos serem afastados (ninguém ainda foi devidamente punido). Esse um, o outro é o governador Geraldo Alckmin – PSDB, que igualmente está fazendo vistas grossas para solucionar o impasse. Dizem que o dinheiro já foi repassado, mas não chegou até agora. Por fim, o desrespeito com a população de Bauru, que precisa desses hospitais e pelo já comentado pela imprensa local, vive um momento onde o final talvez seja a dissolução da AHB, o decreto de sua falência e abandono por parte das autoridades estaduais. Não seria melhor esclarecer os crimes financeiros cometidos lá dentro antes de tudo?

O fato é que Pedro Tobias está DESAPARECIDO e justo agora, quando todos o procuram em busca de uma solução para o problemão criado por gente ligado a ele naquelas bandas. Escafedeu-se e está com o paradeiro incerto e não sabido. Situação diferente a do também deputado Camarinha – PSB lá da região de Marília, tanto criticado por seu posicionamento e atitudes, mas que exatamente nesse momento acaba de conseguir uma significativa verba adicional para o conglomerado de hospitais de Marília. Querem mais uma dele? Conto. Ele apregoa que enquanto for deputado os pedágios não irão se proliferar na região de Marília e isso é facilmente constatável. Já na região de abrangência de Pedro Tobias é o paraíso terrestre para os administradores de pedágio, pois de 30 em 30 km temos um a nos danificar o bolso. O deputado de “lá está “APARECIDO” nesse final de ano e o nosso “DESAPARECIDO”.

Mantive contato com os funcionários em greve dos dois hospitais e ninguém sabe do paradeiro do deputado. Tentaram ligar, mas o sinal só da ocupado, desconectado, desplugado, desorientado, destrambelhado e até desmobilizado. No portão do Base um caixão com dizeres elucidativos do que o pessoal sem receber o seu 13º acha da atitude do seu representante nesse conflitante momento. Continuaremos todos procurando nosso WALLY, apesar de que, o personagem dos desenhos bastava um pouco de atenção para ser facilmente encontrado. Ele não fugia, estava sempre ali, no meio de um arbusto, agachado debaixo de uma mesa, escondido numa caixa ou amoitado atrás de um muro. O caso do deputado, que desde o Natal e o começo da greve escafedeu-se parece mais problemático. Charada difícil essa, localizar nosso WALLY. Parem tudo, pois parece que agora vai. Um grevista aqui vai ligar nesse momento o seu aparelhinho de GPS e todos seguirão a pista a indicar o caminho de sua localização. Vou nessa...
OBS.: As três primeiras fotos foram tiradas por mim defronte a Maternidade e as três últimas defronte o Base. Cliquem nelas para as verem grandonas.

15 comentários:

Anônimo disse...

Este governador do PSDB, já passou dos limites há muito tempo, fala muito mais de concreto não resolve nada.Quando esteve em Bauru disse queria resolver os problemas da AHB e da Maternidade Santa Isabel, os funcionários até agora não receberam o décimo-terceiro salário, nem tudo que este governador fala deve ser escrito é uma vergonha.

Valdir Ferreira de Souza

Anônimo disse...

Hoje chegou num nível insuportavel a situação do Hospital de Base e da Maternidade Santa Isabel devido as más administrações e desvios financeiros praticados por ímprobos.
No entanto o tempo é senhor da razão e da verdade. Em 2002, funcionários dessas duas Iinstituições relataram em centenas de cópias o que estava ocorrendo dentro do Hospital de Base e da Maternidade Santa Isabel.Muitas "autoridades" receberam no entanto nada mudava.
Ao tomar conhecimento das denúncias, encaminhei-las e protocolei na Câmara Municipal de Bauru. A Mesa Diretora de 2002 na época deu uma de Pôncio Pilatos, ou seja, não abriu nenhuma investigação interna e encaminhou cópia dos documentos protocolados(eram mais de 270) para o Ministério Público Estadual e Federal, para o Tribunal de Contas do Estado e da União e para a Policia Federal, ambos de Bauru.
O único que respondeu foi para o Ministério Público Federal, através de um Procurador da República, que disse que realmente algumas irregularidades administrativas foram detectadas e que logo seriam sanadas.Porem, afirmou que quanto as denúncias de desvios financeiros nada tinha sido detectado.
De 2002 até 2009, antes de estourar a Operação Odontônoma da Policia Federal que prendeu membros da Diretoria do Hospital de Base baseados em provas e documentos que já estavam em poder da Câmara Municipal e dos Órgãos citados acima desde o protocolo de 2002,os vereadores João Parreira de Miranda,Benedito dos Santos e Amarildo de Oliveira, sempre na tribuna da Câmara Municipal em várias ocasiões citaram que "a coisa estava feia no Hospital de Base e na Maternidade Santa Isabel" e que denunciariam a qualquer instante. Por estes parlamentares nada foi feito e sera que agora vai aparecer a Comissão de Saúde da Câmara Municipal????
Portanto, fora a incapacidade administrativa, a impunidade é a principal responsável pela situação do Hospital de Base hoje.E não se sabe o porquê do inquérito Criminal que apura a bandalheira com o dinheiro da saúde estar até agora parado.
A omissão e a prevaricaçãp de autoridades são as responsáveis indiretamente pela morte de centenas de centenas de pacientes dos SUS. E agora torna-se falsidade e hipocrisia ficarem todas com ares de indignação absolutamente de proveta.

Pedro Valentim
Jornalista e Bacharel de Direito

Anônimo disse...

para encontrar essa figura é fácil,basta ir nos melhores balcões de investimento ali estará ele

Roque Ferreira disse...

NOTA OFICIAL:
O Prefeito Rodrigo Agostinho Precisa Agir

A crise nas instituições hospitalares (Maternidade Santa Isabel e Hospital de Base) que são de responsabilidade do Governo do Estado, e que terceirizou o controle e a gestão para uma entidade privada a Associação Hospitalar de Bauru, exige neste momento ações firmes e contundentes do Prefeito Rodrigo Agostinho.

De fato como tem dito o prefeito, a responsabilidade pela situação é do Governo do Estado, porém os hospitais estão no município e a população de Bauru é a que mais sofre com o caos existente, portanto o que nos dá o direito de cobrar e propor ações mais efetivas.

Os hospitais atendem toda a região, e neste momento Rodrigo Agostinho tem a oportunidade de se colocar a frente de uma grande mobilização regional que envolva outros prefeitos, vereadores, deputados, entidades médicas e demais interessados, e cobrar do Governador Geraldo Alkimin a imediata intervenção nos hospitais, assumindo o controle pleno das instituições, inclusive a responsabilidade pelos débitos trabalhistas que a AHB tem para com os empregados.

Caso o governado Geraldo Alkimin se recuse a fazer aquilo que é obrigação do Estado, deve então o prefeito solicitar ao Ministério da Saúde a imediata federalização das instituições, com o objetivo de resolver a situação imediata e construir um plano com diretrizes claras e factíveis para o saneamento dos hospitais.

Deve também o senhor prefeito, solicitar que o Ministério Público do Trabalho, ingresse com ação judicial para bloquear as contas bancárias e arrestar os bens de todos os que ocuparam cargos de diretores e conselheiros da AHB, desde o momento em que assumiram a gestão dos hospitais até a data em que foi desconstituída.

Esta medida visa proteger o patrimônio material dos trabalhadores e trabalhadoras com vínculo empregatício com a AHB, para que as dívidas com o FGTS e a Previdência Social possam ser pagas. Sem estas medidas, o cenário para os trabalhadores é dramático: correm o risco de perder seus postos de trabalho e não receber nenhum valor a título de indenização. Já mal conseguem receber salários e o 13º salári

Anônimo disse...

REPUDIAMOS A SITUAÇÃO ATUAL DO HB E MATERNIDADE. TEMOS QUE COBRAR DO DEPUTADO PEDRO TOBIAS UM POSICIONAMNTO FACE S PROMESSAS DO GOVERNADOR - SERVIDORES SEM RECEBER E ATENDIMENTO PRECARIO A POPULAÇÃO.
GILBERTO TRUIJO

Anônimo disse...

Dizem que ele estava em São Paulo, chegou ontem à cidade e hoje, quarta, estará reunido com o prefeito Rodrigo em busca de uma solução. Para ele aparecer, acredito que só o fará quando o Governo paulista liberar o dinheiro retido na malha fina. Isso me lembra o ex-presidente norte-american, o Bush, no dia do ataque às torres gêmeas e ao ficar sabendo do ataque foi se esconder num bunker no subsolo, só retornando quando teve a certificação de que a calmaria havia voltado a reinar. Seria hilário, se não fosse trágico.

Paulo Prado

Anônimo disse...

HENRIQUE BOM DIA
O J.C. INFORMA HOJE QUE O "DEPUTADO" E O "PREFEITO" VÃO SE REUNIR.

SÓ AGORA???

DEIXARAM A CASA CAIR E AGORA VÃO FAZE O QUE??/

O DEPUTADO NÃO É AMIGÃO DA DIRETORIA DO BASE???

LAMENTÁVEL

EDUARDO LOPES

Anônimo disse...

Boas Notícias! Graças ao empenho dos diretores do Conselho da AHB e do Promotor de Justiça - Dr. Carneiro - os funcionários da Associação estarão recebendo o 13o. salário amanhã. Frise-se que não houve colaboração de deputado algum!!!

YEDA COSTA FERNADES

Mafuá do HPA disse...

AMIGOS NOVOS E ANTIGOS:

Ao abrir o JC de hoje, estupefato li que, segundo eles, quem conseguiu a liberação do dinheiro para quitar o 13º salário em atraso dos funcionários da AHB foi o deputado Pedro Tobias. Pero si, pero no, vejo isso como obrigação, depois de tudo o que aconteceu com a AHB e mais, por que atrasaram tanto e tornaram o Natal dos funcionários um tormento se tudo poderia ser conseguido? O BD alerta algo interessante, quando diz que foi conseguido um valor para agora e pergunta sobre o que seria feito nos meses seguintes, questionando sobre a importância da continuidade da mobilização. Sou da mesma opinião.

Reproduzo algo escrito por GT, retirado agora de manhã do facebook Direitos Humanos. Está abaixo desse texto e assinado.
Um abracito do
Henrique - direto do mafuá


SEGUNDO INFORMAÇÕES DA DRA. YEDA, GRAÇAS A EMPENHO DO CONSELHO E DO MINISTÉRIO PUBLICO, OS SERVIDORES DO HB E MATERNIDADE RECEBERÃO AMANHA O DÉCIMO TERCEIRO. GRAÇAS TAMBEM AO MOVIMENTO DE TODA A SOCIEDADE CIVIL E DO MOVIMENTO GREVISTA DOS SERVIDORES QUE FORAM OUVIDOS. VALEU O ABRAÇO QUE DEMOS NO HB. MAS A BATALHA AINDA NÃO ESTA VENCIDA, NÃO PODEMOS DEIXAR FECHAR O HB. VAMOS CONTINUAR NA LUTA. O POVO NÃO PRECISA DE NENHUM DEPUTADO PARA CONSEGUIR SEUS OBJETIVOS.
GILBERTO TRUIJO

renato secco disse...

o que me revolta é o tratamento q a midia da p/ caso só porque é psdb, p tobias e alkimim, tende se ter muito cudado p/ falar, a pergunta é, c fosse o pt q administra-se isso, como nossa midia trataria o assunto?

Mafuá do HPA disse...

MEU CARO RENATO SECCO:

Essa pergunta eu me faço todo dia...

Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

Camarada Henrique, veja o quanto foi falado sobre isso nesses últimos dias, novamente voltamos na corrupção, mas novamente ficamos no superficial, não estou dizendo que corrupção não deva ser denunciada, mas se não destrincharmos a questão e fazer as pessoas entenderem o porque essas coisas ocorrem, vamos ficar sempre nisso e ao invés da crítica idealista fica-se sempre no campo da provocação política e oportunismo político.

Muita hipocrisia serve nessas horas, veja que tem cidadão que pede apuração, justiça, mas quando tinha cargo de confiança em administração corrupta usava deste fervor para defender a corrupção, este cenário da superficialidade política não é o nosso, verás ano que vem aonde estarão a maioria destes que se aproveitam do momento de agora, micareta política nas ruas.

Elogiamos o Michael Moore por mostrar por exemplo tudo o que leva as mazelas da saúde no capitalismo americano, mas por que aqui temos que ficar só batendo inutilmente nos fantoches políticos que estão aí pra isso mesmo???
Ontem li no jornal mais um artigo sobre o caso, agora quem fala da corrupção e pede transparência é a Dra Telma, e claro, também é candidata ano que vem, usou termos médicos para não falar absolutamente nada do que provoca tudo isso, pedir transparencia, competencia para administrar isso é o óbvio, ou alguém acha que algum ser vai escrever defendendo a sujeira?? A causa ninguém ataca, todos se fazem de desentendidos quando o assunto é a causa, porque todos querem participar mais do sistema e está mais do que na cara que não se muda nada dentro dele e sim quem entra tem que se sujar.

Falamos da corrupção do vizinho, mas tudo isso que ocorre motivado pela ordem economica que nos rege, transformamos nossas vidas numa mentira para beneficiarmos de algum dinheiro, engolimos sapos, escondemos opiniões, damos tapinhas nas costas mesmos de desafetos, rebolamos por um espaço neste sistema e tirar algum dessa ordem economica,falamos da imprensa mas fazemos o mesmo ao sermos passivos com a corrupção dos que traíram os ideais, então pergunto, aonde estamos tão diferentes assim destes que estufamos o peito para fazer chacota??? Parece que tudo é uma questão de oportunidade e proporcionalidade mas tudo pela farsa e corrupção neste sistema.

Perdemos a identidade, historiadores sem passado mais, cada pé numa canoa diferente mas que leva para o mesmo fim, matamos o guevarismo para enaltecer um peronismo social-democrata populista da pior forma, achamos que aqui existe esquerda só que este braço foi amputado há tempos daqui, não serve nem como a estatística que querem fazer sobre líderes com cancer, pois deste só um é esquerda e opositor.

No passado "morto" uma única invasão ao Vietname, causou explosão no mundo, hoje aplaudimos as democracias levadas pelos EUA no oriente médio. Um grande líder comunista faleceu, mais um que se foi esse ano, um líder sério, que defendeu sua pátria e enfrentou o império com todas as forças, só ouvi besteiras e um desconhecimento total sobre a história de Kim Jong-il e a Coréia do Norte, e cade os críticos de esquerda para denfende-los??? Não temos mais, não aqui, talvez só a turma do Inverta no Rio que saiu em defesa lúcida da Coréia, o resto transformaram-se em covardes da social-democracia rebolando a cada dia para esconder a subversão e ser agradável ao sistema.

Camarada Henrique você é o melhor amigo que tenho nesta cidade hoje, e se faço as vezes uma puxada mais forte é porque sei que há uma grandiosidade na sua pessoa, um idealismo, uma força literária admirável e que não pode jamais cair na superficialidade deste sistema.
Força e subversão sempre.

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

Maricell disse...

Pedro Tobias (cujas iniciais, ironicamente, remetem ao PT que ele abomina) logo aparecerá dizendo que esteve o tempo todo em "conluios" e conchavos" com políticos, buscando solucionar o problema da AHB, mas certamente não dirá uma palavra sequer sobre os tais "desvios" de verbas, pois tal assunto é tabu. Continuará tentando tampar o sol com a peneira, à espera de uma nuvem negra bem maior que faça apagar e esquecer o que hoje acontece com a AHB.
Maricell

Mafuá do HPA disse...

cara Maricell

Prazer em tê-la por aqui.
Obrigado por ter se tornado seguidora do blog.
Aqui sempre um pouco de minha revolta contra os descalabros desses todos que se intitulam os salvadores da pátria. Aliás, esses o piores. Pedro Tobias, o PT do PSDB, seu exemplo mais agudo e latente. Nunca escondeu o que é e como faz política. Esse fato da liberação do dinheiro para pagto do funcionários da AHB na bacia das almas é a prática danosa a que estamos expostos com tudo o que possa vir da Saúde bancada pelo Governo Estadual.

Aguardemos os próximos capítulos onde o grupo do deputado estará incentivando que todas as verbas estaduais repassadas sejam feitas já em nome dessa nova AFUNDAÇÃO ESTADUAL DE SAÚDE, aprovada a toque de caixa pela Câmara dos Vereadores de Bauru´.

É ver para crer.

Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

LEIAM ANA COLUNA DO LEITOR DE HOJE - A CARTA DE UMA SRA. DE 74 ANOS - DEUSY CENTINI COSTA - FALANDO A VERDADE SOBRE A LIBERAÇÃO DO DÉCIMO TERCEIRO AOS SERVIDORES DO HB E DA MSI. - DEMOCRACIA E LUTA É ISSO. MAS VAMOS CONTINUAR A COBRANÇA DAS AUTORIDADES EM RELAÇÃO AOS HOSPITAIS.
VAMOS COMPANHEIROS: VEREADORES, ENTIDADES DE DIREITOS HUMANOS, VEREADORES, JUVENTUTE,MÉDICOS SERVIDORES E TODA POPULAÇÃO.

O HB É A MSI É NOSSO PATRIMÔNIO.

GILBERTO TRUIJO