sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

DOCUMENTOS DO FUNDO DO BAÚ (32)

CASA DOS PIONEIROS DE BAURU, RUA ARAÚJO, BAIXADA DO SILVINO - MANTÊ-LA É MAIS DO QUE NECESSÁRIO
Documento nº 1 - "Bauru, 30 de dezembro de 2011 - Olá Conselheiros do Codepac Bauru. Boas Festas e um ótimo 2012 para nós. Como Havíamos combinado na 7ª Reunião Extraordinária realizei uma vistoria na CASA GEMINADA - CASA DOS PIONEIROS. O resultado submeto a vocês para apreciação. Prezado Conselheiro, Secretário e Amigo de longa data Elson vamos abraçar a causa de transformar essa CASA DOS PIONEIROS em um símbolo da competência de Bauru em tratar e cuidar do seu Patrimônio Cultural. Esse imóvel, em especial é emblemático, não só pela sua história na Araújo Leite (o nosso Peabiru), mas, também porque foi tombado e não reverteu de imediato recursos para pessoas de idade que necessitavam dele. Vamos prestar atenção, também, ao AEROCLUBE. Tive informações que algumas pessoas vão retornar ao assunto "POR QUE UM AEROCLUBE EM UMA ÁREA NOBRE DA CIDADE, QUE SÓ ATENDE A BURGUES E QUE PODERIA RENDER ALGO DIFERENTE?". Lembro aos amigos Conselheiros que, nas minhas pesquisas históricas sobre a cidade, que reproduzi na minha dissertação de mestrado descobri a ligação umbilical entre a EFNOB e o nosso AEROCLUBE que além da importância histórica ainda hoje é um celeiro de aviadores comerciais e volovelistas. Foi fundado pelo Major Marinho Lutz Diretor da Noroeste, a pedido de Getúlio Vargas e com recursos da mesma. Sua 1ª diretoria era composta por engenheiros da EFNOB e "personalidades" da cidade. Quanto a vistoria espero que gostem do trabalho. É necessario que se tomem as providências necessárias para a preservação da CASA DOS PIONEIROS para futuro restauro e para evitar-se um acidente que acarretaria críticas ao Poder Público e ao CODEPAC" - FABIO PARIDE PALLOTTA

Documento nº 2 - Ofício do CODEPAC para Secretaria de Cultura Bauru:
"Prezado Senhor ELSON REIS - Secretário de Cultura: O Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Bauru – CODEPAC, instituído pela Lei nº 3.486/92 e regulamentado pelo Decreto nº 9.250 de 16 de agosto de 2002, através de seu presidente que esta subscreve, vem encaminhar Laudo de Vistoria realizado no bem tombado “Casas Geminadas” da Rua Araujo, conforme deliberações da 7ª Reunião Extraordinária realizada no dia 22 de dezembro de 2011. Diante da situação eminente de desabamento este Conselho solicita em caráter de urgência que a Prefeitura Municipal de Bauru realize uma intervenção de modo a garantir a manutenção da estrutura atual existente. Importante destacar que este imóvel é o ultimo testemunho do primeiro eixo urbano da cidade de bauru, portanto todos nós devemos sob todas as formas garantir sua existência. Segue em anexo Relatório de Vistoria realizado no dia 23 de dezembro de 2011. Sem mais, nos colocamos a disposição para outros esclarecimentos, renovando nossa estima e consideração. Atenciosamente, Sérgio Ricardo Losnak - Presidente CODEPAC".

Documento nº 3 - "VISTORIA – CASA GEMINADA - “Casa dos Pioneiros” - Rua Araújo Leite, números 2-63 e 2-65 - Processo nº 18.029/1996 - ESCORAMENTO DA CASA GEMINADA
"Conforme entendimentos durante a 7ª Reunião Extraordinária do CODEPAC (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Bauru),realizada em 22 de dezembro próximo passado, na ANTIGA ESTAÇÃO DA CIA PAULISTA DE ESTRADA DE FERRO, me responsabilizei pela vistoria das Casas Geminadas conhecidas como “CASA DOS PIONEIROS” localizadas a Rua Araújo Leite, nºs 2-63 e 2-65, para a constatação de escoramentos que evitem acidentes com transeuntes e a ruína do bem tombado. Foi constatado o seguinte:
A) Constatação que fachada da CASA GEMINADA está prestes a ruir no número 2-65, lado direito olhando-se a casa de frente, sendo escorada pelo batente de madeira da porta;
B) Detalhe do lado ameaçado de queda, sem qualquer escoramento, salvo o próprio batente da porta;
C) Interior do número 2-65 da Casa Geminada sem nenhuma escora;
D) Interior do nº 2-63 sem escoras, onde aparecem caibros de madeira caídos dentro da construção e uma divisória de madeira que separa interiormente a construção geminada dando-lhe essa característica;
Pelo que foi percebido pela presente vistoria destaca-se a necessidade do escoramento das partes ameaçadas de desmoronamento e sinalização para o perigo iminente que a Casa Geminada oferece aos transeuntes. Essas medidas devem ter o caráter permanente até que a Prefeitura Municipal de Bauru tome posse do referido imóvel, faça o restauro adequado e dê a ela o uso pelo qual foi tombada: transformar-se na CASA DO PIONEIRO devido a sua localização no eixo inicial da ocupação do município, onde a Rua Araújo Leite era a via de ligação entre a “civilização” e a “selvageria”. Bauru, 23 de dezembro de 2011. FABIO PARIDE PALLOTTA".

Documento nº 4 - Pitaco desse conselheiro, o mafuento HPA: "A Prefeitura já tomou sua decisão quando oficializou esse tombamento e quando no mandato do atual prefeito, Rodrigo Agostinho, esse decidiu pela desapropriação da mesma (já existe decreto nesse sentido). Falta efetuar o pagamento do valor para os seus proprietários. Esse o primeiro passo. A seguir, outro passo, também difícil, o de tomar as providências para manter o que ainda resta dessa edificação e iniciar um processo de restauro imediato no local, que certamente envolveria valores próximos ou até maiores do que o despreendido para sua desapropriação. O terceiro, seria promover junto da opinião pública e dos munícipes algo sobre a importância dessa preservação, para que não pairem dúvidas sobre a necessidade das atitudes tomadas e depois sobre a sua utilização em algo útil, valorizando o que essa casa representa para a cidade de Bauru. Foi nessa região que a cidade nasceu e esse o último resquício dos seus primordios. Juntando tudo isso, algo que subtraio dos jornais de hoje, sexta, 30/12, quando tomamos conhecimento de que a Prefeitura fecha o ano com o caixa cheio e um aumento vertiginoso de arrecadação. Aproveitemos, então esse momento para agilizarmos esses procedimentos todos. Depois deve-se também ter início a um intenso trabalho pela preservação do Aeroclube, que sofre com a insana tentativa de sua ocupação pela predatória especulação imobiliária, uma só a enxergar cifrões em sua frente. São os votos do HPA".
Obs.: Não pensem que a Casa dos Pioneiros encontra-se como mostrada nessas fotos. Não, pois as mesmas são de 2008 e pertencem ao acervo do CODEPAC, acredito que tiradas pelo também conselheiro Alex Gimenez Sanches. A situação atual é calamitosa e passar pela calçada defronte a mesma é temerário, tal o risco corrido de tudo ruir na cabeça do transeunte.

3 comentários:

Mafuá do HPA disse...

“Casa dos Pioneiros” tenta sobreviver
Edificação de valor histórico construída nos primeiros anos de Bauru corre sério risco de ruir e aguarda restauração urgente
Mariana Cerigatto
Remanescentes dos pioneiros de Bauru, duas casinhas geminadas da quadra 2 da rua Araújo Leite, que são tombadas pelo patrimônio público, estão prestes a ruir. O alerta foi feito pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural (Codepac) de Bauru.

As edificações, que são do século passado e carregam vasto valor histórico e cultural, são também conhecidas como “Casa dos Pioneiros”, já que foram construídas nos primórdios de Bauru. A pretensão é que o local seja reconstruído e utilizado para fins culturais. Porém, para que isso aconteça, o imóvel precisa ser desapropriado. O processo de desapropriação tramita na Justiça.

Diante da situação iminente de desabamento da Casa dos Pioneiros, membros do Codepac enviaram para o secretário municipal de Cultura, Elson Reis, relatório contendo detalhes de uma vistoria realizada no local no fim de dezembro passado, pedindo intervenção de urgência de modo a garantir a manutenção da estrutura atual existente. No documento, há fotos e detalhes que apontam ameaças de desmoronamento.

O relatório destaca a necessidade do escoramento das partes ameaçadas de desmoronamento e sinalização para o perigo iminente que a casa oferece aos transeuntes. “Essas medidas devem ter o caráter permanente até que a Prefeitura de Bauru tome posse do referido imóvel, faça o restauro adequado e dê a ela o uso pelo qual foi tombada: transformar-se na ‘Casa dos Pioneiros’ devido a sua localização no eixo inicial da ocupação do município, onde a rua Araújo Leite era a via de ligação entre a ‘civilização’ e a ‘selvageria’ “, expõe o documento da vistoria, assinado pelo historiador Fabio Paride Pallotta, membro do Codepac e representante da Associação Amigos dos Museus .

De acordo com o presidente do Codepac, o geógrafo Sérgio Losnak, o relatório de vistoria elaborado pelo Conselho pode servir de mecanismo de auxílio para que a prefeitura possa acelerar o processo de intervenção nas casas. “Seria necessário o escoramento para uma posterior ação de reconstrução e ocupação”, frisou.



continua

Mafuá do HPA disse...

continuação...

Empecilhos

Apesar da necessidade urgente de reestruturação da Casa dos Pioneiros e de sua iminência de desabamento, o processo jurídico de desapropriação do imóvel acaba dificultando uma ação mais rápida da prefeitura. “Os proprietários não têm condições financeiras de investir no imóvel, que se encontra abandonado. Essa desapropriação foi solicitada há muito tempo. Ela é necessária para que a gente possa, inclusive, buscar projetos de ocupação com patrocinadores. Porém, não podemos iniciar um projeto na casa antes de sua real desapropriação”, indica o vice-presidente do Codepac, o arquiteto Hedivaldo Canho, que representa o Núcleo Regional do Instituto de Arquitetos do Brasil.

A administração municipal já sinalizou interesse em preservar e dar uma utilidade para a Casa dos Pioneiros. “É hora de traçar ação de emergência para o imóvel, mas precisamos de uma parecer do processo de desapropriação. Pedi um levantamento para o departamento jurídico e creio que logo terei um parecer”, apontou o secretário de Cultura Elson Reis.

“Somente com a desapropriação a prefeitura tem condições jurídicas de modificar o local. A desapropriação é uma solução do ponto de vista de preservação, uma saída administrativa e também acaba sendo uma saída para os próprios proprietários, que não têm condições de investir naquele imóvel”, pontuou.



Propostas

Várias propostas rodeiam a Casa dos Pioneiros. “Pela proposta do Codepac, seria um espaço onde tivesse ambientalização e museografia ligados ao surgimento da cidade. A casa é o vestígio mais antigo que temos de construção que remete às origens de Bauru”, enfatizou Sérgio Losnak, presidente do Codepac.

Segundo Elson Reis, a Casa dos Pioneiros tem uma relevância arquitetônica e cultural. “Ela pertence ao primeiro eixo de urbanização de Bauru e retrata bem esse período. A intenção é formalizar um espaço que consiga retratar e mostrar como era uma moradia do século passado. Podemos ainda disponibilizar uma área para exposições”, alegou.



Valor histórico

Os imóveis que ficam nas quadras 2-63 e 2-65 são bens tombados e carregam um valor cultural de extrema importância para a história do município. As edificações, que são do século passado, são também conhecidas como “Casa dos Pioneiros”, sendo consideradas verdadeiros testemunhos do primeiro eixo urbano de Bauru.

“Essa foi, se não a primeira, uma das primeiríssimas construções de Bauru“, informou o vice-presidente do Codepac, o arquiteto Hedivaldo Canho, que representa o Núcleo Regional do Instituto de Arquitetos do Brasil. “Próximo às casas geminadas havia um local de passagem para fazendas e locais de abastecimento. Então havia esta casa, que servia de moradia. E o que sobrou dessa época foi somente este imóvel“, discorreu.

As casas eram divididas e abrigavam mais de uma família. “Era uma forma muito comum de moradia. Em épocas passadas, as pessoas utilizavam menos espaço, as coisas eram mais difíceis”, contextualizou o geógrafo Sérgio Losnak, presidente do Codepac.


Saiu hoje no Caderno Cultura, do JC Bauru

Mafuá do HPA disse...

07/01/12 17:37 - Cultura
Único prédio do 1 núcleo urbano será recuperado

Os secretários municipais de Cultura, Elson Reis, e de Obras, Eliseu Areco Neto, vistoriaram, anteontem, as casas geminadas da quadra 2 da rua Araújo Leite, conhecida como a “Casa dos Pioneiros”.

Durante a vistoria, os secretários definiram as ações que serão necessárias para a recuperação do prédio, uma vez que a prefeitura conseguiu a posse do local.

Nesta primeira etapa, a equipe da Divisão de Construção da Secretaria de Obras iniciou o escoramento da fachada e a construção do tapume para isolar o imóvel da rua.

De acordo com o secretário de Cultura, Elson Reis, a intenção é reconstruir a parte danificada do imóvel e transformar o local na Casa do Pioneiro, uma vez que a residência é o único exemplar existente na cidade de como eram as moradias no primeiro núcleo urbano de Bauru. As obras serão executadas pela própria prefeitura.


Essa matéria saiu publicada hoje no Jornal da Cidade e é um desdobramento da matéria inicialmente reproduzida aqui.

Henrique - direto do mafuá