sexta-feira, 1 de março de 2013

BAURU POR AÍ (80) 

QUANTO RECEBE MESMO UM MÉDICO HOJE NOS PLANTÕES MUNICIPAIS?
Abro os jornais de hoje e lá está uma notícia inesperada. “Governo planeja "importar" médico para a rede pública - A atuação de médicos estrangeiros e de brasileiros formados no exterior na rede pública de saúde pode ser facilitada por uma proposta em debate pelo governo federal. Hoje, esse ingresso é feito principalmente pelo Revalida, exame tido como difícil e com alta taxa de reprovação. A ideia é lançar editais internacionais para que os médicos trabalhem vinculados à rede pública em cidades do interior e periferias carentes de assistência, com registro provisório de dois anos. (...) O Ministério da Saúde calcula um deficit de 160 mil médicos, que será suprimido apenas em 2035 se mantida a presente situação. (...) As entidades médicas no Brasil têm opinião contrária e criticam duramente a ideia de flexibilizar a entrada dos diplomas internacionais”.

Esse o fato. Junto a isso e vejo aqui a solução para um problema local. Dias atrás foi divulgado pela imprensa local o salário estratosférico de alguns médicos lotados na Secretária Municipal de Saúde. Alguns chegam a receber mensalmente valores perto de R$ 60 mil mês. Isso se deve ao acordo proposto pelo secretário da pasta e com a anuência da Câmara de Vereadores, que aprovou a excepcional medida como única solução para resolver de vez o problema dos médicos que não queriam mais atuar com servidores municipais, sob a principal alegação de baixos soldos. O resultado é esse e está a assustar a cidade num todo. Rever isso é mais do que necessário (assim como a lei que impede manifestações no Calçadão da Batista). E os vereadores estariam interessados nisso?

Vejo como solução duas vertentes e em ambas a utilização de profissionais estrangeiros. A primeira é a Prefeitura já ir vendo desde já os procedimentos para trazer alguns desses para Bauru. Na segunda, trazer para Bauru médicos cubanos, muito populares nas muitas intervenções que fazem mundo afora, não só em trabalhos comunitários, como o de resolução de problemas médicos. O problema aqui é crônico por um único detalhe, muito perceptível, na visível intenção de que a solução médica passe por valores estratosféricos pagos aos mesmos. No acordo com os médicos cubanos, a solução do atendimento ao menos favorecidos, emergências no SUS e Prontos Socorros, algo deplorável para os médicos que saem hoje de nossas universidades já com a mentalidade explícita de serem inseridos no rentável mercado das clínicas. Na falta desse compromisso social, a solução pode ser dada com um TRATAMENTO DE CHOQUE. Choque de percepção, choque na comparação, choque de imagem, choque no conceito e também um choque para que cumpram um mínimo, o que está prescrito no juramento que fazem quando concluem o curso de Medicina. Existindo a intenção de mudar e resolver de fato a questão minha contribuição é repassando o telefone de contato do Cônsul Geral cubano em São Paulo, sr Lázaro Méndez Cabrera (FOTO), números 11.3865.7975 ou 11.38645052. É pegar ou largar, resolver de vez ou deixar como está e ir observando como a cada mês os cofres municipais vão sendo cada vez mais dilapidados.

6 comentários:

Anônimo disse...

Que reclamem dos salários, é um direito deles que venham os colegas estrangeiros é um direito nosso...
José Luiz Schubert

Anônimo disse...

E A UNIVERSIDADE DE MEDICINA PELA UNESP EM BAURU!!!! MAIS UMA PROMESSA POLÍTICA???? AJUDARIA MUITO NOSSA POPULAÇÃO!!!! Henrique Perazzi de Aquino, esta política de concentrar 38 cidades para serem atendidas no estadual o REGIONAL, deixando os hospitais das cidades pequenas sem recurso é uma tragédia, aí não existem vagas para todos!!!! Isto precisa urgentemente ser repensado!!!! E que venham novos médicos!!!!!
Ivana Camarinha

Anônimo disse...

Caríssima Ivana, de papo e promessas o POVO já está saturado, claro que ainda existem aqueles do POVO que entram nessas conversas fiadas mas uma boa parcela (crescendo a cada novo dia graças a INTERNET) já está com a paciência esgotada e, já já a MESA será virada, quem viver verá...
José Luiz Schubert

Anônimo disse...

ESPERO ANCIOSA POR ESTE DIA!!! CHEGA DE DEMAGOGOS E MENTIROSOS, PESSOAS QUE QUEREM O PODER PELO PODER, QUE SÓ LEMBRAM DAS PESSOAS A CADA 4 ANOS!!!! ADORO POLÍTICA, MAS ODEIO A POLITICAGEM SUJA E TEM MUITO!!!!!!!
IVANA CAMARINHA

ArabeAlli disse...

Caro Henrique, sabe qdo virão médicos cubanos, argentinos, bolivianos, alemães, japoneses ou do kralha4 clinicar para o povo aqui? em Bauru??. Quando o Norusca for campeão da Libertadores. Muito mais fácil o novo Papa ser um protestante negro do que mexerem com a Máfia Branca.
Triste, mas reais. O Norusca e os médicos. Não o Papa.

Mafuá do HPA disse...

caro ArabeAlli
É a mais pura verdade. o gostoso é cutucar esse povo que se acha. Temos que ir desmascarando eles todos.

cara Ivana
Confesso em público, adorei sua administração em Pederneiras, independente de siglas partidárias. Fez o que tinha que ser feito em sua cidade, Pederneiras e mostrou para uns grandões, inclusive os de lá, como é possível ir à luta e fazer e acontecer. E depois, teve gente graúda aqui de Bauru instigando para que te cassassem, tudo porque estão com medo de concorrerem contigo. Essa tua escrita sobre a participação política é para guardar, pois reflete uma parcela dos nossos políticos que ainda vale a pena acreditar.

Schubert
Obrigado pelas constantes participações e dicas.

Agradecidos aos três.

Henrique - direto do mafuá