sexta-feira, 15 de março de 2013


RETRATOS DE BAURU (139)

LEONARDO DE BRITO: JORNALISMO, FUTEBOL, SAMBA E BOÊMIA
Bauru é terra de passagem, profetiza uma tese sobre a origem e missão dessa Bauru. Sim, por aqui muitos passaram e fizeram história. Uns enfiaram-lhe a faca, outros contribuíram decisivamente em importantes momentos. Uns mais, outros menos. Uns pelo bem, outros pelo mal. Mas também existem e muitos, os que aqui vieram e se estabeleceram. Escrevinho algo hoje de um desses.

Leonardo de Brito é um cara viajado, como a grande maioria do povo nordestino de décadas atrás. Fez o mesmo que os seus, vindo aportar no então “Sul Maravilha” em busca de dias melhores. Rodou um bocado, depois de aportar no Rio de Janeiro, onde até hoje possui parentes próximos, estabelecendo-se em Bauru e tendo até participado do núcleo de jornalistas fundadores do Jornal da Cidade. Nunca teve participação diretiva, poder de mando, sempre estando ligado as hostes esportivas, sua especialidade, razão de seu viver. Trata o esporte, principalmente o futebol com zelo e esmero, tendo também se apropriado da paixão pelo time da aldeia adotada como sua, Bauru e o Noroeste. A cara do Caderno de Esportes, tanto tempo comandado por ele, é a dele e ao abri-lo diariamente não tem como não associar aquelas páginas com a sua pessoa. Cara de um focinho do outro. Um bom vivã, gosta muito do que de melhor o samba possui, o seu lado brejeiro, o do pagode carioca, com Zeca, começando com Noel. Disso não abre mão e entras em discussões homéricas quando o tentam fazer ouvir “merdalhas” distribuídas por aí. Experimentem chamar de "balada" suas incursões noturnas e verás sua ira. Eterno e assumido boêmio. Escreve macio, sem provocar grandes confrontos, mas não se verga fácil e se preciso compra boas brigas. De uns tempos para cá, está também soltando a voz nos microfones, emitindo seus pitacos em noticiários esportivos nas rádios locais e sendo requisitado como menestrel no ofício, não só pelos kms rodados, como pela sapiência na precisão dos comentários. Flana pela cidade toda sem criar inimizades e mesmo com um pé fincado no lado A de Bauru, nunca retirou o outro do lado B, onde adora circular, reverenciar e ser ali reverenciado. Um muito boa praça, agitado e escrevinhando sobre uma das paixões mais conflituosas dos tempos atuais:  o futebol.


OBS.: Hoje em sua coluna no JC, a “Em Confiança”, no dia seguinte de ter saído uma carta minha na Tribuna do Leitor, “Carta Aberta à Imprensa Esportiva Bauruense” (http://www.jcnet.com.br/editorias_noticias.php?codigo=227820), clamando por matérias desvendando desmandos no Noroeste, ele publica nota com seguinte teor, o que enche de alento esse escrevinhador: “NOROESTINO – Repercutiu muito o comentário do noroestino roxo, Henrique Perazzi de Aquino, na Tribuna do Leitor. Trairagem e ciumeira sempre existiram no futebol, mas jogar contra o Noroeste é pura sacanagem. Quem não quiser ajudar, pelo menos não atrapalhe. Amigo, vou investigar. Prometo”. Eu confio e boto fé nisso. E fico na espera.

4 comentários:

Anônimo disse...

Henrique: uma ideia !!

Poderia ser divulgado o nome das empresas que estão contra o nosso querido Norusca, e ninguém realizar compras nessas empresas.
Boicote Geral.

Eduardo Lopes

Reynaldo disse...

O Noroeste vem sendo usado a muito tempo...Com certeza dever haver muito lixo embaixo do tapete...Muitas mutretas feita por pseudos noroestinos virao a tona em breve.

Anônimo disse...

HENRIQUE

Eu também gosto do Leonardo de brito, mas o vejo como a grande maioria dos jornalistas esportivos de Bauru: não estou ainda conseguindo entender dos motivos deles ainda não terem jogado a merda toda no ventilador e feito as denúncias que todos sabem terem acontecido dentro do Noroeste. Existem muito mais coisas que merecem uma explicação? Tudo precisa vir a tona e parece que tem gente encobrindo algo. Tomara que o Leonardo cumpra o prometido a ti e faça o que tem que ser feito nesse momento, ou seja, denunciar os irresponsáveis que lesaram o Noroeste.

João Antonio

Anônimo disse...

HENRIQUE

Não vou me identificar, mas vejo que nos últimos dois dias fez elogios a duas pessoas distintas e do jornalismo esportivo bauruense, Rafael Antonio e Leonardo de Brito.

Diante de denúncias tão graves envolvendo os bastidores do Noroeste, acho que entendi os motivos disso acontecer nesse momento.

Você os elogia e ao mesmo tempo cobra deles posicionamentos sobre a vergonhosa situação propiciada pela gestão do Conselho Deliberativo no clube. Elogia e cobra. Faz bem, pois ambos gravitam em torno do Noroeste, conhecem muito bem a situação e ainda não usaram o espaço que possuem para expor como deveriam a situação.

O rasgado elogio está publicado aqui no seu blog, mas veremos se eles o são merecedores na sua plenitude a partir do posicionamento que terão daqui para frente quando o Noroeste mais precisa deles e terão que separar uma suposta amizade e relacionamento muito próximos e citar esses nomes em matérias envolvendo denúncias graves.

Todos iremos acompanhar o que cada um da crônica esportiva bauruense tem para dizer e relatar sobre isso. Ficar em cima do muro não será nada recomendável. Estamos de saco cheio de medrosos. Não quero crer que exista relacionamento além de amizade entre tudo isso. Veremos isso tudo nos próximos dias.

Marcelinho (nome fictício)