quinta-feira, 28 de março de 2013

CARTAS (100)

REPÚDIO ÀS IDEIAS RELIGIOSAS RETRÓGRADAS - Tribuna do Leitor JC, 28.03.2013
Já não se fazem mais religiosos como antigamente. Infelizmente todos estão hoje mais conservadores que dantes. Católicos, evangélicos e todos os demais. Poucos se salvam nessa barafunda que se tornou os temas defendidos dos ensinamentos de Cristo. Dariam para serem contados nos dedos de uma das mãos. Lembro com saudade do cardeal católico dom Evaristo Arns, do pastor Wright e do rabino Sobel na celebração ecumênica quando da norte de Vladimir Herzog. Isso ainda seria possível? Dificilmente, pois hoje, como as torcidas de futebol, a maioria se tornou rival uma da outra, trilhando o mesmo caminho num só tema, o do preconceito, homofobia, exclusão e conservadorismo. Passaram todas a caminhar em marcha a ré. Eles tentam de todas as formas impingirem à sociedade brasileira o que deveria ser somente regras para quem segue uma determinada religião. Quando isso é imposto como regra para todos, o estado perde o seu sentido laico. 

Lobbies ocorrem para tudo, sugerindo que uma era de trevas como a da Inquisição pode estar se encaminhando. Isso pode ser verificado nos escritos e atitudes de alguns dos seus representantes. Cito aqui quatro exemplos. A Igreja Católica se nega a discutir a falta de resistência da igreja de Bergoglio, conivente com desmandos na Argentina, enquanto a daqui resistia bravamente (eis uma pela qual tenho saudade), assim como discutir corrupção interna e pedofilia. 

Dentre os evangélicos, no primeiro caso o pastor Celso Nascimento, representante do PSC de Feliciano na cidade, prega a mesma coisa que ele e todos no seu partido, mas se diz revoltado com uns meros cartazes diante do seu portão. Em dois momentos aqui no JC, algo mais repugnante. Em textos na seção Opinião, primeiro em “Desconselho de Medicina” (http://www.jcnet.com.br/editorias_noticias.php?codigo=228000), 25/03, escrito por Gilson Souto Maior Junior, pastor da Igreja Batista do Estoril, pregando o absurdo da medicina atrelar seus avanços aos dogmas religiosos. O entendimento dele sobre “biologização” do ser humano é um retrocesso inimaginável. Por que não deixam simplesmente as pessoas decidirem o que fazer com seus próprios corpos? A religião tolhe as liberdades mais elementares. No segundo, “A democracia em risco”  (http://www.jcnet.com.br/editorias_noticias.php?codigo=228020), de Edson Valentim de Freitas Filho, pastor da Igreja Batista Bereana de Bauru, 27/03, algo ainda mais sério, pois quer nos confundir. A maior ilegalidade é Feliciano, pelo que representa querer presidir algo totalmente o oposto do que prega. Ele nos confronta a todos e não nós a ele. Tacanha sua visão de Lula querer “cubanizar” o país, termo injusto e recheado de preconceitos. Monstruosa inversão histórica, mostra sua face mais horrenda ao taxar Dilma de “guerrilheira” num tom pejorativo. Ela lutou para sermos o que somos hoje e isso ele ignora. Prega um confronto, nada religioso, declara guerra aos ainda livres, soberanos e sóbrios.

Veja como eles entendem de forma tacanha isso tudo. Querem nos obrigar todos a seguir o que suas religiões pregam e quando contestamos, quando os colocamos na parede, levantam as mãos e gritam bem alto: “Estamos sendo agredidos nas nossas liberdades individuais. Deixem-nos em paz, respeitem os que pensam diferente”. Sim, mas eles precisam entender que não tem como permanecer indiferente diante de teses criacionistas, contra pesquisa células tronco, camisinha, aborto, legalização drogas, perseguições a outras tendências religiosas, políticas e fazendo uso da fé pública para ludibriar incautos. 

Sou um “pastorfóbico” assumido, pois diante de discurso e práticas tão maléficas seria incoerente comigo mesmo se não demonstrasse o quanto é pernóstico o pensamento que defendem. Proponho um amplo debate na cidade, uma grande mesa, tendo ao lado expoentes de um lado e outro e veremos quem tem mais garrafas vazias para vender. Topam? 
HPA - www.mafuadohpa.blogspot.com - contatos pelo mafuadohpa@gmail.com

10 comentários:

Anônimo disse...

Otimo texto, Henrique!
Obrigada por enviar.
Aqui tb sofremos com os ortodoxismos e as intolerancias. Vai gerar uma violencia absurda no futuro e parece que ninguem ve.
Quando é que vcs vem pra ca?
Bjs
Márcia Nuriah - Holanda

Anônimo disse...

Parabens, Henrique, pela beleza de texto que o Jabbour também acolheu no JC.

Que saudade da ''velha guarda'' da Igreja: Casaldaliga, Padin, Arns, Helder Câmara e tantos outros. Acrescente-se ainda: Boff, Frei Beto, Frei Tito e tantos outros.

Ops, temos ainda o Padre Camilo Torres que, sem abdicar da fé, pegou em armas contra a opressão e a iniquidade. Seguiu a
lição de Santo Thomás de Aquino, na Summa Teológica.

Aqui em Bauru, nos nossos tempos de militância na JEC-JUC, tinhamos os Padres Luizinho Baldini e Aristeu Cirilo que, infelizmente, você não
chegou a conhecer. Deixaram grandes lições de militância e engajamento histórico.

Nossa literatura passava por Mounier, Lebret, Charboneau, e por ai vai...
Um big abraço
Isaias Daiben

Anônimo disse...

HENRIQUE
TENHO UMA TRISTE NOTICIA A TE DAR O DEBATE
QUE VC QUER VC VAI TER E NA HORA DO JUÍZO FINAL ,
E NOS TEREMOS UM GRANDE ADVOGADO JESUS.


TUDO ISTO QUE VC FALOU NÃO SÃO DE HOMENS ,DEUS COLOCOU
NAS ESCRITURAS ,MAIS ELE TBM DISSE AQUELE QUE QUISER ,QUE ME OUÇA E ME SIGA .

OU SEJA O LIVRE ARBÍTRIO AQUELES QUE NÃO O QUISEREM.....
EM FIM FICA COM DEUS SE ASSIM FOR TBM DE SUA VONTADE .

NATAN CHAVES

Anônimo disse...

Bom dia Professor Henrique,

Gostaria de parabenizá-lo pela carta na tribuna do leitor hoje.

s superevangelizados/neocristãos/soldados-de-deus/fanáticos são muito mais numerosos, e encontrar alguém que tem as ideias como as do senhor dentro da trincheira, confesso, aumenta a esperança.

Compartilho uma carta que escrevi há uma semana, que de repente pode se interessar:

A prática religiosa e o respeito ao ser humano
http://www.jcnet.com.br/editorias_noticias.php?codigo=227934

Gostaria muito de sentar nessa mesa que o senhor está propondo.

Permita-me copiar esta mensagem ao meu irmão, Professor Khalil Axcar, que leciona Filosofia e Sociologia e compartilha de minha opinião.

Um forte abraço,

Miguel Axcar

Mafuá do HPA disse...

DUAS RESPOSTAS NO MESMO COMENTÁRIO:

1. - NATAN
Natan
Mas eu não prego contra as escrituras, mas sim como alguns fazem mal uso dela, as distorcem. Religião e fé é uma coisa, tentar impor algo degradante é outra. Mas que um debate seria interessante, isso seria, pois quem tem argumentos consistentes não foge de um bom combate. Um abracito do HPA

2. -MIGUEL
cARO MIGUEL AXCAR

Gostei demais de receber algo de ti e da forma como veio, em forma de apoio ao que escrevi. Voce sabe o quanto serei criticado, pois muitos dos segmentoSs religiosos de hoje são intolerantes e cegos até a medula. Não enxergam mais nada e não querem enxergar. E pior, seguem como um rebanho, sem entender, mas brigando e esbravejando contra os oponentes. Não existe mais debate com eles, pois se formos debater, eles desconhecem o Bíblia na sua essência, pois fizeram interpretação conforme o seus interesses.

Precisamo criar um grupo para combater pessoas que querem retroagir as conquistas sociais. Vamos nos ver aí em Bauru e propor esse debate, pois acredito que eles fugirão.

Proponho também a criação de um frente para combater o preconceito, homofobia, racismo, intolerância e falsidades na fé.

Estou fora de Bauru até domingo. Segundo estarei de volta.
Um forte abraço do HPA

Anônimo disse...

sugiro visões que não afetam as escrituras. tenho fé, na vida sobretudo. como henrique tbm tem. o bom dia, prazer da palavra, escrito diariamente pelo pastor israel belo de azevedo, da igreja batista de itacuruçá -rio de janeiro - é sempre um bom começo. com estofo teológico e religioso. mas, cada um sabe de si. vale a pena consultar. itacuruca.org.br
abraços da carioca bauruense ana bia andrade

Anônimo disse...

Muito bom!

Espero que eles publiquem.

Grande abraço

Rui Zilnet

Mafuá do HPA disse...

Rui

Publicaram. Não tenho problemas com o JC, nem com o BD, ambos de Bauru na publicação dos meus textos. Nisso não tenho o que reclamar deles, pois o espaço é garantido para idéias contrárias. O debate flue, o que não mais ocorre na grande imprensa, tipo O Globo, Folha SP, Estadão, Zero Hora, etc.

Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

Felizmente, há evangelicos que pensam diferente. Infelizmente, são minoria. O culpado de tudo isso é esse tal de Malafaias... É um Pastor Hipócrita!....
Ademar Camilo Aleixo

Anônimo disse...

Henrique

Muito bom, precisamos um exercito pensante, para conter o exercito "fagocitante" daqueles que usam seitas deformadas para obter e manter o poder, que os conduz à riqueza!

Querem o caminho rapido, uma vez que os outros Pastores, ja dominaram a maioria deste publico, no quesito riqueza material.

Heron de Souza - Pirajuí SP