domingo, 24 de março de 2013

MÚSICA (99)

PASTORES FELICIANO E CELSO NASCIMENTO, MÚSICAS "GRÂNDOLA VILA MORENA"  E "CAMINHANDO"

Ontem aqui em Bauru uma manifestação das mais oportunas, contra o deputado Feliciano, do PSC – Partido Social Cristão (um dos piores do país) estar no comando da Comissão dos Direitos Humanos da Câmara dos Deputados. Do Feliciano tudo já foi dito, um ser desprezível e por tudo que vi, deveria já ter sido indiciado e condenado, pois ludibria a fé pública, dela tira proveito e tudo na cara dura. Do ato em Bauru e de todos que lá estiveram, efusivas palmas. Tudo foi finalizado num lugar nem um pouco insólito, defronte a residência do manager do PSC em Bauru, o já conhecido e também pastor Celso Nascimento. Alguns já estão criticando a posição dos manifestantes, pois o Celso não teria nada a ver com a posição do Feliciano. Tem sim e tudo, afirmo. Ele é ponta da lança de um movimento conservador, retrógrado, homofóbico e excludente. Eles combatem hoje algo contra o homossexualismo, já o fizeram contrários às liberdades individuais e amanhã, com certeza, o farão contra as esquerdas e tudo o mais que estiver no caminho de devassidão (sic) e arcaísmo. Como escrevi ontem num texto para o Bom Dia, reafirmo que “Respeito todas, mas não suporto as que desmerecem outras e, principalmente as se mostrando conservadoras, excludentes, homofóbicas e preconceituosas”. E o PSC do Celso é tudo isso e mais um pouco e assim sendo, tenho plena certeza de que a manifestação acertou em cheio ao encerrar o ato diante da residência do pastor Feliciano, desculpe, pastor Celso. A confusão é porque o discurso é o mesmo, cada vez mais perigoso. Sinto, mas sinto mesmo, por não ter tido tempo de lá estar. Parabenizo a todos os organizadores, apoiadores e participantes.

E para continuar nesse tema, junto algo não tão distante disso. Na Euroipa de hoje, uma crise sem tamanho e o povo cada vez mais encurralado por posicionamentos conservadores e danosos à maioria da população. A tal da nova legislação imposta pela Troika (FMI, Banco central Europeu e Comissão Europeia), comandada pela alemã Angela Merkel. A Grécia já se danou, hoje ilha de Chipre está em convulsão e Portugal/Espanha com manifestações diárias por suas ruas. Ontem me emocionei ao ver pelo youtube uma manifestação na Espanha revivendo um símbolo da resistência contra a opressão, uma música de outro movimento, a da Revolução dos Cravos, ocorrida 40 anos atrás em Portugal e sendo cantada por todos espanhóis. Depois percebi que a Europa inteira a está entoando. Essa música, a “Grândola, Vila Morena”, do português Zeca Afonso, foi uma espécie de hino da revolução dos Cravos, em Portugal. Ocorrida no 25 de abril de 1974 e novamente volta a ser entoada como um hino de resistência ao que está acontecendo com os países europeus. A história dessa música e de como foi símbolo de resistência de um povo é maravilhosa. Em Portugal todos voltaram a cantá-la pelas ruas e na Espanha idem. Quando chega o momento da frase "o povo é quem mais ordena", uma união que se fortalece. Confira isso no: http://www.youtube.com/watch?v=VWZuQ0g6Uoo. Isso me faz lembrar-se do Geraldo Vandré e a nossa "Caminhando", com o "vem vamos embora que esperar não é saber...". Esse o nosso hino de resistência, que também precisa ser resgatado e o deles, europeu já o foi. Precisamos resgatá-la e entoar em todos os momentos em que estivermos nas ruas, como uma demonstração clara de descontentamento e de que estamos incomodados (e não nos mudaremos) com tanto desrespeito. Posto novamente uma bela interpretação dela para irmos novamente nos acostumando com sua letra: http://www.youtube.com/watch?v=gVmmgvgB8Ms


Feliciano não nos representa, Celso Nascimento é a ponta de lança dele na cidade e um dos retrógrados pastores de plantão e manifestações nesse sentido precisam se repetir a todo instante, para que nem queiram ensaiar um retrocesso ainda maior. E cantando “Caminhando” diante dos seus templos, residências, locais de trabalhos os estaremos incomodando. É a melhor resposta que podemos dar a esses representantes do atraso.

7 comentários:

Anônimo disse...

Quem sabe serve de inspiração para muitos de nós... A Revolução nunca seca na veia e nunca morre na memória, pois ela é o sangue, a mente e o pulsar do coração do verdadeiro revolucionário.
DUÍLIO DUKA DE SOUZA

Anônimo disse...

Legal terem terminado defronte a residência do pastor, lembrou aqueles jovens do ESCULACHO..
Bruno Lopes

Anônimo disse...

PARABENS PELA MARCHA - NÃO PUDE IR PASSEI A TARDE COM FEBRE. MAS CONTINUAMOS NA LUTA.
GILBERTO TRUIJO

Anônimo disse...

Parabéns professor...
J.L.Schubert

Anônimo disse...

Querido Henrique, manifestações como essa estão acontecendo em todo país. A estratégia é sair de um ponto de encontro e marchar até a sede do PSC. Aqui em Bauru calhou de a sede ser na casa do presidente do partido, mas nada contra a pessoa dele. O importante é que lá em Brasília o PSC saiba o que está acontecendo nas diversas cidades do país. Vamos lutar até o vencermos. E que essa manifestação sirva de exemplo para tantas outras de diversos assuntos. Forte abraço amigo.
Markinhos da Diversidade

Anônimo disse...

Curioso disso tudo é que não há manifestações contra os deputados João Paulo Cunha e José Genoíno, julgados e condenados no processo do Mensalão, que assumiram a Comissão de Constituição e Justiça.E durma-se....

Orlando André

Henrique disse...

CARO ORLANDO JOSÉ

É simples a resposta a ti, o tema do artigo não é outro senão a forma como atua o tal do Feliciano e não misturamos temas aqui nos comentários. Isso posto, um comentário particular de minha lavra: atitudes como a do Feliciano e seus asseclas são muito mais perniciosas ao país do que as dos aqui citados por ti. Feliciano e quem pensa igual a ele representam hoje um atraso que o país já deveria ter superado há muitos anos. é sobre isso o escrito.

Henrique - direto do mafuá