sábado, 4 de abril de 2015

DIÁRIO DE CUBA (75)


AINDA CUBA E ALGO QUE A TELEVISÃO NÃO MOSTROU E NUNCA MOSTRARÁ – AGUDOS EM QUESTÃO
Primeiro assistam a isso: http://g1.globo.com/…/agudos-oferece-bolsa-auxilio…/4076787/


Essa CUBA é mesmo do balacobaco. Criando caso até com Agudos. Mas como é que pode isso? Estava eu no meio de uma viagem nessa semana e sou interpelado por alguém pelo qual gosto muito. “Viu o programa de TV sobre a família da médica lá em Agudos? Eu sou mãe e fiquei sensibilizada. Como pode algo nesse sentido e o prefeito só querendo ajudar”. Parei tudo e mesmo sem nenhuma chance de assistir o tal programa de TV de onde me encontrava, pesquei todos os detalhes assim no ar. Fiquei realmente tocado. Dessa vez os famigerados cubanos estão melando os propósitos lá do pessoal gerenciando a vizinha cidade. Uma barbaridade sem fim. Vejam só, o prefeito agudense totalmente sensibilizado com a situação precária como vivem os médicos cubanos resolveu instituir e foi até aprovado pela Câmara dos Vereadores uma ajuda oficial de R$ 500 reais mês para as médicas (os) que tiverem filhos e os trouxerem do país caribenho para morar na aprazível Agudos. Ainda bem que a TV não mostrou a mãe longe do filho, a insensibilidade do governo comunista impedindo que o projeto reconsertando o mundo possa ser colocado em prática e o tal prefeito, tão sensível, cheio de bons propósitos, só querendo ajudar. Pelo visto não deu nada certo e tudo continua como dantes.

Tento explicar ao meu modo e jeito como se dá e como alguns querem alterar ao bel prazer o rumo das coisas. Cuba é pobre e por lá, diferente daqui, quase tudo é praticamente de graça para os seus. Custo zero nos serviços públicos. Saúde, Educação, Cultura, Transporte, Lazer, Moradia gratuitos e alimentação num custo irreconhecível para qualquer país capitalista. Sempre achei justo o estudante cursar uma universidade pública e depois de todo o esforço do Estado para mantê-lo, ele já formado, dentro da sensibilidade que todos deveriam possuir retribuir o esforço. Por aqui isso não existe, lá sim. A pessoa recebe tudo de graça e pela formação humanitária de cada um, trabalham no exterior e uma parte do recebido é deles e outra vai para o Estado continuar podendo bancar a estrutura toda em pé e sadia. Uma belezura, mas que poucos capitalistas tentam ao menos entender, quanto menos defender e aceitar. Mas é assim e pronto. No Programa Mais Médicos, que possibilitou a vinda de mais de 10 mil médicos cubanos para o Brasil isso é colocado em prática. Para eles tudo bem, tiveram formação efetivamente humanitária e cada um cumpre maravilhosamente o papel dentro de uma estrutura revolucionária. O problema está sempre do lado de cá, ou seja, entre nós.

Recebemos os cubanos e não existe uma só comunidade que não esteja sorrindo de orelha a orelha com o trabalho deles. Agudos uma delas. Ouço algo comprovando isso vindo de lá. Os pacientes fazem fila e querem ser atendidos pelos cubanos, pois mais do que perceptível a diferença do atendimento entre o que tinham e o que existe hoje. Os cubanos cativaram a todos. Portanto, inegável o sucesso total e absoluto do Mais Médicos. Os cubanos comprovaram na prática serem profissionais de altíssimo nível. Tanto que o prefeito da vizinha cidade colocou a caraminhola para funcionar e tentar de uma vez por todas eternizar os médicos conquistados por lá. Bolou um presente para trazer os filhos deixados lá em Cuba, mas esqueceu de algo básico. Primeiro que o programa não é eterno (infelizmente) e todos estão mais do que cientes de que ficariam um período longo dos filhos, com possibilidade regular de ir visita-los uma ou mais vezes ao ano. Daí o prefeito bola a ajuda oficial que não pode ser aceita. Primeiro porque o médico tem um salário e a Prefeitura já entra com hospedagem e alimentação de todos. Pode até dar essa ajuda, mas não oficial, talvez na forma de um presente.

Prefere chamar a atenção e se dizer humano, sensível e só visando o problema criado pela insensibilidade do Governo cubano. O fato é bem outro. Na verdade Agudos vive um momento onde seus administradores fazem de tudo para se mostrar como muito bons para os de sua comunidade. Isso com os cubanos só um dos atos. É que, tanto o prefeito como o Secretário com o mesmo sobrenome estão com um recurso no fio da navalha nos tribunais da vida e quase perdendo seus cargos. Diante da inevitabilidade não querem sair como maus e tudo o que puderem fazer para se passar por bonzinhos está sendo feito. A Justiça em alguns casos é implacável e nesse caso parece que a consumação da perda dos mandatos é questão de meses. E aí entra em cena a questão dos cubanos e a da tal ajuda de custo mensal. O bom disso tudo é o fato do tal prefeito ter percebido que a vinda dos cubanos foi altamente benéfica para Agudos. No mais, um jogo de cena, pois o Programa Mais Médicos dá toda a assistência aos seus profissionais, não necessitando de penduricalhos que se incorporados podem até por a perder todo o acordado. É o que querem alguns, não o prefeito, diga-se de passagem, mas outros, criando problemas para que os médicos cubanos voltem para onde vieram. E isso, a comunidade atendida por eles lá em Agudos já tem a mais absoluta certeza, não querem de jeito nenhum. R$ 20 mil ano é uma coisa, mas por que não estende o benefício para todas as mães efetivamente carentes da cidade? Daí já e demais, né!

3 comentários:

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOSD VIA FACEBOOK 1:

Frederico Pagani · 4 amigos em comum
AGUDOS TEM 100% DE RUAS ASFALTADAS , 100% DE ESGOTO , 100% DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA , UM SISTEMA DE SAÚDE FUNCIONANDO , ÔNIBUS CIRCULARES GRATUITOS , FUNCIONALISMO RECEBE AUMENTO SEM GREVE, TODOS OS ANOS , NÃO TEM LOJAS NEM INDUSTRIAS FECHANDO, TEM 93% DE SEGURANÇA PÚBLICA , UMA INFRA ESTRUTURA MUITO , MAS MUITO MELHOR QUE QUALQUER CIDADE DA REGIÃO, E GRAÇAS A ADMINISTRAÇÃO DE 15 ANOS PRA CÁ , não sei por que a critica !!!
22 h · Curtir · 1

Beto Grandini Caro Henrique ... Enquanto o povo cubano passa fome, isso mesmo, passa fome, pois vi isso "in loco", Don Fidel e sua "troupe" comem lagosta ... Conheço inúmeros cubamos na área de ciência e tecnologia que vieram para o Brasil e não voltaram, por que será?
22 h · Curtir

Paulo Oliveira · 8 amigos em comum
Não existe transporte publico gratuito em nenhum lugar do mundo,o que existe é transporte subsidiado.Será que não é dinheiro da saúde,se não for, dispensa os Cubanos .Tem outras cidades precisando.
22 h · Curtir · 1

Paulobrizolla Cristiani Hehnes agudos por alguns amigos que tenho lá ...só falam bem daquele governo...e a cidade esta linda e limpa....mas tem gente que só procura ver coisas ruins...pq TUDO tem sempre um lado ruim... mas na média lá é muito superior que a maioria das cidades do mesmo porte...
21 h · Editado · Curtir

Lea Maria Ferreira Gomes Um comentário verdadeiro...Agudos me surpreende a cada dia...foi berço do Nota 10...tenho motivos reais prá dizer que "a coisa lá fuinciona"...claro que administrar uma cidade pequena é mais fácil, não sei qual é o partido do prefeito, mas, com certeza ele é DO BEM!!!!
20 h · Curtir

Mauricio Dos Passos FALTA A SABESP TRATAR O ESGOTO
20 h · Curtir

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK 2:

Henrique Perazzi de Aquino A crítica se faz necessária em todos os lugares, mesmo naqueles que alguns só enxergam coisas boas. Talves por isso mesmo minha crítica seja válida. Quando a Justiça está prestes a caçar os que esses dizem serem os tais, quem estaria errada, eles que algo fizeram para merecer a punição ou a Justiça que deveria ter mantido os olhos fechados? Uma boa reflexão domingueira. Quanto a Cuba, deixem eles viverem a vida deles ao seu modo e jeito, não precisam de nossa intromissão. Beto, eu nunca iria para Cuba só para desfrutar de Varadero. Aliás, fui lá e nem quiz conhecer o tal lugar. Preferi o contato com a população e vi exatamente o contrário do que me dizes.
11 h · Curtir · 1

Coaracy Domingues Henrique Perazzi de Aquino: 1. Para Cuba é mão de obra escrava que produz para manter a nomenklatura cubana. 2. Tem muita coisa certa e boa em Agudos, mas a certeza da impunidade e maus assessores levaram os Prefeitos Carlos e Everton Octaviani os levou a cometerem atos que foram considerados crimes pela justiça. Não existe o "rouba, mas faz !"
10 h · Curtir

Henrique Perazzi de Aquino Coaracy, discutir com vc, na nossa idade e tendo o entendimento que de os cubanos produzem mão de obra escrava é até pior do que quando te vejo achando que a presença do deputado lá na Oficina vai ser a solução para a Cultura, a Oficina e os problemas desse estado, cidade, nação. Cuba hoje é considerada dentro de toda a América o estado onde a Educação é a mais eficaz do continente. Deve ser por causa da escravidão, né?
10 h · Curtir · 1

Paulobrizolla Cristiani Hehnes ilustrando ...e pergunto se eles lá são livres pq não viajam e sim fogem???
Foto de Paulobrizolla Cristiani Hehnes.
10 h · Curtir

Silvio Selva Só no ano passado, cerca de 20.000 norte americanos pediram visto de residencia no Brasil. No Mexico ha um muro impedindo que mexicanos entrem nos USA. Ha descontentes em qualquer pais, inclusive em Cuba. Só nos USA, ha 600.000 veteranos em situaçao de pobreza extrema, assim como mais de 50% da populaçao (dados da Usaf, entra no site). Mas porque o capiau se preocupa com Cuba? Porque eles nao fabricam radinhos como os chineses. Então, o caipira tem raiva de Cuba, basta a Ilha fabricar porcarias eletronicas que os jecas vao amar. O Banco Mundial e a ONU elogiam Cuba, o primeiro voo entre USA e Cuba em mais de 50 anos lotou com turismo médico mas os especialistas desaprovam. Isto não é burrice, é como disse FHC, é ser caipira. Em tempo, tambem conheço a Ilha e não é por pacote CVC...
9 h · Editado · Descurtir · 4

Henrique Perazzi de Aquino Silvio, disse tudo, me abstenho de continuar a contenda. Vou à feira dominical me recarregar. Vc disse tudo e fará muitos engolir em seco o próprio fel produzido. E olha que nem peguei no pé dos agudenses, simplesmente retratei algo por lá ocorrido tendo Cuba como pano de fundo. Imagina se estivesse num daqueles inspirados dias e me prolongasse? Abracitos dominicais e pascais para tudo, todas e todos.
9 h · Curtir · 2

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK 3:

Coaracy Domingues Henrique Perazzi de Aquino, sou velho. mas não sou antigo e sim semi-novo. Se não é mão de obra escrava, o que é: 1.não pode ir e vir,2. recebe apenas parte do que ganha e 3.é subordinada a um poder que chantageia a sua família se você não quiser voltar para a "fazenda". O que é isso, Henrique Perazzi de Aquino ? A presença do Pedro Tobias foi uma decisão dele como foi a de todos nós que lá estávamos, independentemente de coloração partidária. A Oficina Cultural é de Bauru. O Pedro Tobias apenas é um dos Deputados eleitos por Bauru e região que está lutando pela Oficina Cultural junto com o Celso Nascimento, Deputado Arnaldo Jardim entre outros. O Deputado Pedro Tobias tem o dever de lutar por Bauru e região ! Se conseguirmos, e vamos conseguir, a vitória será de todos, inclusive do Pedro Tobias A educação em Cuba é a mais eficaz do continente e deveria ser modelo de liberdade e não formadora de mão de obra escrava !
9 h · Curtir

Eduardo Francisco http://contestacaosocial.blogspot.com.br/.../respostas...

Contestação Social: Respostas a Clichês anti-comunistas
Essa ultima é a mas usada" Se você é comunista, porque...
CONTESTACAOSOCIAL.BLOGSPOT.COM
9 h · Curtir · Remover visualização

Henrique Perazzi de Aquino Coaracy, Cuba mesmo nas suas deficiências, continua nos exemplando para muitas coisas. Se vais analisar seus escritos pela ´tica d capital, sem querer entender um mínimo de lá, pela ótica deles, me desculpe, mas vá almoçar sua comida pascoal e falemos ...Ver mais
8 h · Curtir · 2

Silvio Selva
Foto de Silvio Selva.
8 h · Curtir · 2

Silvio Selva
Foto de Silvio Selva.
8 h · Curtir · 2

Silvio Selva nem vou ficar discutindo, pois não gosto de discutir por facebook. Mas se algum capiau quiser, estou a disposição para um mano a mano....
8 h · Curtir · 1

Silvio Selva
8 h · Descurtir · 2

Henrique Perazzi de Aquino Silvio Selva, meu caro e dileto amigo, gostaria muito de com o tempo adquirir a finesse com que resolves os problemas desse mundo. Pronto, é assim. Quando a contenda está pra lá de quente e o babosamento aumentou seus decibéis para acima de qualquer grau tolerável, eis a solução, proposta em um curto, grosso e sincero pronunciamento. Adorei e sinceramente, peço a ti algo lá do fundo do coração: Quando esse aqui estiver num entrevado pega, desses sem fim e rodeado de insensibilidade por todos os lados e poros, posso pedir a tua modesta e celestial ajuda? É por um simples motivo, já não consigo efetuar um "mano a mano" como nos velhos tempos. E tu é ótimo nisso.
3 h · Curtir · 1

Coaracy Domingues A palavra é a maior arma....
2 h · Curtir