segunda-feira, 6 de abril de 2015

COMENTÁRIO QUALQUER (138)


O AMADOR DE ONTEM E DE HOJE – DOS MOTIVOS DE NÃO IR MAIS AOS CAMPOS*

* Texto escrito ontem, 05/04, domingo e publicado aqui só hoje, 06/04, segunda:

Ouço no rádio e leio pelo jornal que começa hoje um dos mais importantes torneios amadores de Bauru. Temos dois paralelos e ambos disputadíssimos, ocupando todos os estádios municipais. Esse um dos problemas, a falta de estádios em condições de receber tantos jogos. A efervescência e a ebulição estão de mãos dadas em Bauru. Já gostei demais de frequentar jogos do amador bauruense. Fui torcedor do ARCA até seu derradeiro dia e adorava ir aos estádios. O do Arca sem arquibancada, perto de casa era divinal. As arvores ali existentes eram a cobertura natural para assistir aos jogos. Com uma lanchonete lá nos fundos, foi meu programa dominical por mais de uma década. Inesquecível o dia em que até o time do Fluminense carioca ali treinou, com Renato Gaúcho no elenco, antes de um jogo com o Noroeste, acho que pelo Brasileirão.

Adorava o do Padilhão e lá tinha um senhor pelo qual ficava embasbacado olhando como sabia dirigir o seu time, maestria de fazer doer aos demais, seu Palmér. Por onde andará seu Palmér, o maestro do Ordem e Progresso? Em alguns domingos ia almoçar na casa de meu avô na rua Martin Afonso, vila Falcão e antes da comida, subia essa rua até lá nos seus altos e fervia assistindo aos dois jogos do dia. Isso me magnetizou por anos. Outro campo que me magnetizou em algumas oportunidades foi o do Distrital do Bela Vista. Lembro-me de jogos memoráveis e eu lá inserido, vibrando. O do Edmundo Coube acompanhei todo o processo de sua construção e depois, de sua derrocada, Depois, novamente, sua reconstrução.

Tenho na lembrança o nome de infinitos jogadores dessa época. Outro dia encontro numa fila de rotisserie, lá nos altos do Bela Vista um goleador dos meus tempos de Arca, o Zico, que junto de um irmão barbarizava no meu time do coração. Toda vez que vou lá para os lados do Confiança Vila Falcão paro e fico olhando para o hoje aposentado juiz da bola, o Adélio, severo, durão e ali vendendo salames. Vizinho dali, na mesma quadra que meu avô morava o também juiz Tatinha. Insquecível o dia em que o Noroeste o homenageou e ele apitou um jogo do vermelhinho. Estava lá e o vi correndo também pelo Alfredão. Tatinha acredito ter sido o melhor juiz dos meus tempos, apesar de gostar demais da conta também do Tonhão (esse apitando por aí até hoje e com mais de 60 anos no lombo).

Impossível deixar de falar do Neizinho, o melhor e mais baixinho ponta direita que vi jogar. Ficava ao seu lado no muro do Arca. Ali lembro de quase todos daqueles memoráveis times. Paraguaçu no gol era uma muralha. Paulinho e Adelmo no meio de campo eram a certeza das jogadas bem distribuídas. Teve um jogo que não me sai mais da memória. Acho que era com o time do Internacional. Um goleiro bem gordo, preenchendo quase o tamanho das traves, mas ágil e pegando bem. Seu time perdeu, mas ele dificultou as coisas e recebia apupos seguidos da galera das arquibancadas. Para mim, o amador daquela época, coisa de vinte anos atrás (talvez mais) era um deleite. Não só para meus olhos, mas sapiência. Tinha pauleira, mas algo de muito bom diferia e muito do que vejo ocorrendo hoje.

Não vou mais a jogos do amador bauruense. Abdiquei e nada me faz voltar atrás. Fico com o meu saudisismo. Não dá para entender como um time daqui de Bauru pode se arvorar em ter em seus quadros um jogador ainda jogando pela séries A e B do Brasileiro, o Magno Alves, como foi aventado aqui dias atrás e ninguém vir a público explicar como algo dessa magnitude pode ser bancado. A explicação vinda da imprensa é simplista demais: “o futebol amador de Bauru hoje gera mais grana do que o dos jogos do Noroeste”. Sim, mas só isso? Eu não vou mais aos campos porque não quero pactuar com o que a cidade inteira sabe que acontece hoje no intestino de quase todos os times. E se todos sabem e ninguém faz nada, eu faço: deixo de ir aos campos. Só isso e nada mais. Ainda ontem li aqui nos comentários de um escrito meu que deveríamos dar bênçãos aos céus por Damião ter tocado o time do Noroeste do jeito que o fez, sem nunca explicitar nada, balancetes nenhum de entrada e saída, sendo por causa da cobrança sobre transparência o motivo de estarmos hoje relegados à Bezinha do Paulista. Se formos deixar tudo para o deus dará, permitir tudo, sempre e em todos os lugares, baixemos o pano e nos locupletemos todos. Eu ainda não me locupletei por inteiro, daí prefiro à feira das manhãs dominicais.

3 comentários:

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS DO FACEBOOK 1:

Fatimo Alberto Silva · 18 amigos em comum
Henrique, acho que para discordar de você, só na ideologia politica mesmo! Faço minhas suas palavras... fui um dos fundadores do Parquinho. O nome Parquinho foi eu que dei. Me lembro de todos times e jogadores que você citou. O Arca principalmente, de Valtinho, Nené Tatu, o Neizinho que era ponta esquerda não direita (epa acho que invertemos as bolas, você direita eu esquerda?), e tantos outros como Internacional, Nacional, Meia Lua, Independente, Sambra, Matarazzo, DER. Hoje estou como você, à três anos não vou mais aos Distritais ver jogos. O motivo é a causa você também mencionou no texto. Quanto ao Noroeste, era um fanático... não perdia jogos, as vezes até viajava atrás do Norusca, mas do dia que Damião assumiu, não fui mais. Só sinto realmente que eu estava certo na minha premonição... que ele mostraria o céu, mas depois o inferno... ai está! Parabéns pelo texto Henrique!
21 h · Descurtir · 2

Coaracy Domingues Concordo plenamente com o Henrique Perazzi de Aquino, de amador não tem nada !
21 h · Curtir

Gustavo Venancio da Silva Henrique Perazzi de Aquino ,fazia muitos anos que eu não assistia o amador, alguns meses fui assistir, bauru XVl e santos, no Mary dota, jogão, pena era a situação do estádio com muros caídos, mato alto em volta, tenho saudades do ferroviário da vila Dutra , onde não perdia um jogo, onde íamos com a família assistir e torcê
21 h · Descurtir · 1

Fatimo Alberto Silva · 18 amigos em comum
Coaracy, o problema não foi a mercantilização do amador, o problema é outro... converse com o Henrique e ele te dirá em of...
21 h · Descurtir · 2

Gustavo Venancio da Silva E minhas lembranças vão mais longe, quando era campo de terra e as árvores quase centenárias de ceringueiras que tinha nos barranco, onde vejo as fotos antigas dos vizinhos e moradores antigos da vila Dutra , quando jogavam e tem relíquias de jogadores, pois até Pelé aparece nessas fotos
21 h · Descurtir · 2

Fatimo Alberto Silva · 18 amigos em comum
Gustavo, posta essas fotos...
21 h · Descurtir · 3

Gustavo Venancio da Silva Vou atrás sim pode deixar eu já até postei ela a um ano atrás, vou procurar no meu pc
21 h · Descurtir · 1

Gustavo Venancio da Silva Mas tem os boleiros da antiga aqui no bairro e vou pegar as fotos com eles e posto com prazer
21 h · Descurtir · 1

Sergio Piga É Henrique Perazzi de Aquino, sou um dos fundadores do Ressaca F.C e, antes de ingressar no amador os ressaqueanos eram todos torcedores do Ordem e Progresso da Vila giunta, barroca, antes mesmo de existir distritais..........assistiamos cascudo e titular.......depois com a chegada dos distritais acabou-se os aspirantes......e a 10 anso fora de Bauru eu ja tambem fiquei 10 anos sem ir a amador, portanto a 20 anos que não veji futebol amador....motivo:falta de bons jogadores e torcedores ignorantes.......adorava ver o ARCA de Paraguaçu, Zico, Neizinho, Wartão, Cunhanha, Helinho................o Ordem e Progreso de Miguel, Boanerges, Cleuso, Nicolau, familia Miguel(Salim Miguel, Careca, Natal), Aristeu...............O Fortaleza de Maninho, Biota, Tutu..........o Parquinho de...Pota, Paulinho, Vadinho, Lulinha,,,,,,,,Meia Lua de Lot e Baianinho, São Francisco de Pedro Parada, Maguinho, Hominho, Luisinho.......SANBRA de Paraguaçu, Careca, Dicinho, Tulio, Ne, Preto, Guto, Nivaldo.....................faltam muitos, eu encheria esse espaço e escreveria até a tarde.............
21 h · Descurtir · 2

Reynaldo Grillo Em uma das vezes que eu fui a Bauru, fui assistir um jogo do amador la no Triagem e fiquei abismado. Tinha dois caras bem chapados andando em volta do campo e enchendo o saco do juiz e ameacando ele e os bandeiras. Acabou o primeiro tempo , o juiz nao voltou para o jogo no segundo tempo. Ficou com medo e caiu fora de la..E outra nao tinha policia no estadio...Hoje em dia nao existe mais amador em Bauru, os time sao todos profissionais, infelismente.
21 h · Editado · Descurtir · 2

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS DO FACEBOOK 2:

Gustavo Venancio da Silva Gustavo Araujo Antonio, VC tem fotos antigas do tempo que seu pai jogava aqui na vila
21 h · Descurtir · 1

Gustavo Venancio da Silva Ou de outras pessoas?
21 h · Descurtir · 1

Reynaldo Grillo Saudades do amador de antigamente.Tinha tambem muitas brigas, mas nao com esta ignorancia de hoje em dia..Hoje em dia tem muito nego na mais pura vagabundagem....Fora outras coisas..
21 h · Editado · Descurtir · 2

Gustavo Venancio da Silva Fatimo vou atrás das fotos e te envio ou posto elas, garanto que aqui muitos do bairro vão ficar felizes em vê_ las postadas
21 h · Descurtir · 1

Gustavo Venancio da Silva José Félix, VC tem fotos antigas do ferroviário?
21 h · Curtir

Fatimo Alberto Silva · 18 amigos em comum
Obrigado Gustavo. Eu tinha varias fotos antigas, entreguei para o Ubiratan para sua revista e não me devolveu mais.
21 h · Curtir · 1

Gustavo Venancio da Silva Tenho uma no PC quando chegar em casa vou procura lá e a posto aqui
21 h · Curtir

Fatimo Alberto Silva · 18 amigos em comum
Sergio Piga, a Portuguesinha também tinha timaços...
21 h · Curtir

Gustavo Venancio da Silva Mas vou atrás de um monte de gente aqui que sei que tem as fotos
21 h · Curtir

Fatimo Alberto Silva · 18 amigos em comum
Mas ontem foi triste para o futebol de Bauru, morreu o Valeriano.
21 h · Curtir

Henrique Perazzi de Aquino Alguém de vocês ainda continua indo aos campos dianbte do quadro que escrevi existente hoje nos campos e fora deles?
21 h · Curtir

Fatimo Alberto Silva · 18 amigos em comum
Henrique, minhas filhas me ligam todo domingo pela manhã para ter certeza que eu não estou assistindo nenhum jogo. Elas tem medo porque sabe o que é hoje...
21 h · Descurtir · 1

Gustavo Venancio da Silva Minha mãe mora em frente ao distrital da Dutra ela mesmo não gosta que eu e meu irmão vamos tem medo tmb
19 h · Descurtir · 1

Gustavo Venancio da Silva Hj teve 2 partidas meu irmão foi mas eu preferi ficar em casa mesmo
19 h · Descurtir · 1

José Félix · Amigo de Roque Ferreira e outras 16 pessoas
Gustavo tenho fotos antigas do FERROVIÁRIO sim,preciso procuralas aí no meu pai.E sobre o amador de baurú você perde até a vontade de assistir os jogos pelas barbaridades que você vê mais ainda é uma boa opção para o domingo de manhã......
19 h · Curtir · 1

Paulo Fraga · Amigo de Tatiana Calmon e outras 46 pessoas
Domingo muito bom , o do amadorismo romantico.
19 h · Curtir · 1

Gilberto Truijo SAUDADES DO INTER E DO UNIVERSITÁRIA, FAMOSO DERBI DA VILA PERROCA.
17 h · Curtir · 1

Reynaldo Grillo Bem falado Gilberto...Alias derbis com muita confusao.kkk
16 h · Curtir

Gilberto Truijo EU TORCIA PARA O INTER Reynaldo Grillo E MEU PAI PRO UNIVERSITÁRIA.

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS DO FACEBOOK 3:

16 h · Curtir

Coaracy Domingues Gilberto Truijo, a espanholada fechava o tempo !
16 h · Curtir

Gilberto Truijo SIM.
16 h · Curtir

Gilberto Truijo O AMADOR DE HOJE NÃO TEM GRAÇA.
16 h · Curtir

Coaracy Domingues Não tem mesmo, só se fala em dinheiro....
16 h · Curtir

Gilberto Truijo DEVERIAM FAZER CAMPEONATO PRA GAROTADA, TIRAR DA RUA. HOJE NEM ISSO TEM, TAMBÉM ESPERAR O QUE DESSE PREFEITO.
16 h · Curtir

Gilberto Truijo DISTRITAL É PARA A COMUNIDADE, NÃO PARA AMADOR, QUE SÓ FALA EM DINHEIRO.
16 h · Curtir · 1

Coaracy Domingues Nem Torneio entre escolas tem mais. Dá muito trabalho....
15 h · Curtir

Henrique Perazzi de Aquino O meu texto fala de coisa muito mais séria que isso. Acredito que a maioria entendeu dos meus reais motivos de não mais ir aos campos.
15 h · Curtir · 3

Coaracy Domingues Eu entendi e te apoio. Debaixo desse angu tem caroço, ou melhor, lavagem de dinheiro.
15 h · Curtir · 2

Gustavo Venancio da Silva Antes tinha projetos para mulecada, jogar , treinar, os tirando das ruas, hj não tem mais nada disso,
15 h · Curtir

Gustavo Venancio da Silva Hj o amador,antiga várzea, acabou, lembro quando adolescente fui assistir a final redentor e corintinhas do j. Prudente e eu estava perto do gol quando a bola entrou por fora dando a vitória para corintinhas
15 h · Curtir

Gustavo Venancio da Silva Mas dizer, que tenho vontade de ir no amador isso não tenho mais
15 h · Curtir

Cláudia Falcão · 26 amigos em comum
Minhas filhas foram criadas praticamente dentro dos distristais,vendo meu marido Claudio Falcao Falcao jogar e ser artilheiro muitos anos,hj não tem mas condições de frequentar os campos,muitas brigas,drogas e o povo comandando,Lamentavel...tenho sds do nosso amador!!
15 h · Descurtir · 5

Gustavo Venancio da Silva . Na época, o melhor do São-paulino do antigo terrão de Curuçá, bairro hoje conhecido na cidade como Vila Dutra.Pele
Foto de Gustavo Venancio da Silva.
11 h · Editado · Curtir

Gustavo Venancio da Silva Fatimo Alberto, pedi algumas fotos antigas , acredito que consiga mostrar mais, essa achei em um blog
11 h · Editado · Curtir · 1

Gustavo Venancio da Silva Nesse tempo, o campo onde o menino Edson sujava sua chuteira, tênis ou pé de terra, ainda era de terra batida. Como símbolo da especulação imobiliária, o campo de várzea se foi. Ou melhor, só o terrão e a várzea deram adeus, porque o campo ficou. Para a sorte (ou não) do futebol,nascera ali o Estádio Distrital José Spetic Filho.
Foto de Gustavo Venancio da Silva.
11 h · Curtir

Gustavo Venancio da Silva bom espero ter ajudado a matar as lembranças do nosso amador ( várzea ) essa fotos são de 55, acredito que muitos aqui e nem eu não viveram essa época, mas é sempre bom lembrar que nosso amador já teve bons momentos de glorias e eu fico feliz em morar em um bairro onde ninguém mais que Edson jogou aqui
11 h · Editado · Curtir

Marco Noruska · 14 amigos em comum
HENRIQUE adorei o seu comentário neste final de semana estive em Bauru a minha sogra mora ao lado do Padilhao no sábado teve um jogo o pau quebrou
11 h · Descurtir · 1