sexta-feira, 24 de abril de 2015

OS QUE FAZEM FALTA e OS QUE SOBRARAM (72)


OLHA QUEM PASSOU QUIETINHO POR BAURU...

O professor HÉLIO SANTOS é mais do que uma sumidade, uma figuraça, uma das boas cabeças pensantes e pulsantes desse país varonil. Passou quarta à noite, 22/04 por Bauru e fez a palestra de abertura da X Conferência Brasileira de Mídia Cidadã, na UNESP Bauru. Você não conhece nada dele? Uma pena! Sempre é tempo. Leiam isso: http://www.palmares.gov.br/?p=1629&lang=es. Vejam como tentaram o sacanear num Roda Viva:http://www.rodaviva.fapesp.br/…/entre…/helio_santos_2002.htm. Mais isso: http://www.kultafro.com.br/…/kultafro-entrevista-helio-san…/. No google tem muito mais. Impossível discutir a questão do GENOCÍDIO ao negro brasileiro sem ouvi-lo. Pois bem, vejo que a imprensa bauruense, escrita, televisada e falada está deixando escapar essa rara oportunidade. A última vez que passou por aqui, disse ontem, foi em 1986.

Eu fui e anotei algumas das frases e questionamentos mais instigantes, provocativos e os publico aqui para iniciar uma boa contenda:
“ Tratamos os desiguais como iguais. (...) Brasil se modernizou, mas não procurou a modernidade. Os aviões da Embraer estão no coração da América, mas negras continuam parindo nas calçadas. (...) Não queria uma democracia teórica, mas substantiva. (...) Radicalizar é sair da neutralidade, tirar da teoria e tornar vivo, efetivar uma possibilidade. (...) Ou voce conqvocêa ou você não tem. (...) Efeito particularmente perverso onde as vítimas são culpadas de suas mazelas. (...) Onde há talento no futebol e na música a pessoa acaba sendo descoberta. Nesses setores não se desperdiçam talentos. (...) onde o país não discrimina nascem excelências. (...) Nunca discutimos tanto, mas não conseguimos efetivar isso como direito efetivo. (...) A diversidade de nossas mídias passa pela sua diversidade. (...) Todas as mulheres que vão a descoberto para o jogo político contraem câncer. (...) No momento em que os negros vão avançando, os pobres brancos vão juntos. (...) A elite brasileira não consome nenhum serviço público, até a segurança deles é privada. (...) A revolução é hoje uma palavra muito desgastada, mas ainda um meio através da Comunicação. (...) Temos que ir junto do povo e dizer a eles claramente: Vocês elegem os seus inimigos. Fazer isso como estratégia de comunicação. (...) Não é possível curar um problema sem assumir que ele existe. (...) Existem avanços na legislação, mas não no cumprimento das leis. (...) O conhecimento está produzido, aqui está ele, mas qual a metodologia? (...) A Mídia Cidadã pode inovar puxando a mídia tradicional. (...)Necessário mexer no fluxo de caixa dos privilegiados, fazer um boicote para aqueles que não nos enxergam. (...)A indignação profunda passa também por sensibilizar os artistas brasileiros, esses ainda não aderiram e poderiam ajudar e muito. (...) Sou a favor de uma estratégia de advertência e sensibilização”.

Mais um pouquinho de suas provocações no seu blog, o Brasil de Carne e Osso: http://brasildecarneeosso.com/. Tudo vale muito a pena no sentido de nos libertarmos de certas amarras a nos prender a esse sistema excludente e manutenção de bestas privilégios. Foi bom e por lá vejo os professores e amigos: Maria Cristina Gobbi, Juarez Xavier, Dino Magnoni e Wellington Leite (belíssimo mestre de cerimônias). Para quem perdeu, um alento, tento hoje ver se a gravação de sua fala de ontem será publicada no site do Mídia Cidadã e depois reproduzo por aqui. Isso tudo uma bela forma de sairmos no marasmo e sabermos, só um exemplo, em que tipo de manifestação cada um deve se enfurnar. Hélio é desses caras que quando acaba de falar dá aquela bruta vontade de ir lá na fila dos abraços e tascar um baita de um beijo em suas bochechas.

Hoje tem mais por lá, outros palestrantes. Estou indo para lá.


NA SEQUÊNCIA: REALMENTE, O RACISMO NÃO EXISTE, NUNCA EXISTIU
É tudo invenção. Nem aqui, nem lá na sede do Império. Não passa de coisas de lunáticos. A cada dia mais me surpreendo diante de fatos inquestionáveis, diria, inenarráveis.
Cliquem no link a seguir e tanham a certeza do que vos escrevo:
http://www.cartacapital.com.br/…/uma-mulher-negra-no-poder-…
Tenhamos todos um belo final de semana, aqui ou em Parma, nos EUA.
HPA

Um comentário:

Mafuá do HPA disse...


comentários via facebook:


Juliano Sousa Sensacional!!!
Ontem às 12:08 · Descurtir · 1

Isa Rinaldi puxa perdemos essa também! muito legal o blog.
Ontem às 14:37 · Descurtir · 1

Roque Ferreira Conheci Hélio Santos há muitos anos.
Ontem às 14:50 · Descurtir · 1