segunda-feira, 18 de maio de 2015

PRECONCEITO AO SAPO BARBUDO (88)


BRONCOLINO O ETERNO "PRIMEIRO A RIR DAS ÚLTIMAS" E UMA DÚVIDA COMPARTILHADA COM TODOS AQUI:
Dias atrás minha amiga Tatiana Calmon me pergunta pelo reservado aqui do facebook, o Bate Papo: “Por que você está usando o slogan do Broncolino?”. Primeiro algo para entenderem do que se trata. Comecei a fazer uns escritos em cima daqueles acontecimentos mais do que esdrúxulos na vida política local, aqueles que todos poderiam rir muito e só não o fazemos por se tratarem de coisa séria. Décadas atrás, um intrépido jornalista, BRONCOLINO, tinha uma sessão no Jornal da Cidade intitulado “O PRIMEIRO A RIR DAS ÚLTIMAS” e ali, com muito humor e picardia ironizava com tudo e todos, tudo dentro de sua ótima verve escrevinhatória. Parou de escrever por um único motivo, seu falecimento. Daí em diante, as aberrações continuaram ocorrendo desmedidamente via política local, mas algo de muito estranho ocorre nos tempos atuais: tudo está mais do que sisudo. Um tal de ‘politicamente correto’ persegue a tudo e todos e quando não, existem também as ameaças de alguns quando escrevem sobre suas pessoas num tom mais jocoso. Vem daí o questionamento da Tatiana.

Estou tornando-o público nesse momento. Primeiro a resposta que dei a ela. “Queria gozar essas bestialidades todas que acontecem hoje e quando uso o slogan dele faço porque antes se fazia isso com mais frequência na imprensa. Hoje vejo todo mundo pisando em ovos e dessa forma faço uma homenagem a ele e dou uma de luva de pelica nesse pessoal todo que milita na dita imprensa bauruense, muito cagões. E nunca deixo de citar a fonte inspirativa, o eterno Broncolino”. Evidente não possuir a mesma verve que o mestre e nem é essa a intenção. O título dos escritos pode continuar sendo esse, como posso promover uma alteração sem maiores problemas. Daí consulto os interessados. Tatiana já foi clara: “acho uma sacanagem usar o slogan dele”. Tentei argumentar assim: “Acho o contrário, pois vejo nisso uma forma de manter ele em evidência. Relembrar e mostrar como lhe disse. Antigamente se fazia algo tão simples e hoje, com todos os avanços não se fazem mais. Por que a sacanagem se cito a fonte todas vezes? Sacanagem seria se omitisse o fato”. Ela deixa claro seus argumentos: “Não gosto mesmo. Talvez por tê-lo conhecido tanto. Broncolino e meu pai eram muito amigos, pioneiros da imprensa de Bauru. Na época da ditadura escreviam na revista Camera 2 com heteronomios, mas, todos sabiam quem eram.... Mas... se você acha legal... beleza”.

Fiquei na dúvida. Devo continuar ou parar e mudar o nome da sessão iniciada no blog e aqui no facebook?

OBS.: Acho que de tudo isso algo mais poderia ser pensado coletivamente e junto da família do Broncolino: Por que não um livro com as melhores tiradas dele no jornal? Eis uma ideia que mereceria o apoio de todos.

4 comentários:

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK 1:


Tuta Carlos Frederico Da Silva Caetano broncolino faz falta, acho que deve continuar !!!
Curtir · Responder · 1 · 21 h

Tatiana Calmon
Eu de fato nao gostei mesmo do uso, principalmente por você não ter dado de inicio o crédito ao genial autor do slogan. O senhor Antonio Bueno dos Santos, era extremamente afetuoso e generoso, talvez nem se incomodasse com o uso, devidamente creditado. Mas, ele era bem dono de suas coisas, tipo ciumento mesmo, pelo que conheci. Talvez as queridas Laura Brandão e Josiane Armondi , filhas do querido Broncolino não se incomodem, mas, eu me incomodei e por isso te falei.
Curtir · Responder · 1 · 21 h · Editado

Magda Prestes Conheci Broncolino, estudei com uma de suas filhas, Josiane(sdd) e frequentei sua casa, era um bom humor contagiante!Adoraria um livro sobre e com as reportagens e histórias dele!
Curtir · Responder · 2 · 21 h

Tatiana Calmon Sobre um livro, ou mesmo uma página com suas melhores tiradas acho ótimo. Devidamente creditados. Abs
Curtir · Responder · 2 · 21 h

Chu Arroyo broncorindo, he he he
Curtir · Responder · 2 · 21 h

Henrique Perazzi de Aquino Tati querida, nunca deixei de dar o crédito a ele em todos os momentos que escrevi. De onde tirou isso que "principalmente por não ter...". Esse é um dos primeiros compromissos, o de sempre dar crédito a ele. Do contrário, não faria sentido. Acho ótimo reverenciar ele sempre e deixá-lo em evidência hoje, quando muito nem sabe do que estamos parlando.
Curtir · Responder · 2 · 21 h

Tatiana Calmon Então da primeira vez que chiei, o fiz por que nao vi o credito. Se ali estava, passou por mim desapercebido. Mas, continuo não gostando mesmo.... Emoticon tongue
Curtir · Responder · 1 · 21 h

Rosa Maria Morceli uai, uai... num intendi nada! Tatiana e HPA...onde está a Bronca?
Curtir · Responder · 1 · 21 h

Tatiana Calmon Não tem Bronca Rosa Maria Morceli, rs, apenas uma pequena divergência rs. Deixa o Bronca saber disso rs
Curtir · Responder · 2 · 20 h

Rosa Maria Morceli kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Curtir · Responder · 1 · 20 h

Henrique Perazzi de Aquino Tati, se pintar mais na frente um livro sobre seus textos, não precisará ser creditado, pois será dele e com autorização dos seus herdeiros. Sugiro (sempre um japa no meio disso tudo) até que a própria Tati possa ser a selecionadora oficial dentre o acervo dele.
Curtir · Responder · 18 h

CONTINUA...

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK 2:

Laura Brandão · 41 amigos em comum
Uma vez ouvimos pelo rádio o saudoso vereador Ferreira de Menezes ameaçar meu pai : " Olha aqui, jornalistinha, quarque dia desse um di nóis dois vai te que cumê este jornar". Bom, minha mãe começou a chorar e nós a implorar para meu pai parar de criticar o nordestino arretado que, diziam as más línguas carregava sempre uma peixera. Meu pai resolveu a muito custo nos atender. Daí um dia, seu Bronco de Corcel, com a gente junto, estacionando no Antigo hipermercado Sto Antonio do Estoril, para o carro ao lado do Menezes. Minha mãe, irmãs e eu trememos. Meu pai abriu a porta. Aquele homem grande foi chegando perto dele e disse : " Brunculinu, por que que tu nu fala mais di mim? Homi,fali mal mais fali di mim" Então, caro Henrique Perazzi de Aquino, pode continuar usando a frase na sua coluna com o devido crédito como diz a Tatiana Calmon. Aprendemos com o Menezes que é melhor ser lembrado. Ainda mais você que só fala bem do velho Bronco. Quanto ao livro, o que tenho aqui vocês não acreditariam. Todas as fofocas nacionais, estatuais e principalmente municipais do Bronco. Estão à disposição de quem quiser escrever um bom livro, ou mesmo um blog.....
Descurtir · Responder · 6 · 19 h

Henrique Perazzi de Aquino
Já do nome da coluna, não vejo problemas em mudar, talvez para algo próximo, mantendo a eterna lembrança quando for mencionada. Que tal: MAIS UM A RIR DAS ÚLTIMAS ou mesmo CONTINUANDO DANDO RISADAS DAS ÚLTIMAS. O intuito já foi alcançado, que é o reverenciar seus textos e dar aquele cutucão na falta que faz aos textos atuais aquela picardia, ainda mais diante de tanta iniquidade. Ele, com certeza, nadaria de braçada diante de tanto assunto como nos tempos atuais.
Curtir · Responder · 4 · 18 h

Laura Brandão · 41 amigos em comum
Caro Henrique, deixe como está e cite o Bronco uma vez ou outra. Ele se sentirá lisonjeado.....Gostaria muito que você visse o material que tenho dele aqui. Um abraço
Descurtir · Responder · 4 · 18 h

Henrique Perazzi de Aquino Faço questão de ver. Acredito que terei orgasmos. Posso levar a Tatiana Calmon junto, para ele me conter. Vamos marcar já para a próxima semana. Fazemos assim, vc faz um café (com bolo melhor ainda) e daí invadimos sua casa. Acredito que isso possa dar samba e vamos em busca de um lunático editor para imprimir e espalhar seus escritos. Outra que vai vibrar se fizermos isso é a Valerinha.
Curtir · Responder · 2 · 18 h

Laura Brandão · 41 amigos em comum
hahaha Vai ser um prazer! Vou fazer bolo e pão! Prepare-se para orgasmos mùltiplos! Não pode haver esta reunião sem a Tatiana Calmon e quem vocês acharem por bem vir.
Descurtir · Responder · 2 · 18 h · Editado

Josiane Armondi
Com certeza, ele está muito feliz e honrado em te ver usando o seu slogan e dando os créditos a ele e dando oportunidade de quem não o conheceu, conheça. E é muito bom saber, que o meu velho Bronca que tanto lutou pelo povo de Bauru, pela liberdade de imprensa e nunca se curvou a nada nem a ninguém seja tão relembrado e homenageado por vc e a Tatiana Calmon que tanto gostam dele ... Tô feliz e emocionada com tamanho carinho !!! Abração
Curtir · Responder · 17 h · Editado

Henrique Perazzi de Aquino Vamos convocar os espíritos todos, do Broncolino, da Valerinha e do pai da Tati, o amigão do Bronco, Fred Calmon, isso para começar. Se bobear o Jair Lott Vieira, lá da Jalovi encampa essa ideia e imprime a coisa.
Curtir · Responder · 1 · 18 h

Josiane Armondi É a história de Bauru, através da coluna do Broncolino, pois suas matérias saiam todos os dias !!!
Descurtir · Responder · 2 · 18 h

Laura Brandão · 41 amigos em comum
Ótimo! Me comunico com a Tatiana Calmon amanhã e marcamos.
Descurtir · Responder · 3 · 18 h

CONTINUA

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK 3:

Josiane Armondi Oba !!! Vai ser uma reunião e tanto !!!! Temos muito que conversar e muitas ideias a trocar ... Bjs pra todos
Descurtir · Responder · 1 · 18 h

Henrique Perazzi de Aquino
Se a Tati topar poderiámos criar um blog, também com reprodução dos textos no facebook, com algumas diletas pessoas escrevendo com picardia, ironia e tudo levando o nome "O PRIMEIRO A RIR DAS ÚLTIMAS". Iriamos nos divertir com as malversações feitas nessa cidade e iria sair cada uma, tudo feito ao estilo broncolino de ser. Já penso em Silvio Selva nos ajudando. E muitos outros. Iria dar o que falar. Amanhã quando a Tati acordar ela vai ler isso tudo e de barriga cheia vai opinar sobre tudo isso. Vamos nanar...
Curtir · Responder · 3 · 18 h

Josiane Armondi Estarão conosco: Valerinha ...
Foto de Josiane Armondi.
Curtir · Responder · 1 · 17 h

Josiane Armondi ... Papai, seu Broncolino e seu eterno amigo Fred Calmon ... Bom demais né !!! Bjs
Foto de Josiane Armondi.
Curtir · Responder · 17 h

Henrique Perazzi de Aquino Só para complementar. Essa foto da Valerinha comemorando a vitória do amigo de todos, Roque Ferreira lá defronte seu comitê eleitoral e na primeira vez que conseguiu o feito de tornar-se vereador é de minha autoria.
Curtir · Responder · 2 · 16 h

Tatiana Calmon respondeu · 1 resposta

Josiane Armondi Que legal Henrique!!!Ela estava super feliz nesse dia e tenho o maior carinho por essa foto, pq é a cara da Valerinha !!! Parabéns pela foto!!!
Descurtir · Responder · 2 · 16 h

Josiane Armondi Magda Prestes ... muito bom te reencontrar viu !!!! Saudades tb !!! Bjs
Descurtir · Responder · 3 · 16 h

Rosa Maria Morceli O Broncolino riu da minha pessoa também algumas vezes.... encarei como uma grande honra ser citada em sua coluna... mesmo que às vezes eu achava meio machista a postura, mas o que valia mesmo era a citação.... estou curtindo muito estes posts aqui....Salve Salve seu Broncolino!
Descurtir · Responder · 3 · 15 h · Editado

Laura Brandão · 41 amigos em comum
Tragam o Sivio Meira para o café tambem!
Descurtir · Responder · 1 · 5 h

Carlos Neves Neves grande jornalista... o primeiro a rir as últimas...
Curtir · Responder · 1 ·

Anônimo disse...

Henrique, acho que seria melhor mudar, pode ser algo inspirado, semelhante, mas igual nunca acho legal tb porque penso ser sempre necessário novas abordagens surgirem, asas à criatividade.

E não é que vc não tenha a verve como falou, é que seu estilo de escrita é outra o que não deixa de ter uma grande verve jornalística, embora anda escorregando no tomate com alguns pontos, mas esse estilo para o humor se o cara não nasce com o timing pra isso, fica algo meio forçado, eu adoro humor, piadas e etc, mas acredite, sua pegada é outra rsrs.

Camarada Insurgente Marcos