domingo, 24 de maio de 2015

CARTAS (142)


DA MALDIÇÃO DO VIADUTO (IN)ACABADO NINGUÉM ESCAPA*

*Carta enviada de forma inédita e exclusiva para a Tribuna do Leitor, do Jornal da Cidade – Bauru SP em 20/05 e como não publicada pelo jornal, sai aqui nesse exato momento:


A manchete de primeira página, domingo, 12/04 não deixava dúvidas: "Já podem chamar de viaduto acabado". Todas as fontes deviam ser mais do que confiáveis, mas o JC não contava com o Inconcebível Futebol Clube, a fatídica "maldição", uma que impede o tal de ser inaugurado e colocado à disposição da população, mesmo estando prontinho da silva.

O JC foi na onda, assim como toda a cidade já havia ido em outras tantas oportunidades. Muita promessa entregue ao léu nesses 22 anos de espera. Daria certamente um belo enredo para uma divinal novela, cheia de mirabolantes capítulos. Imaginem o que poderia surgir nas mãos de um carnavalesco e o viaduto adentrando o Sambódromo? Agora, passados quase 40 dias da manchete e os sinais de inauguração vão de dissipando no ar. Esse viaduto é aroeira pura. Não cai, nem se cogita de ser implodido, mas derruba muitos. A sua dívida contínua em pé, onerando em muitos os combalidos cofres municipais. Derrubou sim, algumas reputações, como astrólogos e renomados analistas, todos com prognósticos de validade mais que vencida.

Mas se o jornal tinha tanta certeza da inauguração, acreditando nas promessas e juras do outro lado, algo novo deve ter ocorrido nesse intrincado percurso, impossibilitando e adiando mais uma vez a inauguração. O que seria dessa vez? Os interceptores da Nuno? O aterro sanitário? A força dos contrários? A crise do governo Dilma? A dengue campeã mundial do Alckmin? Ou nenhuma das hipóteses? Ou todas juntas? As respostas estão sugeridas pelo próprio JC. E não adianta forçar a barra para antecipar a inauguração, pois isso sempre, no caso do viaduto, deu em algo de pior monta (ou até cheiro).

Em dois momentos algo sobre as incertezas todas perturbando a estabilidade (sic) do malfadado viaduto, ou seja, os problemas não ocorrem agora só com o dito cujo, mas no seu entorno. Na manchete de 14/05 lá estava: “Transtornos provocados por obras na Nuno de Assis vão até setembro”. E a pergunta que não quer calar: Como inaugurar o acabado viaduto se a pista que vai recebê-lo está em petição de convulsão esburacatória? A coisa é mais séria se formos levar em consideração o que escreveu o engenheiro Archimedes Raia Jr, no Opinião de 12/05, “Problemas do viaduto que não acaba”(http://www.jcnet.com.br/editorias_noticias.php?codigo=238752).

Sabe quem faria uma festa danada com tudo isso? Respondo. Broncolino, o "primeiro a rir das últimas", esse seu slogan. Diante de um cenário tão cheio de bons motivos para mil hilariedades, com personagens mirabolantes e rocambolescos, o velho jornalista, se vivo, nadaria de braçada nos escritos em sua coluna. Ninguém possui hoje por aqui a verve aguçada, a coragem e a perspicácia expelida por eles com seus textos. Motivos existem aos borbotões para a eternização de bordões, chavões, provocações e até admoestações. E muitos a merecem.

Quando vejo a "pernada" que a maldição do viaduto, agora acabado, mas não inaugurado, passa no JC, vejo que, se nem vocês escaparam, com aquela edificante e majestosa obra seguindo altaneira sua saga de rebeldia, muito além do folclore, o que mais pode ser feito? Aquilo é muito mais do que um cavalo xucro. Pode ser que até um dia ele venha a ser inaugurado (toc toc toc), mas depois de tudo o que já ocorreu ao longo do tempo e agora também no seu entorno, só passo lá por cima com o meu quatro rodas quando todos os que tiveram seus nomes inscritos no anedotário pertinente ao drama forem utilizados como cobaias e cumprido o percurso a contento. Sugiro um cortejo com esses todos na frente, muita pompa e garbo. O povo do lado de fora só olhando e de dedos cruzados. Do contrário, não me arrisco. E você, caro leitor?

Henrique Perazzi de Aquino, jornalista e professor de Hsitória (www.mafuadohpa.blogspot.com).

OBS FINAL: Depois de passados alguns dias mais uma constatação de que a Maldição do Viaduto Inacabado pega a tudo e todos, sorrateiramente, de soslaio, de frente e por trás (ui!). Na Coluna ENTRELINHAS do JC de ontem, 23/05, três notas sobre a continuidade e comprovação de que a Maldição existe e dela não escapa ninguém. Leiam:

•Só duas
O término do aterro do viaduto Falcão Bela Vista, perto do Fórum, vai esperar até quarta-feira. Isso porque a equipe da Secretaria de Obras que estará no local vai concluir duas quadras de terra no Jardim Pagani que ficariam fora do cronograma original de pavimentação do bairro. “Era complicado deixar só duas quadras”, cita o secretário Sidnei Rodrigues.

•Detalhes
À coluna, Sidnei admitiu que o viaduto pode ser liberado ao tráfego em junho, antes mesmo de uma inauguração oficial. Isso porque a parte estrutural do elevado está pronta desde abril e, na prática, apenas duas coisas impedem a liberação: a ligação com a Nuno de Assis, que deve ser concluída em dez dias, e o laudo estrutural, exigência do Ministério Público, cujo teste prático está previsto para esta semana.

•E a luz?
A iluminação do viaduto segue emperrada, pois a empresa contratada para fazer o serviço está com dificuldades na importação dos produtos. Isso significa, segundo o secretário, que a obra pode ser liberada sem a iluminação, que seria instalada assim que possível. Este serviço vai ser custeado pela prefeitura (R$ 805 mil). Da verba que vem do governo federal (R$ 5,9 milhões), o município ainda espera parte do valor.



OBS. FINAL DAS FINAIS: Hoje, domingo, 24/05, todos na região da Nuno de Assis fomos acordados com uma desmedida barulheira pelos lados da avenida e cabeceira do tal viaduto. Obras aceleradas, trabalho nunca visto aos domingos por essas bandas, uma loucura, motorzinho nos pés de uns e outros. Estão querendo encurtar o tempo e passando por cima da tal Maldição, tudo para inaugurar o inaugurável. Estão mexendo com fogo e acredito, vão acabar todos mijados. A MALDIÇÃO não perdoa os que insistem em quebrar seus desígnios.

Um comentário:

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK:

Vera Pasq E a rotatoria aqui do final da Getulio foi arrumada rapidinho para a inauguraçao de mais um Mc Donald (sei que saiu baratinho..... mas....) so para registrar
Descurtir · Responder · 4 · 24 de maio às 16:35

Antonio Carlos Silveira Almeida · 21 amigos em comum
Estão sugerindo o nome do Cláudio Amantine para o famigerado viaduto acho que o illustri cidadão merecia coisa melhor
Descurtir · Responder · 3 · 24 de maio às 16:52

Tatiana Calmon Podem dar o nome que quiserem, sera o viaduto do tidei ou o inacabado, para sempre.
Descurtir · Responder · 4 · 24 de maio às 17:02

Marcelo Franco Pereira · 7 amigos em comum
Viaduto da vergonha
Curtir · Responder · 1 · 24 de maio às 18:03

Tuta Carlos Frederico Da Silva Caetano tudo não passa de política, esperamos o dia primeiro de agosto e ai sim eles acabarão o famoso viaduto para dar popularidade a quem está realmente parando as obras do mesmo !!!
Curtir · Responder · 1 · 24 de maio às 18:09

Lazaro Carneiro Carneiro acaba a circulação dos trens na esplanada e não acaba viaduto
Curtir · Responder · 1 · 24 de maio às 18:30

Ronaldo Cesar A passagem que leva nada a lugar nenhum.
Curtir · Responder · 1 · 24 de maio às 18:35

Tuta Carlos Frederico Da Silva Caetano que seja lembrado o nome de tidei de lima na inauguracao.....foi preciso cinco prefeitos para acabar o famoso viaduto. sem contar que agostinho vai para seu segundo mandato....
Curtir · Responder · 1 · 24 de maio às 19:01

Antonio Carlos Pavanato Ouvi na "boca-miúda" que o viaduto será inaugurado com o nome de Alcides Franciscato!
...talvez seja este o motivo da demora em inaugurá-lo! Emoticon wink
Curtir · Responder · 24 de maio às 21:33

Vitor Ribeiro Uma vergonha!
Curtir · Responder · 25 de maio às 00:36

Adilson Jorge Esse viaduto e' a mesma historia de um viaduto que havia na cidade de Marilia que passava por cima da linha ferrea que depois de muitos anos muito cupim e muito ferrugem foi implodido kkkkkkkkkkk e com esse nosso vai acontecer a mesma coisaaaa
Curtir · Responder · 25 de maio às 02:37

Eugenio Martins Nome sugestivo Sebastião Paiva.
Curtir · Responder · 1 · 25 de maio às 10:28

Eddie Alves · Amigo de Alex Mita e outras 45 pessoas
NINGUEM VAI querer o nome de um familiar vinculado a este viaduto Q vai sempre ser conhecido como : VIADUTO INACABADO,
Descurtir · Responder · 1 · 25 de maio às 11:14

Henrique Perazzi de Aquino Eddie Alves está sendo o mais sensato e preciso nessa boa discussão: Quem vai querer honraria dessa?
Curtir · Responder · 1 · 25 de maio às 15:54

Antonio Carlos Pavanato ...me inclua nessa HPA ...minha indicação é muito sugestiva, afinal não só o viaduto mas a cidade deve muito do seu ATRASO a honrosa pessoa! Emoticon wink kkkkk
Descurtir · Responder · 1 · 25 de maio às 15:58

Eddie Alves · Amigo de Alex Mita e outras 45 pessoas
Tem pessoas Q parece não saber, que nome de ruas viadutos etc..só pode ser de pessoas mortas...
Curtir · Responder · 25 de maio às 16:02

Aparecido Ribeiro Coloquem Moussa Tobias, aí fica aeroporto, avenida e viaduto!
Descurtir · Responder · 1 · 25 de maio às 18:27

Fabiano Laperuta Tem que ser Tidei de Lima. Para sempre ser lembrado quem deu início a essa vergonha.
Curtir · Responder · 25 de maio às 18:28

Henrique Perazzi de Aquino
Eu daqui do meu reduto quase ao lado do rio Bauru, observo uma intensa movimentação por esses dias, parecendo até alguma pressão para que a obra de implantação da adutora seja concluida o mais rápido possível, tudo para que o viaduto possa ser inaugurado. Seria isso Mesmo? Se o for, acho bom alguém com cabedal para tanto responder os questionamentos feitos pelo professor Archimedes sobre algo ainda mal resolvido. E que acham da ideia de no dia da suposta inauguração o povo ficar meio longe e só vendo a comitiva dos que já estão com seus nomes inscritos no anedotário sobre o mesmo atravessar primeiramente com seus carros. Se tudo der certo, a inauguração se consuma, do contrário segue a maldição.?
Curtir · Responder · 25 de maio às 18:54