sábado, 15 de agosto de 2015

BAURU POR AÍ (117)


DOIS DESTAQUES DA CIDADE NA MÍDIA NACIONAL

DESTAQUE 1 – O LEPROSÁRIO NA CAROS AMIGOS
Um dos maiores leprosários de Bauru é sem dúvidas o de Bauru, Aymorés, localizado ali dentro da área do Hospital Laudo de Souza Lima. Ninguém conhece melhor esse história do que JAIME PRADO, um marginalizado funcionário público, que pelo seu conhecimento e destempero quando o assunto é o isolamento a que ainda são submetidos os que ali viveram e vivem, vive o estigma como a causa de sua vida. Sabe tudo e mais um pouco de lá. Virou figura folclórica, por muitos até ironizado, mas pelo seu conhecimento é sempre procurado para entrevistas sobre a história do local. No ‘A ÉPOCA DOS LEPROSÁRIOS’, escrito pela jornalista LAÍS MODELLI, minha colega de banco universitário em disciplinas na pós, a junção do belo texto jornalístico, primoroso e preciso, com a sapiência e presteza do velho lobo dos estepes. Dessa junção um texto que li de uma só sentada. E dele um bocadinho mais de uma Bauru que alguns ainda fazem questão de esconder. Por que? Saiba mais lendo a matéria. Aqui só uma pequena amostra grátis, pois a revista Caros Amigos de Agosto ainda está nas bancas: http://www.carosamigos.com.br/…/5185-a-epoca-dos-leprosarios

DESTAQUE 2 - JUAREZ E O ‘MINHA HISTÓRIA’ NA FOLHA SP
A história de Juarez Xavier, a do racismo praticado dentro de banheiros da UNESP Bauru já é do domínio geral. Sua divulgação foi nacional. O professor contou e a recontou para diversos órgãos de mídia. A investigação para desvendar de onde partiu ainda está em andamento e sem previsão, nem de descoberta dos autores, nem de término das perícias. Na sequência apareceu até uma suástica no mesmo banheiro. Mais perplexidade. Ouço por várias vezes algo ainda pouco citado e deixo aqui a pulga atrás da orelha para discussões e outro fio da meada ser devidamente puxado: “Isso não partiu de alunos da universidade”. Será? Pode ser e muitos repetem isso pelos corredores e cidade afora. O fato em si, marcante e com aquela pitada de mais uma punhalada em sua trajetória é a fala contundente do professor sempre que exposto e perguntado. Na Folha de SP, mais uma matéria, 'A CICATRIZ DO RACISMO', numa seção chamada de “Minha História”, assinada por um jornalista, mas com o dito pelo Juarez dominando o texto todo. Coube ao jornalista somente a transcrição da mesma. Eis aqui trecho dela, num momento onde pode externar de forma bem contundente o que sente e os seus:http://www1.folha.uol.com.br/…/1661225-e-uma-cicatriz-que-i…

Um comentário:

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK:

Lais Modelli Obg pelo carinho, Henrique Perazzi de Aquino querido! Excelente blog, alias Emoticon smile
Curtir · Responder · 18 h

Daniel Pestana Mota Minha avó Maria trabalhou pilotando a cozinha deste hospital por várias décadas!
Curtir · Responder · 2 · 17 h

Jaime Prado Muito obrigado amigo Henrique Perazzi de Aquino, e aos demais Henriques, Paulos, Josés, Joaquins, muitos Silvas etc, espalhados por este Brasil Basileiro, de coração a todos os meus sinceros agradecimento, em nome de uma história que eu preservo a mais de 47 anos desde 26 de junho de 1968, meus agradecimentos a Laís Modelli, Lucius de Mello Ricardo Bizarra, Guilherme Azevedo, Juliano Tamura , Ana Paula Pessoto a toda Equipedo JC, a amiga Cristina Camargo, meu querido Prof. Duda Trevisani da TV Preve, TV Tem, Jornalda Cidade de Bauru, TV Prevê,TV Record Paulista, TV Fib, TV Unesp, A Revista História do Brasil, a Revista Isto É, a Revista Caros Amigos, Rádio UNESP, Rádio 94 FM, Rádio 96 FM, Rádio 87,3 e com muito carinho e respeito aos (687. 000 mil) a, migos (as) muitos deles (as), ainda virtuais, em especial a Equipe do Fantástico do Quadro Ser ou Não Ser, da querida amiga Viviane Mosé, Filósofa, Poeta e Escritora, a Proutora minha querida Luciana Osório, Toninho Marins- Repoórter Cinematografico e Jairo Vieira Operador de Aúdio, que na ocasiõa estiveram aqui no Instituto Lauro de Souza Lima, documentando uma história que muitas vezes passa depercebida, porque isso não da IBOPE aos modernos. Decoração a todos aqules que de uma forma ou de outra reconhecem o meu modesto trabalho, aqueles e (as) que ignoram eu desejo que pelo nemos lembre que a História da qual eu falo e mostro é genuinamente Bauruense e isso incomoda os Falsos Intelectuais que dizem conhecer a história do antigo Asilo-Colonia Aimorés em Bauru/SP, Jaime rado-Funcionário Servidor desde 04/ 02/ 1976 agora prestes e se aposentar deixando apenas meus registros e uma gravdos na minha memória e com um acervo hojeestimado em mais u menos 26. 000 mil fotos na sua maioria em Preto e Branco. Obrigado Bauru, Obrigado Bauruenses pelo carinho que é recíproco a esta Cidade Sem Limites.