domingo, 23 de agosto de 2015

CHARGES ESCOLHIDAS A DEDO (99)


PROVOCAÇÕES DESNECESSÁRIAS*
* As duas charges ilustrativas são argentinas, a primeira de Daniel Paz e a segunda de Miguel Rep, ambas sacadas do diário Página 12.
Escrevo até demais da conta do que deveria fazê-lo, mas procuro não fazê-lo como se fosse o dono da verdade. Quando o faço adoro receber uns puxões de orelha e pisões no calo. Todos que o fazem assim devem permitir o tranco, até para não se achar que só o que dizem é o mais recomendado. Ouço muito e reconheço meus erros. Procuro fazer o mesmo com alguns diletos amigos que, em alguns momentos escrevem até sem reflexão do quanto estão sendo prejudiciais com provocações desnecessárias. Tenho alguns amigos que, inadvertidamente criticam abertamente, por exemplo Cuba, como se o que lá ocorre fosse um descaminho total e hoje ao abrir o facebook, eis uma desnecessária estocada de Almir Ribeiro no boliviano Evo Morales. Posso e já o fiz, mas me resguardo para continuar fazendo reservadamente com ele as críticas todas que possuo com o seu PSTU. Nada construirei de positivo, ainda mais por essa via, ficar instigando-o desnecessariamente. Bastou ele ver uma foto de Evo, um elogio de minha parte e ele foi lembrar justamente de uma sua pisada na bola, nem se lembrando de tudo o que foi feito pelo índio ao longo dos seus governos para transformar a Bolívia num outro país. Nessa semana estive numa palestra com um jornalista que esteve no Equador, o Tadeu Breda, escrevendo um belo livro sobre a chegada do Correa ao governo. Todos sabemos que hoje Correa está um tanto mudado, mas me disse algo servindo para Cuba, Venezuela, Equador e o boliviano Evo. Começo a fazer uso da frase dele aqui e agora: "TENHO MIL COISAS CONTRA EVO, MAS TENHO DEZ MIL COISAS CONTRA COMO ERA A BOLÍVIA ANTES DE EVO E COMO AGE A OPOSIÇÃO A ELE". Claro que não existe o socialismo perfeito, assim como PSTU não é o primor de excelência nesse sentido, todos somos humanos, falhamos muito na execução de tudo o que lemos uma vida toda. Sabe aquilo do "A teoria na prática é outra". Prefiro sacar que somos assim, bons de teoria, ruins de prática. Quero cada vez mais reunir minhas forças para discutir com verdadeiros adversários, os bestiais todos que estão nos provocando nos mais diferentes lugares e acho que poderíamos baixar a guarda de cutucar quem ainda faz algo de bom, mais do que palatável pela transformação da crueldade do mundo onde vivemos. Coloco Evo nesse patamar. Vamos todos refletir isso tudo nesse começo de domingo e convido tanto Almir como tantos outros, para continuarmos essa conversa lá na Feira do Rolo nos encontrando na Banca do Carioca daqui a instantes, folheando livros e depois chopeando um Germania na esquina, ouvindo o sanfoneiro dono do estabelecimento mais sombreado do lugar.

ESSE O TEXTO EM QUESTÃO QUE ME FEZ ESCREVER O DE CIMA:
 "Morales: “Não vamos permitir golpes de estado no Brasil”
Do Correio Braziliense: O presidente boliviano, Evo Morales, advertiu nesta sexta-feira (21/8) para o risco de um golpe de Estado no Brasil, o que “não vamos...
WWW.DIARIODOCENTRODOMUNDO.COM.BR
Curtir Comentar Compartilhar
Você curtiu isso.

Henrique Perazzi de Aquino - ótimo essa solidariedade latinoamericana
Curtir · Responder · 14 h

Almir Ribeiro - Morales é aquele presidente que atacou covardemente o povo guarani, para permitir a exploração industrial de petróleo em terras indígenas?
Curtir · Responder · 9 h
Henrique Perazzi de Aquino

Henrique Perazzi de Aquino - Não. Foi o que fez o contrário e hoje a Bolívia é um país mais liberto, ou tu preferes aquele país como era antes? Se preferes, questão de escolhas. Uma pisada na bola, revertida não inviabiliza e nem deve ser usada para desqualificar tudo o que foi feito. Eu não gosto de quem age assim."


ADORO AS INICIATIVAS AUSPICIOSAS...
Essa uma delas. Veja se algo nesse sentido não poderia ser mais do que interessante para os interesses latinos.

Pensemos em como apoiar tal iniciativa.

Leiam a seguir: http://www.pagina12.com.ar/…/univ…/10-279824-2015-08-21.html

JORNALISMO HOJE, UMA MESA REDONDA, EQUADOR E ANDANÇAS LATINAS
O convite recebido estava assim titulado: “Movimentos Sociais: Possibilidades de Cobertura e o Mercado Editorial Atual”, mesa redonda entre dois jornalistas, a amiga Lais Modelli e o botucatuense Tadeu Breda, ambos com atuação pelos ramais, hoje um tanto tortuosos da dita Imprensa Alternativa e Independente, ocorrendo no último dia 19/08. Uma mudança de local e eu chegando atrasado. Sala lotada e com muitos estudantes sentados no chão, um ótimo sinal do interesse existente em debater o tema. Cito duas coisinhas bem legais ditas por ambos, diante de um quadro um tanto tétrico para o jornalismo nos tempos atuais, onde o mercado não só encolheu, como mudou de rumos e postura. Pior que tudo, paga bem menos que num passado não tão distante. Olhar para o lado e ver a expressão daqueles jovens todos ouvindo algo desalentador para a categoria, que terá que cavar possibilidades e repensar muita coisa para seguir na profissão é de doer até nas profundezas da alma.

Veja o que saquei da fala deles:

LAIS: “A grande dica que posso dar dentro da precarização existente hoje no meio jornalístico é talvez com a minha experiência. Eu tento ir emplacando meus textos nas mais diferentes publicações e tenho por procedimento conhecer bem a linha editorial do veículo onde quero tentar vingar meu texto. Compro umas cinco edições anteriores, vejo a linha e escrevo dentro de um padrão que sei de antemão sofrerá pouca rejeição. Tenho me dado bem. Escrevo regularmente para a Caros Amigos, já tive textos publicados na Piauí e Marie Claire. Se preparem muito intelectualmente e emocionalmente para essa profissão, que ainda é um luxo. Tirando tudo o que fizeram com a nossa profissão nos últimos tempos ela continua sendo muito prazerosa. Não existe formulas mágicas para resolver nossos problemas, eles estão aí, precisamos encará-los e buscar as saídas. Elas existem, devemos insistir, tentar sempre”.

TADEU: “Encolhido o mercado está, evidente e desalentador. Meu último emprego fixo foi na Brasil Atual e sofria muito com os políticos que rejeitavam dar entrevista para nós, todos da linha direitosa, tipo o Serra, por exemplo, que escolhe quem o entrevista e se fizer alguma pergunta desabonadora, pede a cabeça do jornalista. Montei junto com amigos uma pequena editora, a Elefante e estamos produzindo em pequena escala, quase artesanal, produtos editoriais e distribuindo também de forma independente. Viajamos pelas brechas, buscando meios mais baratos, inclusive para hospedagem. Meu livro sobre o Equador é nessa linha e tudo o que fazemos é quase sem custo. Melhor do que você se precarizar num projeto alheio, tente algo seu, assuma alguns vazios existentes e tente. Gente sedenta por boa leitura sempre existirá”.

Não dá mais para sonhar alto em se dar bem numa profissão onde o preço pago por caracteres escritos foi reduzido drasticamente e sem esperanças de elevação num curto espaço de tempo. Muito se falou sobre os meios alternativos, o incentivo para isso e também para a tentativa de iniciar algum trabalho mais contundente via projeto com Editais, cujos valores podem não ser altos, mas possibilitam a realização de algo de grande valia e servindo muito para evidenciar o nome de quem o fez.

Na saída, compro o livro do Tadeu, cujo tema muito me interessa, “O Equador é Verde – Rafael Correa e os paradigmas do desenvolvimento” (Somente R$ 20 reais - lindo de cabo a rabo, Elefante Editora, 2011 –www.latitudesul.org). Na dedicatória, enquanto conversávamos sobre a jornalista brasileira presa lá, ele tascou isso para mim: “Para Henrique, um livro sobre o começo de um Governo que hoje tomou outros rumos. Com um abraço, Tadeu 08/2015”. Da Lais (http://www.brasilpost.com.br/lais-modelli/), instigado pelas suas andanças pelo interior do México, chegando sózinha até Chiapas, algo apaixonante, pois demonstra que vai aonde seu coração mandar. Diz estar preparada para uma nova andança latina (já instigando as publicações onde acha que pode publicar algo a respeito) e quando lhe falei do desejo de “velhinhos bauruenses” em brevemente aportar em Cuba, pediu para ser integrada ao grupo.

Foi uma noite e tanto.

4 comentários:

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK APÓS MESA REDONDA JORNALISMO UNESP:

Iawrenberg Ad da Silva Muito pertinente o registro, Henrique Perazzi de Aquino! Abç
Curtir · Responder · 19 de agosto às 10:17

Camys Fernandes Parabens pelo registro Carissimo Henrique Perazzi de Aquino...
Curtir · Responder · 19 de agosto às 11:06

Lais Modelli Henrique Perazzi de Aquino, vc eh um querido! obg pela presença. Ja estou planejando a nossa viagem a Cuba, avisa os velhinhos haha
Curtir · Responder · 19 de agosto às 12:00

Rafa Kondlatsch Muito legal!
Curtir · Responder · 1 · 19 de agosto às 14:30

Rede Folkcom Gratos pela lembrança! Parabéns pelo registro!
Curtir · Responder · 19 de agosto às 16:01

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS FACEBOOK PROVOCAÇÕES DESNECESSÁRIAS 1:
Orivaldo da Silva Se vocês acham que o que aconteceu com Color foi um golpe, então pode ser que aconteça outro. Logo Logo!
Curtir · 6 h
Henrique Perazzi de Aquino


Silvia Regina Rossetto · 3 amigos em comum
o meu cerebro é europeu
Curtir · Responder · 9 h

Almir Ribeiro https://www.facebook.com/media/set/...

Territorios en Resistencia adicionou 7 novas fotos ao álbum: Brutal: represión y cacería de indígenas guaraníes — em Santa Cruz (departamento da Bolívia).
En Bolivia, el martes 18 de agosto el gobierno de Evo Morales dio la orden de intervenir violentamente el bloqueo de camino realizado por indígenas guaraníes qu...
Ver mais
Ver tradução
Curtir · Responder · Remover visualização · 7 h

Henrique Perazzi de Aquino Evo é o mais sanguinário ditador dessa América Latíndia, igual a todos os demais que nos infelicitam. Foi isso que entendi do post com as fotos do Almir. Disso até ele não comunga, mas faz questão de continuar expelindo isso de sua confortável poltrona, sem maiores explicações e justificativas.
Curtir · Responder · 1 · 6 h

Almir Ribeiro Como você prova no post anterior, és bom entendedor e me conhece. O resto é má fé e questão de posicionamento político: Evo, Dilma, Fidel, Chaves/Maduro não me representam.
Curtir · Responder · 6 h

Sergio Piga e quem representa quem?
Curtir · Responder · 5 h

Henrique Perazzi de Aquino Nem me atrevo a perguntar para Almir quem o poderia representar. Vai que ele me responde que é o Zé Maria.
Curtir · Responder · 2 · 4 h

Almir Ribeiro Não seria esta a resposta. Mas se fosse o compa Zé Maria, teríamos uma bela biografia de luta, de posicionamento classista. Erros? Com certeza. Mas ao contrário dos citados (e de Lula, Zé Dirceu and cia.) jamais cruzou a fronteira de classe, jamais conciliou com inimigos, jamais apontou para a conciliação como forma de superar nossos problemas. Questão de forma e conteúdo.
Curtir · Responder · 1 h · Editado

Kizahy Baracat Muito legal....nunca se mistura. Afinal a pureza ideológica é fundamental para transformar o mundo. As pequenas transformações???? Ah..... são bobagens , apenas alimentam a teoria que o capitalismo tem cura.

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS FACEBOOK PROVOCAÇÕES DESNECESSÁRIAS 2:

Almir Ribeiro Pureza ideológica? Mas a conclusão é perfeita quando estas 'pequenas transformações' não são feitas como parte de um claro programa revolucionário. Veja onde nos levaram as 'pequenas transformações' do PT no poder.
Curtir · 1 h

Kizahy Baracat A classe média continua média ......
Curtir · 1 h

Henrique Perazzi de Aquino Revolucionário programa o isolamento e depois, como se de cima de um pedestal a cagação de regra, inclusive aos que muito já fizeram. Desmerecer tudo o que fizeram gente como Fidel, Evo, Chavez é mesmo revolucionário.
Curtir · 1 h

Almir Ribeiro Desmerecer? Necessário atualizar o dicionário.
E, por favor, entendam que eu não quero, não tenho e abomino todos os 'guias geniais dos povos'. Fiquem com seus ídolos, chefes, comandantes: eu fico com meu senso crítico (ou mau humor ou cagação de regra ou o que vocês quiserem.
Curtir · 56 min

Henrique Perazzi de Aquino Diante do quadro atual deve ser lindo cumprir um papel que mais beneficia o inimigo, inclusive ele adora.
Curtir · 54 min

Kizahy Baracat Almir, menos farinha no meu pirão meu caro. Voce acabou de idolatrar o Ze Maria como ofiel escudeiro da revolução que virá.
Curtir · 53 min

Almir Ribeiro Falta
Curtir · 52 min
Henrique Perazzi de Aquino

Escreva uma resposta...



Guilherme Reis Veja isso....Certeza, muita ...Veja, Veja, Veja! No Sub consciente....Veja, Veja Veja.... Subliminarmente Veja, Veja, Veja! mas eu não leio Veja....mas Veja,Veja,Veja!!!!
Curtir · Responder · 1 h · Editado

Henrique Perazzi de Aquino Ganharíamos muito mais sem essa necessidade de sempre se achar acima do bem e do mal, como únicos impolutos, mesmo diante de tantas experiências dos que tanto já fizeram, mas não, nada vale, só e tão somente uma linha teórica, uma que existe para esses só no imaginário. Adoro enxergar nos outros boas experiências de luta, reconhecer no outro belas tentativas, algo concreto, longe do imaginário.
Curtir · Responder · 1 · 56 min

Almir Ribeiro Perfeito. Mas vocês não apenas reconhecem: vocês se curvam, seguem, defendem incondicionalmente, louvam... Este é o problema.
Curtir · Responder · 53 min

Henrique Perazzi de Aquino Reconhecer não é se curvar. Como não fazê-lo, por exemplo, com alguém com a trajetória de um Fidel Castro.
Curtir · Responder · 50 min

Almir Ribeiro Reconhecer eu reconheço inclusive a trajetória do Zé Dirceu. (Em caso de dúvida, repassem meu mural.) Repito: vocês idolatram, aproveitando o vocábulo do Kizahy
Curtir · Responder · 47 min

Henrique Perazzi de Aquino Não dá para colocar Zé Dirceu no mesmo patamar dos citados por mim e nunca ninguém aqui faria isso. A fixação pelo Zé, pelo visto quem possui és tu. O Zé já está pagando pelos seus erros? Pronto, por que a necessidade de fazer um jogo que caberia bem melhor na boca dos abilolados de hoje e não na sua. Já de trajetórias, também impossível comparar a dos citados por mim e de qualquer um teórico ligado a ti, inclusive o seu Zé, o Maria. É triste, mas vc consegue discutir com seriedade a consistência do dito aqui: https://www.youtube.com/watch?v=GnpxixYBWwI.

Zé Maria PSTU em Jô Soares
Em entrevista ao operário Zé Maria do PSTU, Jô Soares fica perdido e visivelmente...
YOUTUBE.COM
Curtir · Responder · Remover visualização ·

Mafuá do HPA disse...

UM OUTRO TEXTO ESCRITO POR ALMIR RIBEIRO EM CIMA DO MESMO TEMA E OS COMENTÁRIOS ABAIXO:

Caros Henrique Perazzi de Aquino, Kizahy Baracat (que, mui democraticamente desfez a amizade após um democrático debate), Guilherme Reis... temos mesmo que reconhecer os pequenos avanços. Vocês venceram.

LUTA RECONHECIDA
Para o presidente do Banco Itaú Unibanco, Roberto Setúbal, o combate a corrupção no BRasil, sem interfereências, se deve à presidenta Dilma...

comentários:
Henrique Perazzi de Aquino Falávamos de Evo Morales e você na hora em que vou me deitar vem com algo de um tal de Roberto Setúbal. Quer que perca o sono? Algo porém ressalta aos olhos na fala desse senhor e até as pedras do reino mineral terão que reconhecer, nunca dantes na história desse país ocorreu uma investigação como agora. Conheces outra? Se o conhecer me conte.
Curtir · Responder · Ontem às 00:49

Henrique Perazzi de Aquino Se pulou do Evo para esse senhor deduzo que, ou capitulou e sem argumentos para encostar o índio na parede, tenta usar de artimanhas não tão legais, outro assunto, outra questiúncula. Ponto para Evo. E se ataca o PT dessa forma como o faz nesse post, algo me entristece, pois demonstra algo muito ruim e que não vejo de sua parte sendo feito para outros partidos. Fixações fazem mal para nosso estado psicológico. Recomendo ares renovados do campo em profusão.
Curtir · Responder · Ontem às 00:54

Almir Ribeiro O Banco Itaú, promovido a guerreiro do povo brasileiro pelo PT, é o mesmo que lançou, no final de 2013, uma agenda em que marcava o 31 de março como "Aniversário da revolução". Era uma forma original de comemorar os 50 anos do golpe, que a lojinha da família Setúbal tanto apoiou. Do mural do Maringoni.
Lamento deixá lo triste mas sei aonde levam 'os avanços' petistas, castristas, e semelhantes.
Curtir · Responder · Ontem às 07:14 · Editado

Henrique Perazzi de Aquino O cara do Itaú, sem comentários de minha parte, pois seriam todos na mesma linha dos seus. Quanto aos avanços citados por ti, algo sim a comentar. Dos petistas, ainda comungo do "nunca dantes na história desse país...", mesmo com todas as pisadas de bola, inevitáveis os avanços (poderiam ter sido muito mais), que vc bem sabe não ocorreria em nenhum outro Governo neoliberal. Eis o que existe de salutar nisso tudo, bastou olhar e atender algo pouco em relação ao clamores populares e a corja bate pesado, sem dó e piedade. E por que não salientar isso, sem necessidade de se alinhar. Faço isso sem delongas. Quanto aos Castros, daí algo onde precisaria rever alguns dos seus conceitos. Não se trata de idolatrar, mas de reconhecimento público,m inegável que sem a presença deles, Cuba não seria o que é hoje para o mundo, ainda o baluarte onde antevemos uma possibilidade de que "um outro mundo é possível". Sem personalizar, mas já personalizando, Cuba resistiu bravamente devido a gente igual aos Castros. A Venezuela fez o que fez, cheia de erros, mas com avanços inegáveis, devido a Chavez e a mesma coisa para a Bolívia de Evo. Existe algum mal em reconhecer isso? Feitos históricos incontestáveis. Desmerecê-los ou mesmo ignorá-los, ou como no seu caso, desprezá-los ou mesmo ironizá-los, não é papel de alguém envolvido com as lutas de transformação desse mundo. São pequenas reparações no que me posta.
Curtir · Responder · Ontem às 08:55