1 – O MELHOR LUGAR DO MUNDO PARA PASSAGEM DO ANO – Manuel Hector FernandeZ é argentino de Córdoba e reside em Bauru faz um bom tempo. O sotaque ainda perdura, mas a integração é evidente, porém, lenta e gradual. Trabalha lá na unidade do SESC e o vejo ontem pelas redes sociais todo pimpão ao lado da família e amigos em algo onde os argentinos são mestres, acampar. Sim, Manuel juntou os seus e foi fazer aquilo que todo “hermano” gosta muito, montar barraca e flanar por uns dias. Escolheu a vizinha Brotas, 100 km de Bauru. Num passado já distante, tínhamos mais campings, íamos mais em lugares assim, hoje bem menos. Como todo bom argentino, ele não perdeu o gosto e nos mata da boa inveja, com um vídeo montando a barraca e dizendo para tudo, todas e todos: “Mesmo com essa chuva toda nenhuma gota entrou dentro da nossa”. Experiência comprovada. Vou me inteirar com ele como posso dar início a algo da mesma laia para 2016. Enfim, acampar é preciso, até para sair da fervura desse nosso conturbado e desajuizado mundo. Manuel sabe muito bem tocar a vida. Cliquem a seguir e vejam a belezura dele montando a barraca: https://www.youtube.com/watch?v=jHr9HOPAv20
2 – COMO REVIVER O ELO PERDIDO DE UM PARTIDO – Tião Camargo é radialista dos mais conceituados na cidade. Sertanejo de raiz é com ele mesmo. Tem uma rádio comunitária praticamente aprovada no nome da associação onde participa, mas a autorização de funcionamento está encalacrada em algum órgão público. Vira-se com uma pelas ondas internéticas. Tião foi petista, comandou o partido na cidade, militou de forma contundente e acabou por se afastar quando notou que as forças locais impediriam qualquer avanço de algo novo, renovador e oxigenador. Preferiu cair fora, mas nunca abandonou a cancha de luta. Muitos fizeram o mesmo. Por esses dias, com mais tempo livre, está a escrever mais e mais pelas redes sociais. Num dos escritos algo de muitos, centenas, milhares que assim como eles querem fazer e acontecer nesse novo momento. Vamos ler juntos seu desabafo: “Assim como não se pode dizer que todos os islamitas são terroristas, não se pode dizer que todos os petistas são corruptos. Bandidos, corruptos, filhos da puta, entre outros tantos adjetivos aos quais podemos enquadrar certas pessoas, existem em todos lugares, em todos os partidos. Basta um filiado ao PT, ou um parlamentar do partido ser citados em qualquer ato ilícito para aparecer os comentários dos filiados da Rede Globo para classificar todos os petistas como corruptos. Desfilei-me do PT em 2010 apenas por questões locais. Sou um dos fundadores do PT e já estive na Presidência do partido em Bauru por diversas vezes; inclusive em 2002 e 2006, nas duas eleições do Lula, e não sou corrupto. Por favor, tenham mais respeito com as pessoas de bem. Sinceramente, tudo isso está me aguçando a vontade de voltar para o PT e defender minha ideologia e o partido que ajudei a criar. É preciso expulsar os corruptos do partido, a começar por Bauru. (...) Decididamente, vou me refilar ao PT”.
3 – OS 20 MELHORES DISCOS DE 2015 – Bruno Emanuel Sanches é um bauruense quase uruguaio e vice-versa, ou as duas coisas ao mesmo tempo. O fato é que além de poetar maravilhosamente, gosta também da boa música, bem variada, num estilo mais do que inebriante, radiante e delirante (uai!). Pois não é que o gajo junto de outro amalucado criou algo para nos fazer ferver o cerebelo. Elencou os 20 melhores discos de 2015 e eu, que adoro música como ninguém, da lista toda só tenho um. Entrei em decepção e depressão profunda e sorumbática. Peço a todos que façam como eu, entrem no site criado pelos entendidos do assunto, esse aqui: https://escutaessablog.wordpress.com/…/os-20-melhores-disc…/. Depois de lerem como tudo foi sendo consolidado, a seriedade da coisa, espiem a lista abaixo e vamos discutir um pouco com eles, pois se não houver xingamentos, admoestações e nem provocações desvairadas, eles dizem aceitar debates sobre o assunto. Eis a lista:
Ava Rocha – “Ava Patrya Yandia Yracema“: 02’24”
Titus Andronicus – “The Most Lamentable Tragedy“: 04’38”
Leon Bridges – “Coming Home“: 06’41”
Jair Naves – “Trovões A Me Atingir“: 08’46”
Deafheaven – “New Bermuda“: 11’16”
Halsey – “Badlands“: 13’22”
Roberta Sá – “Delírio“: 15’19”
Sufjan Stevens – “Carrie & Lowell“: 17’54”
Ian Ramil – “Derivacivilização“: 21’06”
Hiatus Kaiyote – “Choose Your Weapon“: 22’36”
Steve Hackett – “Wolflight“: 24’27”
Steven Wilson – “Hand. Cannot. Erase.“: 26’48”
Barock Project – “Skyline“: 29’59”
Fito Paez & Paulinho Moska – “Locura Total“: 33’15”
Lenine – “Carbono“: 36’44”
Alafia – “Corpura“: 40’26”
Björk – “Vulnicura“: 43’07”
Tame Impala – “Currents“: 45’31”
Kendrick Lamar – “To Pimp A Butterfly“: 50’00”
1. Father John Misty – “I Love You Honeybear“: 56’04”
1. Elza Soares – “A Mulher do Fim do Mundo“: 1h01’10”
1. Kamasi Washington – “The Epic“: 1h05’05”
Boas entradas e saída para tudo, todas e todos...