domingo, 17 de abril de 2016

AMIGOS DO PEITO (118)


EXISTE MUITA RESISTÊNCIA EM BAURU
Ela se faz presente de várias formas. Foram belas manifestações, individuais e coletivas, todas em repúdio, não só ao Golpe institucional em curso, como pela real possibilidade do cerceamento das liberdades democráticas e a perda de direitos tão duramente conquistados. Esse golpe, com carinha de aparentemente legal, mas efetivamente ilegal, imoral, injusto e anti-democrático é algo repugnante e se vingar demonstra claramente a fragilidade do nosso ainda instável sistema político, tão suscetível ao que lhe impõem grupos de poder.

Vive-se de fato algo brutal, uma perfeita invasão, contínua, incessante e inclemente de distorcidas informações. A mídia tradicional (rádio, TV e jornal) pouco informou baseada na verdade factual dos fatos e sim, tentou a todo instante incutir na população o seu ponto de vista caolho como o único válido possível. Foi e é muito triste.

Rebater isso tudo foi algo sendo construido também de forma constante pelos meios até então disponíveis. As redes sociais novamente estão tendo um papel fundamental. Nas brechas possibilitadas por essa grande mídia também algo salutar, contundente, valoroso e também eivado de muita coragem. Quantos não colocaram seus empregos em risco e outro tanto o perderam pelo simples fato de se posicionarem contrários ao golpe. Ontem mesmo um professor me liga e relata ter sido desligado de uma conhecida escola religiosa da cidade pelo fato de tentar ministrar suas aulas e mostrar os dois lados da questão. Num outro, uma pessoa num cargo público estadual relata também a mim sobre as pressões que recebe: "Já fui avisada que, mesmo sendo concursada, mas por possuir cargo de chefia e de confiança teria que me conter". Histórias como essa se repetem ou não se repetem mais e mais porque as pessoas se contém, se seguram em se posicionar em público.

Ontem novamente nas ruas as pessoas se manifestaram nas ruas, principalmente ali na já famosa Esquina da Resistência, onde ocorre regularmente um congraçamento de ideias, pensamentos e ações, com bandeiras diversas e todas convergindo contra um grande interesse em comum, a luta pela permanência da democracia e contrárias ao golpe. Não só ali, mas ontem mesmo em variados pontos da cidade uma panfletagem com dois impressos diferentes, conteúdo similar e com o mesmo sentido. Foram levados para postos de saúde, portas de mercado, bairros populares, portas de fábricas, pontos de ónibus e lugares de grande concentração popular. São forma de esclarecer um maior número de pessoas, dialogar e conversar com o que predispostos a isso.

Nessas poucas fotos uma demonstração dos que estiveram nas ruas ontem. Hoje, dois onibus sairam de Bauru lotados para manifestação em São Paulo e outro tanto da região com militantes do MST para a capital federal. Os que aqui permenecem em estado de alerta e em busca de definir um lugar para uma concentração hoje, caso o golpe não passe pelo comprometido Congresso nacional, onde o processo é comandado por um declarado indiciado criminalmente, o nada impoluto Eduardo Cunha. Em aleta, esse o estado do dia de hoje para os que se posicionam contrários ao golpe.

Resistir é preciso, sempre...

HPA


EM QUAL LUGAR IR HOJE SE O GOLPE NÃO VINGAR?
Em São Paulo os golpistas estão todos na avenida Paulista e os contra o golpe no vale do Anhangabáu. Em Brasília, um vergonhoso muro de ferro a lata foi levantado na frente da Câmara e do Planalto, cada lado sendo ocupado por um dos lados da contenda. No Rio, logo pela manhã Copacabana gritou contra o golpe e agora a tarde o encontro dos não goslpistas será na Lapa e a dos golpistas em Copacabana. Aqui em Bauru, os golpistas demarcaram seu lugar lá na praça da Copaíba e em parte da avenida Getúlio Vargas e os contrários ao golpe estariam inicialmente se reunindo na praça Machado de Mello. O evento que ali dizia-se seria realizado na estação da NOB não ocorre e tudo foi desmobilizado. Tristeza tomando conta de tantos militantes e não militantes, mas também de todos os envolvidos na luta pelo não retrocesso do país. Mas onde poderíamos no reunir? Muitos foram para São Paulo e Brasília e lá estão em grandiosas manifestações. A imensa maioria aqui ficou e aguarda ansiosa alguém sinalizar por um lugar. Proponho desde já, se o golpe não passar, uma reunião de todas e todos ali na Praça Machado de Mello, finalzinho da tarde, começo da noite com o encerramento da votação, as pessoas irem se achegando devagar, sem alarde, sem ostentação, envoltos em suas bandeiras, munidos de seus cartazes e estejamos todos reunidos, para conversar sobre o futuro do país, o que será e podemos fazer daqui por diante, como serão nossos próximos passos e tudo o mais. Um espaço não para somente festejar, mas para nos reunirmos e nos revermos, aquela bela troca deabrços que todos necessitam nesse momento.

Que acham? PRAÇA MACHADO DE MELLO logo após o encerramento da votação e com a vitpória da Democracia e do NÃO VAI TER GOLPE.

Essa a proposta, colocar um NÃO VAI TER GOLPE no busto do Machado de Mello, um exímio matador de índios, homenageado nessa praça, que já foi a mais importante de Bauru, onde estava reunida duas estações até décadas atrás, a ferroviária e rodoviária da cidade, além de em sua região estarem localizados até hoje a maior quantidade de hotéis da cidade. Machadinho nunca mais será o mesmo após a noite de hoje. Mas essa prça é escura e deserta num dia como hoje? E daí, conosco lá a agitaremos a contento.

HPA, Bauru SP, domingo, 15h45, 17 de domingo de 2016.

3 comentários:

Anônimo disse...

Henrique, repasso abaixo um texto do grande Juca Kfouri, um texto que gostaria que tivesse sido escrito neste blog, acho que o melhor era entrar urgente com pedido de novas eleições, não adianta usar do mesmo método raso dos outros, o medo e a mentira. Ser contra o impedimento não significa ser a favor do governo. O melhor caminho para se tentar discutir um pouquinho o Brasil era a Dilma entrar com pedido no Congresso de novas eleições e quem sabe num momento raro de iluminação mental abrir espaço para o Ciro.
A verdade é que nada mudou desde sempre e o povo continuará sofrendo e pagando nas mãos destes, seja o impedimento ratificado no senado ou não.
Segue o texto do Juca.

Camarada Insurgente Marcos

GOLPE CONSUMADO! E AGORA?
Por Juca Kfouri

Como era de se esperar da classe política nacional, o impeachment triunfou na mão grande de Eduardo Cunha e provavelmente triunfará também no Senado.
O governo petista colhe o que plantou.

Quis ensinar prostituição no prostíbulo e deu nisso: Zé Dirceu está preso e Roberto Jefferson solto.

Noviças deveriam saber que não podem frequentar as festas de uma casa de tolerância com mais de 500 anos.

E agora?

Agora não adianta chorar.

Quem negocia princípios paga caro e por isso o PT também virou símbolo de roubalheira, como quase todos os demais partidos

Quem fez de Michel Temer vice-presidente, lembremos, foram os acordos do PT.

A governabilidade não pode ser fruto de acordos espúrios, porque, na hora agá, a traição é inevitável.

Incrível a ingenuidade dos petistas e terrível constatar como se lambuzaram.

É bem possível que, como aconteceu com Dilma Rousseff que não governou desde que foi reeleita porque a oposição não deixou, Michel Temer também não governe porque os movimentos sociais não deixarão.

Protestos, greves, ocupações, manifestações, é de se prever que o país continue convulsionado, num cenário nada propício a botar ordem na casa.

Quem sabe se forem convocadas novas eleições o panorama mude.

Será o ideal e, sem submissão à ilegitimidade ora imposta, o papel dos democratas é o de lutar para abreviar a aberração Temer/Cunha/Jucá/Aécio, todos citados nos escândalos da corrupção que dizem combater.

Como será o ideal que um novo governo eleito pelo povo, de cara, promova a reforma política e crie a figura da rechamada, do recall para que eventuais novas destituições de cargos majoritários sejam menos traumáticas.

Mafuá do HPA disse...

caro Marcão

Endosso tudo op que Khoury escreveu.
É uma das poucas mentes ainda lúcidas nesse imbróglio todo.
Luta que segue.
Novas eleições - Ciro na parada.
Agora deu para conhecer vendo de frente quem são os tais da bancada BBB.
me assustei.
e a fala do Bolsonaro. Tinha que sair de lá preso... Reverenciar Ulstra. Um acinte.
Nos falamos
Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

Henrique, eu assisti toda a sessão da câmara, é a bagunça de sempre, a cara do Brasil, que vergonha, tanto no Congresso como na câmara de Bauru, que bagunça, gente sem noção de comportamento, o deputado que soltou confete após dar o voto é dessas coisas bizzarras e um tal de deus pra lá, familia pra cá, coisas que depois de tantos anos calejado me faz ver que isso aqui não tem jeito, a questão do Ciro não é de ser o estadista dos sonhos, mas é o único com preparo hoje para realmente deixar uma mudança positiva em termos de reformas, ele é parecido na forma desenvolvimentista e economica do Rafael Correa.

O Bolsonaro é esse de sempre, mas tenha certeza que muitos do povão não apoiam essas ideias dele e o veem como um caricato, triste mesmo sabe o que é?? Ver vários pares do PDT do saudoso Brizola votando sim, e o PSB então?? Teve gente que votou em nome do Arraes pelo sim.

Eu até acho que a Dilma será afastada pelo senado mas depois não cai, será apertado mas acho que não terá 54 votos para cassar, mas independente disso ela tem que aproveitar que ainda tem a caneta e enviar ao congresso o pedido de novas eleiçóes, muitos parlamentares apoiam essa ideia, é o melhor caminho para se tentar voltar a discutir o Brasil Henrique, temos epidemias, zika, h1n1, gente desempregada, educação e saúde um lixo, violência, gente desesperada, não dá para ficar sem lutar por isso.

No fundo você sabe que o governo do PT acabou, foi um belo sonho de verão que tivemos no passado mas que virou pesadelo. É hora do Ciro, os ditos de esquerda precisam ter humildade, deixar o ego e fanatismos de lado e pensar no Brasil, porque me envergonha ver como andam rasos os discursos, não eleger o Ciro será de uma burrice enorme.

Eu acompanho muito Cuba como você sabe, fiquei assistindo o congresso esses dias em Cuba e que postura dos parlamentares lá, ver o nosso Congresso é de ficar envergonhado mesmo, vou até pesquisar para ver se tem algum parlamento no mundo tão bagunçado como o nosso, depois querem ridicularizar Cuba, Coreia, façam o favor hein.

Camarada Insurgente Marcos