domingo, 10 de abril de 2016

CHARGE ESCOLHIDA A DEDO (107)


NO JC DE HOJE ALGO PARA RECORTAR E GUARDAR:

O posicionamento de alguns dos seus profissionais da escrita é desses de encher de orgulho os que ainda se põem a resistir contra a bestialidade em curso. Corajosamente jornalistas do Jornal da Cidade assinaram coletivamente um texto com algo bem contundente sobre tudo o que está em curso na cidade, no estado e no país. Desses de encher de orgulho e algo que precisa ser repetido imediatamente pela grande maioria das categorias profissionais espalhadas pela cidade. Os advogados já o fizeram, mas cadê algo assim com a assinatura dos jornalistas, professores, sindicalistas, comerciantes, estudantes, músicos, funcionários públicos e tantos outros. O momento é agora e com o texto dos profissionais do JC, encampados pela bela charge do Fernandão Dias, algo para ser usado como exemplo.

Lembro de algo que me perguntam de vez em sempre pelas ruas. Mas o JC faz parte do PIG? Pode até fazer, pois possui posições conservadoras, muitas das quais discordo de forma veemente, mas por outro lado possui um diferencial que não é mais possível em jornalões e revistões país afora, ele publica o contraditório e te faz pensar, sem aquela brutal imposição vista na maioria dos meios de comunicação hoje pela aí. Quando algo dessa natureza ainda é permitido em publicações do tipo Globo, Folha SP, Estadão, Zero Hora, Veja, Época, Isto É e afins? Não mais. Seus jornalistas se mantém caladinhos da silva e aqui em Bauru, algo coletivo, coerente, justo, necessário e preciso. Desses escritos para encher de orgulho os do lado de cá. Parabéns efusivos para os que tiveram a coragem e a honradez de assinar tal manifesto. O nome de cada um de vocês está inscrito no panteão da resistência dos que batalham para que o país não quebre preceitos democráticos e adentre a uma nova realidade, piorada, eivada de conservadorismo barato e pueril. O jornal continua mantendo sua linha editorial conservadora, mas mesmo assim, abre espaço para quem pensa e age diferente, inclusive seus profissionais. Ponto positivo.

Eis o texto na íntegra abaixo:
DIREITOS INDIVIDUAIS EM JOGO
Este é um manifesto de jornalistas que, independentemente de posições ideológicas e distantes de alinhamentos político-partidários, prezam pela manutenção dos princípios democráticos. Para todos nós, mesmo que imperfeita, a democracia conquistada no Brasil a custo de muito suor, sangue e lágrimas deve ser defendida. O processo de impeachment está previsto pela Constituição Federal, mas deve obedecer a critérios técnico-jurídicos que vêm sendo aviltados desde o fim da corrida eleitoral de 2014 por sentimentos irresponsavelmente cultivados junto à população por setores da sociedade cujos interesses divergem das necessidades históricas da classe trabalhadora, à qual pertencemos. Não aprovamos os rumos tomados pelo governo da presidente Dilma Rousseff, mas não entendemos que incompetência ou baixa popularidade sejam motivos suficientes para cassar seu mandato, respaldado pelo voto de mais de 54 milhões de cidadãos. Neste contexto, o impedimento do governo interromperá o maior ciclo republicano-democrático já experimentado pelo País. Também reprovamos a corrupção sistêmica instaurada no Estado brasileiro. Mas ela não é exclusividade da gestão petista, amparada, inclusive, por uma grande quantidade de partidos políticos que, agora, se colocam indevidamente como bastiões da moralidade junto à opinião pública. Até pelo exercício do ofício, celebramos a independência do Ministério Público, do Poder Judiciário, da Polícia Federal e da Receita Federal, bem como as motivações iniciais da Operação Lava Jato. Repudiamos, contudo, sua instrumentalização por interesses obscuros e vaidades e, principalmente, a violação de direitos individuais e do Estado Democrático de Direito. Esse desrespeito aprofunda as já tão gritantes injustiças sociais deste País, sendo que o jornalismo apenas se justifica caso haja o compromisso de denunciá-las e a esperança de revertê-las. Obs: As opiniões são dos jornalistas abaixo-assinados e não representam necessariamente as deste veículo de comunicação.


Aline Mendes, Ana Cristina de Oliveira, Aurélio Fernandes Alonso, Cinthia Milanez, Daniela Gregório, Heitor Carvalho Jorge, Lilian Grasiela Silva,Luciana La Fortezza, Malavolta Junior, Marcele Tonelli, Marcelo F. Lopes, Márcia Duran, Marcus Liborio, Rita De Cássia Cornélio, Samantha Ciuffa, Sarah Francisco, Sheila Teixeira Junqueira, Thiago Navarro, Thiago Vendrami, Tisa Moraes, Vinicius Santos Lousada, Vitor Oshiro e Wagner Teodoro.

ACOMPANHEMOS ESSAS PUBLICAÇÕES E LEMBREMOS DE "MADAME":
Tudo começou com o texto 'SOBRE O PT E OUTROS DEMÔNIOS", escrito pelo professor Carlos D'Incao e publicado no Opinião do Jornal da Cidade em 06/04/2016. Link a seguir: http://www.jcnet.com.br/editorias_noticias.php?codigo=242953.

Tem quem leu e entendeu e se propôs a fazer um debate à altura do escrito, outros, nem o leram direito, muito menos o entenderam, mas fazendo parte da turba naturalmente se opondo ao PT, esquerda e marxismo, dão pitacos de valia nenhuma.


A seguir duas respostas em espaço do JC. Na primeira, o professor da Unesp Renato Ghilardi se sai com essa pérola interpretativa do desvirtuamento intelectual, "O DEMÔNIO PETISTA DE DESCARTES", podendo ser lido a seguir, publicado na seção Opinião:http://www.jcnet.com.br/editorias_noticias.php?codigo=242982. No mesmo dia, ainda na seção, texto de Uriel de Almeida, mais centrado, "O PT E OUTRO DEMÔNIOS (SOBRE ARTIGO DE CARLOS D'INCAO)":http://www.jcnet.com.br/editorias_noticias.php?codigo=242983.

No sábado, ontem, 09/04/2016 a réplica do D'Incao ao seu estilo, educado e propondo o diálogo com "O PT E OUTROS DEMÔNIOS (UMA REPLICA)", com link a seguir: http://www.jcnet.com.br/editorias_noticias.php?codigo=242991. Na mesma edição em uma carta da Tribuna do Leitor, Luiz Carlos Juncal,que deve ter entendido pouca coisa do lido, mas demonstra detestar a esquerda, PT e marxismo, escreve "ASSIM NÃO, D'INCAO!":http://www.jcnet.com.br/editorias_noticias.php?codigo=242989.

Não se sabe se o JC vai querer continuar a contenda, que ainda pode render bons capítulos, mas de algo tenho plena convicção. Foi bater o olho nas respostas dadas para me lembrar de música tão lindamente cantada por JOÃO GILBERTO, autoria de Haroldo Barbosa e Janet de Almeida, a "PRA QUE DISCUTIR COM MADAME". Vejam o lindo clipe do João cantando a canção a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=ojr0HdBH_T8.
Como ainda querer discutir com quem nada acrescente, pouco sabe, mas tem respostas prontas, dentro do estilo pasteurizado, manada, linhagem do pensamento único? Pra que discutir com madames?

Olhem a letra e vejam se vale ou não a pena:
"Madame diz que a raça não melhora
Que a vida piora por causa do samba,
Madame diz o que samba tem pecado
Que o samba é coitado e devia acabar,
Madame diz que o samba tem cachaça, mistura de raça mistura de cor,
Madame diz que o samba democrata, é música barata sem nenhum valor,
Vamos acabar com o samba, madame não gosta que ninguém sambe
Vive dizendo que samba é vexame
Pra que discutir com madame.

No carnaval que vem também concorro
Meu bloco de morro vai cantar ópera
E na Avenida entre mil apertos
Vocês vão ver gente cantando concerto
Madame tem um parafuso a menos
Só fala veneno meu Deus que horror
O samba brasileiro democrata
Brasileiro na batata é que tem valor."


Bom domingo para tudo, todas e todas,são os efusivos votos deste intrépido HPA.

Nenhum comentário: