sexta-feira, 22 de abril de 2016

FRASES (142)


LEITURAS ENQUANTO AGUARDO A COMPANHEIRA RESOLVER SUAS PENDENGAS
Isso que passei hoje, muitos o passam diariamente. Você leva sua companheira para ir resolver problemas em bancos, repartições públicas, salões e fica aguardando no carro. Eu, já prevendo algo dessa natureza, não saio de casa em estar devidamente municiado de revistas, livros, leituras múltiplas e variadas e com elas o tempo passa lentamente, flui que é uma belezura. Já estou aqui a imaginar o que seria de mim sem meus papéis na tarde de hoje. Conto algo deles de uma forma diferente, pelas leituras realizadas e devidamente grifadas com minha caneta marca texto. Uma sempre de prontidão, sempre à mão, desde o criado mudo ao lado da cama, no bolso das calças, na pasta de trabalho, no console do carro ou na mesa de trabalho. Para essas coisas sou previdente e como leio hoje até em sinal vermelho, o mafuá de papéis me segue por onde circule.

Se inteirando sobre o paraíso do Panamá Papers, o jornalista Antonio Luiz M.C. Costa me esclarece: “A razão de ser de uma Mossack Fonseca é burlar o espírito das leis sem violá-las formalmente e permitir a privilegiados fugir de impostos (e de dividas, partilhas de bens e pensões alimentícias) de maneira defensável os tribunais, apesar de embaraçosa quando exposta. (...) Estima-se que 23 trilhões de dólares, 15% da riqueza privada mundial, estão escondidos em paraísos fiscais. (...) Uma pequena elite se furta a contribuir para a sociedade, apesar de deter uma fatia desproporcional da riqueza nacional, enquanto as massas arcam com taxas mais altas e serviços deteriorados, em boa parte para salvar banqueiros e empresários de seus próprios erros. É uma engranagem vital do sistema internacional de concentração de renda posto em movimento pela globalização e pelas reformas neoliberais, principalmente o livre movimento de capitais, desde os governos de Ronald Reagan e Margaret Tatcher”.

O economista Luiz Gonzaga Belluzzo para me explicar de como a combinação entre juros elevados e câmbio corroí a indústria relembra algo bem antigo: “O Brasil da desindustrialização reproduz a trajetória de Père Goriot, o personagem de Balzac que vendeu a fábrica de massas para enriquecer com a dívida pública. Morreu arruinado em uma pensão na companhia de Rastignac e Vautrin, depois de ser depenado pelas filhas seduzidas pela alta sociedade parisiense”. Pagar impostos são para pobres como nós, pois os bens fonidos fogem para paraísos fiscais e nãoquerem mais saber de colocar seu rico dinheiro em risco com salários e quetais.

Na outra página leio sobre a diminuição da rigidez para aprovação de licenças ambientais no país, algo agora sendo imposto por gente do PMDB. Um fiscal do Ibama diz: “Se a rigidez na concessão do licenciamento diminuir, casos como o de Mariana vã ose tornar mais frequentes”. Mas o que assusta é a conclusão de Carlos Bocuhy, presidente do Instituto Brasileiro de proteção Ambiental (PROAM), entendido do assunto sobre transformar o licenciamento ambiental na Geni do processo de retomada do crescimento e dos caos político com o PMDb tomando conta da questão: “O PT atende aos interesses econômicos, mas ao menos sabe trabalhar com a sociedade e dialogar. Se o PMDB chegar ao poder, passará como um trator sobre a área ambiental”. Pois é, se está ruim, pode piorar.

Adoro ler Cynara Menezes, jornalista que se intitula Socialista Morena e escreve sobre as dificuldades de querer se dizer socialista sem defender teorias. “Não há socialismo, mas socialismos. É tudo palpite, ninguém tem certeza. (...) Abraço a formulação de José Saramago, para quem o socialismo é um estado de espírito. É uma forma de ver o mundo que quero compartilhar com os jovens, independentemente de eles terem lido Marx e Lênin ou não. Aliás está cheio de jovens simpatizantes do socialismo por aí que não querem ler Marx e Lênin. Querem ler e ouvir outras vozes, novas vozes. (...) Mas nossa força ou nossa fraqueza futura se definirá pela quantidade de gente que estiver do nosso lado contra os fascistas. Tem muita gente jovem interessada no socialismo. Por favor, velhos camaradas, não os espantem com dogmatismos”. Matuto muito com isso tudo e entendo onde a moça quer chegar e chega bem.

Num outro texto, ou melhor numa entrevista, o psicanalista Tales Ab’Sáber, professor de Filosofia da Psicanálise na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) fala sobre o fracasso desse pacto social brasileiro e da grosseria ideológica da nova direita em continuar com esse papinho de Guerra Fria do século XXII: “Esse é um elemento trágico. Reflete a limitação dessa nova direita, desse papo de Guerra Fria em 2016. É delírio total, mas é delírio interessado, que produziu energia social para derrubar o governo. Não tem vínculo com a realidade, mas funcionou como linguagem e produziu força política. (...) Obama hoje está completando um movimento em Cuba que Lula começou. O Brasil tinha interesses estratégicos. O investimento no porto de Cuba permitia ao Brasil ter uma posição geoeconômica, geopolítica muito importante. Tudo isso foi destruído como se nunca tivesse existido. Elementos ideológicos arcaicos produziram um movimento para destruir o sistema da política petista destruíram também os elementos progressistas do desenvolvimento”.

Viro a página e lá um texto de Márcia Tiburi, que tem um livrinho dos mais interessantes circulando pela aí, o ‘Como conversar com um fascista’. Ela descreve algo da intolerância reinante: “O capitalismo é um regime econômico, político e cultural que funciona como religião fundamentalista. Em torno do dogma do capital, ele mesmo intocável, sagrado e absoluto, se organiza um sistema de culto, culpa e expiação. Cultua-se tudo o que se refere ao capital, tudo o que se submete à forma mercadoria. (...) É a naturalização do preconceito que está na base do capitalismo – e dos seres humanos objetificados, transformados em coisas. (...) A agressividade e o ódio fascista são úteis aos fins do capital. (...) Não quero dizer que todas as pessoas devem se interessar pela outras, mas que o desinteresse pelo outro e a falta de curiosidade que nos impede de perguntar sobre ele podem ser sinais de que o outro está cancelado para nós”.

Numa outra entrevista, a cantante Elza Soares, aos 78 anos com um novo disco e sempre abusada e cada vez mais interessante, fala em poucas palavras do fato deter saído da periferia e não ter medo de pra lá ter que um dia voltar: “As pessoas se acomodam. Eu venho lá da pobreza e para mim tanto faz como tanto fez. Conheço lá muito bem e não tenho medo de voltar para Padre Miguel. Agora, quem nunca viu Padre Miguel, o subúrbio, essa vida dura é algo assustador. Então se acomodam, não vão deixar o certo pelo duvidoso. Eu não sei quem é certo, nem o duvidoso”.

E quando me preparava para mudar de tema, eis que Ana bate no vidro do carro e me tira do estado de plena absorção em que me encontrava. Com a conversa que me traz do banco, me faz voltar para a realidade da vida e dela não mais me afasto. Queria ler mais e mais, mas só quando ela me convidar para levá-la por aí novamente. Quem sabe semana que vem...

OBS.: Informo minhas fontes no dia de hoje, as últimas edições de Carta Capital, Caros Amigos e Brasileiros.

4 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria que você respondesse esta questão reflexiva. É possível um jovem cientista, estudante de física evoluir o campo da física para novas descobertas e aperfeiçoamentos sem conhecer toda a teoria e história da física, passando por Newton, Einstein, Hawkins e tantos outros??

Quando se tem um vácuo de ideias, de base teórica, e se opta por puro palpite, isto é dogmatismo. O grande erro de muitos é não entender que os escritos de Marx por exemplo são ciência, ciência social, assim como Einstein era ciência para física e astronomia. A falta desta base científica, seja para qual lado for é que nos levou (com a ajuda das redes sociais) à este clima distorcido e caricato de guerra fria, para os dois lados, pois erra-se na leitura dos problemas do país e não se sabe apresentar soluções. Triste ver pessoas que sempre depositei minhas fichas, caírem nesse mesmo vácuo e se utilizando de reproduções fantasiosas, mentirosas também e portanto dogmáticas. Outro dia o Marcelo Adnet deu uma entrevista dizendo que hoje o jovem lê meio livro e quer sair fazendo revolução.

O Brasil nunca teve política industrial e de desenvolvimento, a classe parasitária hoje representada pela Fiesp do picareta Skaf, é o reflexo da mesma classe parasitária industrial favorecida pelo Getúlio. Se estudar a economia pós reabertura do Brasil até o momento, você verá que a economia foi tocada pura e simplesmente para favorecer os bancos e os rentistas da dívida pública brasileira, veja que em outros países ocorre o inverso, o maior lucro dos bancos não vem da política inflacionária do crediário e as industrias se desenvolvem paralelamente ao mercado financeiro, sendo que este é rigorosamente taxado diferente do Brasil que permite aberrações como estamos vendo.

O próprio Reagan citado no texto, era um thatcherista na retórica, mas na hora que percebeu que esta política estava fazendo os EUA perder protagonismo tecnológico e econômico para o Japão, correu para dar peso forte ao estado novamente.

Volto a dizer Henrique, falo da necessidade do Ciro presidente, não por ser o meu estadista dos sonhos ou ser um revolucionário, mas por eu realmente me importar com o Brasil e leitura dos problemas e apresentar soluções palpáveis ele tem feito isso, evoluiu muito de uns tempos pra cá.

O subcomandante Marcos, quando professor universitário, era um teórico maoista, mas justamente por entender a ciência social, ao se deparar com a realidade do povo indígena miserável de chiapas, adaptou a teoria necessária para contornar aquele problema, já que as bases que ele encontrou ali na época, não lhe permitiria introduzir uma etapa a qual não se tinha o alicerce, isso é fazer ciência.

Quando eu percebi que eu estava sendo incoerente e apenas um torcedor como de futebol para falar de política e do Brasil, puxei o freio de mão e fui me aprofundar mais e entender mais as coisas, ver as origens dos problemas e como podemos apresentar soluções da melhor forma, por isso nunca quis saber de facebook, pois custaria caro à minha mente. E minhas referências, a qual você se inclui nos velhos tempos de Alfinete, todas sempre tiveram o papel de realmente entender o país e debater soluções e isso se perdeu Henrique, no final, toda a crítica sempre bem colocada ao outro lado, infelizmente também serve aqui, porque tudo virou puro dogmatismo, uma caricatura de uma guerra fria que não expressa o momento do mundo.

Camarada Insurgente Marcos

Anônimo disse...

O que será fascismo hoje em dia?

fonte: site critica nacional

O ator comunista defensor ferrenho da ditadura cubana, e um dos apoiadores entusiastas do governo petista, ofendeu e cuspiu em um jovem casal em restaurante paulista nessa sexta à noite. O ator foi covarde o bastante para cuspir no rosto da mulher duas vezes, como se pode ver no vídeo. José de Abreu faz parte da elite da escória esquerdista que apoia o moribundo governo socialista e corrupto do PT, e que semanas atrás exibiu toda sua covardia e falta de caráter ao fazer um comentário grotesco e desumano sobre o honrado e respeitado jornalista Sandro Vaia, que havia falecido dias antes. Quando está na iminência de perder o poder, a escória esquerdista entra em desespero e começa a latir e a cuspir, revelando quem essa gente realmente é: um bando de ladrões e psicopatas que merecem todo desprezo das pessoas de bem.

Mafuá do HPA disse...

CARO MARCOS

O texto da jornalista Cynara Menezes, intitulada Socialista Morena, publicado mensalmente na Caros Amigos, que fiz citações é esse a seguir, A REVOLUÇÃO DATOU e pode ser lido clicando a seguir: http://www.carosamigos.com.br/index.php/colunistas/191-cynara-menezes/6337-boteco-bolivariano-a-revolucao-datou-por-cynara-menezes.

Claro, sempre presiaremos e muito de quem tenha lido muito, tudo de preferência e saiba ajudar a encaminhar o povo, sem enganações e enrolações para caminhos mais livres. Porém, não podemos também desprezar esses que, mesmo sem terem lido muita coisa, escolhem o caminho da revolução e outros libertários. Saber recebê-los também faz parte de um processo sempre em construção. Foi mais ou menos isso que ela quiz dizer e corroboro com louvor.

Já do texto anônimo publicado abaixo do seu, caro Marcos, nada a dizer. Wyllys revidou aos insultos e já havia recebido cuspida de filho do Bolsonaro. Foi a arma encontrada no momento. Do José de Abreu idem, pois foi agredido num restaurante por gente baixa, sem praparo para efetuar a boa discussão, com insultos e gritos, daí diante da cena tascou o cuspe. Faria o mesmo diante de gente intolerante, verdadeiras bestas humanas.

Baita abracito a ti e para o anônimo, mais leitura, mais reflexões sobre o andamento da coisa no momento, pois vento que sopra cá, sopra lá.

Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

O ponto que coloquei Henrique não foi no sentido de desprezar alguém por não ler, afinal compartilhar de estudos e incentivar leituras num momento onde não se lê nada profundamente é fundamental, a questão é a falta justamente do entendimento da realidade presente e de fato se debater reais soluções, veja quantos candidatos para a próxima eleição e quantos tem e sabem realmente ter um projeto de desenvolvimento?? Quase nenhum, fora que nunca vi um momento tão vazio de ideias como hoje, trocamos os críticos por corneteiros apenas, veja colunas de opiniões dos mais diversos jornais, a própria tribuna do jc, não sai quase mais nada de ideias sólidas.

Camarada Insurgente Marcos