terça-feira, 28 de junho de 2016

PALANQUE - USE SEU MEGAFONE (87)


DOIS ASSUNTOS NUM SÓ: ARTEMIO E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, ROQUE FERREIRA E A DISTORCIDA INTERPRETAÇÃO DA AURI-VERDE SOBRE OCUPAÇÕES


A sessão da Câmara de ontem, 27/06 estava para começar, tudo relativamente calmo, até que:
“Movimentos sociais se concentram neste momento em frente à Câmara Municipal de Bauru. A manifestação é referente à fala do vereador Artemio Caetano, na última sessão legislativa, onde o parlamentar discursou sobre os recentes furtos cometidos na cidade por integrantes de movimentos sociais.”, vereador Roque Ferreira. Vejam o link:https://www.facebook.com/roque.ferreira.988/posts/1197950073557089.

“Movimento Social de Luta na porta da Câmara, cobrando posição do vereador Artemio, que os ofendeu tanto na tribuna quanto em emissora de rádio. De longe se pode ouvir o cantar: "Pisa ligeiro, pisa ligeiro, quem não pode com formiga, não atiça o formigueiro.”, Tatiana Calmon.

“Vereador Artemio Caetano (PMDB) acaba de se retratar com integrantes do Movimento Social de Luta (MSL), quanto às declarações feitas na última sessão legislativa sobre aumento de furtos nas regiões dos movimentos.”, vereador Roque Ferreira. A seguir o vídeo da retratação do Artemio:https://www.facebook.com/roque.ferreira.988/posts/1197953363556760?pnref=story.

Que dizer disso tudo? Abaixo dois comentários extraídos das redes sociais após a tomada de conhecimento do imbróglio:
1.) “O melhor acontecimento do dia foi vereador metido a "fodão" no facebook arregar e pedir desculpas para as famílias do MSL... PS.: Não, não acredito que o pedido de desculpas tenha sido sincero... tampouco que o fulano tenha mudado de opinião sobre os movimentos sociais... tenho para mim que a encenação em frente à Câmara foi "ca**ço" mesmo...”, Márcio Machado.

2.) “Esse vereador só foi se desculpar depois de o movimento ter exigido retratação. Como a maioria da Câmara bauruense, só quer viver na zona sul e fazer parte da elite. Agora que viu o "formigueiro" foi se desculpar com medo das eleições que se aproximam. Só fica dando nome às ruas a fim de conquistar votos. Precisa ir trabalhar e fazer jus ao salário que o município paga.”, Murilo Coelho.

Depois teve mais...
O vereador Roque Ferreira (sempre ele, só ele...) no uso dos seus dez minutos de tribuna, aproveita para juntar outro tema ao do ocorrido. O das ocupações na cidade de Bauru. Num certo momento, após fazer citação de como a Justiça usa dois pesos e duas medidas, pois no caso da Felivel, quando está sacramentado que o terreno onde estão localizados é da Prefeitura e nada é feito para retirá-los, nem existe grita geral, nem da mídia, muito menos dos demais vereadores, ele diz que, estaria na hora dos movimentos sociais ocuparem prédios abandonados. Eis no link a seguir a fala na íntegra do Roque ontem na Câmara:https://www.youtube.com/watch?v=S2J7oKjGiak.


Até a própria TV TEM já tinha feito tempos atrás uma matéria sobre os imóveis abandonados em Bauru, esquecidos pelos donos e com um projeto de lei que os transfere para a Prefeitura Municipal. São mil e quinhentos no total, com donos só no papel. Revejam a matéria:
http://g1.globo.com/…/imoveis-abandonados-pelos-do…/2553847/

E o engenheiro José Xaides, ex-secretário do Planejamento da Prefeitura e professor da FAAC/Unesp publicou artigo do JC tempos atrás sobre o esmo tema:https://www.facebook.com/enioverri/videos/819756554821089/

Na sequência, a aberração do dia e na voz de duas pessoas debatendo em cima da fala do Roque. Primeiro, acredito que o diretor da rádio Alexandre Pittoli e o economista Fernando Pinho estavam tentando sair da sai justa pela entrevista do Artemio dada à rádio, onde o vereador falou algo forte sobre os movimentos sociais, teve que se retratar, mas na entrevista contou com o aval da emissora. Encontraram algo na fala do Roque a arrepiar a penugem sob seus corpos e desceram a lenha, só que erraram completamente o alvo. Primeiro, porque descontextualizaram o que Roque disse. Pegaram um trecho da fala, o da invasão e não o conectaram com a fala num todo. Pegou mal, pois tentaram encurralar o vereador por algo dito num sentido mais amplo. O que Pittoli e Pinho fizeram foi darem opiniões eivadas de preconceito aos movimentos sociais, à luta de classes e demonstraram ter a rádio um lado, um contra o povo e a favor de interesses, talvez ligados ao atual (des)Governo interino e golpista. Não escondem isso e a cada cinco palavras ditas, continuam a ladainha a favor dos golpistas e contra avanços sociais. Para eles (deixaram mais uma vez claro ontem), não existir outra saída para o país a não ser uma dizendo “amém”, sempre e tão somente, seguindo cegamente o que dita o “deus mercado”. Fora disso, para gente como eles, o caos e a proliferação dos de linha "vencida" ( deles seria o que, hem?).

A linha editorial da rádio estará engessada enquanto Pittoli estiver por lá, limitada e reducionista até a medula, pois não amplia o debate, aliás exclui o mesmo e quer impor um ponto de vista excludente, o da "zelite" (lembram-se dele?). Chegaram ao desplante de acusarem Roque, de “não fazer falta à Câmara” e que, com “a renovação que deverá ocorrer na próxima eleição, elementos dessa natureza, com certeza, estarão fora da política, pois são ultrapassados e perigosos”. O maior perigo, vejo eu, reside exatamente nos microfones da mídia atual e de como é feito o uso deles. Segundo, a rádio comprova ser hoje o canal mais à direita dentre os órgãos de comunicação na cidade, com posições e defesas bem ao estilo das que eram levantadas em 1964, período que antecedeu o Golpe Militar. Pittoli seu maior propagador. Depois de algum tempo oxigenada, hoje, atolada até o pescoço no esquema de Furnas e com a chegada de Pittoli, enveredou para uma linha conservadora, vivendo seu pior momento na história dos seus 60 anos.

A situação da mídia está toda explicadinha na citação a seguir: “O jornalismo brasileiro vive um dos mais ignóbeis períodos de sua história. Não só se transformou em pouquíssimo tempo, em uma imprensa adesista, como se mostra disposta a omitir, escamotear e falsear fatos no intuito de defender os golpistas. Qualquer pessoa que se colocar no caminho da mídia hegemônica e seu apoio ao governo ilegítimo de Temer terá sua reputação atirada no lixo. E dizem que é o PT quem possui uma máquina de moer reputações... (...) Em nosso país só sobrevivem jornais (rádios também) de direita, que apoiaram o golpe. E que mal disfarçam o conservadorismo em seu DNA, apelando a uma falsa pluralidade, dando espaço, em suas páginas (e microfones), a algum pensador de esquerda que ainda aceita em participar dessa farsa. (...) As redes sociais fizeram uma democratização da mídia a fórceps. (...) Jornalismo se faz com boas histórias, não só com denuncismo. Não é à toa que os leitores (e ouvintes) vem minguando. (...) A novidade, o frescor, está no digital e nas iniciativas independentes”, Cynara Menezes, a Socialista Morena, no artigo “Um epitáfio para o PIG”, revista Caros Amigos, edição 231, nas bancas.

Em tempo 1: A Auri-Verde podia publicar no facebook ou site deles o diálogo de Pittoli e Pinho. Com isso a ampliação do debate sobre a questão em pauta e daí, todos e todas tirariam suas conclusões de forma mais adequada. Teriam coragem para tanto? Não acredito.


Em tempo 2: Muitos me dizem para deixar de ouvir a rádio, pois pouco continuem a fazê-lo hoje em dia. Insisto, mas só alguns dias, pois do contrário, não me seguraria nas calças e teria motivos para escrevinhações diárias. Fazendo vez ou outra já me fazem vomitar...

Por fim, bem ao final do dia de ontem, sono chegando, Tatiana Calmon publica um poema versando sobre as necessárias ocupações, invasões ou mesmo desonerações fundiárias, feita pelo cineasta argentino/baiano Carlos Pronzato: “As cercas/
Crescem com o dia./ Demarcam/ A imensidão/ Do latifúndio/ E calam/ O murmúrio/ Das sementes./ Nas madrugadas./ O camponês/ Arma o coração/ Da derrubada./ O arame farpado/ Não deterá jamais/ O grito/ Da aurora/ Ocupada!".


A luta continua...

4 comentários:

Anônimo disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK SOBRE ARTEMIO E A RETRATAÇÃO:

Matheus Versati OQ????

Claudia Pinto quem tem cu tem medo, heim Ariane Barros, Maria Helena Mendes Mandelli... quá quá... feio, né...

Ariane Barros Engoleee!!!

Matheus Versati arregou

Fernando José De Almeida Costa Humildade é admitir um erro, e pedir desculpas.

Rosa Marcia De Jesus Figueiredo Tá com medo de perder votos né???

Henrique Perazzi de Aquino Percebam, na fala dele, não perdeu a oportunidade de, assim mesmo, diante da retratação, dar uma estocada nos trabalhadores, quando diz que deveria estar trabalhando e não ali protestando contra ele. Tentou ser sutil, mas novamente incide em erro.

Fernando José De Almeida Costa Eu não senti isso. Mas eu acho que a grande maioria da população é contra as ações criminosas que o MST já cometeu por todo o Brasil. Te admiro como um grande pensador, leio seus textos e me faz refletir, mas acho que neste caso não é porque é São João que devemos por lenha na fogueira. Um grande abraço.

Henrique Perazzi de Aquino Mesmo assim, agradecido pela deferência, reveja o vídeo e perceba o tom da fala.

Leila Magal Sim Henrique foi isso mesmo,la dendro quando estava falando com a gente ele manteve a arrogância ,mais não importa cada um da o que tem...

Leila Magal Fernando nem todos os movimentos é MST somos a MSL,mas acho que isso é indiferente as pessoas vão nos discriminar da mesmo forma,por isso as coisas são como são,mas nossa luta é legítima e vamos continuar lutando!

Henrique Perazzi de Aquino Tem gente que, faz questão de se encantar com o dito e visto pela mídia, principalmente a televisiva. Veem aquilo tudo e acreditam como se fosse verdade absoluta, nem mais contestam e saem repetindo isso tudo, não sacando o mal que estão a produzir para as mudanças todas que temos em curso.

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK 1:

Roque Ferreira Caro Henrique Perazzi de Aquino, não ouvi os comentários, mas não me estranha o conteúdo dos mesmos. Quando temos lado e ´posição sofre ataques faz parte. Veja o que enviei para a Rádio: Boa tarde Pittoli

"Em relação aos comentários realizados por você e pelo economista que atua no programa em relação à minha fala, ela foi descontextualizada. Como você deve saber a propriedade não é direito absoluto, devendo cumprir sua função social, o que não ocorre com as grandes glebas de terra existentes em Bauru e que são propriedade da União. També, não cumprem a função social os mais de 1500 imóveis abandonados na cidade e que ja deveriam ter sido enquadrados na Lei do IPTU Progressivo no Tempo. O que disse e repito, é que estes imóveis abandonados e que não cumprem sua função social devem ser ocupados sim, para que possam integrar um vigoroso plano municipal de habitação. Este procedimento esta rigorosamente dentro da lei. Fora da lei, estão os proprietários deste imóveis abandonados, que provocam uma série de danos colaterais à população. Estou convencido de que adotei a posição correta e me disponho a debater este assunto em seu programa, como sempre fiz, sem esconder posições e opiniões. A democracia deve contemplar o direito ao contraditório. Conheço esta emissora, seus profissionais, e seu código de conduta. Saudações fraternas.
Roque Jose Ferreira -Publiquei também em minha página do facebook um artigo sobre o assunto. https://www.facebook.com/roque.ferreira.988


Rosa Marcia De Jesus Figueiredo Orgulho ter em Bauru um vereador, melhor, um cidadão como vc Roque Ferreira

Leila Magal Roque cada dia que passa te admiro mais homem honesto e digno!👏👏👏👏👏👏


Gilberto Truijo PARABENS Henrique Perazzi de Aquino.

Sonia Mazzi “A linguagem política, destina-se a fazer com que a mentira soe como verdade e o crime se torne respeitável, bem como a imprimir ao vento uma aparência de solidez”
( George Orwell )

Henrique Rocha De Andrade Filho ASSIM SERÁ COM ESSA EMISSORA TV GLOBO


Aparecido Ribeiro Enganam apenas aquelas pessoas que não conhecem história e tê preguiça de procurar a verdade.

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK 2:

Gilberto Truijo A RADIO AURIVERDE DAS ANTIGAS SEMPRE LUTAVA PELOS MOVIMENTOS SOCIAIS, HOJE MUDOU MUITO, TORNANDO-SE DA ELITE.

Henrique Perazzi de Aquino Acabo de ouvir algo mais nesse exato momento. Roque Ferreira ligou na rádio no incío do programa do Pittoli de final da tarde (das 17 às 19h) e o colocam no ar. O diálogo foi franco, duro, mas teve o espaço garantido e pode expor seu ponto de vista. Piittoli recuou e não usou da mesma agressividade de ontem, quando no microfone e ao lado do colunista Pinho, foram duros e insensíveis. Hoje amenizou, contemporizou, suavizou a crítica e engolindo em seco, deu voz a Roque Ferreira. Achei muito interessante o contraponto feito pelo vereador quando expos no ar o caso da Felivel e dos condomínios Villagio, todos invasores de áreas em Bauru e não recebendo o mesmo tratamento dos movimentos sociais. Valeu a coragem do vereador em ligar e ter o espaço garantido e da rádio em levá-lo ao ar de forma imediata.

Daniel Pestana Mota Eis o Roque!

Gilberto Truijo ESSE É MEU VEREADOR.

Leila Magal Homem de luta tem minha admiração!


Kizahy Baracat Todos radialistas querem ter seu momento de Russomanno. Uns pau no #%

Aparecido Ribeiro No tete a tete a conversa fica diferente!

Cristina Zanin Sant'Anna Camaradas total apoio : ao Roque e Henrique muito bem narrado , por fim Bauru precisa de uma revolução política, cultural etc etc marchamos contra o golpe que tem um simbolismo a mais em uma cidade provinciana como Bauru. A demanda por democracia ultrapassa todas as demais como um ato de resistência frente a uma sociedade podre como esta

Humberto Carlos Biazon arrumar um servicinho pra esse povo ai, depois fica reclamando da vida, querem comidinha na boca

Henrique Perazzi de Aquino Nada se consegue sem luta, caro Humberto Carlos Biazon. Quem espera sentado, perde a condução. Esses estão atentos, nas ruas e nas lutas e sabem o que fazem. Vou com eles.

Leila Magal Caro Humberto Carlos Biazon, com toda certeza não entende oque um movimento social aqui ninguem quer comidinha na boca não ,estamos lutando pelos nossos direitos e não vamos parar críticas como a suas nos fortalece para lutar com mais afinco ,pois sociedade precisa entender que nossa luta é legítima!arruma um servisinho vc e deixa a gente fazer nossa luta...

Ailton Pereira Aguiar O mundo da muita volta !!! Biazon não desejo isto para ninguém ,você concerteza não sabe o quê é botar comida na boca !!!!Mas nunca desejo isto para ninguém!!!!Eles tem todo meu apoio,arrespeito do servicinho , façamos sua parte como ser humano,ajude um pai ou uma mãe!!! desempregado

Humberto Carlos Biazon boa jornada

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIO VIA FACEBOOK 3:

Roque Ferreira Humberto Carlos Biazon, estás mulheres e homens trabalham e lutam. Seu comentário tem um conteúdo reacionário é discriminatório.

Tatiana Calmon Karnaval Servicinho???? Esse povo é trabalhador. Lutam com dignidade para ter direito ao trabalho e moradia. Servicinho é esse tipo de comentário desprovido de conhecimento e carregado de preconceito. Comida na boquinha??? Quem não quer ter acesso a alimentos para si e para os seus? Tem gente que acha que é gostoso viver com toda sorte de privação, em barracas de plástico sentido o calor do nosso verão e o frio do inverno na alma. Senhor Humberto Carlos Biazon, faz um servicinho pra gente, procure se informar.

Wellington Leite Sr. Baracat, contenha-se: radialistas são todos os trabalhadores e trabalhadoras de rádio e televisão (na frente e atrás de camêras e microfones). Asseguro ao senhor que a maioria é honesta e não é consultada sobre as opiniões das empresas em que trabalham.


Henrique Perazzi de Aquino O Kizahy é dos nossos. Se exaltou na resposta, mas não quiz generalizar, pois sabe da luta de muitos internamente dentro dos seus lugares de trabalho. Vc um deles, caro Wellington Leite. No caso dele foi força de expressão.

Tião Camargo Senhor Humberto, me falta tempo para dar conta de todo serviço que tenho, mas nem por isso fujo à luta. Aliás, lutar por ideias sociais é o serviço mais digno que existe.

Tião Camargo Ouvi o discurso do Roque Ferreira com o qual concordo em gênero e grau. É isso mesmo Roque!

Aparecida Aguiar Arruma um servicinho pra sua mae Humberto ou pra vc Assim nao tera tempo de criticar as pessoas ja que nao ajuda em nada.

Roberto Claro Humberto quem tem comidinha na boca somos nos pois quem produz o alimento meu e seu de cads dia são estes guerreiros e guerreiras dos assentamentos do MST e da agricultura familiar portanto meu caro Humberto quem tem comidiha na boca somos nos este povo trabalha e merece o nosso respeito.