sexta-feira, 19 de agosto de 2016

CENA BAURUENSE (150)


O RECONHECIMENTO RECEBIDO E ALGO SOBRE UM TERRITÓRIO "AINDA" LIVRE NA CIDADE

1.) O RECONHECIMENTO
Esse me acontece assim do nada, inesperado e muito me enaltece. Envaidecido fico, diria derretido, se desmanchando como manteiga aquecida. Ao final da tarde, paro o carro para atender um telefonema. Era uma antiga amiga, Celinha, hoje assessora parlamentar do vereador Markinhos da Diversidade. O motivo é me comunicar que serei agraciado na próxima terça, 23/08, 20h, na Câmara Municipal de Bauru, sendo um dos premiados com o troféu “EU FAÇO A DIFERENÇA”, entregue para personalidades (viu que chique), empresas e instituições que se destacaram no combate ao preconceito e à desigualdade em Bauru, evento dando o pontapé inicial na Semana da Diversidade 2016, cujo tema deste ano é “Eu voto contra o preconceito”. Dentre tudo o que escrevinho por aqui e alhures, sempre tive como um dos temas principais a luta contra a discriminação (em sua totalidade), principalmente a que são submetidos os segmentos ligados ao movimento LGBT. Agora mesmo, publico abaixo algo referente ao tema e como sempre, com uma leve pitada de polêmica no ar.

2.) UM TEXTO JÁ ESTAVA NO PRELO SOBRE O TEMA EM QUESTÃO

O “SÍTIO” É UM DOS ÚNICOS LUGARES DE BAURU ONDE OCORRE PROSTITUIÇÃO SEM COBRANÇA DE PEDÁGIO
Não tenho certeza da procedência do termo “sítio” para designar um dos locais mais famosos de prostituição em Bauru. Sei é que ele existe e já foi motivo de inúmeras matérias jornalísticas. Está localizado ao lado da rodovia que dá acesso a Bauru à Jaú, mais especificamente ao lado do motel Riviera, entre o campus da Unesp e um braço dessa rodovia. Para facilitar sua localização, do outro lado da pista estão o SAGAE e o motel Tropical. Durante o dia todo (manhã, tarde e parte inicial da noite), por ali circulam há aproximadamente dez anos, ou até mais, um famoso ponto de prostituição masculina, quase exclusivo de travestis e, com algumas prostitutas femininas. O motivo de ali estarem, credito ao motel de baixo custo. Alguma deve ter iniciado algo por ali, criou fama e foram ficando. Nas proximidades só ruas de terra batida, com pouquíssimas residências e daí o nome “sítio”, lugar afastado, sem constrangimentos de abordagens. Elas ficam paradas nas esquinas, literalmente no meio do mato, onde são abordadas e levadas para o motel ou mesmo no próprio mato. Sol inclemente, com pouca sombra, poeira e tudo o que possa ser proveniente do mato, essa a localização e o cenário.

Não existe romantismo nesse trabalho profissional da prostituição. Quando se vê alguém trabalhando, por exemplo, na Nações Unidas, não pensem que estão ali e atuam de graça. Todo o território urbano da prostituição é alvo de pedágio. Isso aqui e em todo o país, nenhuma novidade. Essa é uma lei do asfalto. Sem aqui querer analisar se é correta ou não (claro que não é), isso existe e assim se processa esse tipo de trabalho. Para estar ali num ponto a pessoa paga para alguém uma espécie de diária. Alguém recebe para permitir que outrem ali permaneça em exposição algumas horas do dia oferecendo seu corpo como material de consumo. Pagamento feito para um cafetão, cafetina ou mesmo outros. Alguém se intitula dono de quadriláteros, oferecem velada segurança para o exercício da prostituição e quem não paga sofre o pão que o diabo amassou. Tudo isso de pleno conhecimento de tudo, todas e todos. Por enquanto, nenhuma novidade.

Tempos atrás foi notícia na mídia o fato de uma cafetina ter sido espancada no local. Teve que ir embora de Bauru. Ela agenciava travestis no sítio, mas entrou em desacordo com outro segmento que age também nos mais diferentes pontos dessa e de todas as demais cidades do país, o do tráfico. Expulsa, abandona tudo e cria uma nova situação, essa não tendo informação se já foi preenchida por outrem ou não. O fato é que, essa ausência criou algo libertário na cidade, um território livre. Sem ninguém para dizer “esse espaço é meu”, todas e todos puderam dar início ao seu trabalho diário sem ter que pagar diária por isso a ninguém. Cito o fato como novidade, num mundo onde tudo é tão delimitado, “isso aqui é meu”, “até aqui você pode circular” e coisa e tal.

Como sei disso? Essas notícias são do conhecimento geral. Quem ouve histórias aqui e ali, se interessam por todas, inclusive por essas. As da prostituição sempre me interessaram. Fazer um amplo estudo sobre elas, suas particularidades é algo que, talvez um dia venha a me dedicar. Por enquanto, fico no superficial, ou seja, no caso específico desse texto, algo surreal diante do modus operandi da prostituição como ocorre hoje nas ruas brasileiras: um local ainda sem as cruéis amarras da diária para ali permanecerem. Inusitado? Sim, muito. Por quanto tempo permanecerá assim? Nem imagino. O fato em si a chamar a atenção desse escriba, causador de frisson entre os/as profissionais é que, algo assim pode vir a se transformar num bom exemplo para uma verdadeira revolução, rebeldia coletiva, expandindo-se para outros pontos. Se isso ocorrer me convidem, pois ajudo levantar tabuleta: “FORA PEDÁGIO!”.

2 comentários:

Mafuá do HPA disse...

Segue a relação de todos os premiados: TROFÉU "EU FAÇO A DIFERENÇA" 2016

1 - Samantha Gimenez (Categoria: Empregabilidade para a Diversidade);
2 - Juarez Tadeu de Paula Xavier (Categoria: Combate ao Preconceito);
3 - Renan Casal (Categoria: Militância da Diversidade);
4 - Michelle Karen de Brunis Ferreira Mendes Bragaia (Categoria: Assistência Social);
5 - Maria Cristina Rosa (Categoria: Assistência Social);
6 - Elisabeth Aparecida Nardo Baio (Categoria: Defesa da Criança e Adolescente);
7 -.Nelson Xavier da Silva (Categoria: Amigo da Diversidade);
8 – Henrique Perazzi Aquino (Categoria: Apoiador da Diversidade);
9 – Roberto Rufino (Categoria Destaque Jornalismo);
10 – Sorri Bauru (Categoria: Apoio à Pessoa com Deficiência).

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK:

Gilberto Truijo PARABENS PELO PREMIO.
SOU SUSPEITO, OIS SOMOS MAIS QUE AMIGOS E QUASE IRMÃO, MAS O NOSSO AMIGO PERAZZI MERECE ESSE PREMIO EU FAÇO A DIFERENÇA, CRIADO PELO PESSOAL DA DIVERSIDADE, TANTO CONTRA UM PRECONCEITO. PARABENS Henrique Perazzi de Aquino PELO PREMIO, POIS POUCOS TEM A CORAGEM DE DIZER VERDADES COMO VOCE FAZ E SEMPRE LUTANDO POR UMA SOCIEDADE OPRIMIDA. É O RECONHECIMENTO POR PARTE DE UM PESSOAL QUE LUTA E DÁ VALOR AOS QUE DEFENDEM OS DIREITOS HUMANOS. ABRAÇO PERAZZI. ESTAREMOS LÁ COMPANHEIRO.

Carlo Moreira Eu,como leitor assíduo e grande admirador de tudo que vc escreve - e como escreve - também fico feliz com vc,Henrique! Parabéns,amigo!

Claudio Lago mais que merecido, PARABENS HPA

Gilberto Truijo TODOS MERECEDORES DESSE PREMIO, PARABENS. ESTREMOS LA NE SR. Claudio Lago.

Claudio Lago corre boato que um dos contemplados com premio do trofeu "eu faco a diferenca" pagara uma chopada apos as devidas homenagens

Gilberto Truijo O Henrique Perazzi de Aquino ANDA DURO, VAMOS FAZER UMA VAQUINHA É MELHOR KKKKKKKK

Darlene Tendolo Tendolo Parabéns para todos seres humanos como você que faz a diferença sempre

Fatima Brasilia Faria Parabéns!

Tatiana Calmon Karnaval Parabéns😃

Wellington Leite Que legal, Henrique! Parabéns!

Nina Barbosa PARABÉNS

Wagner Jose Gomes PARABENS

Roque Ferreira Valeu Henrique Perazzi de Aquino. Minha filha tambem esta entre os premiados.

Rui Zilnet Parabéns, meu querido amigo Henrique! Você é mais do que merecedor de prêmios desta natureza. E eu, me sinto agraciado por contar com sua amizade de irmão! Axé!

Oscar Fernandes da Cunha Parabéns.

Maria Ines Faneco huhuhuhu grande amigo parabéns

Luis Giannini de Freitas Muito bom. Parabéns!

Ton Barbosa Justo e merecido meu amigo. Parabéns!

Marli Baccan Parabéns!!! Henrique merecido prêmio, afinal , você faz a diferença com seus textos e sua maneira de ser. Abraços.