quinta-feira, 22 de março de 2018

PERGUNTAR NÃO OFENDE ou QUE SAUDADE DE ERNESTO VARELA (133)


O COURO COME NA TAL FAZENDA ESMERALDA::: SEM DONO DEFINIDO OU COM UM MAIS DO QUE IMPORTANTE
A Fazenda Esmeralda já tem longa história para ser relatada. Sua localização é na vizinha Duartina e neste exato momento em que batuco esse texto é certamente um dos lugares mais policiados do pedaço, com a maior concentração de Policiais Militares por metro quadrado em área rural neste país, tudo porque, após a última ocupação ocorrida no local, a Justiça (sic) decidiu pela reintegração de posse, fato que deve ocorrer hoje no final da tarde. Algo já acertado entre as partes, ou seja, entre os integrantes do MST e integrantes da Justiça, para que a saída dos ocupantes de sê hoje, mas mesmo assim o aparato policial se faz presente e de forma contundente, ostensiva e preenchendo os espaço. Daí, conclui-se que, de fato, o MST não dá ponto sem nó, sabe muito bem o que está fazendo e a propriedade de fato, aquela cujo real dono não aparece no papel de registro, seria mesmo do ilegítimo mandatário do país, Michel Temer.

As ocupações realizadas pelo MST não são feitas ao léu, aleatórias e sem uma programação muito bem estudada. Se lá estão e por repetidas vezes, sinal mais do que evidente de ter "gato nessa tuba”. Muito se fala sobre as muitas farras lá ocorridas com os ditos proprietários em festas homéricas, todas bem debaixo do pano e com a reunião de diversas autoridades locais, regionais e até nacionais, todas com ligação umbilical ao temerário. Ciente de ser uma propriedade conseguida de maneira nada usual, no velho e conhecido jeito também denominado como “debaixo do pano”, vem daí o interesse do MST em não só ocupar, mas denunciar, deixar escancarado como se dá o processo usual de legalização de terras por parte dos grandes latifundiários neste país.

Para saber mais do assunto, eis algo já publicado e com embasamento dos motivos de lá ocorrerem repetidas ocupações e em todas, a reintegração ser decidida a toque de caixa, porém, sem nunca terem aventado de esclarecer sobre quem seja os reais proprietários da área:
http://www.mst.org.br/…/carta-aberta-a-sociedade-por-que-o-…
https://www.ocafezinho.com/…/mst-ocupa-fazenda-em-sp-movim…/
http://www.contextolivre.com.br/…/mst-ocupa-fazenda-esmeral…
https://noticias.bol.uol.com.br/…/em-sp-mst-ocupa-fazenda-d…

Diante de nebulosos tempos, nada como antes de qualquer posicionamento, o conhecimento do que de fato ocorre e dos motivos do MST insistir nessa ocupação. Plenamente justificada, neste momento deve estar ocorrendo a reintegração. Como por muito pouco, pavios são acesos, torcendo para que o bom senso ainda prevaleça neste momento e por todos os lugares onde ainda flua ações envolvendo os movimentos sociais neste hoje insano país. Resistir é preciso.

Aguardandeo notícias...

OBS.: Nas fotos repassadas por militantes no local, a previsão de quão quente e tensa deve estar a situação no local dos acontecimentos.

e o que aconteceu:
"MST DESOCUPA FAZENDA ESMERALDA, LIGADA A MICHEL TEMER EM ESQUEMA DE CORRUPÇÃO
Chegando de Duartina onde hoje a tarde ocorreu a desocupação "pacífica" pelo MST da Fazenda Esmeralda depois de 25 dias de ocupação pelo MST. Um grande aparato policial foi mobilizado, mas não houve nenhum tipo de confronto.

Advogados, representantes de Sindicatos como da SubSede da Apeoesp Bauru, Ferroviários-CUT, representantes do CRP-Bauru, PSOL-Bauru, PT/SP, Liberdade e Luta, acompanharam todo o processo contribuindo para a retirada sem violência.

A fazenda foi citada nas delações de Ricardo Saud e Joesley Batista, no âmbito do inquérito que investiga irregularidades na elaboração da Medida Provisória 595, conhecida como a MP dos Portos. Saud e Joesley relataram conversas com o deputado Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força (SD-sP), em que afirmam que a fazenda Esmeralda é de propriedade do presidente Michel Temer.

Oficialmente, a fazenda pertence à empresa Argeplan, do amigo pessoal de Temer João Batista Lima Filho, o Coronel Lima. Temer e Lima tiveram a quebra de seus sigilos bancários e fiscais solicitados pelo ministro Luis Roberto Barroso, relator do inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF).

Esta é a terceira vez que o MST ocupa a fazenda Esmeralda – e não há data para deixarem o local. "Denunciamos a ilegitimidade do governo golpista de Temer e nos posicionamos contra a sua agenda de retrocessos para a classe trabalhadora", ROQUE FERREIRA.

Nenhum comentário: